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a minha namorada de 2 rodas - Ktm LC

ivan

New Member
manutencao 2 parte

boas pessoal
seguindo a febre da chave, resolvi lubrificar a caixa de direccao e corrente, fica aqui o processo mais ou menos menos explicado,
utensilios
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cobaia
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suporte improvisado
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a cobaia no suporte (brincar) bike no suporte
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area a tratar
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ja tudo fora
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o importante é separar as pecas de cima das de baixo os rolamentos e respectivos anilhos
para limpar usei acetona industrial mas as das unhas da vossa mulher ou namorada tambem serve bem ou Cilit Bang tambem desenrrasca, evito usar diluentes agressivos pois a bike é de carbono estes sao menos agrassivos
secar as pecas e colocar massa em todas as partes sejam generosos, pois os excessos sairam para fora e será apenas limpar.
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depois de tudo junto vem a parte mais delicada ajustar,
primeiro passo. ajustar a tampa de maneira a desaparecer a folga de todo conjunto, travar e ver se a forqueta lateja, virar o guiador e ver se nao esta preso, depois de tudo ajustado como deve de ser, outra parte um pouco manhosa
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segundo passo. alinhar a roda com o avanco depois de bem alinhado comecar apertar os parafusos
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convem usar uma chave dinanometrica, assim o aperto é homogeneo e nao exede a forca maxima aplicavel neste caso 5nm
depois de tudo ok corrente
lavei com acetona, mas tambem ja usei cilit bang o importante é retirar as sujidades da corrente, basta molhar um pano e ir lavando.
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para lubrificar uso kretox, aguenta muito tempo e resiste a agua, alem de prolongar a media de vida de uma corrente
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aproveitei para afinar melhor o desviador pois as matrix tem a cassete desviada um pouco em relacao as R3
verifiquei tambem o estado dos cabos é simples basta colocar em primeira e descarregar toda alavanca com a bike parada, o resultado é que o cabo afrouxa e sai dos encaixes, podendo assim verificar o estado dos cabos e lubrificar com oleo de maquina se necessario.
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e pronta para mais uma temporada
 

joao.ads

Well-Known Member
é pá essa da acetona para limpar a corrente é que me partiu todo. E eu que ando a usar um limpa corrente que foi caro com a m****

e a tua corrente ficou melhor lavada que a minha
 

ivan

New Member
basta um pano humedecido com a acetona, nao é necessario saturar a corrente, do momento que fique limpa, depois é aplicar o produto este dura ate 2000 kms se tiver sempre bom tempo, pode-se acrescentar caso necessario mas sem a limpeza fica rapidamente negro.
a acetona nao é agressiva como diluentes ou gasolina. mas colocar a corrente imersa nestes produtos para a limpar vai-a secar aumentando o desgaste dela, um pano humedecido basta e se quisermos ser picuinhas uns cotonetes para o interior da corrente.
depois disto lavei a bike estava suja mesmo suja hehe
 

joao.ads

Well-Known Member
eu no sabado fiz essa operação, mas não desmanchei a corrente e acho que acabou por dar mais trabalho

acho que o melhor é um gajo abrir o Link tira-la e mete-la de molho na acetona ou produto especifico. depois escovar bem, lubrificar e montar de novo
 

ivan

New Member
nao se deve meter de molho em diluentes gasolina ou acetona, pode secar a corrente. ja agora esse produtos de lavagem nao sao nada eficazes. nao abras o link muitas vezes de preferencia é evitar. eu tambem tenho o link rapido e evito retirar a corrente faco na bike
 

ivan

New Member
sera o fim da minha bike

é com enorme tristeza que estou aqui a escrever este post, depois de o mes de Abril sempre abrir a acumular kms e metros de acumulados. encontrei-me com uma infecção no estomago, recuperei e pensei tambem merecia uma semana sem bike para assimilar todo o treino.
hoje preparo-me para uma saida de bike, cheguei a divisao de arrumos para buscar os bidões e apenas vejo 1 na bike, ainda meio cheio de msono olho melhor e vejo o outro no chao, mas estava ainda na grade, que coisa, olho melhor para a bike e falta-lhe uma grade, que estranho olho melhor e vejo o parafuso da grade desalinhado, que m***a, desaperto o parafuso e encontro o rebite a sair do quadro e as fibras estaladas na area.
so eu e o vizinho temos acesso a divisao e hoje de manha encontrei-a aberta, confrontei-o pediu-me desculpas por se esquecer da porta aberta mas não assume responsabilidade ao que aconteceu a bike.
ficam aqui fotos
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foi assim que a encontrei
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depois do parafuso desapertado.
depois disto fiquei em baixo telefonei a policia nao poderam vir apenas amanha, tenho medo de sair com a bike e depois a moina dizer que foi eu, e mesmo que isto fique em aguas de bacalhau tenho medo que a bike parta por ali e eu perca os dentes e os ossos a descer.
nao tenho provas contra o vizinho nem ninguem, sinto-me em baixo nem sei que fazer tantos planos e agora isto
 

Armando

New Member
Boas Ivan

Se estivesses cá em Portugal, isso resolvia-se facilmente!! Tenho um amigo que faz reparações em carbono e isso é canja para ele.
 

ivan

New Member
Boas. Sim em portugal isto era facil de resolver. A bike parava pouco tempo mas aqui nao conheco ninguem que repare alem de serem uns esquesitos sem abilidade no que toca a reparacoes. Vou ver hoje se resolvese alguma coisa mas tenho pouca esperanca. Ao ir de ferias poderei tentar reparar a bike mas nao consigo aguentar tanto tempo sem pedalar
 

ivan

New Member
nao sei joao, se calhar da para andar mas nao deve de dar com seguranca ainda agora estive a ver o rebite e mexe, o pior é que uma area em volta do rebite cerca de 1cm na horizontal e 2 na vertical parece esponja estao as fibras todas estilhaçadas. falta ali uma area numa zona critica da bike.
eu nao sou especialista mas tenho muito medo de andar assim com a bike.
resumindo hoje falei com a minha seguradora da casa e com a policia e com o meu chefe ele é suiço e esta dentro das leis alem de ser ciclista. o que acontece é que ninguem viu ninguem a partir a bike, o vizinho nao assumindo o que se passou ninguem o pode obrigar a pagar nem a entregar a sua seguradora, ou seja estou lixado nao tenho para onde me virar nao lhe posso bater apenas me resta assumir a bike como ela ficou.
depois de tanto azar la tenho de procurar uma solucao a ktm vai ser para reparar mas em Portugal aqui falei numas lojas e o minimo sao de 700 CHF para a reparaçao ou seja uns 500 euros, quadros sao carotes, bikes com ultegra todas passam os 2000 euros 2500 chf, apenas encontrei um negocio de uma bike de 2009 com 800 kms, bike da loja para testes dos clientes e depois encomendar, na casa dos 1900 euros com rodas e 1700 sem rodas, o que se passa ja tenho 4 jogos de rodas e umas easton eram mais umas para o monte.
eu nao aguento ate agosto sem bike e gastar 700 CHF numa fracota apenas para andar nao me apetece, para isso ja tenho a Wheeler que caso repare a KTM, sera para vender a melhor proposta.
 

Armando

New Member
Boas Ivan

E se tu enviares o quadro cá para Portugal para reparar, não é uma boa solução e mais rápida?
 

RTC

Moderador
Staff member
Boas Ivan.

Com calma tudo se irá resolver.
Ou eu ou o Armando (à hora de almoço) envia-te um contacto para tentares resolver o teu problema da melhor maneira possível. Implica enviares o quadro para cá numa transportadora.
 

Morg

Well-Known Member
Lamento ouvir o que te aconteceu.....
A sensação de impotência quando nos estragam algo e não podemos fazer nada acho que ainda é pior do que o estrago em si.

E se comprares só um quadro que podes vender se não te agradar quando tiveres a KTM boa.
Se quiseres investir pouco até podes comprar em alumínio, é só para 3 meses.

Ainda aproveitas para te divertir a fazer a transferência dos componentes.
 

Armando

New Member
Boas Ivan

Vê a PM que te enviei e estuda a possibilidade de enviares o quadro por uma transportadora.

Sempre ás ordens

Abraço
 
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