• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[ Ao cronómetro ] Senhora da Graça

jimlizard

Member
Como foi hoje a etapa, lembrei-me de que não há ainda um tópico com esta mítica subida ao cronómetro.
Normalmente inicio a contagem quando passo em frente ao restaurante, logo no início da subida, e desligo na placa à entrada do parque.
Hoje fiz o melhor tempo de sempre e desliguei uns 40 metros antes do habitual, no local onde foi colocada a meta. Como tive quase de parar duas vezes por causa de espectadores, diria que em situação normal podia ter terminado a contagem no ponto habitual com o mesmo tempo, já que a diferença de distância é mínima.

Com os pontos que utilizei hoje como referência, obtive uma distância de 8.26 metros, medida por GPS.

A velocidade média foi de 14.8 Km/h e o tempo de 33m24s.

Normalmente subo sempre a Lameira antes, que é de categoria 2, mas não acho que afecte e até serve como aquecimento. :)
 

Miro

New Member
Há coisa de uns 4 anos atrás fiz 35 minutos batendo o meu anterior tempo de 38 minutos. Normalmente vou da casa de um familiar em Vieira do Minho até lá e depois faço a subida.

Este ano se fosse lá, certamente bateria o meu tempo novamente. Este ano estou a trepar muito bem, não fosse o facto de ter perdido 14 kg desde janeiro ;)

De qualquer das maneiras, como podes ver, esse tempo já é bem bom :)
 

jimlizard

Member
Está muito bem, Miro! :)
O meu anterior recorde era na casa dos 35m e em Abril andava precisamente nos 38m. Gostava de chegar aos 30m até ao final do ano, mas não sei se consigo.
 

jimlizard

Member
Fantástico tempo, leunam_siul! Isto numa medição de distância ainda maior, por isso é que é bom colocarmos a velocidade média.
Já tinha visto uns tempos teus na Penha realmente muito bons.
 

jimlizard

Member
Já agora, isso foi mesmo no redline! Acho que não aguentava subir com uma média acima dos 190, apesar de ter apenas 27. No início andei nos 170-175 e depois nos 180-183.
Que idade tens?
 
eu tenho 28 anos feitos em junho, e sim, foi uma subida muito sufrida , comecei a contar um pouco antes do restaurante e o fim foi memso depois do risco de meta, a mesma utilizada ontem, muita gente não credita nessas minhas medias de pulsação nem eu acreditava, quando tinha um polar c200, por isso investi uns trocos num garmin edge 705. mas mesmo assim faço essas medias elevadas de pulsação, talvez pela minha estatura de 1.88cm e um peso que varia entre os 73kg e os 76kg
 

duchene

Well-Known Member
Depois do ano passado (sim, só subo a SdG uma vez por ano! :D) ter feito 55 minutos no alto, começando a subida a apalpar terreno e com zero quilómetros nas pernas, este ano fui dar uma volta até às Fisgas do Ermelo via Bilhó, antes de atacar a subida.

A minha contagem começa mal viro para a estrada da subida, no cruzamento do sopé e termina junto à rampa empedrada que dá acesso à capela. Segundo o GPS são 8560m.

Cheguei à base com 48Km e cerca de 1000m de acumulado. Subi na rotação possível, e no meu limite de esforço, sempre acima das 175bpm e com bastantes períodos nas +185bpm. Subi na hora de maior calor, por volta das 14h o que também não ajudou, já que sofro bastante com as altas temperaturas.

Ainda assim subi em 39m55s à média de 12,9Km/h. Nada mau para um trintão de 90 quilos movido a gasóleo agrícola e nada talhado para as subidas alimentadas a nitrometano :D
 

jimlizard

Member
leunam_siul, não coloco de forma alguma em causa essas pulsações. Apenas admiro a capacidade de sofrimento, porque fazer médias acima das 190 nesse tempo não é para qualquer pessoa, mesmo com a nossa idade.

Vamos lá ver se consigo ir para a casa dos 30 minutos, mas não sei quanto tempo irei demorar. O meu mecânico disse-me que na última vez que lá foi subiu em 29, em baixo de forma (sei que ele treina pouco), mas já foi um ciclista de alto nível e isso conta muito. Conheci também uma pessoa da minha zona que corre nos Masters e que sobe em 27 e pouco, o que já começa a ser um patamar bastante restrito.
Ontem acho que o vencedor subiu em pouco mais de 21, segundo a contagem que o meu irmão fez, que não sei se foi correcta. Isso é um nível de arrepiar...

André, grande evolução de um ano para o outro!
Também subi por volta das 14h e vi-te na conversa com alguém durante a subida. Cumprimentei-te, mas não ouviste. :)
 

duchene

Well-Known Member
Aproveito a deixa do David para pedir desculpa pelo ignoranço e também a todos os outros que eventualmente me cumprimentaram e eu não liguei... Não é por mal!

Acabei por só conseguir falar com o rs79 e o silvioferraz porque literalmente se meteram à minha frente :D

@Daniel
A idade não dá para mais. Quanto aos pratos empenados, vou mandar para a garantia a ver se os trocam!
 

jimlizard

Member
Voltei lá hoje e liguei o cronómetro ligeiramente mais cedo, o que deu uma distância de 8.38Km, medida por GPS.
O tempo foi de 33m35seg, a uma média de 15.0 Km/h, ou seja, melhorei esse valor em 0.2 Km/h desde a última vez.
Não esperava era apanhar chuva e tanto frio na descida. :)

Volta 3:
http://connect.garmin.com/activity/108642937

Dois registos após a chegada:

sdim2039llllllaaaqqoo.jpg


sdim2034aaaaakk.jpg
 

Miro

New Member
Jimlizard tu não metes em causa as pulsações do nosso colega leunam_siul, mas eu meto. Ele que tenha atenção a isso, pois essas pulsações não são nada normais. Estive a ver as tuas pulsações e são muito idênticas às minhas. As minhas pulsações de subida no prego, rondam as 170 e tal. Faço 180 e tal já em sprint. Tenho 27 anos e treino regularmente.

O que eu vejo é já 2 colegas meus que têm a bicicleta praticamente encostada devido a problemas cardíacos. O último ia a 170bpm quando eu ia 130bpm e em esforço passava das 200 bpm. O mais engraçado é que ele fazia 180 bpm sem esforço nenhum. Ia a falar com o pessoal como se fosse nas calmas... Testamos 3 pulsometros no gajo para ver se era o aparelho que estava avariado e davam os 3 o mesmo... Agora praticamente nem pedala.

Desculpem-me o off-topic, mas era mesmo só para avisar o colega leunam_siul para ver isso.
 

Lyp

Active Member
@Miro, longe de mim ser um especialista na matéria, mas pela minha experiência de comparações com amigos, acho que posso dizer que as pulsações variam de pessoa para pessoa.

Eu, tal como tu, funciono um pouco abaixo do pessoal que me rodeia... Um amigo com quem treino habitualmente, e que anda tanto como eu, tem habitualmente cerca de 20 a 30 bpm a mais do que eu. Porém, eu nos 170 ja vou com a corda no pescoço, poucas vezes passei dos 180. No caso do meu amigo, ja estica até aos 190 e poucos... Eu tenho 32anos e ele tem 30.

Sempre que comparo com outras pessoas, estou sempre bem abaixo do que é "normal" nas pessoas que me rodeiam.

Em teoria, eu devia conseguir atingir os 188, mas nunca lá cheguei.

Não vejo nisto uma vantagem comparando com quem tem batimentos mais altos, uma vez que "acabo" mais cedo também.

Decerto que anda por aqui muita gente que chega à sua frequência cardíaca máxima com alguma facilidade.

A minha mulher também pedala, e como não tem tiróide os batimentos são qualquer coisa de abismal... Já chegou a atingir 204 (31anos). Depois de falar com a médica, esta disse-me que nestes casos é normal ter-se mais batimentos que o normal. Quando lhe meti o pulsómetro pela primeira vez e vi os valores, e tendo apenas os meus batimentos como termo de comparação, eu é que ía tendo uma paragem cardíaca :)

Parece-me prematuro o teu amigo encostar a bike só porque tem batimentos altos comparativamente aos teus... No mínimo fazia uma prova de esforço para ver se estava tudo ok, e siga a marinha.





Até gostaria de alongar mais o assunto, pois inicialmente pensei que eu é que estava "mal", mas acredito que varie de pessoa para pessoa.

Acho que para se continuar este assunto, será melhor abrir um novo tópico.
 

prates

New Member
Boas.
@Miro isso das pulsaçoes tem muito que diga como diz LYP varia de pessoa para pessoa eu tenho 48 anos tenho feito provas em circuito com media de 170 batidas, e em provas em linha entre as 160 e as 165.
Tenho certos treinos que chego a bater as 190 em sprint.
Portanto deve-se fazer uma prova de esforço,basta pedir ao medico de familia que fica por 6 EUROS foi quanto eu paguei.

Um abraço

Antonio Prates.
 

Miro

New Member
Amigos, ja ca ando faz alguns anos. Sei do que falo.

O meu colega encostou a bike praticamente, pois fez prova de esforço e nem a acabou. Foi-lhe diagnosticado problemas de Taquicardia. Eu quando competia em XC fazia medias de 170/175 batimentos. Fazer médias de 190 bpm para uma pessoa que está minimamente treinada é muito alto. Eu se fizer um treino de estrada de faca nos dentes faço 160 bpm de média e descarrego ao fim de 3 horas... Recordo-me no ano em que bati o meu melhor tempo na serra da estrela em que fiz 170 bpm de média.

190 de pico é uma coisa, agora média é outra...
 

Lyp

Active Member
Sim, sem dúvida que é imenso... Eu nem médias de 160 consigo fazer.

No caso do teu amigo está então provado que havia de facto um problema. No caso do leunam_siul, como foi um percurso curto e sempre a malhar (a subir e bem), se ele funcionar com as pulsações altas já não me parece preocupante... Mas sem dúvida nenhuma que é uma média altíssima.

A continuar a esta discussão, proponho que o façamos aqui: http://www.forumciclismo.net/showthread.php?355-Pulsa%E7ao-Cardiaca/page2

Abraço
 

AlexandreSLG

New Member
Boas.

Quanto às pulsações, elas variam de pessoa para pessoa. Posso dizer que tenho uma pulsação muito elevada em esforço e uma pulsação baixa em repouso.
Em repouso ando por volta das 38-45 enquanto que em esforço... depende do momento de treino em que esteja, mas numa fase de treino menos intensa faço bem essas médias de 190 numa subida. Na única vez que subi a SdG, em Agosto do ano passado, com saída de Barcelos e fiz 34:05 (8.5Km) com média de 190 bpm e máximo de 197, e tenho 35 anos.
Este ano fiz 3 testes de esforço para medir o lactato e num deles o máximo de pulso que dei foi 220 nos outros 214 e 212. No entanto com treinos intensos e regulares o pulso desce um pouco desses valores. Ainda no sábado passado fiz a subida de Sto Antonio (Val de Poldros) com média 184 bpm e máximo de 196 e não ia a dar-lhe todo o gás que podia.
Penso que pulsos elevados numa pessoa bem treinada (como é o meu caso que tenho historial de desporto regular desde que me lembro) não são problema e que cada um tem os seus níveis. Por exemplo eu tenho em média sempre 30 bpm acima do meu irmão e esta diferença é constante.
Obviamente que é necessário ter precauções e fazer exames regulares, mas isso é para todos. Depois, cada um tem os seus pulsos e deve é conhecer-se bem nos seus níveis, nunca cair no erro de se comparar com outros.
 
Top