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1ª bicicleta de estrada

NovatoNoCiclismo

Active Member
Boa tarde, eu tenho cerca de 650€ para dar por uma bicicleta e mais uns 100 euros para pedais e sapatilhas. Já tenho cerca de 1500km nas pernas numa Rockrider ST100 e queria uma "coisa" melhor para andar na estrada.

Ando a pensar em comprar a RC500 que está a 649€, há alguma coisa melhor pelo preço?
 

De S

New Member
Por esse dinheiro não vais longe. quanto á RC500 vais acabar por odiar o ciclismo de estrada. Explico. Travões disco mecânicos ; Sora . Ódio eminente. Procura outras opções em usados. Minimo Tagra , para quem está a começar. Quanto a travões disco, eu por mim estou longe deles e pretendo aumentar a distância. Procura no site da Tuvalum. Mesmo que não compres lá nada ficas com uma melhor ideia do valor de uma menina usada. Tens ainda muitas opções no OLX. Abraço.
 

NULL

Moderador
Staff member
Por esse dinheiro não vais longe. quanto á RC500 vais acabar por odiar o ciclismo de estrada. Explico. Travões disco mecânicos ; Sora . Ódio eminente. Procura outras opções em usados. Minimo Tagra , para quem está a começar. Quanto a travões disco, eu por mim estou longe deles e pretendo aumentar a distância. Procura no site da Tuvalum. Mesmo que não compres lá nada ficas com uma melhor ideia do valor de uma menina usada. Tens ainda muitas opções no OLX. Abraço.

Só por curiosidade, estás longe dos travões de disco e queres aumentar a distância por algum motivo em especial?
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Por esse dinheiro não vais longe. quanto á RC500 vais acabar por odiar o ciclismo de estrada. Explico. Travões disco mecânicos ; Sora . Ódio eminente. Procura outras opções em usados. Minimo Tagra , para quem está a começar. Quanto a travões disco, eu por mim estou longe deles e pretendo aumentar a distância. Procura no site da Tuvalum. Mesmo que não compres lá nada ficas com uma melhor ideia do valor de uma menina usada. Tens ainda muitas opções no OLX. Abraço.

Se calhar o problema é não teres usado travões de disco mas HIDRÁULICOS.
 

edununo

Well-Known Member
Só por curiosidade, estás longe dos travões de disco e queres aumentar a distância por algum motivo em especial?
Porque há coisas que não se entendem.

A RC500 é interessante. É trocar os pneus de origem por uns superiores e tens bike para muitos kms.
O Sora de hoje em dia já é bem superior aos de antigamente. A pedaleira por exemplo já é de eixo integrado como nas gamas superiores.
Para começar e/ou orçamentos curtos, é uma boa bike.
 

elchocollat

Well-Known Member
Olhem, eu já pensei "mal" dos travões de disco... Mas por vezes sinto-me inseguro com os meus calços. Ok que já estão no fim, mas acredito que o disco seja melhor. E já disse por aqui que estava muito reticente aos discos numa futura bicicleta.
 

NovatoNoCiclismo

Active Member
Eu já fiz uns 500km numa bicicleta empresta de estrada da decathlon (aquelas de 300€) e gostei, achei um upgrade mesmo muito bom. Será que a RC500 é assim tão má? No máximo dos máximos poderia ir para a RC520, também teria de mudar os pneus de origem?
 

edununo

Well-Known Member
Não é nada má e não necessitas de trocar os pneus de origem. Podes gastar esses e no final fazes um upgrade. Uns pneus de qualidade fazem maravilhas.
 

Carolina

Well-Known Member
Os pneus eventualmente terão de ser trocados. Gasta os que vêm inicialmente e depois trocas por uns melhores.

Diria que só terás de te preocupar com travões se fores fazer descidas bem inclinadas ou mais perigosas, mas tendo em conta que estás a começar duvido que te vás meter nisso para já. De qualquer forma convém aprenderes a travar. Há muita gente que só usa o travão de trás, logo aqui perdem imenso poder de travagem.

@elchocollat reticente porquê? Tens mais poder de travagem e mesmo em termos de manutenção, eu que sou uma naba nessas coisas, já troquei pastilhas uma vez, para além de ter afinado para não ficarem a tocar no disco. Depois de aprender como se faz (youtube ftw) é facílimo.
 

JBG

Well-Known Member
Juro que não entendo o estigma que tanta gente tem pelo grupo Sora.
Chega onde chegam os outros, quem pousar o pé com Sora vai pousar com Dura-Ace!

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Sora 2x9 @Montemuro
 

NovatoNoCiclismo

Active Member
Os pneus eventualmente terão de ser trocados. Gasta os que vêm inicialmente e depois trocas por uns melhores.

Diria que só terás de te preocupar com travões se fores fazer descidas bem inclinadas ou mais perigosas, mas tendo em conta que estás a começar duvido que te vás meter nisso para já. De qualquer forma convém aprenderes a travar. Há muita gente que só usa o travão de trás, logo aqui perdem imenso poder de travagem.

@elchocollat reticente porquê? Tens mais poder de travagem e mesmo em termos de manutenção, eu que sou uma naba nessas coisas, já troquei pastilhas uma vez, para além de ter afinado para não ficarem a tocar no disco. Depois de aprender como se faz (youtube ftw) é facílimo.

Isso é que me preocupa. É que eu vou comprar a bicicleta para subir serras (que é o que faço com a de BTT). Aliás, a estreia da bicicleta vai ser uma subida à torre. São assim tão maus os travões? Muito inseguros para descer serras?
 

andr000ide

Active Member
Eu não tenho travões de disco, já fiz descidas com 20+ % inclinação e nunca me senti inseguro com os meus travões.
Isso é que me preocupa. É que eu vou comprar a bicicleta para subir serras (que é o que faço com a de BTT). Aliás, a estreia da bicicleta vai ser uma subida à torre. São assim tão maus os travões? Muito inseguros para descer serras?
 

Carolina

Well-Known Member
Nunca experimentei sora de disco, mas tenho sérias duvidas que tenhas problemas a descer com eles. Talvez o @De S possa elaborar um pouco em relação ao comentário que fez dos travões.

Ainda por cima as descidas da Torre até têm piso decente.
 

elchocollat

Well-Known Member
Os pneus eventualmente terão de ser trocados. Gasta os que vêm inicialmente e depois trocas por uns melhores.

Diria que só terás de te preocupar com travões se fores fazer descidas bem inclinadas ou mais perigosas, mas tendo em conta que estás a começar duvido que te vás meter nisso para já. De qualquer forma convém aprenderes a travar. Há muita gente que só usa o travão de trás, logo aqui perdem imenso poder de travagem.

@elchocollat reticente porquê? Tens mais poder de travagem e mesmo em termos de manutenção, eu que sou uma naba nessas coisas, já troquei pastilhas uma vez, para além de ter afinado para não ficarem a tocar no disco. Depois de aprender como se faz (youtube ftw) é facílimo.
Era mesmo nesse ponto de manutenção que me deixava reticente, pois parece-me mais complicado e como estou habituado ao sistema de cabos talvez contribuisse mais...
Mas tenho visto reviews e vídeos, e tenho ficado mais confiante que pode ser uma boa mudança.
 

BH_99

Well-Known Member
não querendo "alimentar" polémicas...parece impossível alguém depois de experimentar disco hidráulico...atenção só falo destes porque não tenho experiência com mecânicos....que queira voltar para travões de "pinças"...andei anos com os ditos normais e agora que troquei para disco nem tem comparação....então com chuva ou agua....nem se compara...em condições normais sem chuva não é tão notório a diferença mas mesmo assim para mim muito superior...
 
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