A inspiração veio, entre outras, desta:Boa estou muito curioso de ver e aprender com a tua experiência
Tem boas referências na revisão da roadcc https://www.google.pt/amp/s/road.cc/content/review/237511-vitus-substance-v2-apex1?amp
Obrigado pela informação, muito útil, o garfo é da própria Specialized e feito para esta mesma bike. Quanto aos travões sim haverá alteração. Quanto a altura pelas minhas contas baixa cerca de 2.5cm a 3 com os 650b se mantiver os 700c então não terei problema mas gostava de arranjar uns pneus tão bons como os wtb byway E os que já vi ou são todos lisos ou são todos cardados. Conhecem algum outro liso no meio e cardado de lado? Forte abraçoNão tenho nada contra essas alterações, e não é nada que eu não tenha já feito, mas acho que estás a ignorar alguns pontos bem importantes em termos técnicos e se o fizeres no fim a coisa não vai correr bem. Cumpre estes pontos e a coisa funciona:
Tens de colocar um garfo em que a altura do eixo até ao headtube seja o mais aproximado possível do que está de origem na stumpjumper, senão ficas com a geometria toda fodida, não fui ver qual é o headangle dessa bike mas deve ser uns 71º no mínimo, se colocares um garfo demasiado baixo isso vai parar aos 75º ou mais, aliado a um avanço provavelmente bem curto e tens aí a receita para o desastre numa qualquer descida sem precisar de ser muito acentuada ou técnica. Ao colocares um garfo curto também acabas por baixar a altura do BB e consequentemente dos pedais.
De seguida a questão das rodas/pneus que estás a pensar colocar vai contribuir ainda mais para baixar o BB/pedais, daqui a pouco nem consegues pedalar.
Qual o avanço que tens na Stumpjumper? Para chegares às manetes é provável que tenhas de colocar um bem mais curto, principalmente se a ideia é não andar esticadinho.
Existe ainda a questão dos travões, se bem entendi mudaste a stumpjumper para discos mecanicos, ora bem, as manetes de estrada não puxam o mesmo cabo que as manetes de BTT, tens de colocar pinças de estrada nisso senão a bicicleta não trava nada, não me lembro se é a de BTT ou a de estrada que puxa mais cabo, mas acho que é para aí o dobro, por isso das duas uma, ou ficas com on/off, ou não trava nada.
Não me estou a lembrar de mais nada de momento, mas se já estiveres a acautelar os pontos acima, então tudo bem
A Specialized diverge so vai até pneus 38 o que é muito pouco. Por isso foi excluída. Forte abraçoA specialized diverge não serve?
A Specialized diverge so vai até pneus 38 o que é muito pouco. Por isso foi excluída. Forte abraço
Percebo a ideia mas não consigo perceber a razão para, quando és confrotado com a hipótese de comprar um bike nova, dizeres que as que gostas são 4000€. Isso quer dizer que o que esperas conseguir com essa adaptação é o mesmo que conseguirias com uma bike de 4000€? Nunca irás conseguir e com uma bike de 1500€ ficas muito melhor servido.
Se venderes essa por 1000€ e juntares os 650€ que contas gastar com a adaptação ficas com um excelente orçamento.
Sim é verdade mas para ir, iria para a outra que apresentaste a versão v2 que é mais completa. Mas a Mason bokeh force 1x...Mas olha que esta também é bem porreira, e o design não foge nada às artisan bikes de 4000€ que gostas!
Tem travões mecânicos como queres e as rodas.
Só falta a transmissão de um prato, mas isso é das conversões mais fáceis de fazer, basta comprar 1 prato para o efeito!
Bons conselhos do são sempre bem vindos, e esse parece muito bem ir devagar e ver sensações. Forte abraço@Zei se queres mesmo experimentar modificar a tua stumpjumper, sugeria que o fizesses aos poucos.
O que quero dizer com isto?
Diria que inicialmente deverias trocar apenas o guiador e o avanço e arranjar umas manetes para drop bar apenas de travão que sejam compatíveis com v-brakes/discos mecânicos.
Há vários modelos e em sitios tipo ebay e aliexpress consegues comprar a valores que não fazem mossa.
Quanto à transmissão deixa fica as manetes atuais e coloca-as no topo do guiador como se fosse um flat bar.
Deixa estar as rodas atuais e a suspensão porque a mesma tem bloqueio e asim não alteras a geometria.
Quanto aos pneus acho que não vais arranjar nada mais confortável dos que uns de btt.
Com esta alteração já terás uma ideia mais concreta se o comportamento da bike vai ao encontro do que queres e se não gostares, o rombo não será muito grande, se gostares aí sim podes vir a alterar o restante em fases posteriores.
Tem atenção ao que disseram em relação às alterações de geometria na troca da suspensão e/ou rodas...
As bicicletas que o homem gosta são as artisan bikes. E não valem o dinheiro se compradas à distância.
Essas bicicletas só valem a pena quando vais ao sitio com a geometria numa folha de papel e eles produzem o quadro com as medidas e angulos que pedires, caso contrário não valem aquele dinheiro, simplesmente não valem!
É a mesma coisa que ir ao alfaiate, pagar preço de alfaiate e trazer roupa de pronto-a-vestir.
Já disse o que tinha a dizer sobre a adaptação vai estar a gastar dinheiro para ficar com um trambolho com um handling manhoso, e para mais quadros de carbono para touring adventure também não a melhor opção na minha opinião.
Sim é verdade mas para ir, iria para a outra que apresentaste a versão v2 que é mais completa. Mas a Mason bokeh force 1x...
https://masoncycles.cc/products/bokeh-force-1x
http://www.bikepacking.com/plan/josh-ibbett-qa/
Sim são tubeless são 47 e é do melhor que neste momento se faz são imbatíveis.Porquê a fixação com esse pneus? Já são tubeless?
Se não forem não me parece que faltem pneus de tamanho 29/700 com perfil semelhante...