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TRIBAN RC 520

cconst

Well-Known Member
uma bike de 550 paus, passado 2 anos vale 250 (??)... uma bike de 2k passados 2 anos vale... 1.3k?

Qualquer bike desvaloriza. Mas o que salta à vista é que quanto mais se gasta num momento inicial, mais se perde na venda.
 

Pires

Well-Known Member
Com esses 200€ que sobram compras umas rodas já boazinhas e a diferença é bem maior que o salto de Sora para 105
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu até concordo com o que vai sendo dito aqui. Tenho uma scott de alumínio, mas o mais o meu objetivo nunca foi vender. Contudo, e como sei que está bem estimada não foi para a vender um dia que fiz o upgrade de tiagra 9v para 105 10v.
E sei que se a fosse vender iria valer uma ninharia... Mas não seria muito inteligente da minha parte vender uma bike com ~8 anos por um preço ligeiramente mais elevado só porque lhe fiz uns upgrades, convenhamos.

Ainda acrescento outra coisa ao meu comentário :
Se for para iniciar penso que a pessoa deve comprar até mais com o coração. Porquê? Para ganhar mais vontade de ir pedalar. Um pouco de encontro ao que foi dito, mas comprar só por ser mais barato não vale a pena se o que queríamos na verdade era 105. Porque ao início é muito importante a motivação.
 

Bruso

Well-Known Member
por acaso percebi bem...
claro que a bike usada nao vai valer mais do que se fosse nova a nao ser na tal situação de a bicicleta tornar-se uma bike de colecção - um clássico!
se se vende melhor um 105 usado do que um SORA .. talvez...n sei.. mas fazer um esforço financeiro inicial para comprar uma bike com 105 so porque depois se vende melhor parece-me ridiculo...
Completamente de acordo.

@elchocollat
Quando precisas de material x ou y para ter motivação para andar de bike algo está errado. Cada um tem a sua motivação mas material não deveria ser uma delas nunca. Mas isto sou eu
 

elchocollat

Well-Known Member
Bruso portanto, sentes-te igualmente motivado (ou perto do igualmente) com materiais nitidamente diferentes entre si, em que um é melhor que o outro, é isso?
 

Bruso

Well-Known Member
Yap. Minha primeira bike de estrada foi uma Berg Fuego usada com Sora de antes de 2010. Isto foi em 2013. Não percebia nada de tamanhos e na altura o fórum não era o que é hoje. Esta bike era um 56. Fiz muitas voltas de 4 a 5h com ela.
Vim para o UK em 2016 e a primeira bike que cá comprei foi uma Cannondale CAAD8 com Sora. Fiz mais de 15000 kms com ela até comprar a Specialized Tarmac que tenho neste momento. Nunca foi a bike que me fez ficar para trás, nunca foi a bike que me fez perder a motivação de ir treinar para rua com temperaturas bem baixas e chuva (até comprar o TT)
Aliás digo te ainda mais: a Specialized nos primeiros dois meses mal andou. Pensei que ia estar louco para ir para a rua com ela mas não. Preferia ficar em casa e treinar no TT (chuva lá fora não ajuda)
Motivações para mim têm que ser: fazer exercício, superar-se, pedalar com os amigos, divertir-se, espairecer, deslocar-se, ir mais longe, mais alto, mais rápido.
Todo o que é material desgasta-se. Primeiro mês enquanto é novo até podes ter motivação extra mas passado isso habituas-te e é apenas mais uma bike.

Para quem está a começar que leia isto com atenção: tu só dás valor a um 105 se usaste um Sora. Tu só dás valor a umas rodas de 500€ se usaste umas de 100€, tu só sabes dar valor ao carbono se usaste alumínio, etc etc.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Yap. Minha primeira bike de estrada foi uma Berg Fuego usada com Sora de antes de 2010. Isto foi em 2013. Não percebia nada de tamanhos e na altura o fórum não era o que é hoje. Esta bike era um 56. Fiz muitas voltas de 4 a 5h com ela.
Vim para o UK em 2016 e a primeira bike que cá comprei foi uma Cannondale CAAD8 com Sora. Fiz mais de 15000 kms com ela até comprar a Specialized Tarmac que tenho neste momento. Nunca foi a bike que me fez ficar para trás, nunca foi a bike que me fez perder a motivação de ir treinar para rua com temperaturas bem baixas e chuva (até comprar o TT)
Aliás digo te ainda mais: a Specialized nos primeiros dois meses mal andou. Pensei que ia estar louco para ir para a rua com ela mas não. Preferia ficar em casa e treinar no TT (chuva lá fora não ajuda)
Motivações para mim têm que ser: fazer exercício, superar-se, pedalar com os amigos, divertir-se, espairecer, deslocar-se, ir mais longe, mais alto, mais rápido.
Todo o que é material desgasta-se. Primeiro mês enquanto é novo até podes ter motivação extra mas passado isso habituas-te e é apenas mais uma bike.

Para quem está a começar que leia isto com atenção: tu só dás valor a um 105 se usaste um Sora. Tu só dás valor a umas rodas de 500€ se usaste umas de 100€, tu só sabes dar valor ao carbono se usaste alumínio, etc etc.
E isto não se aplica apenas às bicicletas. Telemóveis, carros... tudo. O consumismo hoje em dia está uma loucura.
 

elchocollat

Well-Known Member
Não só mas também.
Reparem: ter material melhor é uma motivação.
E não, não se aplica a tudo.
Exemplo muito simples: estando eu ligado à informática, e sendo esta a minha profissão, ter uma boa máquina faz muita diferença. Claro que para ir ao instagram, até o telm chega... Mas a mim é uma falta de motivação quando preciso se emular 2 máquinas virtuais... Signifique o que isto significar, eu tenho que ter disponíveis pelo menos 12gb de ram... E eu não tenho. Isto resulta numa falta de motivação porque tenho que fazer as coisas de outra maneira, vai demorar mais tempo, e tudo isto conta para a felicidade.
Ok, isto é o meu trabalho.

Mas ciclismo é para mim um hobbie. Se quero ter coisas boas? Claro. Não preciso para já de uns calções da Assos, não vou fazer 4h porque não consigo neste momento. Se quandp fizer 4h à vontade vou ter vontade de experimentar uns? Claro. Até faço 5h se calhar...
Ter algo bom logo de inicio vai fazer com que uma pessoa se sinta mais pegada ao objeto e tenha vontade de o explorar. É tipo um vídeo que vi há uns tempos aqui no fórum de um quadro chinês... O gajp tanto forçou que partiu. Eu quero forçar e quero ficar com ele na mesma. Eu quero andar à chuva, ter areiazinhas na corrente, passar um pano e siga. Não me quero lembrar que este grupo (neste caso) tem que ser revisto a cada saída, porque será mais propenso a problemas. O mesmo nas rodas... Eu quero que as minhas rodas aguentem com 76kg na boa, em pé sentado, a mandar sprints, seja como for... Se eu tiver umas rodas franquitas até me tira a vontade de pegar na bike, só de pensar que se pode estragar.
Se eu sou um bruta montes? Nem por sombras, mas se for que a bicicleta aguente.
Se o material se gasta? Claro que sim, mas prefiro pagar mais um pouco e saber que me vai durar do que estar preocupado se dura ou não.

Uma coisa simples:
Quando comprei a minha bike, o grupo sora não era com a patilha como agora, era em cima na manete. De certeza que se eu tivesse o grupo sora, tinha perdido a vontade de pedalar... Eu simplesmente não queria aquilo e se fosse para ter uma bicicleta ao menos que fosse como eu queria, para me sentir bem. Não me satisfazia, simplesmente.
 

elchocollat

Well-Known Member
Edit (já não consegui editar o post)
Não, não é por pensar assim que vou comprar uma bicicleta de topo. Para mim isso teria o efeito inverso: isto é demasiado bom para andar aos fds. Não preciso de algo tão bom como isto. E ao utilizar, não me sentia totalmente motivado... Aquilo não me serve. Já está muito além.
 

Bruso

Well-Known Member
Não só mas também.
Reparem: ter material melhor é uma motivação.
E não, não se aplica a tudo.
Exemplo muito simples: estando eu ligado à informática, e sendo esta a minha profissão, ter uma boa máquina faz muita diferença. Claro que para ir ao instagram, até o telm chega... Mas a mim é uma falta de motivação quando preciso se emular 2 máquinas virtuais... Signifique o que isto significar, eu tenho que ter disponíveis pelo menos 12gb de ram... E eu não tenho. Isto resulta numa falta de motivação porque tenho que fazer as coisas de outra maneira, vai demorar mais tempo, e tudo isto conta para a felicidade.
Ok, isto é o meu trabalho.

Mas ciclismo é para mim um hobbie. Se quero ter coisas boas? Claro. Não preciso para já de uns calções da Assos, não vou fazer 4h porque não consigo neste momento. Se quandp fizer 4h à vontade vou ter vontade de experimentar uns? Claro. Até faço 5h se calhar...
Ter algo bom logo de inicio vai fazer com que uma pessoa se sinta mais pegada ao objeto e tenha vontade de o explorar. É tipo um vídeo que vi há uns tempos aqui no fórum de um quadro chinês... O gajp tanto forçou que partiu. Eu quero forçar e quero ficar com ele na mesma. Eu quero andar à chuva, ter areiazinhas na corrente, passar um pano e siga. Não me quero lembrar que este grupo (neste caso) tem que ser revisto a cada saída, porque será mais propenso a problemas. O mesmo nas rodas... Eu quero que as minhas rodas aguentem com 76kg na boa, em pé sentado, a mandar sprints, seja como for... Se eu tiver umas rodas franquitas até me tira a vontade de pegar na bike, só de pensar que se pode estragar.
Se eu sou um bruta montes? Nem por sombras, mas se for que a bicicleta aguente.
Se o material se gasta? Claro que sim, mas prefiro pagar mais um pouco e saber que me vai durar do que estar preocupado se dura ou não.

Uma coisa simples:
Quando comprei a minha bike, o grupo sora não era com a patilha como agora, era em cima na manete. De certeza que se eu tivesse o grupo sora, tinha perdido a vontade de pedalar... Eu simplesmente não queria aquilo e se fosse para ter uma bicicleta ao menos que fosse como eu queria, para me sentir bem. Não me satisfazia, simplesmente.
O meu primeiro Sora era exatamente esse. A Canpagnolo ainda usa esse sistema portanto não vejo onde está o problema. Mas lá está, cada um tem as suas motivações e o importante é pedalar e não arranjar desculpas para não conseguir fazer determinada coisa.
 

cconst

Well-Known Member
Tenho a dizer que, até o aspecto conta. Tal como na roupa, aquela que achamos menos bonita ou que nos fica pior, é a que menos usamos. Ora se tivermos uma bicicleta que tem algo que não nos agrada, PODE ser o suficiente para não se sair para a rua tantas vezes quanto pretendiamos.

Mas isto tem a ver com a personalidade e objectivos de cada um. Todos diferentes.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Tenho a dizer que, até o aspecto conta. Tal como na roupa, aquela que achamos menos bonita ou que nos fica pior, é a que menos usamos. Ora se tivermos uma bicicleta que tem algo que não nos agrada, PODE ser o suficiente para não se sair para a rua tantas vezes quanto pretendiamos..
Por isso é que estou muito inclinado a dar mais 150€ pela RC 520 Gravel... Aquele azul da versão "normal"... :/
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
O meu primeiro Sora era exatamente esse. A Canpagnolo ainda usa esse sistema portanto não vejo onde está o problema. Mas lá está, cada um tem as suas motivações e o importante é pedalar e não arranjar desculpas para não conseguir fazer determinada coisa.
Eu comprei campagnolo precisamente devido a essa patilha. Para mim é muito mais fixe (nas duas posições da mão)
 

Bernalve

Well-Known Member
Não só mas também.
Reparem: ter material melhor é uma motivação.
E não, não se aplica a tudo.
Exemplo muito simples: estando eu ligado à informática, e sendo esta a minha profissão, ter uma boa máquina faz muita diferença. Claro que para ir ao instagram, até o telm chega... Mas a mim é uma falta de motivação quando preciso se emular 2 máquinas virtuais... Signifique o que isto significar, eu tenho que ter disponíveis pelo menos 12gb de ram... E eu não tenho. Isto resulta numa falta de motivação porque tenho que fazer as coisas de outra maneira, vai demorar mais tempo, e tudo isto conta para a felicidade.
Ok, isto é o meu trabalho.

Mas ciclismo é para mim um hobbie. Se quero ter coisas boas? Claro. Não preciso para já de uns calções da Assos, não vou fazer 4h porque não consigo neste momento. Se quandp fizer 4h à vontade vou ter vontade de experimentar uns? Claro. Até faço 5h se calhar...
Ter algo bom logo de inicio vai fazer com que uma pessoa se sinta mais pegada ao objeto e tenha vontade de o explorar. É tipo um vídeo que vi há uns tempos aqui no fórum de um quadro chinês... O gajp tanto forçou que partiu. Eu quero forçar e quero ficar com ele na mesma. Eu quero andar à chuva, ter areiazinhas na corrente, passar um pano e siga. Não me quero lembrar que este grupo (neste caso) tem que ser revisto a cada saída, porque será mais propenso a problemas. O mesmo nas rodas... Eu quero que as minhas rodas aguentem com 76kg na boa, em pé sentado, a mandar sprints, seja como for... Se eu tiver umas rodas franquitas até me tira a vontade de pegar na bike, só de pensar que se pode estragar.
Se eu sou um bruta montes? Nem por sombras, mas se for que a bicicleta aguente.
Se o material se gasta? Claro que sim, mas prefiro pagar mais um pouco e saber que me vai durar do que estar preocupado se dura ou não.

Uma coisa simples:
Quando comprei a minha bike, o grupo sora não era com a patilha como agora, era em cima na manete. De certeza que se eu tivesse o grupo sora, tinha perdido a vontade de pedalar... Eu simplesmente não queria aquilo e se fosse para ter uma bicicleta ao menos que fosse como eu queria, para me sentir bem. Não me satisfazia, simplesmente.

Não me parece que quanto mais caro, o material vai durar mais. Podes tirar melhor rendimento, mas de resto hmm.... Rodas mais baratas ou mais fracas, podem ser mais resistentes e robustas que rodas mais caras. Nos componentes e quadro de bicicleta é mais a manutenção que fazes que vai aumentar a longevidade do material.
 

pedrodoprior

Active Member
Por isso é que estou muito inclinado a dar mais 150€ pela RC 520 Gravel... Aquele azul da versão "normal"... :/
pessoalmente acho que a jsutificação dada pela decathlon para a diferença de preço é algo desonesta. ela é:
  1. Pintura
  2. Pneus (aqui pode haver diferença real mas não muita)
  3. Guiador (a sério?)
  4. E fita mais fofinha
Não é má bina. de todo. mas não justifica. creio. Tlv a RC520 e veres se consegues rodas e pneus em promoção que te permita ires trocando entre estrada e aventura?
Seja qual a opção, tenho a certeza que vais curtir pra CRL! :D
 

antunesfilipee

Well-Known Member
pessoalmente acho que a jsutificação dada pela decathlon para a diferença de preço é algo desonesta. ela é:
  1. Pintura
  2. Pneus (aqui pode haver diferença real mas não muita)
  3. Guiador (a sério?)
  4. E fita mais fofinha
Não é má bina. de todo. mas não justifica. creio. Tlv a RC520 e veres se consegues rodas e pneus em promoção que te permita ires trocando entre estrada e aventura?
Seja qual a opção, tenho a certeza que vais curtir pra CRL! :D
A questão não é os 150€ justificarem os componentes diferentes, que realmente são muito poucos. A questão é o azul... Não gosto muito.
Devia de ver ao vivo mas não é fácil em Leiria.
Agora é verdade que para 850€ é grande bike mas para 1000€ começa a perder a questão do "excelente preço/qualidade"... Mas mesmo por 1000€ não é muito fácil encontrar uma bicicleta nova com aquelas características. A questão de não permitir pneus mais largos mete muita bicicleta fora do meu leque, independentemente do preço.
 

ManelZe

New Member
A questão de não permitir pneus mais largos mete muita bicicleta fora do meu leque, independentemente do preço.

Quando me referi à RC 520 era à de 850€ e não à RC 520 Gravel, que está por 1000€.
Traz pneus 700 x 28c mas não li nada na descrição que diga que não permite pneus mais largos. É assim ????
Quanto à cor, só a vi no site. Também penso que deveria haver outra alternativa, como na RC 500. E o preto fica sempre bem !!!
 

kostaviks

Well-Known Member
I
Quando me referi à RC 520 era à de 850€ e não à RC 520 Gravel, que está por 1000€.
Traz pneus 700 x 28c mas não li nada na descrição que diga que não permite pneus mais largos. É assim ????
Quanto à cor, só a vi no site. Também penso que deveria haver outra alternativa, como na RC 500. E o preto fica sempre bem !!!
As rc500 e 520 levam pneus até 35 tal como a gravel... Aliás os quadros são todos o mesmo...
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Certo, os quandos são exatamente os mesmos. Por isso é que me custa dar 1000€ em vez de 850€. A questão é que não acho piada nenhuma ao azul! Bem que podiam permitir escolher as cores... Se há o mesmo quando em três cores...
 
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