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Ajuda com escolha de tamanho de quadro numa Gravel Bike

ohomemdobussaco

Active Member
Conforme já disse por aqui em vários tópicos, ando com ideias de comprar uma bike polivalente, com quadro em aluminio, que me permita fazer um pouco de tudo. Quero com isto dizer que mais do que uma bike focada numa só vertente, como a Canyon que já tenho para estrada, quero uma bike que me permita andar em alcatrão e em terra, sem pressas e com algum conforto, e também para usar num turbo trainer durante o inverno. Será uma bike mais para desfrutar do que para treinar (na rua), fazer uns passeios nas calmas, andar numas ciclovias, etc, sem ter que me preocupar com o estado piso e em estragar rodas de carbono. E claro sem nunca pensar em tempos ou segmentos! :p

Tenho andado desde há uns meses atrás a estudar as opções que há no mercado, e não estou muito interessado em fazer um grande investimento, pois esta nunca será a minha bicicleta principal. O que mais gosto de fazer é mesmo estrada e essa será sempre a minha principal opção, mas de vez em quando...

Portanto, andei bastante tempo a "namorar" as GT Grade Alloy, que existem em várias versões de transmissão para vários preços. Gosto bastante desse modelo, mas acho algo limitante o facto de só levar pneus de 35mm. Se nas bicicletas puras de CX esse tamanho acaba por fazer sentido, pois creio que nas provas de CX da UCI só se podem usar pneus até 35mm, numa bicicleta que não é pensada para competir e que é rígida, poder levar pneus maiores para dar mais conforto na terra e mau piso, parece-me de facto uma grande vantagem. E foi por isso que deixei de olhar para as Grade e comecei a procurar outras opções, dentro deste género de bicicletas, mas que de dessem para meter pneus mais largos, acima dos tais 35mm. E com isso em mete, a minha procura levou-me às Giant Revolt. É um modelo pouco conhecido, menos que as Grade, mas acabam por partilhar a mesma filosofia, que no caso da Revolt é levado mais ao extremo. O quadro tem uma linhas algo esquisitas e não posso dizer que goste lá muito, mas ao que parece é muito bom naquilo para que foi projectado, conforto e resistência. Depois, leva pneus até 50mm e tem até um protecção plástica no tubo inferior para proteger o quadro nessa zona e o piloto das projecções da roda da frente. Portanto, se esteticamente não a acho nada de especial, parece-me que em termos de conceito e construção, está uma bicicleta polivalente muito bem conseguida...

Quanto ao modelo em si, estou a pensar em comprar o modelo mais baixo da gama, a Revolt 3, com transmissão Shimano 3x8v. Isto num modelo de 2015, para conseguir um preço mais interessante. E o que vou poupar em ir para para o modelo base será a curto prazo para investir nuns travões híbridos Juin Tech R1 e numas rodas de XC bem mais leves que as de origem (essas ficam para usar no turbo trainer). É esta coisa:

B2FIVJdCUAAwywi.jpg:large


O modelo é este: http://www.giant-bicycles.com/en-gb/bikes/model/revolt.3/19228/77320/#overview

E pronto, chega de enquadramento e passo a pedir a vossa ajuda, pois estou indeciso quanto ao tamanho e não percebo grande coisa de geometrias de quadro e afins. Para os meus 180cm de altura e 87cm de entre-perna, acabo por não conseguir decidir entre um M e um M/L. Olhando para as dimensões do quadro, as diferenças parecem-me mínimas, mas não sei. O que vos parece?

Deixo o link para as geometrias de quadro: http://www.giant-bicycles.com/en-gb/bikes/model/revolt.3/19228/77320/#geometry

E já agora, aqui fica também a imagem de recomendação de tamanhos da marca:
REVOLT_SIZING.jpg



Digam coisas!

Obrigado.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ohomemdobussaco antes de avancar com a ajuda...

O modelo e este?? Definitivamente? esta decidido certo??

Qual e o modelo e tamanho da Cannyon que ja tens e como te sentes em cima dela honestamente, para comecar??

grande abraco...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, à partida estou decidido por essa. Já expliquei as razões que me levaram a considerar esse modelo, mas claro, a razão principal não é a estética. Esta apela-me mais ao lado racional que ao lado emocional...

A minha Endurace CF é um tamanho L e encaixo-me muito bem nela, mas o espigão de selim não tem recuo. Se fosse um quadro mais pequeno com um espigão com recuo se calhar ia dar ao mesmo. É que no caso das Endurace, as diferenças entre o tamanho M e L são mínimas. Mas é uma bicicleta de estrada, e esta, sendo para outros tipos de usos, não sei o que será melhor, se optar por um quadro mais pequeno para ter melhor controlo sobre a bicicleta, se ir para um quadro maior para ganhar em estabilidade. É que olhando para os tamanhos da Revolt, também não vejo lá grandes diferenças entre os tamanhos de quadro!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim, à partida estou decidido por essa. Já expliquei as razões que me levaram a considerar esse modelo, mas claro, a razão principal não é a estética. Esta apela-me mais ao lado racional que ao lado emocional...

Ok...Entao aqui...estamos conversados...Quanto isso nem discuto, porque compreendo perfeitamente comigo e igual...Mas mais pela paixao do que pela razao, por isso cada um pelo seu motivo todos diferentes todos iguais...

No fundo e uma grande bicicleta e esta a muito bom preco...

Quanto ao resto...Da-me um tempo que ja venho com uma explicacao e solucao para o teu caso...Entretanto e ver tambem o que dizem os outros users...


Mas adianto ja que o teu quadro Cannyon e um quadro grande para ti...Entretanto diz-me a medida do top tube do mesmo, para verificarmos se coincide com os valores da tabela Cannyon...

Ate ja...

grande abraco...
 

open

Active Member
A única informação adicional que te posso dar, que acabei de confirmar, é que a Grade tem 42mm de largura na escora, na zona mais estreita para passagem do pneu. Já tinha medido, mas agora tirei a roda de trás para poder medir corretamente com o parquímetro.

Tens acompanhado o meu tópico e sabes que a luta dos pneus para mim também era importante, os 28 de origem, que medem realmente 30 surpreenderam-me bastante, inclusive em terra batida.

Se estás a equacionar pneus de 50, que na minha opinião, é claramente de BTT e apenas se justifica com voltas realmente "agressivas", descidas e curvas, porque em estradões e incursões pelo mato pneus até aos 35, 38 mm chegam.

Mas ei é a minha opinião e não estou aqui a tentar mudar as tuas ideias.

Quanto à escolha do tamanho, aí tenho de deixar para quem sabe.
 

ohomemdobussaco

Active Member
@open, a tua Grade, sendo de carbono, parece que tem mais uns mm de espaço na traseira que as de alumínio. Uma vez andei a pesquisar sobre isso e encontrei relatos de malta lá fora com Grade Carbon que tentaram usar pneus maiores que 35mm e não correu lá muito bem. Um pneu maior até pode caber, mas basta apanhares qualquer tipo de sujidade para começar a roçar nas escoras...


A malta do fórum que já ainda aí no CX ou com Gravel bikes a usar pneus de 35mm, não vos parece vantajoso poder usar pneus maiores? Se pudessem não o fariam? Não digo que vá usar pneus 50C, mas parece-me que poder usar pneus de 42C ou até 47C numa bicicleta desse tipo, rígida, seja uma vantagem para andar na terra!
 

RTC

Moderador
Staff member
42c ou 47c será, sem dúvida, para andar na terra. E o resto?
Não quererás uma bicicleta deste género só para andar exclusivamente na terra, pois não? Se não compravas uma de btt (se é que já não tens).

Eu, no fundo, consigo perceber o que pretendes. Mas, cá para mim, acho que estarás a jogar pelo seguro uma vez que tens o entendimento que menos que 35c não dá para andar na terra.
Mas dar-te opinião quanto a isso é quase o mesmo que dar opinião sobre um selim ou outro componente mais "pessoal". 35c pode não chegar para ti ao passo que 28c ou 30c chega para outros.
Acho que a solução para a escolha da largura do pneu passa sobretudo do que se pretende fazer com a bicicleta, tipos de piso, tipo de pneus a usar (com tacos ou semi-slick), técnica ou o à vontade que cada um tem em andar fora de estrada (principalmente com um guiador de estrada), etc.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Pois, já tenho uma bike de enduro full-suspension para maiores aventuras exclusivas em terra. As poucas vezes que tem andado é para descer a Lousã e uso pneus bem largos e com tacos, Maxxis Minion...

Quanto ao tamanho dos pneus para esta gravel bike, é como dizes, não tenho qualquer experiência em andar em terra com pneus finos e guiador de estrada, mas é assim, esta Revolt até vem com uns Smart Sam em 35mm. Permite-me é, caso assim o entenda, meter pneus maiores. Outros modelos estarão sempre limitados aos tais 35mm máximos. Quanto ao uso e à estrada, por aquilo que tenho em mente será sempre numa de ligações entre troços de terra. Para andar exclusivamente em alcatrão já tenho outra bike. Portanto, o uso de pneus maiores mesmo que me faça perder alguma coisa no alcatrão, desde que depois ganhe em conforto e aderência na terra, parece-me que pode compensar. É como dizes, só depois de experimentar é que saberei ao certo. Indo para esta Revolt não fico é limitado nesse aspecto...

Mas independentemente disso, e de como dizes ser algo pessoal, conta lá qual é o teu entendimento/preferência acerca disso dos pneus na tua bike! :)
 

Skyforger

Active Member
ohomemdobussaco, já fiz por aqui saber em várias ocasiões que gosto muito deste tipo de bicicletas, sendo que esta Giant (cujo modelo desconhecia, confesso) não é excepção. Esteticamente é ainda mais arrojada que a GT ao ponto de se assemelhar, grosso modo, a uma bicicleta de BTT com um guiador de estrada. O slopping acentuado desse quadro e a espessura dos tubos, principalmente do downtube, são sacados directamente dos modelos BTT. Com esse quadro e com pneus 42 ou 47C acho que, basicamente, ficas com uma bicicleta de BTT com forqueta rígida e guiador de estrada. É isso que pretendes? Se é, tudo bem! Mas, e o uso em estrada? A tal polivalência que é a grande mais valia destas bicicletas? Não ficará comprometida? São questões que deverás colocar antes de avançar. Até porque, mesmo optando por esse quadro, se optares por pneus até 35C (que, na minha opinião, representam o compromisso ideal para este tipo de bicicletas) terás aí uma bicicleta para o que der e vier.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Uma das razões porque não compro uma hardtail 29er é por não gostar muito de pedalar na posição das bikes de BTT. Daí querer uma bike com uma geometria de quadro mais parecida com as de estrada, mas que me permita ir a qualquer lado. Ainda ontem fui subir a Lousã por estrada e lá em cima, a passar por aqueles estradões florestais, só me vinha à ideia do que será andar por ali "perdido" sem grandes preocupações com rumo ou horas... :)

Mais uma vez friso que a minha ideia para esta bicicleta não é fazer exclusivamente estrada. Para isso já tenho a Canyon. Vejo-me a fazer estrada nela como ligação, para chegar a algum lado em terra, ou entre troços de terra, sei lá. Ou então, quando muito, fazer umas ciclovias, como a que tens à porta de casa ou a do Dão, que também não é muito longe daqui. Mas nunca tinha pensado nessa Revolt como sendo uma bike com quadro de BTT e guiador de estrada. Assim sendo, se calhar não é isso que procuro... :(
 

Skyforger

Active Member
Uma das razões porque não compro uma hardtail 29er é por não gostar muito de pedalar na posição das bikes de BTT. Daí querer uma bike com uma geometria de quadro mais parecida com as de estrada, mas que me permita ir a qualquer lado. Ainda ontem fui subir a Lousã por estrada e lá em cima, a passar por aqueles estradões florestais, só me vinha à ideia do que será andar por ali "perdido" sem grandes preocupações com rumo ou horas... :)

Mais uma vez friso que a minha ideia para esta bicicleta não é fazer exclusivamente estrada. Para isso já tenho a Canyon. Vejo-me a fazer estrada nela como ligação, para chegar a algum lado em terra, ou entre troços de terra, sei lá. Ou então, quando muito, fazer umas ciclovias, como a que tens à porta de casa ou a do Dão, que também não é muito longe daqui. Mas nunca tinha pensado nessa Revolt como sendo uma bike com quadro de BTT e guiador de estrada. Assim sendo, se calhar não é isso que procuro... :(


Olha, não te fies na minha opinião que eu não sou nenhum especialista... :) Quando comparei a Revolt com um quadro de BTT foi só mesmo baseado na fotografia que colocaste e à "vista desarmada"... Não andei a analisar e a comparar geometrias nem outros pormenores técnicos que fundamentem essa opinião. Basicamente, imaginei aquele quadro com um guiador recto e um avanço invertido e visualizei uma hardtail 29". O que não quer dizer que isso seja mau sinal...:)

Compreendo e revejo-me no teu pensamento e nos teus objectivos para esta bicicleta. Basicamente procuras algo que te dê liberdade quase total na escolha de percursos e que não inspire grandes preocupações na hora de andares num estradão, numa ciclovia cheia de areia e caruma, a subir a descer passeios, a dar uma voltinha descontraída só por dar ou na hora de pegar na bicicleta, dar uma voltinha de 1 hora a rasgar, encostá-la ao chegar a casa e não pensar mais nela até à próxima volta. Acho que, neste contexto, essa bicicleta será um excelente compromisso...e lá está, é preferível poderes escolher entre pneus 47C ou 35C do que ficares limitado até ao máximo de 35C.
 

grouk

Active Member
vou te dar a minha opinião.
este tipo de bike faz todo o sentido, ainda ontem fiz 2 horinhas na minha e é de categoria. eu levo a minha a sítios que muitos não levam as de btt, tem 2 se naos, a descer picadas com muitas pedras e regos é manhoso mas desce se e a subir essa mesma picada por vezes apanhas te tão devagar que tens que por o pé no chão. mas elas não são pensadas para ambientes tão extreme, mas se lá quiseres passar ela deixa, outra coisa esta bike bate kom´s no mato, mesmo onde passa o pessoal batido no btt. escolhe se possivel cassete 32, vais ver que não é demais.

quanto às medidas o quadro deve ter o mesmo tamanho que a de estrada o avanço deve ficar ligeiramente mais alto e mais curto, menos 1cm que a de estrada, a altura do selim é que é mais difícil de encontrar, nessa naoi sei mas tanto na colnago como na focus assim como a specialized o BB é mais alto que nas de estrada, ou seja aquela medida que temos na de estrada do centro do pedaleiro ao selim aqui não vai funcionar, as regras dizem para ser 0,5cm menos que na de estrada. eu medi do selim até ao pedal, mas esta regra tem problemas, se na terra principalmente a subir a altura do selim parece correcta já na estrada com cadencias mais altas estou sempre com sensação que a perna não estica toda. ainda não encontrei um ponto ideal.

isto tudo para dizer que se a tua de estrada estiver no tamanho correcto a de CX vai ser do mesmo tamanho
 

grouk

Active Member
outra coisa, eu estou com pneu 33 e sinceramente acho que cumpre bem a função se aumentares muito o pneu vais penar muito no alcatrão
 

RTC

Moderador
Staff member
Mas independentemente disso, e de como dizes ser algo pessoal, conta lá qual é o teu entendimento/preferência acerca disso dos pneus na tua bike! :)

Eu comecei com 32c.
Mas como pretendia um pouco mais de rapidez na estrada e como a grande maioria dos estradões que andava não eram de piso muito solto nem pedregoso, no inicio do verão meti 28c.
No entanto, sou honesto em dizer-te que 28c para quem quer fazer off-road em segurança e rapidez a curvar, não dá. Mas para mim, que passei o verão com eles, chegou e diverti-me muito.
Agora, quando começar a chover vou voltar aos 32c. E ainda tenho ali uns Continental Cyclocross Speed 700x35c que comprei numa promoção por 25€/par que hei-de experimentar.

Portanto, como já foi aqui referido e pelo que li, podes muito bem subir a Lousã e ires visitar a capela do Santo António das Neves com 32c/35c que vais muito bem. ;)
 

open

Active Member
@open, a tua Grade, sendo de carbono, parece que tem mais uns mm de espaço na traseira que as de alumínio. Uma vez andei a pesquisar sobre isso e encontrei relatos de malta lá fora com Grade Carbon que tentaram usar pneus maiores que 35mm e não correu lá muito bem. Um pneu maior até pode caber, mas basta apanhares qualquer tipo de sujidade para começar a roçar nas escoras...


A malta do fórum que já ainda aí no CX ou com Gravel bikes a usar pneus de 35mm, não vos parece vantajoso poder usar pneus maiores? Se pudessem não o fariam? Não digo que vá usar pneus 50C, mas parece-me que poder usar pneus de 42C ou até 47C numa bicicleta desse tipo, rígida, seja uma vantagem para andar na terra!

O limite deve ser mesmo os 35, porque na prática devem medir sempre mais qq coisa.

E sim tb tens razão, não são 2mm de cada lado que nos dão qq garantia, pois uma roda ligeiramente empenada ou o lixo que vem com o pneu a bater no quadro não é agradável!

E já agora, decidi opinar porque ao ler as tuas palavras fiquei com a impressão que os pneus é a única razão que te fez olhar para esta bike, e que até referes que não gostas muito mas a razão acima do coração...

Outra nota, tendo em conta que eu tb estava receoso com os pneus, consegues experimentar alguma bike deste género com pneus 35 e fazeres o que pretendes? É que eu fiquei surpreendido com o rendimento destes pneus "finos"
 

open

Active Member
E ainda tenho ali uns Continental Cyclocross Speed 700x35c que comprei numa promoção por 25€/par que ainda hei-de experimentar.

@RTC

Monta lá isso e diz-me qq coisa. Ainda não tinha a bicicleta e esses pneus já estavam na lista de compras e acho que vou mesmo comprá-los!!!
 

pratoni

Well-Known Member
Epá, não vai responder à tua pergunta, nem sei se dá para pneus (50) tão largos como essa, nem sei se vais conseguir comprar (facilmente) cá em PT, mas já viste esta?:

http://www.konaworld.com/rove_al.cfm

rove_al_eu.jpg

4.jpg

10.jpg


Repara que o preço de referência (não sei para que país) é muito parecido com esse e parece-me ser o mesmo tipo de bike...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Ora bem, já estou todo confundido outra vez... :p

@pratoni, sim estudei também modelos da Kona (lol), essa Rove e a Jake, mas falham sempre em qualquer coisa. Essa que aí meteste, por exemplo, não tem forqueta em carbono (que acho ser fundamental numa bike deste tipo). A Jake, com equipamento equivalente a outros modelos de outros marcas, acaba por ser mais cara, etc...

@open, os pneus não foram a única coisa que me fizeram reparar na Revolt. O que é certo é que ela vem com pneus de 35mm e nem sei se alguma vez irei optar por usar maiores, mas lá está, caso queira tenho essa hipotese. E sim, olho para a bicicleta e não a acho propriamente bonita. Mas a ideia desta bicicleta é para ser tipo canivete suíço, forte e feio, pau para toda a obra. Nesta compra, valorizo mais isso do que propriamente a estética. Será uma ferramenta e não uma top-model...

@grouk, essa Revolt 3 vem com transmissão Claris 3x8v (pratos 30-39-50 no pedaleiro e cassete 11-32) por ser o modelo de entrada de gama. Fico com 24 velocidades numa gama bastante alargada. Como não estou muito preocupado com o peso, admito experimentar o pedaleiro triplo, coisa que não uso noutras bicicletas.

@RTC, esses pneus são dos que mais curiosidade me despertam. E existe também um modelo semelhante em 42C, ligeiramente mais pesado, mas com protecção extra anti-furos...
 
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