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1ª fininha Berg 8.9 em analise

Andre_S

New Member
Boas,

Como já referi na minha apresentação vou-me iniciar neste mundo das bicicletas de estrada, como o orçamento é baixo optei por comprar usado depois de alguns dias de pesquisa encontrei uma Berg que gostei, e era o tamanho indicado para mim e por 350€ aproveitei.

Especificações tecnicas:

Quadro: Aluminio Berg 8.9 2012
Forqueta: Columbus Tusk Light Carbon
Caixa direção: FSA Orbit IS-2
Mudança Fr/ Tr: Shimano 105
Travões: Tektro 510A (penso que são estes pois não tem lá qualquer referencia à marca dos travões)
Rodas: SHIMANO WH RS10
Pneus: SCHWALBE LUGANO 700x23C fr, bontrager r2 700x23c tr
Pedaleiro: Shimano ultrega 53x39 octalink
Cassete: Shimano ultrega 9v
Corrente: Shimano ultrega 9v
Manetes: Shimano tiagra
Guiador: Carbono (mas não sei a marca nem o modelo)
Avanço: fsa 90mm
Espigão: fsa
Selim: bbb (nao sei o modelo)
Pedais: Shimano Spd m520

Ontem fiz uma volta pequena 20km mas completa, com subidas e decidas com alguma inclinação e a bike a nível mecânico correspondeu bem, uma coisa que tenho de alterar é a altura do avanço, está baixo para mim, a transmissão com o pedaleiro 53x39 a subir é pesadita ainda por cima para quem não está habituado, os pedais de encaixe são de btt... o que estou a pensar fazer visto que ainda nunca tinha usado pedais de encaixe, é comprar os sapatos e ando com estes pedais ate me adaptar, depois passo-os para a bike de btt e compro pedais e sapatos de estrada.

O peso ainda não sei, tenho de pesar... (o antigo dono disse que tinha 8.6 kg mas tenho de confirmar acho pouco)


O que acham da bike para iniciar, do preço que ela custou? Opiniões... :)

Aqui vão as fotos
3ks9.jpg


dfau.jpg


lbgy.jpg


nxa9.jpg


Os pedais da foto vão ficar na bike só até comprar os sapatos.
 

johny32

Member
Isso que aí tens é uma máquina! Tenho uma e posso dizer-te que fazia tudo com ela. Não me arrependo nada de a ter comprado. Porém acabei por mudar de quadro por um Kuota.
Com a Berg em 1 ano e tal quase 2 fiz quase 9mil quilometros.

Só te aconselho a fazeres uma troca...muda os pneus. Eu desde que tenho os continental gp4000s q testei em dia de chuva pla primeira vez, nao quis outra coisa.

Os travoes são mesmo esses que referiste.

Força nisso e boas pedaladas. :)
 

OTALEM

Member
Essa bike parece ter sido bastante alterada.Tenho uma 8.9 que é igual ás que o moshino e o johny32 tinham mas as nossas tinham transmissão 105 completa com 10 velocidades mod. 2012 ,excepto os travões que são esses que tens,sendo o guiador de alumínio .Esse ultegra é mais antigo .
Só tu á que sabes como está essa pedaleira e os restantes componentes.Em minha opinião os 350 euros talvez estejam bem se tudo estiver em bom estado mas com pouco mais talvez tivesses arranjado melhor.O que me parece é que esses componentes foram mudados de outra bike + antiga.
Agora é preciso é andar .
 

Andre_S

New Member
Obrigado pelas voças opiniões :)
A bike está a funcionar bem e esta em bom esdado.
Há assim muita diferença entre as ultrega antiga e a a 105 que ela trazia de origem ?

outra coisa no btt a gama da shimano é acera, deore, slx, xt e xtr, em estrada quais os modelos e qual a ordem do mais baixo até ao topo?
 

Andre_S

New Member
Assim a minha transmissão é uma grande salganhada tenho, triagra manipulos, 105 nos desviadores e ultegra nos restantes.

Mas isso agora não me importa muito o que quero é fazer km quando alguma cena se desgastar logo vejo o que é que mudo.
 

wazosky

Member
Ora ai esta , muito bem dito "Mas isso agora não me importa muito o que quero é fazer km ", tens tudo shimano que acaba por ser tudo compatível e se tiver bem afinado não vais ter problemas , e foi uma boa compra .
Ainda há pessoas que tem algumas duvidas nas marcas ditas "nacionais" , pois pelo que me tenho apercebido na dita entrada de gama (bicicletas ate 800 euros +- ) que e uma bicicleta acessível em termos de preço para se iniciar nas fininhas ou para quem o seu orçamento não permite mais essas bicicletas ditas nacionais são imbatíveis .
Mas claro para muitos ter uma bicicleta de marca e sempre outra coisa vao la agora andar de berg ou de btwin .
 

Andre_S

New Member
Acho que esta berg nova custava mais ou menos 800€, o meu orçamento era no maximo 400€ acho que fiz a melhor opção dentro do meu orçamento.
 

OTALEM

Member
Nova quando saiu custava 900 .Trazia guiador de alumínio e avanço FSA,espigão também FSA com cerca de 294g ,manetes ,desviadores,cassete e pedaleiro 105 de 10 vel ,travões tektro ,selim sele royal ,rodas Shimano RS10 ,pneus Schalwbe lugano com arame (não dobrável cerca de 300g).
A minha foi comprada em 8-5-12 num outlet da Sportzone e custou-me 549 o que foi um excelente negócio

Logo que precises coloca uns pneus Continental Gran Prix 4000s e as rodas parecem logo outras.Gosto muito dessa bike.
Aqui tens a minha :http://www.forumciclismo.net/showthread.php?7-Mostra-nos-a-tua-quot-Fininha-quot/page38

https://www.youtube.com/watch?v=68SQCVQG1IY
Acho que esta berg nova custava mais ou menos 800€, o meu orçamento era no maximo 400€ acho que fiz a melhor opção dentro do meu orçamento.
 

OTALEM

Member
Uma coisa boa que isso tem é que os desviadores são os 105 que certamente são os originais e assim são para 10 velocidades.Se as manetes Tiagra foram de 10 velocidades com 40 euros ou menos punhas uma cassete 105 de 10.
 

Andre_S

New Member
hj foi mais um dia de testes a fininha, tive a pesa-la com estes pedais ranhosos da foto acusou 9.25kg por isso quando meter os pedais de encaixe deve ficar nos 9kg ou abaixo. depois fui fazer um voltinha de 43km é foi muito bom já subi a altura da frente e gosto mais assim, e já me vou ambientado melhor à coisa.
 

Andre_S

New Member
O meu primeiro upgrade.

o peso é que se manteu pensava que estes eram mais leves mas no fim enganei-me pesam 325 gramas os de plataforma pesam 319...

usuz.jpg


ozzl.jpg
 

Andre_S

New Member
Mais uma compra que era inevitável, para poder usufruir dos pedais shimano nada melhor que uns sapatos shimano, então vi aqui nos classificados do fórum uns sapatos usados do user ERIC CANTONA #7, e o negócio deu-se sem nenhum problema no dia seguinte já cá tinha os ditos.
Entretanto ainda não experimentei numa volta grande devido a uma pequena inflamação que tenho num tendão da perna esquerda, andei com eles um bocado aqui na minha rua e nota-se que o pé vai mais fixo e confortável que no btt, mas em contrapartida são mais difíceis de desencaixar...também pode ser falta de hábito.
Quanto aos sapatos estão em bom estado, adaptaram-se bem ao meu pé e um preço muito simpático em relação a novos.

Agradeço ao amigo ERIC CANTONA #7 por tudo e agora é quilómetros em cima.

r1nu.jpg
 

Andre_S

New Member
A bicicleta já conta com mais alguns km e uma coisa que tenho notado é uma ligeira dor no joelho direito, a medida do crank é 172,5 tendo eu 80cm de altura de perna e 1,73 de altura o quadro tamanho 52 será que o crank tem a medida indicada, ou será a por ainda não ter pernas e estar a sobrecarregar o joelho, a minha transmissão também não ajuda 53-39/25-12, é preciso força para subir.
 
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