Lo Scalatore
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Embora ache que sejam boas soluções, principalmente com correia em vez de corrente, melhor que Rohloff's e afins, que não passam de cubos com mudanças, algo que já existe à muito tempo, acho que o melhor era colocar as mudanças à volta do eixo pedaleiro como existem/existiram em algumas bikes de DH.
Assim, a roda traseira podia ser quase tão leve como a dianteira e o peso passava para o centro de gravidade da bicicleta. Ao contrário do que está a acontecer com os sistemas 1x em que o peso passa para uma posição extrema, relativamente ao centro de gravidade e passa a ser peso rotativo, o pior tipo de peso que se pode ter...
Toda a "investigação" e esforço que as marcas andam a ter com estas ideias do 1x, só para obrigarem o pessoal a mudar de "paradigma" de x em x tempo e gastar dinheirinho, se investissem realmente em opções sem os 2 desviadores, em pouco tempo teríamos de certeza opções bem viáveis.
Duvido é que estas soluções tivessem tanto material de desgaste/upgrade como as opções actuais e aí é que me parece estar o cerne da industria...
Olá Pratoni,
todos sabemos bem como funciona esta economia..mas se calhar este não é forum para discutir as dinamicas commerciais desta epoca!.
A respeito das mudanças colocadas no eixo pedaleiro há o Hammershmidt que é utilizado sobretudo, como tu referes, em ambito DownHill onde se pedala...pouco, simplemente porqué quando o sistema é ativo há bastante resistencia...um pouco mas há.
Agora um sistema analogo a o Rohloff é o Pinion. Este sistema é aplicado a bottom bracket ou caixa da pedaleira; este é realmente o sitio melhor para colocar um sistema deste genere porqué é em posição baricentrica e sente-se muito meno que não o R.Off que é colocado atras no cubo.
O problema é que o quadro deve ser construido appositamente por este sistema....o R.Off pode ser aplicado em qualquer bike...em fim há pro e contra. Mas o Pinion é o sistema que ofrece até agora o maior numero de mudanças....18! com um incremento entre elas de 11,5% continuo!;-); mas se procuram na net encontram info com detalhes.
Como tu dizes estas soluções não têm desgaste que pode ser comparado ao sistema atual;-)....só o fluido deve ser substituido cada tot km, mas são muitos km.