BTwin FC 5 / 2012, comprada em Abril de 2013 (1029€)
Não pretendo que a minha analise seja encarada como um teste, até porque não tenho capacidades para tal.
Pretendo apenas deixar alguma informação depois de 3000 km feitos, sobre o que acho desta bicicleta, no ponto de vista de um amador que encara o ciclismo como um hobbie…
Quadro – fc700 carbono
Comparativamente com as de alumínio que experimentei, acho o quadro extremamente ágil, rígido e aerodinâmico. Em termos estéticos é um quadro bonito.
Pedaleiro- 105 triplo 30x39x50
Não foi escolha pessoal, mas só veio por bem…até à data não noto desgaste nos dentes, mas também sou cuidadoso a passar mudanças.
Travões- Btwin
Travam suficientemente bem, não tenho queixas em relação aos mesmos, por vezes o traseiro perde um pouco eficácia, mas isso é devido ao óleo da corrente que vais salpicando para a pista de travagem das rodas.
Pedais- Wellgo
Até à data a funcionar perfeitamente, a regulação dá para ajustar a mola à tensão pretendida.
Rodas- Shimano RS10
De todos os componentes da bicicleta, o que mais me surpreendeu foram as rodas.
Já passaram por alguns buracos e as nossas estradas não são das que lhes dão mais saúde, no entanto tem aguentado perfeitamente com o ciclista que pesa (78kgs), continuam sem empenos ou folgas e a rolar acho-as absolutamente fantásticas…noto inclusive que rolam melhor que muitas topo de gama.
Selim- Prologo Nago
Já substituído por um Selle Italia, mais adaptado à minha fisionomia.
Shifters- Shimano 105
Mais que suficiente para um ciclista amador, mete e tira mudanças com relativa facilidade . Os punhos são amplos e bastante ergonómicos, no meu entender melhores neste aspecto que Campagnolo.
Desviadores- Shimano 105
Já tive que lhes dar uma ligeira afinação nos cabos, feita através dos afinadores dos cabos.
Situação que penso normal numa bicicleta nova.
Pneus- Lithion2
Não são os de origem, foram trocados logo à nascença apenas pela estética, e com 3000km acho-os novos, noto apenas que a curvar não permitem grandes inclinações e já me escorregaram de frente, no entanto não considero isto um ponto negativo, pois são pneus que avisam quando estão no limite.
Visão global.
Para os euros que custou acho que não comprava melhor, pelo que hoje se o orçamento fosse o mesmo voltaria a compra-la.
Esteticamente acho-a muito bonita, valorizo isso em detrimento de algum peso extra, no entanto acho os 8.5kgs com pedais, suficientemente leve para mim.
Não sei se pela aerodinâmica do quadro, da rodas rolarem bem ou se por este dois factores conjugados, sei é que a bicicleta surpreendeu-me na facilidade com que rola comparando com outras de valor muito superior.
A caixa de direcção é o ponto que me pareceu mais fraco, nos primeiros 1000km ganhava facilmente folga, e a cada volta tinha que ser afinada, mas entretanto deve ter acamado e mantem-se afinada.
Pontos que destaco pela positiva:
- Facilidade em rolar
Pontos que destaco pela negativa:
- Cx direcção (apenas pelo facto de ganhar muita folga nos primeiros quilómetros, hoje está impecável)
Não pretendo que a minha analise seja encarada como um teste, até porque não tenho capacidades para tal.
Pretendo apenas deixar alguma informação depois de 3000 km feitos, sobre o que acho desta bicicleta, no ponto de vista de um amador que encara o ciclismo como um hobbie…
Quadro – fc700 carbono
Comparativamente com as de alumínio que experimentei, acho o quadro extremamente ágil, rígido e aerodinâmico. Em termos estéticos é um quadro bonito.
Pedaleiro- 105 triplo 30x39x50
Não foi escolha pessoal, mas só veio por bem…até à data não noto desgaste nos dentes, mas também sou cuidadoso a passar mudanças.
Travões- Btwin
Travam suficientemente bem, não tenho queixas em relação aos mesmos, por vezes o traseiro perde um pouco eficácia, mas isso é devido ao óleo da corrente que vais salpicando para a pista de travagem das rodas.
Pedais- Wellgo
Até à data a funcionar perfeitamente, a regulação dá para ajustar a mola à tensão pretendida.
Rodas- Shimano RS10
De todos os componentes da bicicleta, o que mais me surpreendeu foram as rodas.
Já passaram por alguns buracos e as nossas estradas não são das que lhes dão mais saúde, no entanto tem aguentado perfeitamente com o ciclista que pesa (78kgs), continuam sem empenos ou folgas e a rolar acho-as absolutamente fantásticas…noto inclusive que rolam melhor que muitas topo de gama.
Selim- Prologo Nago
Já substituído por um Selle Italia, mais adaptado à minha fisionomia.
Shifters- Shimano 105
Mais que suficiente para um ciclista amador, mete e tira mudanças com relativa facilidade . Os punhos são amplos e bastante ergonómicos, no meu entender melhores neste aspecto que Campagnolo.
Desviadores- Shimano 105
Já tive que lhes dar uma ligeira afinação nos cabos, feita através dos afinadores dos cabos.
Situação que penso normal numa bicicleta nova.
Pneus- Lithion2
Não são os de origem, foram trocados logo à nascença apenas pela estética, e com 3000km acho-os novos, noto apenas que a curvar não permitem grandes inclinações e já me escorregaram de frente, no entanto não considero isto um ponto negativo, pois são pneus que avisam quando estão no limite.
Visão global.
Para os euros que custou acho que não comprava melhor, pelo que hoje se o orçamento fosse o mesmo voltaria a compra-la.
Esteticamente acho-a muito bonita, valorizo isso em detrimento de algum peso extra, no entanto acho os 8.5kgs com pedais, suficientemente leve para mim.
Não sei se pela aerodinâmica do quadro, da rodas rolarem bem ou se por este dois factores conjugados, sei é que a bicicleta surpreendeu-me na facilidade com que rola comparando com outras de valor muito superior.
A caixa de direcção é o ponto que me pareceu mais fraco, nos primeiros 1000km ganhava facilmente folga, e a cada volta tinha que ser afinada, mas entretanto deve ter acamado e mantem-se afinada.
Pontos que destaco pela positiva:
- Facilidade em rolar
Pontos que destaco pela negativa:
- Cx direcção (apenas pelo facto de ganhar muita folga nos primeiros quilómetros, hoje está impecável)