Completamente de acordo.por acaso percebi bem...
claro que a bike usada nao vai valer mais do que se fosse nova a nao ser na tal situação de a bicicleta tornar-se uma bike de colecção - um clássico!
se se vende melhor um 105 usado do que um SORA .. talvez...n sei.. mas fazer um esforço financeiro inicial para comprar uma bike com 105 so porque depois se vende melhor parece-me ridiculo...
E isto não se aplica apenas às bicicletas. Telemóveis, carros... tudo. O consumismo hoje em dia está uma loucura.Yap. Minha primeira bike de estrada foi uma Berg Fuego usada com Sora de antes de 2010. Isto foi em 2013. Não percebia nada de tamanhos e na altura o fórum não era o que é hoje. Esta bike era um 56. Fiz muitas voltas de 4 a 5h com ela.
Vim para o UK em 2016 e a primeira bike que cá comprei foi uma Cannondale CAAD8 com Sora. Fiz mais de 15000 kms com ela até comprar a Specialized Tarmac que tenho neste momento. Nunca foi a bike que me fez ficar para trás, nunca foi a bike que me fez perder a motivação de ir treinar para rua com temperaturas bem baixas e chuva (até comprar o TT)
Aliás digo te ainda mais: a Specialized nos primeiros dois meses mal andou. Pensei que ia estar louco para ir para a rua com ela mas não. Preferia ficar em casa e treinar no TT (chuva lá fora não ajuda)
Motivações para mim têm que ser: fazer exercício, superar-se, pedalar com os amigos, divertir-se, espairecer, deslocar-se, ir mais longe, mais alto, mais rápido.
Todo o que é material desgasta-se. Primeiro mês enquanto é novo até podes ter motivação extra mas passado isso habituas-te e é apenas mais uma bike.
Para quem está a começar que leia isto com atenção: tu só dás valor a um 105 se usaste um Sora. Tu só dás valor a umas rodas de 500€ se usaste umas de 100€, tu só sabes dar valor ao carbono se usaste alumínio, etc etc.
O meu primeiro Sora era exatamente esse. A Canpagnolo ainda usa esse sistema portanto não vejo onde está o problema. Mas lá está, cada um tem as suas motivações e o importante é pedalar e não arranjar desculpas para não conseguir fazer determinada coisa.Não só mas também.
Reparem: ter material melhor é uma motivação.
E não, não se aplica a tudo.
Exemplo muito simples: estando eu ligado à informática, e sendo esta a minha profissão, ter uma boa máquina faz muita diferença. Claro que para ir ao instagram, até o telm chega... Mas a mim é uma falta de motivação quando preciso se emular 2 máquinas virtuais... Signifique o que isto significar, eu tenho que ter disponíveis pelo menos 12gb de ram... E eu não tenho. Isto resulta numa falta de motivação porque tenho que fazer as coisas de outra maneira, vai demorar mais tempo, e tudo isto conta para a felicidade.
Ok, isto é o meu trabalho.
Mas ciclismo é para mim um hobbie. Se quero ter coisas boas? Claro. Não preciso para já de uns calções da Assos, não vou fazer 4h porque não consigo neste momento. Se quandp fizer 4h à vontade vou ter vontade de experimentar uns? Claro. Até faço 5h se calhar...
Ter algo bom logo de inicio vai fazer com que uma pessoa se sinta mais pegada ao objeto e tenha vontade de o explorar. É tipo um vídeo que vi há uns tempos aqui no fórum de um quadro chinês... O gajp tanto forçou que partiu. Eu quero forçar e quero ficar com ele na mesma. Eu quero andar à chuva, ter areiazinhas na corrente, passar um pano e siga. Não me quero lembrar que este grupo (neste caso) tem que ser revisto a cada saída, porque será mais propenso a problemas. O mesmo nas rodas... Eu quero que as minhas rodas aguentem com 76kg na boa, em pé sentado, a mandar sprints, seja como for... Se eu tiver umas rodas franquitas até me tira a vontade de pegar na bike, só de pensar que se pode estragar.
Se eu sou um bruta montes? Nem por sombras, mas se for que a bicicleta aguente.
Se o material se gasta? Claro que sim, mas prefiro pagar mais um pouco e saber que me vai durar do que estar preocupado se dura ou não.
Uma coisa simples:
Quando comprei a minha bike, o grupo sora não era com a patilha como agora, era em cima na manete. De certeza que se eu tivesse o grupo sora, tinha perdido a vontade de pedalar... Eu simplesmente não queria aquilo e se fosse para ter uma bicicleta ao menos que fosse como eu queria, para me sentir bem. Não me satisfazia, simplesmente.
Por isso é que estou muito inclinado a dar mais 150€ pela RC 520 Gravel... Aquele azul da versão "normal"... :/Tenho a dizer que, até o aspecto conta. Tal como na roupa, aquela que achamos menos bonita ou que nos fica pior, é a que menos usamos. Ora se tivermos uma bicicleta que tem algo que não nos agrada, PODE ser o suficiente para não se sair para a rua tantas vezes quanto pretendiamos..
Eu comprei campagnolo precisamente devido a essa patilha. Para mim é muito mais fixe (nas duas posições da mão)O meu primeiro Sora era exatamente esse. A Canpagnolo ainda usa esse sistema portanto não vejo onde está o problema. Mas lá está, cada um tem as suas motivações e o importante é pedalar e não arranjar desculpas para não conseguir fazer determinada coisa.
Não só mas também.
Reparem: ter material melhor é uma motivação.
E não, não se aplica a tudo.
Exemplo muito simples: estando eu ligado à informática, e sendo esta a minha profissão, ter uma boa máquina faz muita diferença. Claro que para ir ao instagram, até o telm chega... Mas a mim é uma falta de motivação quando preciso se emular 2 máquinas virtuais... Signifique o que isto significar, eu tenho que ter disponíveis pelo menos 12gb de ram... E eu não tenho. Isto resulta numa falta de motivação porque tenho que fazer as coisas de outra maneira, vai demorar mais tempo, e tudo isto conta para a felicidade.
Ok, isto é o meu trabalho.
Mas ciclismo é para mim um hobbie. Se quero ter coisas boas? Claro. Não preciso para já de uns calções da Assos, não vou fazer 4h porque não consigo neste momento. Se quandp fizer 4h à vontade vou ter vontade de experimentar uns? Claro. Até faço 5h se calhar...
Ter algo bom logo de inicio vai fazer com que uma pessoa se sinta mais pegada ao objeto e tenha vontade de o explorar. É tipo um vídeo que vi há uns tempos aqui no fórum de um quadro chinês... O gajp tanto forçou que partiu. Eu quero forçar e quero ficar com ele na mesma. Eu quero andar à chuva, ter areiazinhas na corrente, passar um pano e siga. Não me quero lembrar que este grupo (neste caso) tem que ser revisto a cada saída, porque será mais propenso a problemas. O mesmo nas rodas... Eu quero que as minhas rodas aguentem com 76kg na boa, em pé sentado, a mandar sprints, seja como for... Se eu tiver umas rodas franquitas até me tira a vontade de pegar na bike, só de pensar que se pode estragar.
Se eu sou um bruta montes? Nem por sombras, mas se for que a bicicleta aguente.
Se o material se gasta? Claro que sim, mas prefiro pagar mais um pouco e saber que me vai durar do que estar preocupado se dura ou não.
Uma coisa simples:
Quando comprei a minha bike, o grupo sora não era com a patilha como agora, era em cima na manete. De certeza que se eu tivesse o grupo sora, tinha perdido a vontade de pedalar... Eu simplesmente não queria aquilo e se fosse para ter uma bicicleta ao menos que fosse como eu queria, para me sentir bem. Não me satisfazia, simplesmente.
pessoalmente acho que a jsutificação dada pela decathlon para a diferença de preço é algo desonesta. ela é:Por isso é que estou muito inclinado a dar mais 150€ pela RC 520 Gravel... Aquele azul da versão "normal"... :/
A questão não é os 150€ justificarem os componentes diferentes, que realmente são muito poucos. A questão é o azul... Não gosto muito.pessoalmente acho que a jsutificação dada pela decathlon para a diferença de preço é algo desonesta. ela é:
Não é má bina. de todo. mas não justifica. creio. Tlv a RC520 e veres se consegues rodas e pneus em promoção que te permita ires trocando entre estrada e aventura?
- Pintura
- Pneus (aqui pode haver diferença real mas não muita)
- Guiador (a sério?)
- E fita mais fofinha
Seja qual a opção, tenho a certeza que vais curtir pra CRL!
A questão de não permitir pneus mais largos mete muita bicicleta fora do meu leque, independentemente do preço.
As rc500 e 520 levam pneus até 35 tal como a gravel... Aliás os quadros são todos o mesmo...Quando me referi à RC 520 era à de 850€ e não à RC 520 Gravel, que está por 1000€.
Traz pneus 700 x 28c mas não li nada na descrição que diga que não permite pneus mais largos. É assim ????
Quanto à cor, só a vi no site. Também penso que deveria haver outra alternativa, como na RC 500. E o preto fica sempre bem !!!