• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

14º Passeio Cicloturismo G.R. Empregados Comercio - Vendas Novas (Foto Report)

Figueiredo

Active Member
Km: 64,85
Tempo: 2h35m10s
Média: 25,0

pb140034.jpg



Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2010/11/14-passeio-cicloturismo-gr-empregados.html


S. Pedro esteve do nosso lado não caiu uma gota de água contra todas as expectativas :D:D, média porreira de 25Km/Hora :p ás 13h30 já estava en casa, para mim foi a 3.ª edição e continua 5* sem duvida a repetir para o ano, não é todos os dias que pedalamos pelas paisagens Alentejanas... :cool:
 

angel@

Member
Gostei muito deste passeio. Tinha um ritmo muito rapido, mas o tempo ameno facilitou tudo. A previsão de que não chovia entre as 10h00 e as 13h00, acertou em cheio, porque começou a chover quando fomos almoçar às 13h00. Para mim foi o encerrar em beleza da época de cicloturismo porque não vou a Sesimbra no da 21 de Novembro. O almoço e o convívio estavam excelentes...
 

Joca

New Member
É mesmo motivo para terem pena de não terem participado.
Tal como o Figueiredo disse é sem duvida um passeio 5 estrelas.
Foi a minha primeira participação e espero não ficar por aqui.
Quem já tinha apanhado uma bela molha no outro domingo não tinha motivo para ter medo...
 

Figueiredo

Active Member
Texto: José Morais

Vendas Novas, no Alentejo, foi este domingo, dia 14 de Novembro, o local escolhido para participarmos em mais um passeio de cicloturismo do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), a organização esteve a cargo do Grupo Recreativo Empregados do Comercio, que levou para a estrada o seu 14º passeio de bicicleta.

Com um trajecto de 62 quilómetros, aproximadamente, as bicicletas começaram a rolar pelas 9,15, com passagem por Silveira, Montemor-o-Novo, Foros Vale de Figueira, Lavre, e Vendas Novas, onde a caravana chegou pelas 12,30, ao local da partida, o Pavilhão Gimnodesportivo, a qual era composta por 233 cicloturistas, divididos por 36 equipas, e alguns individuais.

Vitor Martins responsável pelo grupo, falou à nossa reportagem sobre o evento, o qual dizia quando lhe fizemos as seguintes perguntas, 14 anos de passeio em Vendas Novas? “Exactamente, 14 anos a pedalar em Vendas Novas, temos feito aqui o passeio, julgo que tem agradado a todos que nos visitam, uns pela primeira vez, outros já desde a primeira vez, evidente que existe coisas boas, outras menos boas, mas é natural, tentamos dar o nosso melhor, este ano ouve quase um colapso, esperávamos chuva, também não seria inédito, felizmente não esteve presente, o que foi muito positivo”.

Este passeio é por norma um passeio molhado? “Sim e não, normalmente não chove, isto porque é o verão das castanhas, o verão de São Martinho, já tem acontecido, hoje esperávamos sem dúvida a chuva, mas não veio e correu bem”.

Quais os objectivos do passeio? “ Acima de tudo trazer alegria às pessoas que nos visitam, isto tudo sem fins lucrativos, e quantos mais vierem, melhor, mais ficam a conhecer a nossa terra, as nossas tradições”.

Os apoios? “Apesar de não estarmos famosos pela crise, temos a Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vendas Novas, os nossos patrocinadores normais, a Escola Secundária C+S, a qual nos cedeu as instalações para servirmos o almoço, e a GNR local”.

Vendas Novas tem tradições de andar de bicicleta, e ciclovias? “Existe uma pequena ciclovia, só que ainda incompleta, muitos dizem que não satisfaz, mas está aceitável, e é utilizada principalmente ao fim de semana”.

Por fim, perguntamos a Vitor Martins, o comentário final, o qual dizia; “Estou satisfeito, não choveu, correu tudo bem, e agora é tempo de irmos ao almoço, o nosso tradicional grão-de-bico, com o bom bacalhau, um obrigado a todos que estiveram presentes, e até para o ano, cá os esperamos a todos, e a outros que nos queiram dar o prazer de vir até à nossa terra, ver as nossas planícies, os nossos montes, até ao Alentejo, até Vendas Novas, terra de grandes tradições”.

O Comentário final
Com o calendário quase a chegar ao final, e em tempo de arrumar por alguns dias e dar descanso às bicicleta, pelo menos em passeios organizados, este é sem dúvida um passeio de grandes tradições, que ao longo de 14 anos tem juntado muitos participantes, e muitos deles fiéis ao mesmo. Os cicloturistas, esses são oriundos de diversos pontos, com participação massiva para equipas alentejanas, o trajecto, podemos considerar de dificuldade baixa/média, já que é excelente para rolar, apenas a subida para Montemor se encontra no meio para provocar algumas dificuldades, mas nada que não se possa fazer com alguma força de boa vontade, e é essa força de boa vontade, é esse gosto por pedalar e andar de bicicleta, que mais um dia esteve o exemplo, de que quem gosta verdadeiramente de pedalar, as condições climatéricas é o menos importante, a forte chuva que caiu toda a noite que antecedeu o passeio, não foi motivo mais uma suficiente forte, para desmotivar de pedalar, e a prova esteve presente, nas mais de duas centenas de cicloturistas que estiveram presentes.

Foi um passeio agradável, no verão de São Martinho que já lá vai, onde agora a chuva passou a tomar conta, a mesma facilitou quem pedalava, e esteve ausente, onde até o Sol compareceu, combatendo assim um pouco o frio que se fazia sentir, pedalou-se a bom pedalar, convívio foi o que não faltou, e promessas de voltar, essas também ficaram no ar, depois das fortes pedaladas, depois de um belo banho, foi tempo de um magnifico almoço, e como não poderia faltar, o tradicional grão-de-bico, com um bom bacalhau cozido.

Por agora é tudo, não podendo deixar de dar os parabéns à excelente organização, que mais uma vez se esmerou, soube receber todos muito bem na sua terra, divulgou a mesma, mostrou os seus encantos, as suas paisagens, os seus cultivos, os rebanhos de gado, as suas casas típicas e cor tradicional, os seus palacetes, e um sem número de coisas que se pode descobrir suavemente quando se anda de bicicleta, da minha parte, continuem…

Bons passeios, boas pedaladas, são os votos, mas… fiquem um pouco como sempre, das historias e factos de Vendas Novas.

Fonte: Jornalciclismo
 

DELTA

New Member
Já muito aqui foi dito sobre este passeio. Todas as opiniões foram positivas, nada havendo a apontar.O passeio foi óptimo, mas o almoço-convívio não ficou atrás. O pessoal que não ficou para a 2ª. parte, não sabe o que perdeu! A lotação da sala estava completamente esgotada e eu sei que pelo menos uma equipa das bandas de Salvaterra não foi aceite por falta de espaço. Até a chuva que a angel@ diz ter feito a aparição às 13 h, não foi geral. Peço desculpa à angel@, mas os amigos do moinho estiveram em Vendas Novas até às 14h30, e não vimos qualquer chuva!
Bravemente serão aqui colocadas mais algumas fotografias...
 

Figueiredo

Active Member
Gostava muito de ter ficado para o almoço convosco... o amigo DELTA já me conhece há algum tempo, lá em casa existe uma balança com 2 pratos de um lado estão os amigos de pedaladas do outro a familia, normalmente até ás 12h30/13h00 é para os amigos a partir daí a balança pende para o lado da familia.

Ficamos á espera dessas fotos

Abraço
 
Top