Ena por vezes ando perdido nos Topico e só os encontro...
Bem, primeiro treta de Bike essa da foto com os Nokon pretos!!
Agora a sério, sim desconhecia essa montagem por dentro e nem olhei para os manuais ou caixas da Nokon quando os comprei os meus Kits.
Vantagens há muitas e por isso eles apareceram e são muito utilizados e instalei-os nas minhas duas principais Bikes por alguma razão e não só por serem extremamente caros, outra foi a de até aí poupar peso embora não veja grande ou nenhuma diferença e é ou foi uma das principais Ideologias da Alligator e esses eu desaconselho(sim, comprei e devolvi-os).
Consegue-se uma montagem com menos comprimento de cabo visto aquela flexiblidade dos aneis e que em nada afecta o funcionamento das mudanças por isso até com algum material extra quase que aposto que aquilo que se vê na foto do cabo a sair da manete e a entrar por debaixo da fita se conseguia esconder e ficava tudo como é o cabo do travão.
Na minha ficou por fora e ao ver esse sistema de montagem de certo mantenho a minha como está até porque o meu guiador é 26mm e como não tem as guias como o meu antigo WCS Evolution acho que não gostava de ficar a sentir mais um cabo ali em baixo.
A direcção fica mais leve com a utilização dos Nokon e com a sua flexiblidade por isso lá está, porquê comprar uma boa caixa de direcção se depois as bichas normais usadas não deixam uma direcção livre?
Quanto ao afinador, por acaso tenho-o e montei-o como aparece na foto mas porque razão se vai usar?? Apenas porque algo correu mal como uma queda ou outra treta porque em estrada as mudanças bem afinadas e lubrificadas nem que seja um 105 funcionam e têm que funcionar a 100% por isso digo que o montei mas daí a usa-lo....
Outra da mariquice dos Nokon é a possiblidade de usar cores e as cores da Nokon ou o seu anodizado é bom, nas minhas Bikes instalei o preto devido á cor do quadro mas já na do meu Pai comprei o dourado e meti um sim um não com o preto e ficou e continuou discreto.
Falei da tal flexiblidade mas é a flexiblidade ou possiblidade de os direccionar para qualquer lado como quando se usa a direcção e não no sentido de que ficam ali os cabos ao pendurão porque o cabo ou as mudanças estão como que sempre em tensão e devido a isso portam-se como as bichas normais.
No meu quadro como se consegue ver está lá um separador para os cabos das velocidades mas não devido ao que falei mas sim porque o Nokon como que faz uma curva logo a seguir a esse separador e nem me toca ou roça no quadro.
Pois realmente algo de muito mau, o preço, eu na Spark tive que comprar um Kit extra porque não chega e precisa do Nokon desde o Grip Shift até ao desviador traseiro mas tem que se pensar que o que se danifica nas bichas normais ou baratas a longo prazo é o Aço existente nas bichas ficando mais rigidas e por vezes estragam a guia do cabo e passam essa corrosão para o cabo fazendo as mudanças presas, aqui os Guias não se estragam ou danificam devido a serem aluminio e resistente(ao contrario dos Alligator) e o Kit novo da Nokon traz Guia do Cabo suplente que serve para duas bicicletas ou de qualquer maneira pode-se comprar e arranjar mais dessa guia sem problemas.
Bem isto foi tipo como que ler um Livro antes de ir para a cama mas gosto de tirar as duvidas e explicar com exemplos e estou livre para poder-mos falar á vontade aqui ou quando me encontrarem por aí.