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Ajuda - Acidente de bicicleta

royal636

Active Member
Boa tarde. Hoje a pouco mais de 2km de chegar a casa fui completamente albarruado por um carro numa retunda, pois uma senhora resolveu decidir que já não queria seguir em frente e cortou-me a trajetória indo eu contra a lateral do carro e fui cuspido da bicicleta andando as cambalhotas no asfalto. Fiquei com bastantes golpes pelo corpo todo mas felizmente não parti nada tirando as dores posso dizer que estou minimamente bem. Foi chamado o INEM e a polícia. Ao fim do INEM me tratar das feridas era a vez de participar o acidente à PSP. É aqui que preciso da vossa ajuda pois a senhora não se quis dar como culpada e como eu não tenho seguro da bicicleta nem a declaração amigável foi possível preencher. A PSP limitou-se a tomar conta da ocorrência e aconselhou-me a fazer uma participação à companhia de seguros dela (liberty seguros) o mais rápido possível. Agora os danos na bicicleta bem como em todo o equipamento que levava foi bastante, só para verem a violência do embate o pneu tubular descolou da jante tendo mesmo rasgado as costuras.

Precisava de opiniões e sugestões pois já estou a ver que irei começar uma grande batalha e queria estar minimamente preparado para ela.

Obrigado
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Amigo Royal36....

Primeiramente...Calma...Sei que e uma situacao frustrante...Mas sem calma nada se resolve...

Em segundo lugar e acender uma velinha em casa e agradecer a deus nosso senhor, porque podia ser pior!!!

Agora quanto a resolucao da coisa...

SE E COMO DIZES:

Se foi numa rotunda e foste cortado...Independentemente de que lado fosses...Ela e que e a culpada!!! Nem que a vaca tussa...A culpa e dela, porque se ias na rotunda ela nao tinha sequer que se por a teu lado, era circular atras de ti...

O facto de ela nao se dar como culpada so prova aqui,nao so por ela mas como pela policia, o DESRESPEITO QUE HA POR CICLISTAS POR PARTE DOS AUTOMOBILISTAS EM PORTUGAL E NO MUNDO...Pois podes ter a certeza que se, fosses um carro ou uma mota ela tinha que se dar como culpada e mais fazia-o e com o consentimento da policia...Como nao o fez...E porque nao passas de um ciclista...Infelizmente...E essa a visao da maior parte dos condutores...

Agora solucoes:

1 fotografias tiras-te??? Se nao tiras-te devias...

Fotografias da bicicleta no local onde foi abalroada, do carro, situacao do local, na altura em que aconteceu, etc...Espero muito bem que tenhas tirado...

2. Testemunhas da ocorrencia? ha??? Perguntar...se alguem viu etc... Nao ha??

Sabes que mais?? Se nao houver, para cabrao, cabrao e meio, ou mais correto, para cabra, cabrao e meio, ou seja, tens amigos...E ninguem precisa de saber se sao teus amigos ou nao e claro, ja que e na republica das bananas eles tambem podiam ir ali a passar aquela hora naquele momento e viram tudo, se e que me faco entender...

Mas isto tem que ser antes de abordar a seguradora dela...Assim quando for para abordar a seguradora e para entrar a MATAR... e nao a brincar...

boa sorte...as melhoras e volta rapido...

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
as bicicletas podem circular na faixa da direita nas rotundas, mas acho que são obrigadas a dar passagem se houver um carro a querer sair. é melhor confirmares esta regra, não vá a mulher dizer que foste tu que não respeitaste o código.
 

royal636

Active Member
Obrigado amigo albertosemcontador acredita que sim tive muita sorte. Mal a senhora disse que não tinha culpa tirei de imediato fotografias com a presença da PSP numa delas para não poderem alegar que fui eu que mexi na bicicleta para me favorecer. Quanto as testemunhas não será possível fazer o que disses-te pois no auto numa parte em que se metia se houve testemunhas ficou como "não houve".
 

albertosemcontador

Well-Known Member
as bicicletas podem circular na faixa da direita nas rotundas, mas acho que são obrigadas a dar passagem se houver um carro a querer sair. é melhor confirmares esta regra, não vá a mulher dizer que foste tu que não respeitaste o código.

Nao...Carolina...Estas completamente enganada...

Primeiro e preciso saber quantas fachas tem a rotunda em questao...

Imaginemos que tem 1: Se so tem uma, ela nao vai circular ao lado do ciclista na rotunda, nem que ele va encostado a berma, poder?? Pode, mas se a coisa correr mal, ela tem que assumir...Porque?? Porque a bicicleta e um veiculo como qualquer outro e tem que ser tratado como tal, pode ser ultrapassado mas com a seguranca devida...Se nao o for, a culpa e de quem esta a ultrapassar e nao da pessoa que esta a conduzir a bicicleta...

Imaginemos que tem 2 ou mais faixas: Se o condutor do automovel quiser abandonar a rotunda, tem tambem que se colocar na faixa correcta para o fazer, se esta la um carro ou uma mota ou um ciclista ele nao se vai colocar em cima dele, assim como tambem nao vai ultrapassar ou colocar-se ao lado, vai colocar-se atras dele e espera o tempo que for necessario...

A bicicleta, nao tem que dar passagem absolutamente nenhuma a ninguem ou em situacao alguma, ninguem independentemente do que conduz tem prioridade sobre uma bicicleta em qualquer situacao de transito!!! 0

A bicicleta e um meio de transporte, como um carro e uma mota e deve ser tratado como tal...

grande abraco...
 

royal636

Active Member
A senhora não teve mais que um risco no carro praticamente imperceptível e no auto não meteu danos na viatura e tendo ela o seguro em dia não percebi o facto de não se dar como culpada sabendo o que tinha feito. Os seguros existem para isto mesmo, mas isto sou eu a falar. Ela até pediu para ser assistida também pelo inempois estava bastante nervosa com o aparato ali criado.

Queria também deixar uma palavra de apreço a todos os ciclistas que passaram no local a pararem e perguntar se precisava de alguma coisa. Houve um que até disse. Olha mais um seifado pelos domingueiros
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Obrigado amigo albertosemcontador acredita que sim tive muita sorte. Mal a senhora disse que não tinha culpa tirei de imediato fotografias com a presença da PSP numa delas para não poderem alegar que fui eu que mexi na bicicleta para me favorecer. Quanto as testemunhas não será possível fazer o que disses-te pois no auto numa parte em que se metia se houve testemunhas ficou como "não houve".

Ok...ainda bem, ja e um bom comeco a parte das fotografias..

.E e assim, quanto as testemunhas...Nao havia...Na altura..Mas depois pode haver!!! Atencao...

Se as coisas correrem mesmo mal, se de uma injustica social e judicial estivermos a falar... E ela insistir em nao se dar como culpada e um direito que ela tem como ja o disseram anteriormente ate um ponto...A partir desse ponto ja pode ser considerado injustica criminal, porque a policia estava presente, falta de cumprimento da lei e de normas de comportamento social...E fuga a lei e injustica por parte dela e fuga a responsabilidade de impor a lei propositada ou por ignorancia mas conta igual por parte dos mesmos agentes que estiveram no local!!

Ninguem pode impedir ninguem de se impor em tribunal em tua ajuda e em tua defesa, ninguem pode impedir isso, portanto nao ha auto nenhum da policia que se possa sobrepor a uma situacao dessas...Seja como forma de testemunha seja como for...

Agora...Ela disse que nao tinha culpa...Portanto para ela dizer que nao tinha culpa, logo, o culpado na cabeca dela es tu!!!

Ela justificou isso??? Ela justificou porque que nao era culpada? e eras tu??

O que e que ela tem a dizer ou disse sobre isso??

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
estou a supôr que a rotunda tem mais do que uma faixa. quanto ao resto, posso estar a interpretar mal:

1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
 

BH_99

Well-Known Member
Nao...Carolina...Estas completamente enganada...

Primeiro e preciso saber quantas fachas tem a rotunda em questao...

Imaginemos que tem 1: Se so tem uma, ela nao vai circular ao lado do ciclista na rotunda, nem que ele va encostado a berma, poder?? Pode, mas se a coisa correr mal, ela tem que assumir...Porque?? Porque a bicicleta e um veiculo como qualquer outro e tem que ser tratado como tal, pode ser ultrapassado mas com a seguranca devida...Se nao o for, a culpa e de quem esta a ultrapassar e nao da pessoa que esta a conduzir a bicicleta...

Imaginemos que tem 2 ou mais faixas: Se o condutor do automovel quiser abandonar a rotunda, tem tambem que se colocar na faixa correcta para o fazer, se esta la um carro ou uma mota ou um ciclista ele nao se vai colocar em cima dele, assim como tambem nao vai ultrapassar ou colocar-se ao lado, vai colocar-se atras dele e espera o tempo que for necessario...

A bicicleta, nao tem que dar passagem absolutamente nenhuma a ninguem ou em situacao alguma, ninguem independentemente do que conduz tem prioridade sobre uma bicicleta em qualquer situacao de transito!!! 0

A bicicleta e um meio de transporte, como um carro e uma mota e deve ser tratado como tal...

grande abraco...

Boas albertosemcontador, tem razão mas antes de 2013 os velocípedes tinham que ceder a passagem sempre, actualmente não, os carros podem ultrapassar o ciclista desde que deixe 1,5 mts de espaço para o mesmo!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
as bicicletas podem circular na faixa da direita nas rotundas, mas acho que são obrigadas a dar passagem se houver um carro a querer sair. é melhor confirmares esta regra, não vá a mulher dizer que foste tu que não respeitaste o código.

A lei diz o que a Carolina descreveu. Resta saber se a condutora sinalizou correctamente a manobra ou nao. E obviamente que a condutora nao podia circular a par (na mesma faixa)do ciclista antes de lhe cortar a passagem.
Uma coisa eh certa, as rotundas sao perigosissimas para os ciclistas pois teem de circular na faixa exterior e perdem a prioridade para os outros veiculos .
 

royal636

Active Member
Basicamente ela disse que tinha o pisca feito e que eu é que não vi. A rotunda tem três faixas de rodagem ela ia mais na terceira faixa e eu ia atrás dela mas na do meio e de repente virou para a esquerda e eu como queria ir em frente foi-me cortada a passagem tendo ido logo embater na lateral do carro. Se fez o pisca não o vou estar a mentira dizer que é mentira pois se o realmente o fez eu não o vi. Quando olhei para o carro já estava com os 4 piscas ligados.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
estou a supôr que a rotunda tem mais do que uma faixa. quanto ao resto, posso estar a interpretar mal:

Exactamente...

SEM PREJUIZO DO DEVER....E os tais truques da lei...Que um bom advogado sabe contrapor e refutar!!!

Esta ai e depreposito amiga!!! SEM PREJUIZO DO DEVER!!!!! o que entendes?? ahahahah :)

grande abraco...
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Basicamente ela disse que tinha o pisca feito e que eu é que não vi. A rotunda tem três faixas de rodagem ela ia mais na terceira faixa e eu ia atrás dela mas na do meio e de repente virou para a esquerda e eu como queria ir em frente foi-me cortada a passagem tendo ido logo embater na lateral do carro. Se fez o pisca não o vou estar a mentira dizer que é mentira pois se o realmente o fez eu não o vi. Quando olhei para o carro já estava com os 4 piscas ligados.
Se circulavas na faixa central, estavas em contra-ordenaçao.... Interpretando a lei ah letra...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A lei diz o que a Carolina descreveu. Resta saber se a condutora sinalizou correctamente a manobra ou nao. E obviamente que a condutora nao podia circular a par (na mesma faixa)do ciclista antes de lhe cortar a passagem.
Uma coisa eh certa, as rotundas sao perigosissimas para os ciclistas pois teem de circular na faixa exterior e perdem a prioridade para os outros veiculos .

Se e assim entao esta mal...E entao com a moda das fininhas que ha agora e com essa mentalidade a vir de cima, por parte de quem faz as leis, se nao actualizarem e mudarem isso quero ver...Muita coisa vai correr mal, garanto ja...

Aqui nao e assim...Aqui uma bicicleta e tratada numa rotunda e em todo o lado como se fosse um carro...Por lei!!!

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Basicamente ela disse que tinha o pisca feito e que eu é que não vi. A rotunda tem três faixas de rodagem ela ia mais na terceira faixa e eu ia atrás dela mas na do meio e de repente virou para a esquerda e eu como queria ir em frente foi-me cortada a passagem tendo ido logo embater na lateral do carro. Se fez o pisca não o vou estar a mentira dizer que é mentira pois se o realmente o fez eu não o vi. Quando olhei para o carro já estava com os 4 piscas ligados.

Isto aqui esta um bocado confuso..

Podes ser mais preciso?? explicar melhor???

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
alberto, isso significa que podem circular à direita mas têm de facilitar a saída a um veículo que esteja na faixa à esquerda.

SantosDaCasa, contra-ordenação porquê? os velocipedes não são obrigado a circular na faixa da direita.
 

Jacc

Active Member
Boa tarde. Hoje a pouco mais de 2km de chegar a casa fui completamente albarruado por um carro numa retunda, pois uma senhora resolveu decidir que já não queria seguir em frente e cortou-me a trajetória indo eu contra a lateral do carro e fui cuspido da bicicleta andando as cambalhotas no asfalto. Fiquei com bastantes golpes pelo corpo todo mas felizmente não parti nada tirando as dores posso dizer que estou minimamente bem. Foi chamado o INEM e a polícia. Ao fim do INEM me tratar das feridas era a vez de participar o acidente à PSP. É aqui que preciso da vossa ajuda pois a senhora não se quis dar como culpada e como eu não tenho seguro da bicicleta nem a declaração amigável foi possível preencher. A PSP limitou-se a tomar conta da ocorrência e aconselhou-me a fazer uma participação à companhia de seguros dela (liberty seguros) o mais rápido possível. Agora os danos na bicicleta bem como em todo o equipamento que levava foi bastante, só para verem a violência do embate o pneu tubular descolou da jante tendo mesmo rasgado as costuras.

Precisava de opiniões e sugestões pois já estou a ver que irei começar uma grande batalha e queria estar minimamente preparado para ela.

Obrigado

Boas, ja fui abalroado por um carro. Na altura o condutor fugiu mas eu apontei a matricula. Mais tarde, quando a GNR teve os dados do condutor: nome, morada, apolice do seguro, fiz uma carta á seguradora do gajo a explicar o que aconteceu. A seguradora na altura atribuiu 50% de responsabilidades a mim e ao gajo e ainda recebi perto de 700paus (chegava e sobrava para tudo). Se tiveres alguma duvida diz
 

Jacc

Active Member
mas demorou uns meses a ter tudo tratado, mas o gajo fugiu e no inicio negou que esteve envolvido naquele acidente. Como o meu depoimento era diferente do que o gajo deu, a seguradora atribuiu 50% de responsabilidades. Como eu fui o unico lesado, fui o unico que recebeu. Mas o que demorou mais, foi a GNR ter os dados do condutor, depois ainda troquei umas 3/4 cartas com a Zurich até ter tudo tratado. Mas vai demorar
 
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