• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

9º- Passeio dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense ( Foto Report )

trepadores da Figueira

Well-Known Member
O 9º - Passeio de Cicloturismo dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense com um muito bom número participantes, mais uma vez excedeu todas as nossas espectativas.

Relato ao pormenor do 9º- passeio sairá em breve, fotos é o que não ira faltar 3 fotógrafos de serviço Victor Leandro, Jorge Guerreiro, Carlos Franco mas como compreendem há que espera um pouco.

Mas aqui fica já o tópico aberto para quem queira fazer alguns comentários positivos ou negativos.

Fotos ainda não estão disponíveis.

Aqui vai um aperitivo:










 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Oi Victor estamos a espera das tuas fotozitas ,Hehehehehehahahahahhihihihi não digas que tiraste para ai umas 300 ou 400 heheheh.

Vamos lá ver se isso sai do FORNO.
 

jamer

New Member
O meu comentário? Ora então vamos lá: 1º passeio de ciclo-turismo depois de o 1º evento a que fomos (etapa da Volta). Gostámos bastante, muito bem organizado, muito mas mesmo muito bem patrulhado quer pelos Srs agentes quer pelos motards (os meus parabéns). Não ficámos para o almoço pois estamos cá de férias e não quisermos deixar as marias mais tempo na praia com os cachopos, por isso aí não posso opinar. Não sei se é costume pois como já referi foi o nosso 1º passeio de ciclo-turismo mas o que acham da ideia de um dorsal? Não só para distinguir "penetras" como também para saber o total de participantes.

Talvez até para o ano ( o talvez prende-se com a minha disponibilidade de férias)

Bem hajam!
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá Jamer no teu ultimo paragrafo tocaste num ponto muito importante, “Os Penetras”
As inscrições com Almoço e só de participação esses estão contabilizadas, o que da para ver logo é que se infiltram muito Penetras deu para ver na estrada perto de 250 ciclistas, até não têm o descaramento e ir ao abastecimento como nada fosse, até te posso dizer que foi detectado indevidos poucos claro que só pagaram para participar e o nosso Chefe Fila reparou que estava no almoço como nada fosse.
Mas isso para o ano vai ser rectificado, iremos ver qual a melhor forma de por de parte os PENETRAS.
Mas os que se infiltram alegam que a estrada é pulica, e não á nada a fazer.

Obrigado pela tua participação, e pelo comentário.
 
Quero também deixar aqui os meus parabéns a toda a organização deste passeio, estava tudo impecável, desde a escolha do percurso até ao almoço. Obrigado pela Vossa simpatia e excelente acolhimento.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@Antonio aqui por estes lados temos tentado sempre que as coisas corram pelo melhor e quando assim é ficamos satisfeitos.
Obrigado pelas tua palavras dirigidas a malta da organização e já sabes contamos com a tua visita para o ano que vêm.

Xau boas voltas.
 

jamer

New Member
Eu faço parte da direcção do Vespa clube de Torres Novas e foi pela minha experiência que falei nos penetras, a lata das pessoas é incrível e a falta de respeito por quem trabalha gratuitamente para que estas associações e eventos continuem é VERGONHOSO!

Arranjem umas pulseiras tipo livre trânsito dos hotéis, é barato e fácil de controlar ;).
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Relato completo do nosso Passeio


9º. Passeio de Cicloturismo dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense reuniu 230 participantes de 19 equipas do Algarve e Baixo Alentejo e muitos ciclistas a título individual.


Ao longo de 70 quilómetros, entre zonas urbanas e outras do interiores recheadas de beleza paisagística no concelho de Portimão, além de áreas junto ao litoral como a Praia da Rocha, o 9º. Passeio de Cicloturismo dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense, que decorreu no dia 28 de Agosto, contou com 230 participantes, num total de 19 equipas do Algarve e do Baixo Alentejo, a que se juntaram mais de cinquenta ciclistas a título individual. Entre eles, destaque para a presença da campeã nacional Irina Coelho, do Clube de São Brás de Alportel, e de vários turistas portugueses e estrangeiros de férias no Algarve. Também alguns ingleses que se encontram radicados nesta região do Sul do país, integraram o poletão com o objectivo de “manterem a forma física”, como fizeram questão de referir. Entre os ciclistas forasteiros individuais, até houve quem tivesse vindo de Torres Vedras, Lisboa, e de outros pontos do Pais.

Se desta vez o número de ciclistas nas estradas até foi muito superior ao registado em 2010, já em relação às equipas acabou por ser o mesmo. Participaram neste passeio de cicloturismo as equipas do Clube Renascente de São Teotónio (Odemira, do Baixo Alentejo), Núcleo Sportinguista de Portimão, da Junta de Freguesia de Algoz (Silves), da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, do Centro de Ciclismo de Portimão, Clube Recreativo de Chão das Donas (Portimão), NA Team da Boavista (Portimão), Grupo Ride de Portimão, Núcleo Sportinguista de Moncarapacho (Olhão), Torrado Bikes (Portimão), Clube ABC Espichense (Lagos), Centro de Ciclismo de Loulé, Clube Oriental do Pechão (Olhão), Ciclo Clube de Lagos, dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense (Portimão), do Grupo Motard Cavaleiros da Noite, do sítio Senhora do Verde (Portimão), Toca a Rolar (Almodôvar, do Baixo Alentejo), da Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro, da localidade de Estombar (Lagoa) e do Centro de Ciclismo Tavirense.

A novidade neste ano foi a presença de uma equipa de Almodôvar num evento, uma vez mais integrado no calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e da Associação de Ciclismo do Algarve.

A partida foi dada pelas 8.40 horas junto à sede da Sociedade Recreativa Figueirense, entidade responsável pela organização, numa altura em que as condições climatéricas estavam mais convidativas para a praia. Antes, porém, os participantes neste passeio de cicloturismo ouviram conselhos, nomeadamente de elementos da Guarda Nacional Republicana, força de segurança que acompanhou o passeio em duas motas, a par dos Bombeiros Voluntários de Portimão, que disponibilizou uma ambulância com dois tripulantes. A organização contou, ainda, com dois carros-vassoura.

Sempre em poletão, os cicloturistas saíram da aldeia da Figueira em direcção à Estrada Nacional 125, atravessando em seguida a localidade vizinha de Mexilhoeira Grande. Daí entraram na Figueira, passaram pelo local de partida e de novo na Estrada Nacional 125 seguiram desta vez para a zona da Penina. No desvio, à direita, passaram junto à Igreja ali situada, seguindo à esquerda para Chão das Donas. Em ritmo calmo, típico de um passeio de bicicleta, embora com um movimento significativo nas estradas devido à quantidade de participantes envolvidos, os cicloturistas foram passando sucessivamente pelas zonas de Donalda, Belmonte, Cardosas, onde seguiram junto à rotunda do novo Centro Comercial Aqua. Daí passaram por várias rotundas até atingirem à avenida V6, onde o itinerário os obrigou a desviar em direcção à zona da Pedra Mourinha.

De novo com várias rotundas pelo meio, seguiram-se a Rua Luís Vaz de Camões, passagem junto às instalações da Forportil, zona da Bemposta, Estádio Dois Irmãos (onde alguns ciclistas tiveram de percalços com furos de pneus devido à grande quantidade de vidros partidos de garrafas abandonadas), avenida V7, Estrada da Rocha, Avenida Tomás Cabreira, Fortaleza de Santa Catarina. Foi de resto na Praia da Rocha, onde se concentrou mais gente, na sua maioria turistas, a assistir à passagem dos ciclistas. O poletão prosseguiu a sua marcha pelas ruas Engenheiro José de Bívar, Bartolomeu Dias, zona ribeirinha de Portimão, Rua das Telecomunicações, Rua Júdice Biker, Rua Infante Dom Henrique e zona das Cardosas em direcção à estrada de acesso ao sitio de Porto de Lagos. Aí, houve um desvio para estradas secundárias, passando a zona do Rasmalho até à Senhora do Verde onde se situa a sede do Grupo Motard Cavaleiros da Noite. Foi esse o local escolhido pela organização para o reabastecimento dos ciclistas, os quais tiveram ao seu dispor sumos, garrafas de água, dois «croissants» e fruta para meterem num saco, o que lhes permitiu recuperar energias até final do passeio. O trajecto inclui, ainda, a zona de Montes de Cima, o Sítio do Escampadinho junto à rotunda do Autódromo Internacional do Algarve, até entrar numa via com acesso, novamente, à Estrada Nacional 125 para daí atingir o final, já pelas 12.40 horas, na aldeia da Figueira, frente ao polidesportivo.

“O maior problema neste evento está relacionado com os chamados «penetras», situação que não conseguimos controlar. No total, foram cerca de duas dezenas de ciclistas que surgiram de surpresa neste passeio de cicloturismo, acabando por aproveitar benesses como o reabastecimento e talvez com o almoço quando tínhamos tudo programado naturalmente para os participantes que pagaram as inscrições. Até em termos de segurança, poderiam ter provocado dificuldade às autoridades. Na próxima edição deste evento, em 2012, vamos controlar a situação através da obrigatoriedade do uso de pulseiras”, disse-nos, um dos responsáveis da organização. Depois de apelar para a necessidade de mais ajudas, defendeu que o polidesportivo da aldeia da Figueira seja coberto, a fim de possibilitar, por exemplo, o apoio a eventos como o passeio de cicloturismo.

No repasto servido nas instalações da Sociedade Recreativa Figueirense foram distribuídos vários troféus, nomeadamente à equipa da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António por ser sido a que se deslocou de mais longe, garantindo a presença de sete ciclistas, e à da Junta de Freguesia de Algoz, do concelho de Silves, que participou com 15 elementos, o maior número registado no evento. De resto, cada um dos participantes inscritos teve direito a receber uma medalha da organização.

O 9º. Passeio de Cicloturismo dos Treparadores da Sociedade Recreativa Figueirense contou com o patrocínio da Alportil, concessionário da «Skoda» em Portimão, da Torrado Bikes, loja de bicicletas que cedeu material para sorteio, e do Grupo Ride, outro estabelecimento de bicicletas que ofereceu os troféus. Essas empresas estão sedeadas também naquela cidade. A Padaria Cristino e a empresa Bertimóveis, ambas localizadas na aldeia da Figueira também se juntaram ao evento como patrocinadores. Além de se “dedicar ao fabrico de móveis à maneira”, a Bertimóveis “fornece todo o tipo de móveis por medida, cozinhas, roupeiros e estantes”. As instalações da empresa situam-se na rua principal da Figueira à saída para Mexilhoeira Grande. A Rádio Lagoa foi outro patrocínio igualmente em destaque. Houve ainda apoios da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, dos Bombeiros Voluntários de Portimão e da Guarda Nacional Republicana deste concelho, além da Federação Portuguesa de Cicloturismo e do Moto Clube Cavaleiros da Noite. Na altura dos agradecimentos, a organização destacou, igualmente, “todo o pessoal que trabalhou na cozinha”, bem como “todo o pessoal do bar”, além de “toda a equipa dos Trepadores da Sociedade Recreativa Figueirense, que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização do 9º. Passeio de Cicloturismo”, e da presidente desta colectividade, “que nos deu luz verde” para a iniciativa.

Ate para o ano.
 
Top