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Bicicleta adequada?

ruifcardosof

New Member
Olá a todos,
Sou novo no fórum e tenho procurado ler alguns posts para ir aprendendo um pouco mais sobre este desporto.

Faço vários desportos regularmente, como futebol, ténis e ciclismo. Todos não federados.

Tenho uma BTT Rockrider 340, da Decatlhon, bicicleta que uso para dar umas voltas de 30-40 km e já fiz inclusive algumas viagens grandes durante alguns dias (Vigo-Porto; Aveiro-Lisboa e Chaves-Alentejo).

É uma bicicleta básica, como saberão, mas que me preenche as medidas, porque nunca fiz ciclismo a sério e não pretendo gastar muito dinheiro numa bicicleta. O meu objetivo nunca é fazer ótimos tempos, mas sim desfrutar das pedaladas e das vistas.

Ainda assim, sempre tive curiosidade em experimentar estrada. E por isso comprei uma Orbita antiga, com o objetivo de restaurar aos poucos.

A verdade é que dei hoje a primeira volta e foi incrível. Ela tem mudanças no quadro e até tem 2 tipos de travão, para uma condução mais competitiva e outra mais descontraída.
O que me assustou foi que "deitei-me" na bicicleta para andar mais de pressa, agarrando o guiador em baixo, e senti dores na parte de trás do pescoço passado um tempo (quando olhava para a estrada).

Temo que as medidas da bicicleta possam não estar ajustadas ao meu corpo, e por isso, gostava de vos perguntar quais as medidas a ter em conta na escolha da bicicleta. Para ver se consigo ajustar nesta ou tenho que trocar por outra.

Tenho 1,79m e tenho alguma agilidade.
Que medidas devo considerar para verificar se a bicicleta é ajustada? Como nunca fiz estrada, pode ter sido nabice minha e ter assumido uma posição incorreta.

Desde já, muito obrigado pela vossa ajuda.
Ótimas pedaladas a todos e fiquem fortes, nestes tempos que vivemos.
 

cou7inho

Well-Known Member
Essa dor é tipica de quem não está habituado. Vais numa posição mais agressiva, mas tentas manter a cabeça a olhar para a frente como se fosses numa posição descontraída. Claro que aí o pescoço vai numa posição pouco confortável e, como tens pouca pratica, rapidamente ficas com dores nessa zona.
Gostei da parte de ter dois tipos de travões :D nunca tinha ouvido falar em tal, mas também já não sou desse tempo.
Medidas a considerar serão principalmente a altura do selim, o reach e o stack. Com estes 3 medidas rapidamente se percebe se a bicicleta está ajustada (uma rápida pesquisa no google ficas a perceber o que é cada uma). Haverão outras, mas estas são as mais "diretas".
 

ruifcardosof

New Member
Obrigado pela resposta.
Fico mais aliviado então por puder ser da falta de prática, é que gosto mesmo da bicicleta.
Depois faço um post quando a tiver restaurado.
Vou pesquisar no Google, como sugerido
 

pratoni

Well-Known Member
Essa dor é tipica de quem não está habituado. Vais numa posição mais agressiva, mas tentas manter a cabeça a olhar para a frente como se fosses numa posição descontraída. Claro que aí o pescoço vai numa posição pouco confortável e, como tens pouca pratica, rapidamente ficas com dores nessa zona.
Gostei da parte de ter dois tipos de travões :D nunca tinha ouvido falar em tal, mas também já não sou desse tempo.
Medidas a considerar serão principalmente a altura do selim, o reach e o stack. Com estes 3 medidas rapidamente se percebe se a bicicleta está ajustada (uma rápida pesquisa no google ficas a perceber o que é cada uma). Haverão outras, mas estas são as mais "diretas".
Quando ele fala em dois tipos de travões são umas manetes que para além dos hoods permitem travar com as mãos na parte de cima do guiador.

Tipo isto:
image;s=1000x700
 

Bruso

Well-Known Member
Valente. É disto que falta por aqui. Comprar uma bike qualquer e andar sem grande mariquices.

Em relação a dores, é como o Coutinho disse. Falta de hábito aliado a uma geometria que provavelmente não é a mais adequada (geometria de há 30anos não são om mesmo de hoje em dia). Mete uma foto da bike só para ter noção de que bike estamos a falar.

Mas se só te doi o pescoço não fiques assustado, evita passar muito tempo nos drops. Não é mesmo suposto ires confortável nessa posição. Aos poucos o corpo vai se habituar.

Se te começar a doer costas, pulsos, ombros, joelhos, pés é que já tens de ter cuidado e talvez ponderar se tens a bike certa para ti.
 

cconst

Well-Known Member
Por acaso tenho na ideia de arranjar uma bike assim para o antigo de ferro, para transformar numa commuter, com guiador curvo com mantes desse tipo.
 

ruifcardosof

New Member
Quando ele fala em dois tipos de travões são umas manetes que para além dos hoods permitem travar com as mãos na parte de cima do guiador.

Tipo isto:
image;s=1000x700

É exatamente isto!! Só não brilham tanto ahaha

Bruso aqui fica a foto da máquina!



Já tirei aquele conta Km e o próximo passo é mudar o selim, enquanto trato de pintar o quadro.

Já agora, ontem passei na Orbita (Aguada de CIma, Águeda) mas como a empresa ficou insolvente não consegui falar com ninguém. Gostava de perceber qual o ano e o modelo desta bicleta. Se alguém souber, que diga sff.

Petrix, concordo que dá mesmo muito jeito!!
 

Bruso

Well-Known Member
É exatamente isto!! Só não brilham tanto ahaha

Bruso aqui fica a foto da máquina!



Já tirei aquele conta Km e o próximo passo é mudar o selim, enquanto trato de pintar o quadro.

Já agora, ontem passei na Orbita (Aguada de CIma, Águeda) mas como a empresa ficou insolvente não consegui falar com ninguém. Gostava de perceber qual o ano e o modelo desta bicleta. Se alguém souber, que diga sff.

Petrix, concordo que dá mesmo muito jeito!!
Tu é que vais pintar e tratar da mecânica? Este tipo de projectos normalmente só chegam a bom porto quando és tu próprio a fazer.
 

ruifcardosof

New Member
Tu é que vais pintar e tratar da mecânica? Este tipo de projectos normalmente só chegam a bom porto quando és tu próprio a fazer.

Na verdade o quadro tinha pensado mandar pintar, a alguém profissional, para ficar direito. Depois quando fosse montando as peças já ia trocando as velhas.
 

Mafioso

Well-Known Member
É exatamente isto!! Só não brilham tanto ahaha

Bruso aqui fica a foto da máquina!



Já tirei aquele conta Km e o próximo passo é mudar o selim, enquanto trato de pintar o quadro.

Já agora, ontem passei na Orbita (Aguada de CIma, Águeda) mas como a empresa ficou insolvente não consegui falar com ninguém. Gostava de perceber qual o ano e o modelo desta bicleta. Se alguém souber, que diga sff.

Petrix, concordo que dá mesmo muito jeito!!
Espétaculo :D
 

ruifcardosof

New Member
Tens noção de quanto vais gastar?
A ideia é só usar a bike depois do restauro estar completo?

A ideia era ir desfrutando enquanto ia reparando pequenas partes (travões, selim, guiador, etc), mas tendo que desmontar para pintar o quadro, faz-me sentido já montar com as peças novas. Mas ainda não sei, é que também gosto de pedalar nela.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
já agora, a minha órbita.. comprada penso que em 88, quando tinha 13 anos.

Tb tem os travões que indicam, e que falta fazem os travões em cima :)... Se tivesse espaço, gostava de a recuperar em condições... muito raramente a tenho usado nos ultimos 25 anos.

20191020-180536.jpg
Recuperar o quê?! Está bem boa!
 

Carvalhon

Well-Known Member
Recuperar o quê?! Está bem boa!
O ano passado levou a primeira revisão em toda a vida, com uma limpeza e afinação. Segundo mecânico, não havia uma pinga de humidade nos cubos :). Troquei ainda alguns cabos ferrugentos, fita do guiador, calços, as ferragens dos travões que estavam todas empanadas.

Mas acho que principalmente merecia uma pintura em condições, tem alguma falta de tinta e mesmo ferrugem em alguns sítios. As rodas e raios tb já têm alguma ferrugem. Mas não vale o investimento, pelo que tinha de ser eu fazer, daí o problema do espaço para a ter desmanchada por uns tempos.

Normalmente estava na terrinha e costumava andar nela quando lá ia... para aí 1 ou 2x por ano no máximo. Agora até está em minha casa, porque ainda não a levei de volta após a revisão, e nem isso andou este ano. Já pensei em vender, para não estar a apodrecer ... mas pelo outro lado também tenho pena de me desfazer dela.
 

pratoni

Well-Known Member
já agora, a minha órbita.. comprada penso que em 88, quando tinha 13 anos.

Tb tem os travões que indicam, e que falta fazem os travões em cima :)... Se tivesse espaço, gostava de a recuperar em condições... muito raramente a tenho usado nos ultimos 25 anos.

20191020-180536.jpg
Não me parece que precise de grande recuperação.

Isso da tinta e ferrugem até lhe dá outro charme, são anos de história.;)

Se já lhe fizeste a revisão, isso merece umas voltinhas de vez em quando para desenjoar das mais modernas.

A única coisa talvez a mudar poderá ser esse selim, não me parece que seja confortável...
 

Carvalhon

Well-Known Member
Não me parece que precise de grande recuperação.

Isso da tinta e ferrugem até lhe dá outro charme, são anos de história.;)

Se já lhe fizeste a revisão, isso merece umas voltinhas de vez em quando para desenjoar das mais modernas.

A única coisa talvez a mudar poderá ser esse selim, não me parece que seja confortável...

No conforto até escapa, porque o tempo em cima dele não costuma ser muito, já está é estragadote. Há uns tempos ainda andei há procura de um parecido, não queria um daqueles mais modernos para destoar, mas não encontrei nada.

De vez em quando até me lembro de dar umas voltinhas nela, mas têm de ser voltinhas mais curtas e mais em ritmo de passeio, porque realmente a os travões e a necessidade de ter de tirar os olhos da estrada para colocar as mudanças acabam por não dar muita segurança... e não tenho andado muito com esse espírito de passeio.
 

ruifcardosof

New Member
já agora, a minha órbita.. comprada penso que em 88, quando tinha 13 anos.

Tb tem os travões que indicam, e que falta fazem os travões em cima :)... Se tivesse espaço, gostava de a recuperar em condições... muito raramente a tenho usado nos ultimos 25 anos.

20191020-180536.jpg

Concordo com o que foi dito, está num estado bem agradável e simpático!

Quanto ao selim, também trocaria.

E sim, nada bate os anos de história de uma bicicleta com quase 40 anos.
88... Que relíquia.

Também gostava de saber o ano e modelo da minha.
 
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