• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Iniciante, mesmo verde, bicicleta de estrada

pnobrega

Member
Olá a todos. Hoje encontrei o vosso fórum por acaso e até já estou um pouco "arrependido" de não o ter encontrado / procurado mais cedo.
Então... Não ando de bicicleta há muito tempo e decidi comprar uma Triban 500 para iniciar e fazer uns kms aqui pela marginal / ciclovia de Gaia/Porto. O orçamento só dava para a Triban 100 mas estiquei estiquei e acabei por encomendar a 500. Na loja não havia para testes e emprestaram me a 520. Foi a minha primeira vez numa bicicleta de estrada. Era tamanho M. Fiz uns 15km com ela e pareceu me que os desconfortos que notei seriam os normais de quem apenas tinha andado em bicicleta de montanha. Não desgostei.

Encomendei o tamanho M, analisando a tabela deles, e claro, o vendedor achou que tbm seria. Meço 1,76cm.

Ora já li por aqui que se calhar o tamanho ideal seria o S (infelizmente está fora de questão neste momento um bikefit), por outro lado já li que devem estar para sair novos modelos (com travão de disco, etc). Fico a pensar se não me terei precipitado e me irei arrepender.

As minhas noções gerais de ciclismo/mecânica numa escala de 0-20 serão 2/3. Lol.

Uma das coisas que me mentalizei ao comprar a bicicleta é que teria de lutar contra a falta de tempo, preguiça e condições meteorológicas (agora que o inverno vai chegar). Assim para contrariar isso vou comprar um rolo para andar em casa durante a semana.

Sei que preciso de uma roda nova com pneu específico para rolo. Geralmente e preferencialmente prefiro comprar na Amazon, pq tenho acesso a preços mais baixos. Mas eu olho para tanto numero e peça diferente que me baralho todo. Sei que preciso de uma roda, pneu, câmara de ar e cassete (que imagino que tenha de ser de 8v pois a que vem é de 8v).

Algumas sugestões do que posso colocar como roda de treino? Ou até, caso justifique se as peças forem melhores, usar essa nova roda na estrada e usar a de origem para o rolo?

Eh pá, desculpem lá o discurso, mas contextualizar pareceu importante. Espero ficar com o bichinho e rolar por aqui mais vezes.

Agora vou ler mais um pouco enquanto aguardo conversa e que me dêem nas orelhas :)

Obrigado
 

pnobrega

Member
Dasss. Fiquei cismado com o tamanho da bicicleta e andei a tentar fazer uns bikefits caseiros... Pelos dois locais onde vi parece me que o quadro devia ser um 51/52, logo penso que seria mesmo um S e não um M. Corrijam me se estiver errado pf.

http s://imgur.com/a/rTT3TF1

E parece que afinal meço menos do que pensava. Lol. Foi descalço. Mas apanha peço a ajuda a alguém pois tirei as medidas sozinho...

Mas... É isso certo? Não há bike para ninguém?
 

Carolina

Well-Known Member
Bom dia!

Estás muito desanimado. O @costago tem uns amigos que começaram a pedalar à pouco tempo, vou-te já colar ao grupo dele lol.

A triban 500 tá óptima, excelente bike para começar.

Vai à decathlon e fala com eles sobre trocar pelo tamanho abaixo. Explica que não consegues andar por causa das dores, etc. Já aconteceu trocarem, portanto nunca se sabe!

O M se calhar até te pode servir, tem é de se ajustar. Senta-te na bike encostado à parede e pede pa te tirarem umas fotos.

Fazer treino indoor não é particularmente agradável, eu daria prioridade a pedalar na rua, especialmente numa fase inicial. De qualquer forma, a própria decathlon vende rodas traseiras baratas, só tens de confirmar se é compativel com 8v. Depois só precisas duma cassete de 8v, uma camara e o pneu para rolo. Tens isso tudo na decathlon.
 

NULL

Moderador
Staff member
Bom dia!

Eu fiz treinos indoor durante imenso tempo e utilizava a roda e pneu que utilizava fora. Só passado bastante tempo é que arranjei uma roda com pneu próprio para rolos. Podes andar na boa com a roda/pneu que a bicicleta tem... depois se gostares mesmo arranjas uma com pneu específico.

Quanto ao tamanho não te posso ajudar, são questões tão complexas que deixo isso para os profissionais.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Bom dia.

Não sendo eu especialista em analisar tamanhos, posso-te dizer o seguinte.

Se não te sentires bem com o tamanho da bike e se depois de recolheres alguma info, achares que o tamanho é mesmo grande, vai à decathlon e relata os teus problemas.
Diz que tens dores e que não te sentes bem na bicicleta. Que pretendes manter a marca e o modelo mas que o tamanho da tua bike é grande para ti. Tenho a certeza que eles vão tentar resolver o teu problema.

Abraço
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
- Que desconfortos sentes? Pode ser algo mal ajustado na bicicleta (selim)
- Em principio um tamanho acima dá sempre para corrigir barato (comprimento do avanço do guiador).
- Quanto ao rolo está atento que há sempre bons rolos (tacx elite) baratos em segunda mão, alguns quase novos...
- Não necessitas de um pneu especifico para rolo, é mais cómodo mais não essencial. Eu tenho uma roda velho com um pneu velho e vai muito bem. Tenta andar na rua, é aí que vais buscar a motivação para andar no rolo. No rolo aconselho um tablet/TV com:

- A tua série favorita (que só podes ver em cima do rolo)
- Os videos do GCN (quando queres suar a fio)
- UMA VENTOINHA GRANDE
- Toalha em cima da bicicleta para não estragar a pintura
 

Mendas

Well-Known Member
Eu tambem faço indoor com a mesma roda, antes de colocar no rolo após andar na estrada limpo bem a roda com álcool.

Quando compraste a bike ?

Abraço
 

pnobrega

Member
Bom dia. Obrigado pelas respostas. A bicicleta só deverá chegar amanhã. Pelos cálculos todos e até já tinha lido por aqui, M deverá ser grande. Posso cancelar ou devolver mas eles não têm S e por isso fiquei logo desanimado.

Eu não rolei muito com a 520 que me emprestaram mas senti dificuldade/desconforto ao agarrar nos "cornos". Na posição mais baixa. Facilmente justificado pela minha pouca flexibilidade.

E não sei se viram as fotos no link que coloquei, fiquei a entender que o tamanho S era o ideal e não o M.

Relativamente ao rolo, sou um apaixonado pela tech e por isso vou comprar um Elite Qubo smart b+, para treino interativo. Eu sei que na rua é outra coisa, mas antecipo já a dificuldade em treinar durante a semana de trabalho. Por isso fins de semana rua, durante a semana casa
 

NULL

Moderador
Staff member
Estou a pensar se devo mesmo cancelar a bicicleta e se realmente é inadequada..

Pois mas sem um bike fit é difícil saberes se esse tamanho é adequado ou não.

O que te dizem por aqui é bastante genérico, isto é, podes medir 1.75m e ficar bem um 53 como podes ficar bem um 50. Depende de muitas medidas que não só a altura total. É preciso algum cuidado nestas coisas.

Eu se fosse a ti fazia um bike fit. Na impossibilidade de o fazeres cancelava a compra e pedia uma S para experimentar... Depois logo decidia.
 

pnobrega

Member
Eu fiz dois testes.
Ora vejam.

imgur.com/a/rTT3TF1

Estou neste momento a refazer as medidas com ajuda.
Pensava medir 1.75 mas pelos vistos e por estar descalço meço 1,72.

Estou a reconfirmar as medidas. Mas acho que a questão da flexibilidade fez a diferença
 

Mendas

Well-Known Member
Nao tenho a certesa qual a tua medida, há por aqui pessoas com mais conhecimentos do que eu, no entanto o meu concelho vai......

NAO COMPRES O TAMANHO ERRADO PARA TI...........,

Mais vale esperar e juntar mais uns trocos, faz um credito, o que achares mais adequado para ti, mas no meu ponto de vista o mais importante é nao comprares o tamanha errado.
 

Mendas

Well-Known Member
Eu fiz dois testes.
Ora vejam.

imgur.com/a/rTT3TF1

Estou neste momento a refazer as medidas com ajuda.
Pensava medir 1.75 mas pelos vistos e por estar descalço meço 1,72.

Estou a reconfirmar as medidas. Mas acho que a questão da flexibilidade fez a diferença
O M tem praticamente 55cm de TT, acho quase impossivel com 1.72 encaixares bem nesse quadro
 

Carolina

Well-Known Member
Se medes 1,72m parece-me que o M deverá ficar realmente grande. Eu trocava pelo S. Se estiver curto depois é só trocar o avanço.
 

pnobrega

Member
Lol. Isto mais cm menos cm faz realmente a diferença... E se calhar já fiquei obcecado com tanto ler sobre os tamanhos.

Refiz agora as medidas com ajuda e já deu quadro 54

https://cdn1.imggmi.com/uploads/2018/9/21/3d6069e822eadb5f45e6cf7928764a6c-full.png

Caso depois ao rolar com ela sinta desconforto não dá para fazer o contrário? Por um avanço mais curto?

É que parece que fico ali mesmo entre o S e o M pelos cálculos.

Desculpem lá ser chato mas estas coisas é de ler e ler e dp coloca dúvidas nos novatos. Lol
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Como o @NULL disse, não é só a altura que conta, no entanto atendendo apenas à tua altura, 1.72, parece que o M será mesmo grande para ti...

Não compres um tamanho errado... Se for demasiado grande torna-se complicado, senão impossível ajustar a bike ao teu corpo e aí que podes ficar mesmo desanimado, porque vais ter uma bike que não vais poder usar a 100%.
 
Top