• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Afinadores Desviador Traseiro

fmm

Member
Boas malta ciclistica.

Se me puderm ajudar agradeço bastante.
O afinador do cabo do desviador de trás que está metido no próprio quadro ( aquela rodinha cá em cima ) e o afinador do próprio desviador têm a mesma função de afinar as mudanças ?
Ao rodar o de cima ou o de baixo no mesmo sentido, estão ambos a fazer a mesma função ? Ou um funciona ao contrário do outro ?
Estou a falar de um desviador marca Campagnolo (Athena).
O que me está a acontecer é que todas as mudanças entram e saem bem, mas num determinado carreto surge o som tipo a "arranhar".
Poderá ser o próprio carreto mais gasto que os outros ?
Mais uma vez o meu mt obrigado a quem me puder ajudar.

Abraço

Filipe
 

MJRocha

New Member
Ambos têm a mesma função de afinar, pois esticam ou soltam o cabo, normalmente afina-se é com o que está atrás, o da frente é como se costuma dizer lá por fora "on the fly" ou seja é para não teres que parar para dar uma ligeira afinação quando elas arranham, o que costuma acontecer algumas vezes aquando de mudanças de temperatura, que são suficientes para alterar ligeiramente as propriedades dos cabos (retraiem com o frio e expandem com o calor, mas é mais quando existem grandes variações de temperaturas).

Quanto ao arranhar tenta começar por fazer um limpeza á maneira tanto á corrente como á k7, por vezes isso é o suficiente, se não tenta corrigir com a afinação do mesmo, e nada invalida que possa ser defeito do carreto ou corrente. Um dos males do Campy 11v é que as tolerâncias são sempre menores do que nas 10v.

Boa sorte
 
Last edited by a moderator:

Burning Dogma

New Member
Exacto, como disse o MJRocha, as tolerâncias são bem menores nas 11v, é crítico que tudo esteja bem alinhado e afinado pois à mínima coisa vai haver algum carreto que não alinha na perfeição e faz o tal barulho. Se for problema de afinação deve ser uma coisa mínima, visto que só faz barulho num carreto.
 

PedroPessoa

New Member
Experimentei hoje a minha fininha. Uma Berg Fuego 8.9 Acontece que tenho o mesmo problemazito do fmm. Tenho 10v e no terceiro carreto a contar do maior para o mais pequeno, também faz tic-tic-tic...e só nesse. :)
 
Top