• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Acidente 05-08

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal !

Na passada 6ª feira tive um acidente relativamente grave. Ia na minha volta descansadinho da vida quando levei com um carro de frente. Agora, resta saber o que fazer em relação ao seguro. O acidente está representado nessa foto; eu vinha de baixo a subir ( traço vermelho - percurso marcado pelo GPS que levava na bicicleta ) e a preto marquei no Paint o que penso a srª fez. Visto que a estrada em que eu seguia não tinha marcações ela virou demasiado tarde e foi para a minha via. Na altura perdi os sentidos e nem sabia bem o que fazer; a srª disse prontamente que não queria que eu pagasse dano nenhum no carro - o espelho esquerdo um bocado riscado e pouco mais) e eu lá "comi" ,visto que me tinha espetado há poucos minutos e a GNR estava a pouco mais de 1 km noutro acidente e foi rápida a chegar. Entretanto, vieram os bombeiros e evidentemente naquelas condições não podia contestar o que quer que fosse. Telefonei para a GNR e disseram-me que o caso ficou arquivado e caso quisesse fazer alguma coisa poderia fazê-lo dirigindo-me ao posto. É certo que os danos na bicicleta foram de valor superior ao que ela teve no carro. Não sei se é importante mas ela era espanhola. Acham que vale a pena contestar? O que devo fazer? O maior problema aqui é que, como é um local +- abandonado, apenas um senhor que prontamente me guardou a bicicleta e um casal com que não fiquei com o contacto estiveram no local. O traço do GPS serve de prova da minha posição na altura do acidente?
Já estou em casa e safei-me desta "apenas" com uma fratura superficial no crânio e um joelho um bocado mal tratado. Tenho 21 anos de idade e duvido muito que alguma vez mais pegue numa bicicleta de estrada, em 7 anos de BTT nunca passei por tantos sustos como em meio ano de estrada. Podia ter ficado lá, por culpa de outrem...

Um abraço a todos...

acidente_pp.jpg
 

Jocas22

Member
o gps tem uma tolerancia de x metros, sao os proprios fabricantes que o dizem. Por ai nao provas nada. As melhoras.
Eu diria pra fazeres o que o guarda sugeriu, vai ao posto.
 

lgass

Well-Known Member
vai ao posto e com calma fala com o guarda.

analisa bem. pensa no que aconteceu. tenta lembrar-te.

respira, vai com calma e as melhoras!
 

dragomir

Active Member
Penso o mesmo que os 2 users acima. Tenta descansar para ver se te lembras de alguma coisa. Depois disso é ir ao posto, apesar de desconfiar que não vai dar em nada.
Boa sorte e as melhoras
 

jocarreira

Well-Known Member
A GNR deve ter registado a posição do carro, a tua e a da bicicleta para perceber como se deu o acidente, ou não?
Se o carro invadiu a tua faixa de rodagem é claro que o seguro vai ter que pagar os danos na tua bicicleta e os tratamentos que tiveres que receber. Não percebi a parte de a senhora ter dito que não queria que pagasses nada do carro, se a culpa é dela é óbvio que não tens que lhe pagar nada.
 

NEROSTAR

New Member
Obrigado...
Telefonei á GNR mas os guardas que foram ter comigo não estavam de serviço. Amanhã, entrarão em contato comigo. Também penso que não vai dar em nada. Provavelmente, pago os arranjos da bicicleta e tento esquecer isto. Como ela apanhou-me do lado esquerdo, os danos foram: a manete esquerda Ultegra, o guiador, as rodas que são umas Dura Ace c24 um pouco empenadas ( mas foi pouco e acho que não é difícil de resolver), um risquito outro na forqueta e o selim. O quadro não teve nada.
 

Martins

Well-Known Member
Meu caro,

Independentemente de ser muito ou pouco o prejuízo o que tens de fazer é solicitar o relatório da ocorrência à GNR e fazer uma participação ao seguro da senhora apresentando o valor estimado de todas as despesas.

Os dados da senhora e do seguro dela vão aparecer no relatório da GNR

Abraço
 

NEROSTAR

New Member
A GNR deve ter registado a posição do carro, a tua e a da bicicleta para perceber como se deu o acidente, ou não?
Se o carro invadiu a tua faixa de rodagem é claro que o seguro vai ter que pagar os danos na tua bicicleta e os tratamentos que tiveres que receber. Não percebi a parte de a senhora ter dito que não queria que pagasses nada do carro, se a culpa é dela é óbvio que não tens que lhe pagar nada.

Pois claro. Para ela, não houve problema praticamente nenhum. Vou ver o que me dizem amanhã. Além disso, vou pedir o contacto dela.


Abç a todos...
 

jpacheco

Well-Known Member
Foi bom a policia ter ido ao local. Eles têm que elaborar um auto do acidente, ver as marcas de travagem do carro etc etc. Com algumas conclusões para posterior analise de seguradores etcetc. As testemunhas são importantes caso tenham presenciado o acidente...se viram fica com o contacto delas para futuro. Tenta pedir na Policia o auto até mesmo para fazeres participação na seguradora do veiculo automóvel. Isso do GPS é para esquecer. A margem de tolerância não te diz nada em concreto... se vinhas a subir não deverias ir a grande velocidade o que pode ser bom para ti e atestar que o veiculo que vinha em sentido oposto poderia vir em velocidade excessiva e/ou distraída (embora nunca o irão assumir).

Tens que tentar lembrar bem o que se passou e passar para o papel. Terás que preencher o papel da declaração amigável a entregar na policia segundo me recordo e ai terás que explicar tudo muito bem como se passou assim como desenhar o croqui do acidente.

Depois disto tudo é meter na seguradora e esperar que assumam a responsabilidade ou uma parte dela porque pelo que falas, e se assim o aconteceu, o veiculo vinha no "meio da facha de rodagem".

Outra coisa é que tens até 6 meses para recorrer judicialmente com custas pagas do processo caso a seguradora não se chegue é frente num acordo (mas aqui informa-te melhor).

Se tiveres seguro as despesas de saúde deverão incluídas, activa-o.

No meio disto tudo o mais importante é que melhores e fiques bem!! Boa sorte.

Edited: directo e acertado o Martins disse. Não facilites se o que realmente aconteceu foi o que descreves.
 

NEROSTAR

New Member
Meu caro,

Independentemente de ser muito ou pouco o prejuízo o que tens de fazer é solicitar o relatório da ocorrência à GNR e fazer uma participação ao seguro da senhora apresentando o valor estimado de todas as despesas.

Os dados da senhora e do seguro dela vão aparecer no relatório da GNR

Abraço

Ainda por azar, tive o acidente a quase 100 kms de casa e o posto da GNR fica a praí 150 kms. Podia ter-me morto naquele sítio. Como eu sou, se estivesse na situação dela, arranjava o nº da pessoa e telefonava-lhe pelo menos a perguntar se estava bem. Se fosse eu e se soubesse que tinha sido culpado, não tinha problema nenhum em assumir a culpa em vez de tentar fazer figura de santo e tentar desculpar o outro que nem culpa tem. Infelizmente, nem todas as pessoas são assim e há quem continue a vida normalmente... afinal de tudo, ainda tive sorte, ela parou.

Abç...
 

NEROSTAR

New Member
Vou ver o que me dizem amanhã. Depois digo alguma coisa.
Desde já, obrigado pelas informações já que eu não percebo nada de seguros e afins; é a 1ª vez que passo por isto.
 

Mhrs

Member
Em caso de acidente a pessoa que não se sente culpada e sofreu danos deve participar à seguradora da pessoa que considera responsável. Depois, esta seguradora, perante as provas que lhe forem apresentadas (auto da polícia, fotos dos danos, testemunhas, registo do gps, etc., etc.) ouve o segurado e decide se assume a responsabilidade. A apresentação do auto da polícia é desejável mas não obrigatória. As seguradoras têm os seus próprios peritos para analisar as situações. Em caso de dúvida sobre a responsabilidade ou por fragilidade das provas, a seguradora não paga e prefere discutir em tribunal (eles têm advogados avençados e não perdem nada com isso). Neste caso a minha sugestão é que seja feita a participação à seguradora e pedido o pagamento dos danos. Não há despesas e não se perde nada. Se a seguradora pagar, tudo bem. Se não pagar, aí sim, é preciso decidir se vale a pena ir para tribunal ou se é mais razoável desistir. Boa sorte.
 

GMQ

Well-Known Member
Como dizem acima tens que pedir cópia do auto como és parte julgo que o tens isenção ou no limite pagarás 10 ou 12 Euros. No auto está descrito o acidente com croqui, fotos e tudo. O problema que podemos ter aqui eventualmente é apenas ter a versão dela uma vez que tu não estavas completamente em ti. O facto dela te ter dito que não tinhas que te preocupar com o danos no carro dela indicia que ela não iria ser correcta na versão dela e ia pôr todas as culpas em ti. Não sei se existem fotos nos autos (deviam existir) ela terá travado deixando marcas na estrada e se estas estiverem na faixa de rodagem contrária... Não há dúvidas. Tens mesmo que ter acesso aos autos e rezar para que o relatório esteja muito bem documentado.

Boa sorte
 

Jusko

New Member
A Sra. se disse logo que não queria que pagasses nada, é porque achou que era culpada. E tu mexe-te, pede o auto da Policia e vais à seguradora dela participar.
 

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal !

Antes de mais, desculpem não ter dito nada. Tenho andado ocupado com a recuperação e não tenho tido muito tempo para vir cá. Entretanto, não tive tempo nem disposição para fazer grande coisa; apenas telefonei para o posto da GNR que esteve no local que é a cerca de 95 kms de minha casa ( tive o acidente a 90 kms de casa, era volta para quase 200 kms) e disseram-me que tenho 6 meses para efetuar a participação ao seguro dela. Como é evidente, não me dá jeito nenhum ir ao posto de lá; se quiser ver o relatório do acidente no posto perto de minha casa são 40 euros.
Sabendo que:
- Julgo que ela vinha com uma pessoa ao lado que penso poder servir de testemunha para ela;
- Ela tirou o carro do sítio e a bicicleta ( tinha ideia disso e o guarda confirmou )- isso pode ser algo a meu favor?;
- Ela é espanhola... ;
- Pensava que o quadro não tinha nada mas é para o lixo: tem uma pequena fissura no triângulo traseiro, ou seja, uma despesa daquelas...
- Não me recordo do momento exato do acidente, mas numa subida aí com 10% ou lá perto eu não me vejo a passear na faixa contrária por qq motivo que seja;
- Falei com ela e ela diz que desviei-me de um carro e fui para a faixa dela mas não me lembro de carro nenhum e quando a polícia esteve lá também não havia carro...

Agradecia imenso que, com base na vossa experiência e/ou conhecimento sobre este assunto, me dissessem o que fazer...

Peço o auto e meto-me logo em encargos ( 40 paus ) e participo á seguradora dela ? Tenho receio que ela tendo testemunha pode "revoltar-se" digamos e inventar o que quiser que me lixa e ainda me obrigue a pagar os danos do carro... Que dizem?

Estou quietinho e arranjo a bike á minha custa... e se ela se lembra de no prazo dos 6 meses mudar de ideias e vir contra mim para pagar os danos do carro e eu já tenho a bike pronta; isso não indicia que a culpa foi minha? o Haveria alguma maneira de ter a certeza que isto ficaria assim? Infelizmente, não tenho seguro mas vai ser a 1ª coisa que vou fazer logo que tenha isto resolvido!

Alguém que me ajude p.f...

Abraço a todos...
 

jpacheco

Well-Known Member
Não perdes nada em ver o auto da polícia. O importante é tentares lembrar-te bem do que se passou... se fosses falar pessoalmente com os polícias que foram ao local também não era mau. Podiam-te ajudar / orientar nesta fase. Eles mais do que ninguém sabem como as coisas funcionam. O mais importante acima de tudo é que recuperes bem.
 

otnemeM

Member
Espero que tenhas tido o bom senso de não dizer a ninguém que não te lembras. Lembras-te e não havia carro nenhum. Ias na tua faixa. Até ias junto à berma. No máximo a 1 metro da mesma.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Mas claro vai ao posto e pede o auto (aí podes encontrar mais informações, fotos e medições) logo aí pode dar para perceber em que zona da estrada estavas, onde poderá ter sido o embate, etc

Eu tentava saber quando os agentes estavam no posto e ia lá pessoalmente falar com eles.

Se fazes isso de bike não podes ir de carro e fazer 90km?
 

gonzaga

Active Member
Claro que também acho que o próximo passo é ires ao posto levantar o auto.
Fala com os policias pessoalmente e tenta perceber o que aconteceu.

Depois logo vês como proceder.
 

Jusko

New Member
Boas pessoal !

Sabendo que:
- Julgo que ela vinha com uma pessoa ao lado que penso poder servir de testemunha para ela; (Não conta como testemunha, por razões obvias.
- Ela tirou o carro do sítio e a bicicleta ( tinha ideia disso e o guarda confirmou )- isso pode ser algo a meu favor?; (Obviamente ao faze-lo está a dar indicações de ser culpada! Num acidente, ninguém retira os veículos do lugar sem vir a policia, a não ser que se pinte no chão a posição das rodas de cada carro removido, isso já aconteceu comigo.
- Ela é espanhola... ; (Se reside cá é praticamente igual, não estou a ver que fosse fugir por causa de um acidente, em último caso é o seguro que paga, mas se é turista vai ser complicado)
- Pensava que o quadro não tinha nada mas é para o lixo: tem uma pequena fissura no triângulo traseiro, ou seja, uma despesa daquelas...(estás bem não é!? compras outro!)
- Não me recordo do momento exato do acidente, mas numa subida aí com 10% ou lá perto eu não me vejo a passear na faixa contrária por qq motivo que seja;
- Falei com ela e ela diz que desviei-me de um carro e fui para a faixa dela mas não me lembro de carro nenhum e quando a polícia esteve lá também não havia carro...

Agradecia imenso que, com base na vossa experiência e/ou conhecimento sobre este assunto, me dissessem o que fazer...(pelo que percebo não há testemunhas, a ocupante do carro dela não conta e a versão também não, porque não há a tua versão e mesmo que houvesse era um contra o outro =0, o que vai mandar é o relatório da policia)

Peço o auto e meto-me logo em encargos ( 40 paus )(Desculpa?! mas esta não percebi! é claro que tens de ver esse relatório se tiveres de pagar, pagas!!) e participo á seguradora dela ? (depois de veres o relatório logo vês)Tenho receio que ela tendo testemunha pode "revoltar-se" digamos e inventar o que quiser que me lixa e ainda me obrigue a pagar os danos do carro... Que dizem?(não conta como testemunha, arrisco-me a dizer que nesse acidente não há testemunhas)

Estou quietinho e arranjo a bike á minha custa... e se ela se lembra de no prazo dos 6 meses mudar de ideias e vir contra mim para pagar os danos do carro e eu já tenho a bike pronta; isso não indicia que a culpa foi minha? o Haveria alguma maneira de ter a certeza que isto ficaria assim? Infelizmente, não tenho seguro mas vai ser a 1ª coisa que vou fazer logo que tenha isto resolvido!
Porta arrombada.....

Ainda não percebi, porque raio, depois de um acidente destes, estás com tantas "coisa" para pagar 40€ pelo relatório,...fonix....:rolleyes:

Se fosse comigo faria assim:
Ia lá mesmo ao posto ver o relatório, e pedia a quem lá estivesse que desse uma opinião, mas principalmente tentava falar com os agentes que tomaram conta da ocorrência (isto é que me parece fundamental), explicas a situação e tenho a certeza que os agentes falam contigo.
 
Top