• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alumínio ou Carbono

Tripod

New Member
Boas,

Tenho andado com dúvidas para compra da minha bike de estrada.

Faço BTT há alguns anos e agora quero começar a rolar na estrada.

As minhas bicicletas sempre foram de quadro em alumínio estando perfeitamente ambientando com este material.

No entanto um bicicleta de estrada é totalmente diferente, daí ter sérias dúvidas se devo enveredar pelo alumínio ou pelo carbono.

Tenho visto várias hipóteses, e pelo menos a uma conclusão cheguei por ora: Há bicicletas com quadro em alumínio que no conjunto geral ( equipamento, peso, comportamento, e sobretudo preço), se calhar compensão mais do que as com quadro em carbono que logo a partida são mais dispendiosas e por vezes com níveis de equipamento baixos.

O Orçamento tem um limite de 1.500 euros, pelo que tenho que andar numa escolha dentro destes valores.

Vi em alumínio a Cannondale CAAD10 5 , a Canyon Ultimate AL 7.0; Estas têm um preço muito com ( +- 1.300 euros) com um nível de equipamento ao qual não consigo chegar numa bicicleta em carbono mesmo nos modelos de entrada.

Enfim, gostaria de obter opinião de quem tem mais experiência do que é estrada, pois como digo sempre fiz foi BTT.

Obrigado.
 
Last edited:

grouk

Active Member
se pensas gastar 1500€ pondera bem, passo a explicar

o quadro é o componente que se torna mais dificil de trocar, pelo preço, pelo trabalho que da e pelo facto de nem sempre ser facil comprar bons quadros a bom preço, o que quero dizer é que ao gastares 1500€ nim quadro de aluminio corres o risco de em pouco tempo te dar vontade de quereres um carbono e ou encostas esse ou nao compras porque ja gastas te uma pipa de dinheiro.

por tudo isto a hipotese de comprar uma carbonica com equipamento inferior nao deve ser posta de parte e vais torna la um projecto em constante evoluçao. Custa menos (em euros e no resto) trocares hoje um pedaleiro e venderes o que tiras, daqui ha uns tempos trocares umas manetes e por ai fora.


mas claro que isto é a minha opiniao, as minhas bikes nunca foram compradas inteiras, vao sendo compradas mediante a vontade€€€

agora se queres uma coisa para nunca mais mexer e achas que se comprares alu nao vais andar a chorar o carbono com esses valores ja compras coisas bastante boas
 

Tripod

New Member
Sim entendo!
Mas no fundo, qual a real vantagem do Carbono em Estrada, é que no BTT o Alumínio sempre fez juz às totais necessidades!

A diferença do Peso, acho que não justifica, será no conforto?

Há bons quadros de alumínio, actuais, e as forquetas por norma já veem em carbono!
Gostava efectivamente de perceber, em Estrada qual o real benefício do Carbono já que no BTT nunca vi grandes vantagens!

Obrigado
 

grouk

Active Member
o carbono é mais pelo conforto que propriamente pelo peso, ja tive um quadro orbea em alumínio mais leve que a maioria em carbono.
o carbono sendo flexível mas ao mesmo tempo resistente absorve muitas das vibrações , e depois há também a questão estética, os quadros carbono conseguem ter aquelas curvas mais aerodinâmicas que podem ou nao tornar o quadro mais bonito, depende dos gostos
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Não te esqueças que uma bike de estrada não tem suspenção e tem rodas fininhas, de certeza q vais passar por pisos em mau estado ou com irregularidades, e tal como o @grouk diz o carbono vai absorver todas as vibrações.
Já tive uma bike em aluminio com o garfo em carbono e agora tenho uma toda em carbono e a diferença é mt grande, na minha opinião se for possivel vale a pena o investimento, o conforto é outro :)
Se quiseres ainda mais conforto investe nuns bons pneus, falo por experiência.
 

jofari

New Member
Sem hesitar ... CARBONO.
Por mero acaso, ainda hoje fiz uma parte da minha voltinha, com um colega de ocasião que tinha comprado esta semana uma bike nova em carbono. Estava pura e simplesmente maravilhado, com a diferença no conforto.
Relativamente ao equipamento é como tudo...
Mas é sempre mais "fácil" ir trocando os componentes que propriamente o quadro, mas o que manda realmente é... €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€
 

fonsecarlos

New Member
Não tenho experiência do alumínio actual.
Comparando quadros de carbono, no meu caso com um quadro de alumínio com 13 anos ou seja 10 anos de diferença, como os companheiros dizem em termos de conforto é o dia da noite.
 

Tripod

New Member
Excelente artigo, em parte esclarecedor!

Bom, entao e o que acham que eu compro, em carbono, ate 1500 euros?
 

edununo

Well-Known Member
Eu devo ser um grande insensível. Passei de um quadro de gama baixa BH Volan de alumínio para um Trek Madone série 5 de carbono e notei várias melhorias mas o conforto não foi uma delas. Senti melhorias na redução de vibrações com a troca do guiador de alumínio por um de carbono. Aqui sim.
Acho que cada caso é um caso e só por um quadro ser de carbono não o torna necessariamente mais confortável que um de alumínio. Depende de como foi desenvolvido.
 

Tripod

New Member
Ora aqui esta uma opinião que queria ouvir!
Obrigado edununo!
Eu tambem sou da opiniao que depende de que quadro em aluminio estamos a falar!
Depous se ouver componentes que possam "absorver" ou ajydar a absover vibracoes, com espigao selim guiador, se calhar conseguimos um bom compromisso!
Eu em Btt sempre tive rigidas, e raramente me queixo!
Claro como todos ja levei os meus "empenos", mas sao dias, e nao é nas voltas normais que fazemos que julgo isso possa acontecer!
Obrigado!
Estou quase la!
 

edununo

Well-Known Member
Eu acho que se uma marca quiser fazer um quadro confortável, o fará mais facilmente em carbono do que em alumínio. Contudo isso não significa que todos os quadros de carbono sejam mais confortáveis que os de alumínio e os que tive são a prova disso. O meu Madone é um quadro agressivo, com geometria bastante desportiva, basta ver a testa baixa - apenas 14cms num quadro 56. Acho que neste caso o conforto foi um parâmetro secundário.
 

Murplatina

Active Member
Boas,

@edununo, os teus pneus são bons, eu notei 2 grandes diferenças: 1º qd comprei o quadro em carbono e 2º qd investi nuns bons pneus.
 

pvicente

Member
Nesta faixa de preços realmente o ganho não é tanto pelo ganho de peso, mais sim pela capacidade que o quadro em carbono tem em filtrar as irregularidades e tornar as voltas mais agradaveis e trocando apenas os componentes como espigão de selim e guiador ajuda no conforto mas não é a mesma coisa.
Por esse valor eu comprei uma Trek Madone 3.1 nova e estou muito satisfeito.
 

edununo

Well-Known Member
Boas,

@edununo, os teus pneus são bons, eu notei 2 grandes diferenças: 1º qd comprei o quadro em carbono e 2º qd investi nuns bons pneus.

Nos pneus notei diferenças. Rolam muito melhor que os chineses que tinha.
No quadro notei muitas diferenças: Peso, agilidade, reactividade etc..... No conforto não notei melhorias como já tinha dito.
 

Tripod

New Member
Boas,

O que acham da BH Prisma 7.1 2013

Vem com o Grupo completo Shimano 105, e o quadro é Carbono!

1280,00 euros!!!
 
Top