• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Anilhas serrilhadas vs Carbono

duchene

Well-Known Member
Caríssimos,

Chegaram ontem os meus novos e malucos travões CNC e, como eu sou um tipo algo verdinho nisto dos travões mono-pivot, tenho aqui uma dúvida que certamente a malta dos Campy ou dos travões mais exóticos conseguirá responder.

Os meus Shimano 105 de duplo pivot eram fixos ao quadro com as fixações normais, sendo que a anilha que ficava em contacto com o quadro e a forqueta (ambos em carbono) eram plana e portanto não marcou o material.

Ora, agora nestes mono-pivot, ambas as anilhas (a que vem nos travões e a suplente) são serrilhadas. Uma é serrilhada na face toda, a outra é serrilhada apenas no perímetro exterior (um pouco como uma forma de cortar rissois).

Na foto pode-se ver a anilha serrilhada que vem no setup inicial:
2ngd4ec.jpg



A minha pergunta será então: posso usar a anilha que é serrilhada na face, sabendo que o verniz vai logo ficar marcado e o carbono também? consequências a longo prazo, existem?

É que os travões certamente dependem desta mordida extra para se manterem centrados mas por outro lado queria ouvir algumas opiniões antes de apertar de vez os ditos...

Grato pelas respostas.
 

fmm

Member
À pouco tempo a minha fininha levou um grupo completo Campagnolo Athena, e também os travões têm essa anilha serrilhada, e também o quadro é carbono. Mais logo irei ver como estão montadas as anilhas, embora penso que à partida não tenha algum problema o aperto contra o carbono.

Cumprimentos

Filipe
 

Cancellara

New Member
Boas!

São os Planet X, certo, tenho andado tentado a encomendá-los :)
Que tal o aspecto deles ao vivo? Suficientemente Hi-Tech?
Achas que a versão em vermelho chegará aos calcanhares do look dos Token Accura?

Em relação à tua pergunta, penso que dependerá do torque que deres aos parafusos, não? Poderá morder "apenas" o verniz. No meu caso até agradecerei esse serrilhado, pois os actuais 105 estão quase sempre descentrados, por, como referiste, a anilha ser lisa.

E não é assim tão fácil marcar o carbono, ou é? :confused:
 

duchene

Well-Known Member
O verniz vai à vida com qualquer amasso. O torque nestes tem de ser "à homem" dentro de certos limites, precisamente para não descentrarem e por isso é certinho que vai estalar o verniz e morder mais abaixo no carbono.

Olha que os meus 105 andavam sempre direitinhos! Podes ter aperto a menos ou cabo a mais, que os empurra para fora do sítio.

.

Quanto aos travões, são sim os Planet X, que são a versão mais XPTO destes travões CNC copiados por n marcas. Melhores que estes só os Feather porque têm a armação dos calços e o travão do afinador em vermelho. :D

Ao vivo são fantásticos, o anodizado é da mesma família da Thomson que pessoalmente acho o melhor de todos.

Não sei se o "all red" não será flashy demais, mas são 95% iguais aos token por isso, se gostaste de ver a foto dos token, avança para estes, embora tenhas muito mais cores disponíveis.

Agora vão ficar à espera do Syntace para colocar cabos novos e por tudo a funcionar a 100%.

Naturalmente se os quiseres ver ao vivo é só dares uma apitadela!
 

Cancellara

New Member
Isso são boas notícias.

São um bocado flashy mas eu estou a libertar o tunner que há em mim :D
Temos que combinar um volta, até porque deves conhecer alguns dos "Domingueiros de Valongo".


Tens razão, o desalinhamento dos 105, também deve ser excesso de espiral. Atrás devo ter 2-3 cm a mais.
 
Last edited:

Jepas

Member
Duchene, assim de repente a tua questão lembra-me os espigões da Ritchey, que possuem umas peças em alumínio também serrilhado que ficam em contacto com o topo do espigão em carbono e o objectivo é o mesmo "segurar no sítio" penetrando o verniz.

Falo da peça onde fica a cabeça do parafuso e o binário de aperto ronda os 12 Nm.
espigao_ritchey_wcs_carbon.jpg


Já reparei em tempos que os espigões novos não têm qualquer serrilha, sendo esta feita apenas pela peça em AL aquando a 1ª montagem.

Jepas
 

Cancellara

New Member
Já que se fala em espigões, e tendo eu montado um selim full carbon há pouco tempo, até vou verificar se o meu espigão KCNC Pro Lite já deixou marcas nos carris de carbono (no verniz já sei que deixou).

Deve haver poucas coisas mais agressivas para o carbono do que aquela peça em meia-cana, característica dos espigões desse tipo, onde assentam os carris. Especialmente com 85Kgs em cima :rolleyes:
 

rjcm78

Member
16 Nm é quanto está marcado nessa peça onde fica alojada a cabeça do parafuso....e foi a peça de cima que danifiquei, que fiz falsas roscas...
 

duchene

Well-Known Member
Depois de ver dezenas de fotos e de um par de mails trocados, apertei os travões ao sítio com as anilhas serrilhadas.

É como funciona na malta que consultei, sem problemas assinaláveis, o verniz fica marcado, mas não avança mais do que isso.

Os travões já estão portanto montados e funcionais. O teste de estrada ainda vai demorar, talvez só em maio, especialmente com o tempo a não ajudar...
 

nogueira.nuno

New Member
Boas, desculpa só agora e que vi o teu Post para tentar ajudar.
Realmente estes travões mono Pivot são assim são um pouco todos parecidos na montagem.

A fixação deve ser mesmo monta, acerta e aperta, e já esta.
No meu caso há uma diferença num dos travões para vários tipos de montagem na forqueta em que precisam de mais ou menos parafuso e no teu caso por isso e que tens uma anilha suplente.

Claro e imagino que ao fim de os teres instalado ficaste com uma melhor ideia e sem mais duvidas.
 
Last edited:

ALNM

Member
Os meus Campagnolo Record têm a anilha serrilhada e quando os desmontei lá estava a marca no verniz. Mas é exatamente para isso que ela serve, certo?
Os Zero Gravity, que são mono-pivot e não têm anilha serrilhada, recomendam um torque de aperto entre 60 e 70 Nm. É mesmo muito comparado com o necessário nos Campagnolo.

Só mesmo testando é que ficas a saber. Mas não precisas montar e andar: trava diversas vezes com o guiador a direito, todo virado para a direita ou para a esquerda e observa com atenção a simetria no fecho e na abertura das maxilas.
;)
 
Top