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Barulho (Pedaleira ou Roda de Trás)

Burning Dogma

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Pessoal, ando com um barulho na bicicleta que me anda a chatear um bocado. É um barulho meio metálico mas ainda não descortinei bem de onde vem. Só acontece quando pedalo sentado, especialmente nos carretos maiores (25-23-21). Posso mudar de carreto que o barulho continua portanto não será questão de afinação. Já me lembrei que fosse da pedaleira mas quando pedalo em pé não o oiço. Deduzo então que não seja da pedaleira porque quando se pedala em pé esta vai mais em esforço, presumo eu. Já me lembrei que sejam os rolamentos do cubo. A roda deve ter uns 6000km, o que é pouco para um rolamento gripado, mas como houve umas Fulcrum que dava uns problemas com os rolamentos com poucos kms...

Aceitam-se sugestões:D
 

consciouness

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Costumas treinar com chuva? Se sim pode ser sujidade acumulada em qualquer componente. Experimenta limpar tudo o que possas, para começar a eliminar possiveis causas. A mim já me aconteceu o inverso: esse ruído aparecia ao pedalar de pé.
 

Shimano Dura-Ace

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Para saberes se é a roda de trás, experimenta trocar a roda por outra e vês logo se o problema é realmente daí.
Se o barulho continuar é porque é outra coisa, vai eliminando probabilidades até dares com o problema.
Boa sorte
okay.gif
 

Burning Dogma

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Costumo treinar com chuva, de vez em quando e já me lembrei que seja sujidade acumulada. Vou desmontar a pedaleira um dia destes a ver se resolve, se não logo experimento outra roda.
 

J.P.

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Se o barulho é metálico não deve ser da pedaleira (digo eu).
Pode ser da roda ou transmissão (k7 e/ou corrente).
Se experimentares outra roda reduzes as hipóteses. Se não te for possível desmonta a K7 e corrente, lava bem monta e lubrifica, parece um concelho básico mas ás vezes faz milagres:)
Com a roda traseira fora da bicicleta e sem k7 é mais fácil aperceberes-te do estado dos rolamentos. Tambem é facil desmontar o cubo e cepo da roda. Não me querendo estar a repetir... os rolamentos da F5 são abertos de um dos lados:(...se andas com chuva e tens 6000km há boas hipoteses de teres que investir nuns rolamentos "a sério".
Boa sorte
 

Varadero

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Experimenta a colocar um pouco de sabão nos cleats dos pedais, eu pensava que era da pedaleira, mas quando troquei de bicicleta, puz-lhe os mesmo pedais e o barulho continuou..... com um pouco de óleo ou sabão ficou bem melhor. Depis como já estavam um pouco gastos acabei por trocar os pedais.
 

spartaan

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Boas,

Nao sera do tubo do selim a precisar de lubrificacao, uma vez que o barulho se houve sempre que estas sentado, a mim ja me aconteceu coisa parecida.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

spartaan

New Member
Boas,

Lembrei-me de uma outra coisa, experimenta apertar os raios com a mão, se estes tiverem alguma folga, o problema pode também ser dai, e a roda precise de ser afinada.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

Burning Dogma

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Da pedaleira não é, foi desmontada e limpa e continua o barulho. Hoje notei que o barulho também acontece se deixar de pedalar, mas nota-se menos. Só não se ouve quando pedalo em pé, o que me leva mesmo a crer que são os rolamentos. Ainda assim, vou desmontar hoje a cassete, limpar e voltar a montar, a ver se é daí.
 

dekeriel

Member
Não ouves barulho mesmo que pedales de pé em esforço? se não se ouve pode não ser dos cubos, eu optava por começar a limpar e lubrificar espigão e interior do quadro, pode ser também do aperto do espigão, ou do sistema de aperto do selim, sempre é mais fácil começar por aqui que desmontar cassete e cubos.
 

NiKES

New Member
Pode ser dos apertos rápidos ;) Ja foi o meu caso ! Aliás continua a ser de vez em quando :p Acontece muito nas Mavic Élite, não sei se será o teu caso.

Boa sorte, também odeio barulhos a andar de bike........
 

Burning Dogma

New Member
Bem, o tempo não tem sido muito para grandes experiências mas estou mesmo convencido que são os rolamentos. Desmontei a cassete, limpei tudo e voltei a montar e está igual. A mesma coisa com o selim e o espigão. Além de que nota-se o barulho quando tenho a bike no suporte e ponho a roda de trás a rodar "no ar". Ainda vou montar uma roda antiga só para dissipar de vez as dúvidas, talvez logo à tarde.

Já aqui foi dito que os rolamentos destas rodas só são selados de um lado e que a água e o lixo entra do outro. Assim sendo gostava de comprar uns rolamentos em condições (selados dos dois lados). Não deve haver inconveniente nisso pois não? Sabem onde posso ir à procura? Dos originais só tenho a referência (R5-004), não tenho mais nada.
 

duchene

Well-Known Member
Além do arrasto causado pelo vedante extra e que naturalmente não notarás, não há problema nenhum. Verifica é se os vedantes são de borracha. Algums rolamentos têm vedantes de metal que não servem para esta aplicação.

Se forem de uma referência comum conseguirás encontrar facilmente os rolamentos numa casa de peças auto, caso contrário uma casa especializada em rolamentos terá certamente o que procuras.

E na hora de comprar, gasta um pouco mais e compra rolamentos de boa qualidade. Fazem toda a diferença a longo prazo.
 

Burning Dogma

New Member
Bem, decidi abrir o cubo, quanto mais não fosse para ver como era por dentro:D Saquei o cepo e o eixo e os rolamentos ficam à mostra. São selado por fora, como era de esperar. Com um canivete tirei os vedantes de borracha de ambos. O rolamento exterior tem a massa limpa, branquinha e rodando-o manualmente, roda sem qualquer atrito. O do lado da cassete tem a massa acastanhada, embora não apresente sujidade sólida visível, mas ao rodá-lo com o dedo nota-se um atrito, como se houvesse alguma areia no interior do mesmo. Ainda vou ver melhor na net como se tiram os rolamentos para examinar melhor as coisas.

O que acham que deva fazer? Será que limpando bem este último e colocando massa nova ele fica bom ou estará irremediavelmente picado e bom para ser substituído? Valerá a pena meter os dois novos ou mudo só este? Qual será +/- o preço de um rolamento novo? Não faço mesmo a mínima ideia, são as primeiras rodas de rolamentos que tenho e nunca as tinha aberto.

EDIT: fui ver agora os preços dos rolamentos das Campagnolo que são iguais aos das Fulcrum e o conjunto de 4 custa cerca de 16€. Um selado dos 2 lados deve custar um pouco mas já vi que não é nenhuma fortuna:D
 
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J.P.

New Member
Rolamentos com vedantes dos 2 lados neste caso só têm vantagens.
Os vedantes podem ser de metal (chapa fina coberta de plástico...parecendo ser de plástico...)
Troca os 2. Pelo dinheiro que pagas vale a pena e evitas este trabalho daqui a poucos Km.
Rolamentos da roda 2 x 9 euros.
Rolamentos do cepo 2 x 19 Euros
Pede desconto (chegam a fazer 50%)...Os últimos rolamentos que comprei para a roda de trás cepo + cubo ficaram no total em 29 Euros (rolamentos de boa qualidade, não a m***da que a Fulcrum lá colocou).
Se não tens experiência pede ajuda principalmente a colocá-los. Não os ponhas á "martelada", de preferência utiliza uma prensa.
Bom trabalho
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Depois de teres essa trabalheira toda e para o trabalho ser feito em condições, monta os 2 novos que é para não haver mais chatice, senão daqui a mais uns meses vens de novo para aqui a dizer o mesmo.
Esse acastanhado é água e alguma sujidade misturada com a massa do rolamento, com o tempo vai entrando aos pouquinhos e vai fazendo moça sem que se dê por isso.
Boa sorte e escolhe uns rolamentos "como deve ser".
 

Burning Dogma

New Member
E locais onde comprar isto na zona de Lisboa? Em Alfragide, perto do Continente e do Italian Motor Village (Fiat) há um edifício da SKF mas desconfio que seja apenas o representante da marca e não loja de venda ao público. E como é que sei o modelo do rolamento? Levo o usado à loja e eles sabem ver? É que na net, além da referência que postei acima, não encontro mais nada.

EDIT: rolamentos 6001, vulgares e fáceis de encontrar, segundo consta:)
 
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