avanço inclinado (proteção zona lombar)

#1
Boa tarde a todos,

Tenho andado a ver informação por aqui e é de bastante qualidade. Sou um newbie com 48 anos e comecei há cerca de 4 anos a andar de bicicleta de estrada.
Ando apenas uma média de 1x por cada 2 meses mas dá-me bastante prazer.
Tenho uma hernia discal na zona lombar e há poucos dias, a recuperar de uma crise o meu fisioterapeuta disse que devia abandonar a bicicleta da estrada devido à inclinação das costas. Disse que me cria tensão na zona lombar.
A minha pergunta é: Será que se eu colocar um avanço mais curto e sobretudo inclinado a postura não melhorará?
Há 4 anos fiz um bike fit e a compra da bicicleta foi já considerando a minha flexibilidade, pelo que penso que posso fazer agora é trocar o avanço.

Já vi avanços com inclinação fixa e outros que têm inclinação regulável. Este tipo de avanços são para BTT ou também fazem sentido para estrada?

Muito obrigado,
 

Carolina

Well-Known Member
#2
O maior problema que vejo aí é quase não andares de bicicleta. O corpo nunca se vai conseguir habituar à posição.

Podes meter um avanço mais curto e/ou inverter o que já tens. (Eu começaria por inverter o que já tens).
Outra coisa que deves ter em conta é a geometria da tua bicicleta. Se não for uma bicicleta de endurance, provavelmente fará mais sentido mudares de bicicleta.

De qualquer forma, isso precisa de reforço muscular quase de certeza e de trabalho de mobilidade/flexibilidade.
 

cou7inho

Well-Known Member
#3
Concordo com o que a @Carolina diz. Andar tão pouco de bicicleta faz com que cada vez que andes o corpo já está totalmente desabituado.
Já agora esse fisioterapeuta é daqueles que diz "não pode andar e ponto" ou procura trabalhar a parte de reforço muscular e flexibilidade?
É que nessa área é preciso saber ver se o fisioterapeuta tem conhecimentos para poder ter uma abordagem mais "personalizada" e, assim, intervir de modo a tentar melhorar aquele problema em especifico ou se é daqueles que é todos os dias a fazer a mesma coisa e nem sabe bem como resolver um problema mais delicado.
 
#4
Viva,
Obrigado pelo feedback. Eu faço reforço muscular no meu plano de treino e e alguma flexibilidade.
Pelo menos uma vez por semana faço 1 sessão numa bicicleta de spinning que tenho em casa

Quando ando de bicicleta de estrada faço 3 horas e paro uma ou duas vezes mas não por queixas nas costas.
A recomendação do fisioterapeuta (para além da continuidade do trabalho físico) foi fazer alteração no guiador para colocar as costas mais direitas ou então andar na estrada com a bicicleta de BTT

Como vi vários avanços com angilos diversos lembrei-me de tentar perceber se também têm aplicabilidade nas bicicletas de estrada.
São avanços standard suportando aplicação em guiadores de estrada e de BTT?

Obrigado
 

Carolina

Well-Known Member
#5
O avanço que tens na tua bicicleta deve ter 6 ou 7º de inclinação, mas tá montado para baixo de forma a compensar o ângulo da coluna de direção. Podes virá-lo ao contrário ;) O guiador vai ficar mais alto e mais próximo de ti. Outra coisa que podes fazer é colocar mais espaçadores debaixo do avanço.

Estas duas soluções não te vão custar €€, daí ter falado no assunto.

Podes meter o avanço que quiseres na bicicleta, tens é de ter em atenção que vai afetar a condução. A direção vai ficar mais nervosa/instável.
 

Nuno

Well-Known Member
#6
Quando ando de bicicleta de estrada faço 3 horas e paro uma ou duas vezes mas não por queixas nas costas
Entao se nao te doi as costas quando andas é porque esta tudo bem com a posicao da bike. Eu nao mexia nada na bike. Pelos vistos o bike fit foi bem feito.
Eu tambem tenho uma hernia discal na lombar e quando algo esta mal na posicao, acredita que doi.
Se andares com mais frequencia, pelo menos uma vez por semana e complementares com reforco muscular e trabalho para aumentar a flexibilidade, veras que melhora.
 
#7
Excelentes sugestões. Efetivamente reparei que o avanço não é bem perpendicular pelo que se o virar para cima ganho o dobro do angulo (eventuyalmente 12º =6º *x2).
Aumentar a frequência ajudará.

Muito obrigado pelo apoio.

Tudo de bom