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A vossa opinião para uma 1ª bike de estrada

nmcp

New Member
Viva,

Até hoje tenho andado sempre pelo BTT, mas depois de uma paragem de cerca de 2 anos (por trabalho e depois lesão num joelho), voltei a pedalar com regularidade. Depois da paragem prolongada como é de esperar a forma não é o que era, pelo que não me tenho aventurado pela serra com os amigos do costume por falta de pernas. Para além disso, vai sendo dificil conciliar horários com os meus amigos do pedal, pelo que tenho cada vez mais andado sozinho e em estrada com a bike de BTT, ainda que por vezes com pneus finos. No entanto, nas voltas mais longas (40 a 60km) sinto os efeitos de não usar uma bike indicada para o efeito.
O meu objetivo é ir aumentando a distância e duração das voltas, até cerca de 4h em ritmo moderado.
Assim, estou a ponderar muito sériamente a compra de uma bike de estrada, sendo que já defini alguns critérios base para a escolha:
- Quadro em carbono
- Geometria mais virada para o conforto
- Transmissão ao nível de Shimano 105 ou superior
- Valores na ordem dos 1500~1750€ (apenas porque acho que não vou tirar partido de nada mais caro do que este nível de preço)

Já fiz alguma pesquisa online, incluindo neste fórum, o que me ajudou a ir compilando uma lista de preferências e exclusões que passo a indicar. Desculpem desde já a quantidade de texto que se segue, mas achei que pode servir como um compilação de opções para outros que estejam ou venham a estar na mesma situação que eu.

- Cannondale Synapse Carbon 105 5 - http://www.cannondale.com/eur_en/2015/bikes/road/endurance-road/synapse-carbon/synapse-carbon-5-105
Só tenho lido coisas boas sobre a Synapse. No entanto pelo preço a rondar os 2200€ está completamente fora de questão.
Entretanto apareceu-me uma oportunidade para o modelo de 2014 por menos de 1600€ o que a coloca na top list. O único senão é que ainda tem o grupo Shimano 105 de 10v.

- Cube Agree GTC Pro - http://www.cube.eu/en/bikes/road-race/agree/cube-agree-gtc-pro-whitenblacknred-2015/
Ainda não vi muitas reviews sobre esta bike, mas pareceu-me bastante razoável. Com um PVP de 1450€ acho que é um achado. Full Shimano 105 11v, incluindo pedaleiro. Espigão já é em carbono o que à partida ajudará ao conforto. Os cabos passam por fora do quadro. Também está na minha top list, mas encontrei algumas referências na net a situações de quadros rachados, normalmente só após terminar a garantia.

- Canyon Endurace CF - https://www.canyon.com/en/roadbikes/series/endurace-cf.html
Boas review, mas o maior problema da Canyon é que parecem não estar a conseguir acompanhar o seu sucesso. Encontrar um modelo com stock ou prazo de entrega razoável é um exercicio impossivel. Está na minha top list, se chegar à conclusão que mais vale esperar pela entrega.
A 7.0 cumpre os requisitos e por apenas 1300€! O problema é que o meu tamanho está esgotado e já não vai haver esta época.
A 7.0 SL já vem com full Ultegra e por 1600€! Supostamente o prazo de entrega no meu tamanho são 8 semanas. :(
A 8.0 vem com 105 e umas rodas DTSwiss R23 Spline por 1500€! Mais uma vez o problema é o prazo de entrega: 12 semanas! :(
A 9.0 já vem com full Ultegra e umas rodas DTSwiss R23 Spline, por 1800€, o que já foge um pouco ao orçamento. Se tivessem uma entrega rápida, se calhar relaxava um pouco o orçamento, mas também demora entre 9 a 10 semanas. :(

- Rose Xeon Team CGF 2000 - http://www.rosebikes.com/bike/rose-xeon-team-cgf-2000/aid:746275
Esta descobri quase por acaso mas fiquei bastante impressionado. Tem um peso muito inferior a todas as outras (excepto Canyon), full 105, periféricos Ritchey, o espigão em carbono e selim Selle Italia SLS Kit Carbonio. Tudo por 1750€. Está na top list.
É possivel alterar a configuração dos componentes. Em termos de equipamento está +/- ao nível da Canyon Endurace CF 8.0, mas por mais 250€
Parecem não sofrer do mesmo problemas da Canyon em termos de prazo de entrega, já que têm quase todas as combinações em stock.

- Merida Scultura 4000 - http://www.merida-bikes.pt/2015/road/road-carbon/scultura/scultura-4000
Uma configuração que cumpre os requisitos no essencial, mas não é apresentada como uma bike de endurance/conforto. Por menos de 1700€ está dentro do orçamento mas acho que face a outras opções, no papel não se destaca por aí além.

- Specialized Roubaix SL4 Sport - http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/road/roubaix/roubaix-sl4-sport#specs
Parece-me ser uma boa base para futura evolução. Já tem Shimano 105 11v e o espigão é de carbono e também com Zertz.
O preço (PVP 1830€) está um pouco acima do meu objetivo, as rodas são pesadonas e o guiador é em aluminio.
Digamos que não está nas minha top list.

- Focus Izalco Ergoride 2.0 - http://www.focus-bikes.com/gb/en/bikes/2015/road/ergo-izalco-ergoride/izalco-ergoride-20.html
Ainda não vi ao vivo, mas tem boas reviews. Tem alguns componentes Concept que não conheço, incluindo os travões. O pedaleiro é Shimano non series. Ja encontrei em lojas em PT por valores na casa dos 1700€, portanto dentro do orçamento.

- Trek Domane 4.3 - http://www.bicimax.pt/index.php/tre...carbono-a-preco-acessivel/item/3612-domane43c
Só tenho lido coisas boas sobre a Domane. No entanto, com um preço a rondar os 2000€, está um pouco acima do que estou a pensar gastar.

Verifiquei muitas outras opções mas fui excluindo, ou porque o preço é muito alto (ex. Cérvelo e muitas outars), ou porque só têm modelos com travão de disco (ex. Giant Defy).

Gostava de ouvir as opiniões de quem tem muito mais experiência que eu nestas lides da estrada.
A transmissão de 10v para 11v faz assim tanta diferença?
Alguém tem feedback sobre as Rose?
Alguém tem feedback a dar sobre a Cube?
Será que vale a pena esperar por uma das Canyon? A opção mais equilibrada parece-me ser a 8.0 que tem rodas mais leves.

Neste momento estou mais inclinado para a Synapse ou para a Cube porque vou poder testar antes de comprar e estão com preços que considero muito bons.
Baralhem-me lá mais um bocadito ;)

Obrigado
 

nmcp

New Member
As da Decathlon nenhuma te agradou ?, tem lá bastantes ofertas com excelente preço \ qualidade

Pelo que vi, as Btwin com geometria menos agressiva são em aluminio.

Vê também a KTM revelator 3500, dentro do equipamento e preço que indicaste.
http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=2&sub=71&col=6&pid=1685&lang=pt


PS: Eu comprei a minha (2014) por 1500€.

Obrigado, vou dar uma vista de olhos. A bike é confortável? Não encontrei referências como sendo uma bike vocacionada para endurance...
 

pratoni

Well-Known Member
Viste as radon? São concorrência directa à Canyon e à Rose. Não sei é se terão oferta para o que tu queres
http://www.radon-bikes.de/en/bikes/rennrad/

Normalmente à venda em:

http://www.bike-discount.de/


Outra coisa, referiste que recusaste bike com disco de travão. Por acaso, se hoje estivesse comprador de uma bike para me durar vários anos, um dos meus requisitos seria a mesma ter travões de disco. Porquê? Porque é para aí que a industria vai. Se é algo necessário, ou não, isso é subjectivo mas sim, daqui a poucos anos vão ser poucas as bicicletas de estrada sem travões de disco, limitando-se basicamente à gamas de entrada, tal como se verifica no btt...

Se é nos próximos 2, 5 ou 10 anos, isso já depende mais da adopção dos discos na competição pela UCI, do que por vontade dos fabricantes. Por vontade dos fabrincantes já todas teriam discos...
 

nmcp

New Member
A vossa opinião para uma 1ª bike de estrada "Confortável"

Viste as radon? São concorrência directa à Canyon e à Rose. Não sei é se terão oferta para o que tu queres
http://www.radon-bikes.de/en/bikes/rennrad/

Normalmente à venda em:

http://www.bike-discount.de/


Outra coisa, referiste que recusaste bike com disco de travão. Por acaso, se hoje estivesse comprador de uma bike para me durar vários anos, um dos meus requisitos seria a mesma ter travões de disco. Porquê? Porque é para aí que a industria vai. Se é algo necessário, ou não, isso é subjectivo mas sim, daqui a poucos anos vão ser poucas as bicicletas de estrada sem travões de disco, limitando-se basicamente à gamas de entrada, tal como se verifica no btt...

Se é nos próximos 2, 5 ou 10 anos, isso já depende mais da adopção dos discos na competição pela UCI, do que por vontade dos fabricantes. Por vontade dos fabrincantes já todas teriam discos...

A Radon não tem (pelo que percebo) bikes de carbono com geometria mais "confortável"...

Não vejo vantagem em ter travões de disco em bikes de estrada. Quero uma coisa mais simples de manter...
 

jpacheco

Well-Known Member
A Radon não tem (pelo que percebo) bikes de carbono com geometria mais "confortável"...

Que tipo de geometria no teu entender poderá influenciar no conforto?

O conforto não será mais aquilo que tu meteres de medidas quando fizeres o fit da bit? Com o avanço correcto, tamanho do quadro correcto, o selim confortável e a altura do guiador?

(neste aspecto sou apenas um ignorante a questionar)

Edited: Se for pelo tamanho da testa e pelo seattube angle as bicicletas que colocadas aqui tem uma geometria muito parecida.

Edited2: Se fosse eu tenderia pela Cannondale Synapse Carbon 105 ou a Specializes Roubaix... parecem-me de longe as bikes mais confortáveis :p
 

undernardo

Active Member
O ser confortável ou não é uma questão subjectiva. Pode ser confortável por absorver mais os impactos da estrada. Pode ser confortável por ires menos dobrado em cima da bicicleta. Daí ser subjectivo. As Domane, Endurace, Roubaix, Synapse têm todas tecnologias que permitem que sintas menos os buracos, os buraquinhos, os empedrados mas não garante que seja confortável se o teu corpo não se adequar à geometria do quadro. Eu posso ter uma bicicleta que não é virada para o "conforto" mas que me assenta perfeitamente. Não sei se me fiz entender. Agora pergunto:

Qual é o propósito de quereres uma bicicleta com geometria "confortável"?
 

nmcp

New Member
A vossa opinião para uma 1ª bike de estrada "Confortável"

O que eu considero uma bike com geometria "confortável" é uma bike com a frente um pouco mais alta (stack) e com uma distância mais curta entre o selim e o guiador (reach), de modo a permitir uma posição menos fletida do tronco em cima do guiador. Adicionalmente o quadro deverá conseguir absorver melhor as irregularidades da estrada de forma a minimizar o desconforto e cansaço provocado pelas vibrações transmitidas ao ciclista.

Porque é que procuro uma bicicleta com geometria "confortável"? Porque pretendo andar por periodos mais longos e maiores distâncias, sem grandes preocupações de velocidade, e chegar ao fim minimamente "direito". Já tenho alguns problemas nas costas que no caso do BTT me obrigaram a mudar para uma FS. Não me vejo a aguentar 4 horas "deitado" em cima de uma bicicleta, com o pescoço em elevada tensão para olhar para a frente, etc.

No entanto, como isto não é branco ou preto, gostava de obter feedback sobre as várias opções, porque a receita não é universal. Por exemplo, a Merida Ride é a bike da Merida com maior altura da frente, mas já me disseram que é demasiado alta e que se torna estranho pedalar naquela posição. Também já vi reviews a referir que a Canyon Endurace CF, apesar de ter caracteristicas que ajudam a atenuar as vibrações, tem uma geometria que é um compromisso entre o racing e o elevado, tentado juntar o melhor dos 2 mundos sem ser perfeita em nenhum. A Synapse pelo que li, também alterou a geometria, julgo que no ano passado, tendo-se tornado mais agressiva (ou menos relaxada ;) ).

Bem sei que não há nada como experimentar, e tenciono fazê-lo com o maior número de bikes possivel, mas também considero muito vantajoso conhecer outras opiniões que me chamarão concerteza a atenção para certos detalhes, que eu por inexperiência nestas lides de estrada, nunca me ocorreriam nem perceberia a importância.

De facto, como referi no post inicial, a Synapse é uma das opções que mais me agrada, porque tenho boas referências em termos de conforto, tem garantia vitalicia do quadro, pessoalmente não desgosto da decoração e está disponível de imediato por um preço que considero muito competitivo. Só é pena a transmissão ser de 10v, mas provavelmente +1v/-1v nem me vai fazer a diferença.
A Cube está na lista mais por ter um preço canhão e uma decoração que me agrada bastante, mas não tenho grandes referências quanto a conforto da mesma.
Rose é uma incógnita porque não encontro grandes opiniões sobre ela, apesar de me parecer a mais bem equipada e com uma decoração que gosto bastante (preto matt + azul).
Provavelmente a escolha já teria sido tomada por impulso com uma Canyon 7.0 ou 8.0, pelo preço, equipamento e reviews. Mas a demora na entrega estraga tudo.
A Roubaix seria a 5ª a entrar nesta shortlist mas tem um equipamento comparativamente fraco para o preço que custa, e as decorações não me agradam muito. E os olhos também comem...
 

undernardo

Active Member
Boa explicação! Dá para aconselhar de outra forma. Então se as razões são essas, eu :p escolheria a Domane e comprava um tamanho abaixo. Depois compensava com um avanço ligeiramente maior.

Mas... como a carteira é que manda eheh acho que deves apostar na Synapse. Podes tentar renegociar a transmissão. Poderás ter que pagar mais uns euros mas, verdade seja dita, o preço de uma transmissão de 11v não é quase nada superior a uma de 10v. A Synapse é um belo quadro! Bastante polivalente e aguenta muita pazada.

Descartava a Cube, a Rose e a Merida.
 

nmcp

New Member
Obrigado undernardo. Tenho de ir experimentar a Synapse.
Se alguém tiver feedback sobre esta ou outra, please deixem o vosso feedback.
 

pratoni

Well-Known Member
acho que a sugestão do undernardo de tentar negociar na loja a troca da transmissão fazer todo o sentido dado que já estás inclinado para essa e o mais provável é, caso acabes por comprar outra, ficares sempre a pensar nessa...
 

nmcp

New Member
A vossa opinião para uma 1ª bike de estrada "Confortável"

A pensar mesmo vou ficar na Domane :) e por causa disso vou tentar encontrar um sitio onde a possa experimentar. Até pode acontecer que de facto o tão apregoado conforto da Domane me faça esquecer o meu budget... :cool:
 

jpacheco

Well-Known Member
A pensar mesmo vou ficar na Domane :) e por causa disso vou tentar encontrar um sitio onde a possa experimentar. Até pode acontecer que de facto o tão apregoado conforto da Domane me faça esquecer o meu budget... :cool:

Ainda me está a fazer confusão que tipo de conforto irás encontrar em poucos metros/kms de uso :D Compra a que te enche o olho e só depois faz o fit adequado para andares confortável na bicicleta. Atenção na compra e escolhe o tamanho certo do quadro. Se estiveres indeciso entre um número e o outro escolhe o mais pequeno.
 

nmcp

New Member
Espero conseguir testar um pouco mais do que uma voltinha até ao fim da rua ;), pelo que julgo conseguirei perceber o conforto de cada bicicleta, quanto mais não seja por comparação entre elas.
Toda a informação que tenho consultado na net, aponta para uma de 3 opções; Specialized Roubaix, Trek Domane e Cannondale Synapse, com uma aparente ligeira vantagem para as duas primeiras do ponto de vista de eliminação de vibrações da estrada.
Não há nenhuma que eu possa dizer que gosto muito mais que as outras (estéticamente falando) pelo que a decisão será muito mais racional, do que impulsiva.
Em relação ao tamanho, obrigado pela dica. A única que tem uma limitação do tamanho disponível é a Synapse porque é modelo único, as outras não deve haver muito problema uma vez que são modelos deste ano.
 

nmcp

New Member
Bem, testar as bicicletas não está fácil :( A crise deve ter chegado às bicicletas de teste, ou então é só neste tipo de modelos menos racing.
A Roubaix, a menos que apareça alguma oportunidade nos usados, não deve voltar a ser opção porque as novas mais baratas já esgotaram e não vai haver mais desta "coleção".
A Synapse não encontro para teste no meu tamanho (ou um tamanho abaixo) e a Domane também nada.
Se alguém souber de alguma loja (na zona de Lisboa) que tenha alguma destas bikes para teste, deixe aqui o contato sff. O tamanho deve ser entre o 54 e o 56.
 

nmcp

New Member
Fazendo um update, a decisão recaíu na Trek Domane 4.3 e já levou com 100km este fim-de-semana :). Não estava a contar com tanta eficiência na entrega mas ainda bem que assim foi.
As primeiras impressões são muito boas, as irregularidades da estrada não se sentem muito, e a geometria permite-me pedalar numa posição mais direita que era o que eu pretendia.
Ontem fiz 40km só para ver como me sentia e fazer algum ajuste se necessário (já há mais de 20 anos que não andava numa bicicleta de estrada). Hoje foram 63km e o único aspeto que ainda estou a procurar a melhor posição é o selim. Mas mesmo assim, não tive problemas de maior, só não foi um sofá ;).
 

undernardo

Active Member
Daniso, há uma zona própria para vendas. Anuncia lá a tua bicicleta ;)
ps: aconselho a reveres o preço que pedes. Tenho um feeling que vai ser complicado competires com os modelos mais recentes e as transmissões mais recentes.
 
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