• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As minhas voltas

Paulo V.

New Member
Serve este topico para dar incio aos meus relatos das minhas voltas de bicicleta, já ando de bicicleta há mais de um quarto de seculo e após muita leitura desta malta que aqui partilha as suas aventuras, eu vou também começar a partilhar as minhas sempre que mereçam algum destaque.
As aventuras vão ser repartidas pelas minhas duas bicicletas, uma classica e a Bianchi Infinito.
Hoje foi dia de pegar na classica, e depois de uma grande parte da noite acordado a acompanhar as 24H de Le Mans, o relogio despertou, toca a levantar, tomar pequeno almoço, preparar bebida, fruta e algumas barras para levar e eram mais ou menos umas 7H40 da manhã quando comecei a pedalar, o destino - Volta à Capela - uma volta com alguma dureza, são cerca de 17Kms em subida constante não muito inclinada, mas com muito sossego principalmente quando se deixa a zona de Valongo e Recarei. Bonus desta volta, a magnifica paisagem que nos acompanha subida acima pelo lado da Capela ao nosso lado direito e depois a paisagem do Douro no regresso desde o Torrão até ao Porto, chega de conversa, seguem as fotos (algumas foram tiradas em movimento, desde peço desculpa por alguma falta de qualidade).

7H40 hora da partida
x6ms.jpg


Primeira subida do dia, subida para o alto de Valongo
1dmc.jpg


Alto de Valongo
pz1h.jpg


Alto de Vaolongo - descida
62jw.jpg


Saída de Valongo em direção a Recarei
7o3.jpg


Zona Industrial Recarei
qxod.jpg


Recarei e a sua Igreja
uu86.jpg

5dm4.jpg


Sobreira
k74i.jpg


Acesso à subida da estrada da Capela
dmbv.jpg


Inicio da Subida com velocidade e media de entrada
b4m4.jpg

po46.jpg


Imagens da subida
u1z2.jpg


kcmm.jpg


f1gr.jpg


fyqk.jpg


j4js.jpg
[/URL]

kknq.jpg
[/URL]

m3od.jpg
[/URL]

wpl.jpg
[/URL]

78b7.jpg


ezng.jpg


zuvq.jpg


z9vs.jpg


65cc.jpg


l8d3.jpg


0p5o.jpg


O unico carro que passou por mim durante a subida, teve direito a imagem ;)
s4gh.jpg


uka.JPG


À direita, as eolicas que estão na Serra da Boneca
ujv6.jpg


Final da subida
4yzq.jpg


Inicio da descida em direção ao Torrão e Entre-os-Rios
6o33.jpg


Um descanso durante a descida para ver a paisagem, mas infelizmente estava um pouco enevoado
sve7.jpg


Nacional 106
9kh2.jpg


Torrão, do outro lado do Rio foi um dos locais de um dos PIF aqui do forum
mnfb.jpg


Ponte Hintze Ribeiro em segundo plano
gxnj.jpg


Vista sobre o Douro a partir da Ponte Hintze Ribeiro
0d01.jpg


Mais uma paragem para repor liquidos ;)
ate4.jpg


Paisagem sobre o Douro à saída de Entre-os-Rios
f1f.JPG


g6z3.jpg


v8g2.jpg


Barragem de Crestuma-Lever
y1uy.jpg


Ponte do Freixo com o Porto em segundo plano
t0vv.jpg


Rotunda do Freixo
ija.jpg


Já em casa com o total de Kms
5vzs.jpg


Pronto, e assim foi passada a minha manhã de hoje, espero que gostem e que comentem
 

20fps

Member
Viva. Pessoalmente gosto bastante deste tipo de posts. Que faças muitos relatos por aqui.

Que te leva a sair com a classica e não a Bianchi?
 

Paulo V.

New Member
Há três motivos que me levam a sair de vez em quando com a classica; primeiro é uma classica e para mim é um gozo enorme andar neste tipo de bicicleta, por mais anos passem (e este quadro já tem mais de 20 na minha posse) está sempre na moda.
Segundo, esta bicicleta consegue transmitir-me sensações bem diferentes daquelas que a Bianchi me dá, depois esta bicicleta já faz parte de mim e sinceramente por muita vontade que ás vezes tenha não consigo encosta-la.
Terceiro, esta bicicleta tem um pormenor que a Bianchi não tem, a Bianchi é um quadro com uma medida standard e esta classica foi feita com as minhas medidas, logo este quadro classico é personalizado para mim e com as minhas medidas.
Já estou numa idade que pesos e coisas muito vistosas praticamente nada me diz, eu não sei quanto pesam as minhas bicicletas nem compro por pesos, por isso neste momento estou na onda da sobrio, do classico, do design, de absorver sensações e acima de tudo aproveitar tudo de bom que este desporto nos dá em termos de apreciar aquilo que belo a natureza nos proporciona, se ás vezes for com companhia, melhor ainda.
 
Olá Paulo!

Muito bom inicio das hostes :D

Hoje tentei responder-te mas tens a caixa cheia de mensagens e não dá para enviar, até fiz mensão a isso no meu tópico onde falamos um pouco!

Essa tua bike é excelente, um dia vou montar uma assim mais antiga pois gosto muito desses quadros.
Continua com as voltas, o bom tempo está aí!
 

Paulo V.

New Member
Por lapso meu, e por ser a primeira vez que fiz um relato de uma das minhas voltas e também por não ter GPS na bicicleta (ando a ponderar a aquisição de um), não coloquei aqui um grafico descritivo do perfil da volta que relatei em cima, por isso segue o mesmo baseado na informação do site bikeroutertoaster.

cm75.jpg


Total de acumulado: 985 metros
 

Paulo V.

New Member
Não, infelizmente também não tenho telemovel com essa tecnologia (nem android nem gps), e até desconhecia que se podia aplicar o strava nos telemoveis.
Mas com essa opção de telemovel, é mais uma alternativa para estudar e, depois optar pelo que for melhor, embora como disse em cima, ainda estou em fase de ponderação e ver o que é melhor.
 

paradawt

Moderador
Boas Paulo,

Bem-vindo aos relatos. Por vezes aquilo que podemos considerar como sem destaque ou interesse, servirá de motivação a outras pessoas. Imagina que alguém que é de longe pretende conhecer a Boneca... Será de ajuda o teu relato.

Na zona circundante do Porto, essa é das minhas subidas favoritas. Gosto de fazer sozinho com saída de Matosinhos, passagem a Valongo, Recarei, subo por Capela, desço a Entre-os-Rios e depois é N108 até casa.

Cumprimentos.
 

Paulo V.

New Member
Eu não passei pela Serra Boneca, depois do inicio da descida que vai do alto da estrada da Capela até ao Torrão, existe um desvio à direita para a Serra da Boneca, desvio esse sem grande interesse porque a subida deve ter para um 1.5Km a 2Kms no maximo. Como segui em frente para o Torrão e depois à vinda embora para não subir a Serra da Boneca e repetir o que tinha feito, vim sempre pela margem do rio Douro até ao Porto.
Quanto à Serra da Boneca, a mesma está guardada para uma volta nas proximas semanas, volta essa que para mim terá uma componente inedita por ir conhecer uma estrada que nunca lá passei, e o regresso será feito pela Serra da Boneca para ser fotografado e detalhado, dado que a subida é exigente.
 

paradawt

Moderador
Sim isso é o que faço. Sigo em frente, não corto à direita para a Boneca. Fazê-la apenas faz sentido entrando pelo lado de Rio Mau. A subida não é assim tão violenta.

Cumprimentos.
 

Ricardu

New Member
Paulo V.

Parabéns pela iniciativa de criar o tópico. Vai contribuir para a vizinhança conhecer as voltas nas redondezas e mesmo os que conhecem sempre pode existir algum detalhe que pode acrescentar.

Essa volta da Capela faço habitualmente em sentido contrário.

Venham mais relatos e fotos :cool:
 

Paulo V.

New Member
@Ricardu, desde já obrigado pelo eleogio.
Ponderei algumas semanas em abrir um topico sobre as minhas voltas, dado que como são feitas muitas vezes ao ano e geralmente sempre aqui pelas redondezas, tenho sempre o pensamento que toda a gente conhece, embora isto se passe com quase todos nós, quantas mais vezes passamos num determinado lugar com mais sensação ficamos que qualquer pessoa, seja ela de onde for, conhece aquele sitio/estrada/lugar e isto como é logico é uma ideia errada.
A abertura do topico também foi a de tentar pormenorizar aqui as redondezas, dado que quem por lá passa com outros destinos em mente, sejam ou não grandes distancias e faz aqui os seus relatos, geralmente pormenoriza os locais com mais visibilidade e mais espectacularidade a nivel de paisagem e esquece aqui as redondezas e que para nosso azar não há muita paisagem de montanha por aqui, por isso a criação do topico foi tentar mostrar algumas das estradas mais sossegadas que temos por aqui e que raramente aparecem fotos ou descrição delas e com isso tentar despertar o interesse de outros amantes da modalidade que venham para estes lados a tentar conhecer no local aquilo que aqui divulgamos em fotos.
São incentivos como o teu e como todos os outros que já se pronunciaram que me estão a motivar para continuar a descrever aquilo que temos por aqui. Certamente isto também vai ser um ponto de partida para depois ir para outros sitios pois geralmente ando quase sempre sozinho e com isso tenho a liberdade de escolher para onde quero ir sem estar dependente de ninguém. Como já referi em cima, em breve poderei ir para uma estrada que fica relativamente perto daqui e que eu nunca lá passei, mas pelo que já tive opurtunidade de ver no mapa promete boas imagens.
Eu custumo fazer esta volta da Capela tanto num sentido como noutro, de todas as vezes que a faço é uma volta que gosto imenso e o sentido que tenho um pouco mais de preferencia para a fazer é o que está descrito no topico, porque no regresso ao Porto apanhamos um pouco daquilo que o Douro nos oferece em termos paisagisticos e é sempre um consolo ver aquilo que a natureza nos oferece quando é no seu melhor.
 

Bruso

Well-Known Member
Excelentes paisagens!!

É sempre bom conhecer locais novos, nem que seja por fotos. Não tenho dúvidas que uma das melhores maneiras de conhecer o país é em cima de uma bicicleta.
Eu sou da Madeira e aqui estou mais restrito ao nivel de estrada a fazer (muita subida xD). Talvez um dia (quando a preparação física em cima da bicicleta melhorar) crie um diário deste género :D

Parece que amanha é a bianchi que vai passear :p

Quanto ao GPS, acho que se já pedalas há mais de 25 anos e nunca precisaste, gastar dinheiro agora não deverá fazer muito sentido. Claro que se ambicionares ir por caminhos nunca caminhados já é outra história.
Eu uso Strava no meu Android e tou satisfeito. Claro que às vez perco o sinal mas...
 

Paulo V.

New Member
Boas @Bruso,
A bicicleta é o melhor meio para conhecer qualquer local onde vamos, basta veres os topicos que estão aqui abertos daqueles que partilham as suas voltas para se constatar isso mesmo, de carro também se conhece, principalmente quem vai no lugar que não seja do condutor, dado que quem conduz ou está atento à estrada ou ao meio que o rodeia e nunca as duas em simultaneo porque pode dar estragos :D
A Madeira não conheço, mas conheço algumas das principais ilhas dos Açores, e se há coisa que eu gostaria um dia de fazer era ir para lá de bicicleta, se há um paraiso na Terra, os Açores são um desses locais. Não te podes queixar muito de subida, dado que se olhares para os principais topicos aqui dos relatos, as melhores paisagens são aquelas em montanha, não há que ter medo de subir, porque isto não é nenhuma corrida nem nenhum grande premio, isto é para ver a natureza e conviver com ela, principlmente feito ao ritmo que melhor se adequa isso, sempre que for necessario por o pé no chão faz-se, aprecia-se as vistas e a natureza e tira-se uma foto ou mais que uma.

O GPS faz sentido só naquilo que referes, sair do nosso meio de conforto (estradas conhecidas), dado que se não for para sair não vale a pena. Em alternativa a não ter um GPS e saindo do meio conforto, das duas uma ou vai-se meio ás cegas (coisa que nem sempre tem muitos bons resultados), ou então faz-se um estudo previo de carro... mas aquilo que se gasta em combustiveis a estudar algumas centenas de kms dá para comprar um GPS...
 

Bruso

Well-Known Member
Boas @Bruso,
A bicicleta é o melhor meio para conhecer qualquer local onde vamos, basta veres os topicos que estão aqui abertos daqueles que partilham as suas voltas para se constatar isso mesmo, de carro também se conhece, principalmente quem vai no lugar que não seja do condutor, dado que quem conduz ou está atento à estrada ou ao meio que o rodeia e nunca as duas em simultaneo porque pode dar estragos :D
A Madeira não conheço, mas conheço algumas das principais ilhas dos Açores, e se há coisa que eu gostaria um dia de fazer era ir para lá de bicicleta, se há um paraiso na Terra, os Açores são um desses locais. Não te podes queixar muito de subida, dado que se olhares para os principais topicos aqui dos relatos, as melhores paisagens são aquelas em montanha, não há que ter medo de subir, porque isto não é nenhuma corrida nem nenhum grande premio, isto é para ver a natureza e conviver com ela, principlmente feito ao ritmo que melhor se adequa isso, sempre que for necessario por o pé no chão faz-se, aprecia-se as vistas e a natureza e tira-se uma foto ou mais que uma.

O GPS faz sentido só naquilo que referes, sair do nosso meio de conforto (estradas conhecidas), dado que se não for para sair não vale a pena. Em alternativa a não ter um GPS e saindo do meio conforto, das duas uma ou vai-se meio ás cegas (coisa que nem sempre tem muitos bons resultados), ou então faz-se um estudo previo de carro... mas aquilo que se gasta em combustiveis a estudar algumas centenas de kms dá para comprar um GPS...

Concordo com tudo o que disseste. Tenho lido muitos diários aqui do forum e é espetacular.
Quanto às paisagens concordo plenamente que é nas zonas de montanha que se vê melhores paisagens. Se calhar sou eu que ainda me assusto um pouco com subidas. Mas de certo que vou perder o medo hehe. Estou procurando bicicleta ainda porque a minha actual não permite grandes aventuras.

Então o GPS é um bom investimento para ti. Pelo que percebo nao precisas daqueles todos XPTO. Não precisas de cadências etc...De certo que encontras boas opções...
 

Lyp

Active Member
Parabéns Paulo, bela iniciativa.

Não devemos morar longe um do outro, eu moro em Rio Tinto e essa volta a mim dá-me cerca de 85 km´s. Hoje dei a volta ao Salto em sentido contrário ao teu, provavelmente cruzamo-nos :)

Devia ter dado a volta no sentido que tu deste, levei com vento forte praticamente todo o caminho...

Foi bom ver todas essas fotos e locais que me são familiares... Também gosto bastante da volta à Capela.

A Bianchi está pronta, e agora queremos mais fotos :)

Boas pedaladas :)
 
Top