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Bicicleta de estrada com transmissão de 11v e rodas de gama média...

ohomemdobussaco

Active Member
Olá a todos! Não querendo estar a criar apenas mais um tópico de ajuda/aconselhamento de compra, vou fazê-lo por considerar que neste caso vou apresentar algumas especificidades "diferentes" do que tenho visto noutros tópicos do género, e que pretendo ter na minha futura "fininha"! Para tal conto com a vossa ajuda, que agradeço desde já...

Antes de mais, deixem-me referir que ando a pedalar desde meados de Outubro do ano passado numa BTT de roda 29 adaptada para estrada (foto e mais informações sobre essa bicicleta neste post). Sendo que só faço mesmo estrada e já estou mais que convertido ao ciclismo de lazer, acho que está na altura de investir numa bicicleta puramente de estrada.

O orçamento serão 1500 euros (podendo ser ligeiramente ultrapassado caso se justifique - mais 100/150 euros no máximo)

Características principais que quero ter nesta bicicleta são:
  • Transmissão compacta de 11v (estou algo inclinado para Campagnolo, mas posso considerar Force ou Ultegra);
  • Rodas de gama média, mais para trepar (umas Zonda ou até umas Ksyrium Elite S, dentro dessa gama de peso).
Pretendo comprar nova e não tenho qualquer problema de comprar numa loja online. Gostava que tivesse um peso até 7,5kg (sem pedais). Relativamente ao quadro, tanto me faz que seja de carbono ou de alumínio, desde que dê garantias de ser um quadro de qualidade. Não tenho qualquer preferência entre marcas.

Por aquilo que já pesquisei, encontrei uma opção que se encaixa naquilo que procuro, mas ultrapassando o orçamento que defini, entrando naquele valor de "reserva". É uma Canyon Ultimate AL 8.0, com quadro em alumínio, transmissão Athena 11v e rodas Ksyrium Elite S, que custa 1600 euros (+ portes). A minha questão, e razão para a criação deste tópico, é se alguém sabe de um melhor negócio (até aos tais 1500 euros), dentro destas características que defini?


Obrigado! :)
 

jaires

New Member
Já tiraste da cabeça a ideia da Allur?
Mesmo tendo essas especificações, a mach 720 já não te interessa muito não é?
Dá uma olhadela nas coluer, à poucos dias vi uma e fiquei encantado... mas agora de preços já não sei se estão dentro desse orçamento
Espero que um dia chegue a minha vez de procurar a minha primeira fininha :)
Abraço e boa sorte na procura!
 

ohomemdobussaco

Active Member
O problema da Alur é que mesmo sendo um investimento inicial mais reduzido, já sei que rapidamente iria chegar a este valor mais alto que neste momento considero, pois é certo que lhe iria trocar as rodas, espigão, avanço e guiador por outros mais leves. Além de que, a transmissão da Alur é de 10v e neste momento creio que a opção por 11v é mais correcta. E mais, conforme fui informado numa Loja Decatlon, ainda nem têm previsão de receber as Alur 700. Quanto aos modelos Mach, já estive a ver o modelo 720 ao vivo, e é de facto uma bicicleta linda, mas acho que ambos os modelos estão um pouco caros para o que oferecem. A Mach 720 por 1600 euros vem com transmissão Centaur de 10v e só a Mach 740 por 2000 euros é que já traz Athena de 11v...
 

Jacc

Active Member
Boas, penso que a bike que indicas-te é sem dúvida grande bike e penso que não há necessidade de saíres dessa linha de pensamento. Agora a pergunta que faço é: entre a bike que mencionas-te tens esta com o mesmo preço: https://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=3239

a transmissão é mais fraca (mas também não deve ser muito que faça diferença), as rodas são ligeiramente mais fracas, mas o quadro é em carbono...

por esse preço e não te importares comprar (e esperar) pela net, no teu lugar optaria por uma ou por outra
 

ohomemdobussaco

Active Member
Portanto, até agora neste tópico, só Canyon's! :D

Ora bem, Jacc, relativamente ao que sugeres, eu já "vasculhei" a oferta toda da Canyon e já tinha visto esse modelo que sugeres, que é o modelo de entrada na gama de carbono. A olhar para os 2 modelos, pelo mesmo preço, prefiro claramente Ultimate AL em alumínio, pelas rodas e transmissão superiores. Não me faz qualquer confusão ter um quadro de alumínio, desde que seja um bom quadro, e tenho lido muito bem sobre esse quadro da Canyon em aluminio, que tem ganho vários prémios em revistas da especialidade nos últimos anos. Aliás, o modelo que creio que o Grouk estará a sugerir, a Ultimate AL SLX 9.0 SL com Force 22, ganhou recentemente o prémio de melhor bicicleta "Best Race" no "Bike of the Year" deste ano da Cycling Plus UK, em que analisaram 50 bicicletas entre 1500 e 2000 libras, sendo a 2ª bicicleta mais leve do comparativo, apenas 20gr atrás de... outra Canyon, com quadro em carbono! Já agora, o modelo exactamente igual à Ultimate AL 8.0 em termos de equipamento mas com quadro em carbono, a Ultimate CF SL 8.0, custa +400 euros e pesa menos 300gr... :confused:

Grouk, essa Ultimate AL SLX 9.0 SL com Force 22 que creio que estás a sugerir, é sem duvida uma grande máquina, mas já ultrapassa bastante o orçamento. E estamos a falar em +300 euros por menos 250gr de bicicleta...
 

jaires

New Member
Se quiseres gastar um pouco menos e ficar pela marca Canyon, tens também a Roadlite AL7.0 equipada com ultegra e rodas Aksium por 1299€. Sempre poupavas 200€.
Mas se as Ksyrium fazem mesmo parte das tuas exigencias e se o o quadro em carbono não é prioridade para a futura bike então a AL 8.0 que mencionaste parece ser uma exelente escolha.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu bem que não me importava de gastar menos! Mas já sei como sou e como funciono, e se bem que as Aksyum não têm nada de mal considerando o seu preço, sei que indo para essas rodas em pouco tempo vou querer umas melhores, e claro, vou acabar por gastar mais dinheiro com trocas e compras do que se comprar logo a bicicleta com as Ksyrium Elite S... :)
 

Kholmeiaz

New Member
Boa Noite, ontem estava no YouTube e estão la uns videos intitulados de "Chinese frame"muito interessantes....a Pessoa explica e documenta a compra e montagem da Bicicleta.ate tem valores e pesos.k.o. Quase tentador. Até que ponto os quadros ditos ofiçiais não virão das mesmas origens
 
A minha sugestão vai para a Radon Sage 6.0.
Não sei o que vale o quadro e o branco vai dar trabalho a manter limpo, mas grupo Sram Force 22 e rodas Citec 3000 Aero por 1500€ não se pode pedir muito mais.
 
Essas rodas Citec são melhores que umas Ksyrium Elite S? :confused:

Bem vou dar a minha opinião porqué gosto destes quebra cabeças:))

1500 eurones...11v....7.5 kg.
Bem se mesmo tem este budget não há ipotesi com 11v o unico é um quadro em aluminio..por tanto a Radon como foi sugerido é uma boa opção, otimo peso, 11v, rodas mais pesadas a respeito da Canyon mas o preço é mais leve:)..ninguém ofrece nada.....nos 1600 da Canyon temos o Athena e as elite da Mavic.....MAS...
eu sinceramente se tivesse de gastar 1600 euros já começava a pensar no carbono, sobretudo um quadro muito mais leve o que significa que com o proximo upgrade nas rodas deves chegar aos sevens:)

http://www.merlincycles.com/merlin-evolution-carbon-road-bike-2013-60098.html

11v Ultegra, um quadro leve em carbono.....a unica coisa de melhorar são as rodas osseja já tem um otimo grupo e um otimo quadro....mas depois fica com um missil!!...sinceramente nem pensavo a dar 1600 a Canyon para ter as elites??;-)....ninguém ainda morreu a pedalar com rodas pesadas..:)) eu sei que são importantes mas estas são sempre rodas validas para começar a ganhar forma... por tanto no proximo inverno com 500/600 euros encontras rodas a volta dos 1350 gr e vendes estas, simple não?......se gosta de trepar e gosta da Campagnolo deves ver Neutron e não Zonda!!..estas ultimas são medio perfil mais pesadas ok? Neutron é mesmo feita para subidas e mais leves....mas com este budget pode encontrar DA 24C da Shimano otimas...mas no stress, porqué com 1500/1600 já tem uma otima bike para fazer tudo.....
Conclusão, quero dizer que se como é provavel chega a gastar 1600, por 90 euros já entras no outro patamar com esta Merlin ( falta-lhe só rodas leves) e sinceramente é preferivel fazer um bom upgrade a um bike de carbono no proximo ano com rodas quase top...que não a uma de aluminio e com rodas como as elite que não é que façam esta diferencia!!!. osseja estou a falar de coerenza entre os componentes ok?..não tinha duvida, ia para esta Merlin....MAS não sei nada a nivel de Feedback desta loja por tanto tenta de saber se são serios....

ciao

Ps: eu foi ver a Mach 720....não vou dar 1600 por um centaur que é um entry-level ligeraimente mais leve do Veloce e roda Khamsin que são o lixo da Campagnolo....ma dai!!;-)..a Decathlon não é aquela de um tempo, imho of course!.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Olá, Lo Scalatore! Tenho que concordar contigo, mas só em parte. Mas já lá vamos...

Antes de mais, o ideal para mim era manter-me abaixo dos 1500 euros, mas por aquilo que já vi e para ter transmissão de 11v, só encontro mesmo a Radon Sage 6.0 (da qual sinceramente nem gosto nada da cor). E mesmo assim até esta ultrapassa os 1500 euros considerando também os portes de envio! :(

Olhando para a bicicleta que recomendas da Merlin, parece-me bem e até gosto da cor, mas com entrega já estamos a falar de quase 1750 euros! E claro, a esse valor terei que juntar o de umas rodas em condições mais tarde... Não sei se conheces a Ribble, marca inglesa com loja online e que tem um modelo em carbono que também andei a ver, a R872, que com Ultegra 11v ou Athena 11v fica em cerca de 1600 euros (+ 60 euros para entrega), mas com rodas fracas também. Pelo que pesquisei, essa marca vende muito bem no UK e existe muita gente a dizer muito bem desse modelo R872, que supostamente tem o mesmo quadro da De Rosa R838. Já agora, aqui fica também um teste duma bicicleta Ribble com esse quadro na Bikeradar.

E pronto, isto não está fácil... :)
 
Não está facil :)...
Sim eu sei que De Rosa utiliza o open mould em varios modelos, mas esta é bonita e entra no teu budget!!..Bonita..1660 mas já tens uma grande maquina.....mas agora não quero influenciar as tuas escolhas..já estou a puxarte para o lado obscuro ( carbono ) mas se calhar tu gostavas a Canyon já equipada com tudo:))....
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, o apelo pela Canyon é que depois de ter a compra feita, pouco ou nada lhe iria mexer com melhoramentos! E o quadro mesmo sendo em alumínio, parece que é um bom quadro, um dos melhores de estrada que existem nesse material... No caso dessa Ribble R872 ou da Merlin que indicaste, que ambas são bem bonitas, além do valor da compra teria que considerar umas rodas em condições, no mínimo umas Zonda e serão logo mais 300 e tal euros... :(

Já agora, no caso da Ribble R782 e pelo mesmo preço, Ultegra 11v ou Athena 11v? :)
 
Sim, o apelo pela Canyon é que depois de ter a compra feita, pouco ou nada lhe iria mexer com melhoramentos! E o quadro mesmo sendo em alumínio, parece que é um bom quadro, um dos melhores de estrada que existem nesse material... No caso dessa Ribble R872 ou da Merlin que indicaste, que ambas são bem bonitas, além do valor da compra teria que considerar umas rodas em condições, no mínimo umas Zonda e serão logo mais 300 e tal euros... :(

Já agora, no caso da Ribble R782 e pelo mesmo preço, Ultegra 11v ou Athena 11v? :)

Bem para dar um certo sentido a esta pergunta devia primeiro valiar a nivel ergonomico qual dos dois gostas mais, eu acho que esto aspecto é importante. No meu caso gostu bastante o sistema da Campy com patilihas internas para descer...mas são italiano por tanto suspecto:)
A nivel de meccanica devia ver nos respeitvos fixeiros dos dois grupos qual são os intervalos de manuteção...diferencia em tolerancias no desgaste, frequencia de afinação, os pesos dos dois grupos. Os dois estão em diferente posição no sentido que depois o Ultegra há o DA...depois do Athena há mais grupos mas isso deve-se a politicas comerciais por tanto pode enganar.
Agora se o Athena tivesse o Ultra Torque na pedaleira era uma mais valia a nivel de mecanica. Se lembro bem a nivel de peso o Athena é mais leve, mas devia fazer um bocado de pesquisa;-)...de certeça que são dois grupos qua fazem bem o proprio trabalho.
Uma coisa se calhar é dar um olho ao tipo de relações disponiveis na cassetta porqué muitas vezes há relações diferentes nos grupos....e um consiglio...tenta de ver os percursos tipicos da tua zona por tanto usa uma cassetta compativel ao teu andamento....quero dizer que com o 12-29 estas bem servido e pode ir em qualquer lado e o salto é só nos ultimos dois por tanto perfeitamente compativel com a % entre os carretos.....mas no site da Campy encontra os fixeros pdf com as caracteristicas todas...eu sempre usai 13-26 e nunca tive problemas :))
 

ohomemdobussaco

Active Member
:)

Relativamente a ergonomia, não posso dizer grande coisa, pois a única coisa que conheço é o 105 e até esse em que mexi foi numa bicicleta parada. Presumo que o Ultegra seja parecido, mas melhor e mais leve... Gosto do conceito da Campagnolo de ter o botão interior para o polegar, mas lá está, nunca experimentei! Pelo que já li noutros fóruns estrangeiros, Ultegra é mais barato mas os componentes de desgaste da Campagnolo duram mais. Não sei se isto é verdade... Depois há essas tecnologias da Campagnolo, que ainda nem sei o que são ou que benefícios têm! :D

Quanto a pesos, e respondendo à minha própria pergunta, encontrei este link com um rápida pesquisa: http://www.totalcycling.com/en/Component-Weights/cc-8.aspx
 
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