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Nokon

rjcm78

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Boas noites!

Estava prestes a mudar os meus cabos de mudanças para uns Nokon mas eis que surgiu um problema...

A bicha não passa no orificio do parafuso de tensão do quadro...no manual chama a atenção para a passagem da referida no orificio...que tem de ter 2,7 mm. Até sugerem alargar se não der.

A minha questão: alguém utiliza Nokon em bike de estrada? Se sim tiveram o mesmo problema? Como resolveram? Não haverá os referidos parafusos mais largos?

Obrigado
 

rjcm78

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Ora boas!

Venho aqui esclarecer e tirar dúvidas a quem as tiver como eu tive sobre as Nokon.
Em primeiro lugar instalei os cabos nokon para as mudanças...mas eis que o resultado final não foi o melhor. Em termos estéticos ficou horrivel e pouco funcional. Devido á mobilidade das missangas e devido á extenção de cabo aquilo mais pareceia uma "cobra maluca"... De referir que foram instalados á semelhança dos anteriores, portanto com as mesmas curvaturas.

Tenho pena de não ter fotos dessa instalação.

De seguida e não satisfeito e após pesquisas na net, descobri a polvora...isto é como se instala os nokon em bikes de estrada.

Esta é uma foto da net.

21920099.jpg


32414880.jpg


42437583.jpg


97432401.png


Brevemente coloco as minhas.
 
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rjcm78

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Uma atenção ao Nogueira.Nuno...pois é o único que conheço que tem nokon em bike de estrada ( além de mim).

Conhecias este modo de colocar as nokon?

Na tua tens da maneira tradicional, porque gostas mais ou não conhecias este método?

É que as bichas sendo muito compridas e dada a sua maleabilidade, andam sempre todas torcidas e desalinhadas...

É que o nokon permite isso mesmo umas curvaturas brutais sem prejuizo do funcionamento...foi inventado quase para os utilizadores da shimano em estrada...

Não tenham medo das curvaturas apertadas. Para isso existe missangas mais pequenas...vou mostrar tudo em fotos aos interessados e não só
 
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Burning Dogma

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Eu já tinha visto essa maneira de colocar os cabos e é interessante porque acaba com o estendal à frente do guiador. Vantagens além disso não sei se tem.
 

rjcm78

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Vantagens são as comuns ao nokon que o fabricante refere: o peso (para quem dá importancia) e a funcionamento que referem ser mais "certinho", visto o cabo estar totalmente protegido.

Mas nokon colocados na bike de forma tradicional (para quem usa shimano) com os comprimentos todos...digo-vos é de esquecer, dado o efeito com que fica (devido á dimensão)
Em comparação no BTT os cabos são mais curtos logo as missangas ficam mais justas e sem o efeito de "cobra maluca"
 

duchene

Well-Known Member
Colocar Nokon como na foto, desculpem lá, mas além de ser um remendo de todo o tamanho é o que vulgarmente se costuma designar por sucatisse...

Primeiro a fita fica em esforço no sítio onde o nokon entra para junto do guiador, depois o polegar anda sempre aos tombos com aquilo, e pode interferir com a manete do travão, não a deixando recuar à posição original.

Pelo que tenho lido, há bastantes queixas de fricção exagerada dos cabos, precisamente se dermos azo ás acrobacias que as missangas permitem.

O kit Nokon traz uma parte própria para ser usada com as manetes campagnolo, e agora as shimano UT e DA, com passagem dos cabos por dentro da fita, sendo que as missangas só começam pouco antes de reaparecerem por baixo da fita, ao pé do avanço.

Não foram pensados para ser usados como a foto, e pessoalmente desaconselharia. Pode sair pior a emenda que o soneto...
 

rjcm78

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Senhor duchene:

Chame o que quiser...

Mas se fizer uma breve pesquisa vai encontar lá fora (entenda-se, outros Países) em todas as bikes a montagem como está na foto.

Depois se já teve na mão uma embalagem de nokon para estrada, volte a olhar para ela e vai ver que a própria embalagem tem uma foto que sugere a montagem assim. (sugestão do fabricante)

Por último já exprimentei e garanto-lhe que não há nenhuma atrapalhação da parte dos meus polegares (talvez os tenha curtos ou então sou muito bom)
 

duchene

Well-Known Member
rjcm, não precisamos de andar com o senhor para trás e para a frente...

Conheço perfeitamente as montagens nokon/shimano como foram faladas, precisamente dos fóruns internacionais e não duvido portanto que se faça em grande escala esse tipo de encaminhamento dos cabos.

No entanto, e foi neste sentido que opinei, não considero que fique um trabalho de qualidade, pelas razões que apontei.

Independentemente do que o fabricante anuncia. Seria até bastante imprudente da parte deles deixar de fora uma fatia tão significativa do mercado, como é a dos utilizadores Shimano e assim sendo, contornaram a questão.

Assim sendo, e sem prejuízo desta salutar troca de opiniões, prevalecerá sempre a vontade do utilizador final. E se neste caso o sistema comprovadamente resulta e se traduz em satisfação do utilizador, nada a acrescentar. :)
 

Midas

New Member
Rjcm,

Preço desse cabos, onde compraste e onde os montaste?

É so perguntas.:D

Se quizeres responde po PM

Cumps,
 
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rjcm78

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Como ficou na minha:


bikemassi006.jpg


bikemassi003.jpg


bikemassi002.jpg


bikemassi001.jpg


Há quem não goste nem ache funcional, pessoas essas que respeito ao máximo...

Reparem no Ferrari do Cardoso

Logo que possivel faço uma review no meu tópico (Massi M-carbon).
 
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Interceptor

New Member
Na minha muito sincera opinião, esse tipo de montagem é horrivelmente feio, parece um emplastro. Prefiro ver as bichas no formato normal ou os manípulos com sistema próprio de duas bichas interiores, mas isso são outros tostões.
Outra desvantagem que encontrei foi esse sistema só servir para bikes em que os afinadores estejam nos quadros, ficando de parte os afinadores montados nas bichas ao lado dos manípulos.
Mas nem tudo são "cravos", encontrei uma vantagem nesse sistema:
Tenho um colega meu que faz Triathlon e vai trocar os manípulos 105 pelos Ultegra deste ano só para ficar com a frente livre e assim colocar os extensores que normalmente usam os tri-atletas nas bikes normais. Para que não t€m essa possibilidad€, esse sistema poderá ser uma hipótese.
Para finalizar.........quase 40€???????????????????????????????

Até breve.
 
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rjcm78

Member
Na minha muito sincera opinião, esse tipo de montagem é horrivelmente feio, parece um emplastro. ....

Outra desvantagem que encontrei foi esse sistema só servir para bikes em que os afinadores estejam nos quadros, ficando de parte os afinadores montados nas bichas ao lado dos manípulos...


Para finalizar.........quase 40€???????????????????????????????

Até breve.

1º - Gostos não se discutem e eu gosto de ver assim...

2º - Está errado. Dá sim para montar em bikes em que os afinadores estão ao lado dos manipulos.

dsc04286.jpg


3º - Não me lembro de lhe ter pedido dinheiro para comprar o que quer que fosse...E cada um é livre de gastar o que quiser no que quiser. Olhe para si e talvez outras pessoas também pudesse achar que não comprariam qualquer coisa que voçê tenha comprado.
 

Interceptor

New Member
Olá. Neste e noutros foruns o pessoal trata-se por tu, por isso não há problema em tu me tratares por tu também.
Julgo que é por causa dos anónimos/pseudónimos.

3º - Não me lembro de lhe ter pedido dinheiro para comprar o que quer que fosse...

Peço desde já as minhas desculpas porque não era minha intenção criticar o facto de teres dado esse dinheiro pelo sistema, mas sim o preço do mesmo.
Posso não ter escrito da melhor forma.

Quanto à montagem dos afinadores:

Fazer uma montagem de qualquer tipo de mudanças, btt ou ciclismo, sem ter uns afinadores à mão de semear para não ter de parar a bike bike caso algo falhe, a meu ver é uma grande desvantagem.
Mesmo assim e pondo a (minha) cabeça a funcionar, julgo que dava para colocar uns afinadores junto á testa do quadro, no espaço que vai das fitas ao apoio das bichas, fazendo um intervalo nesse sistema.
Ficavam um pouco fora de mão mas estavam lá em caso de necessidade.

Espero que aceites a minha opinião, não passa disso mesmo.

Até breve e boas pedaladas.
 

nogueira.nuno

New Member
Ena por vezes ando perdido nos Topico e só os encontro...

Bem, primeiro treta de Bike essa da foto com os Nokon pretos!! :D

Agora a sério, sim desconhecia essa montagem por dentro e nem olhei para os manuais ou caixas da Nokon quando os comprei os meus Kits.
Vantagens há muitas e por isso eles apareceram e são muito utilizados e instalei-os nas minhas duas principais Bikes por alguma razão e não só por serem extremamente caros, outra foi a de até aí poupar peso embora não veja grande ou nenhuma diferença e é ou foi uma das principais Ideologias da Alligator e esses eu desaconselho(sim, comprei e devolvi-os).

Consegue-se uma montagem com menos comprimento de cabo visto aquela flexiblidade dos aneis e que em nada afecta o funcionamento das mudanças por isso até com algum material extra quase que aposto que aquilo que se vê na foto do cabo a sair da manete e a entrar por debaixo da fita se conseguia esconder e ficava tudo como é o cabo do travão.
Na minha ficou por fora e ao ver esse sistema de montagem de certo mantenho a minha como está até porque o meu guiador é 26mm e como não tem as guias como o meu antigo WCS Evolution acho que não gostava de ficar a sentir mais um cabo ali em baixo.

A direcção fica mais leve com a utilização dos Nokon e com a sua flexiblidade por isso lá está, porquê comprar uma boa caixa de direcção se depois as bichas normais usadas não deixam uma direcção livre?
Quanto ao afinador, por acaso tenho-o e montei-o como aparece na foto mas porque razão se vai usar?? Apenas porque algo correu mal como uma queda ou outra treta porque em estrada as mudanças bem afinadas e lubrificadas nem que seja um 105 funcionam e têm que funcionar a 100% por isso digo que o montei mas daí a usa-lo....

Outra da mariquice dos Nokon é a possiblidade de usar cores e as cores da Nokon ou o seu anodizado é bom, nas minhas Bikes instalei o preto devido á cor do quadro mas já na do meu Pai comprei o dourado e meti um sim um não com o preto e ficou e continuou discreto.

Falei da tal flexiblidade mas é a flexiblidade ou possiblidade de os direccionar para qualquer lado como quando se usa a direcção e não no sentido de que ficam ali os cabos ao pendurão porque o cabo ou as mudanças estão como que sempre em tensão e devido a isso portam-se como as bichas normais.
No meu quadro como se consegue ver está lá um separador para os cabos das velocidades mas não devido ao que falei mas sim porque o Nokon como que faz uma curva logo a seguir a esse separador e nem me toca ou roça no quadro.

Pois realmente algo de muito mau, o preço, eu na Spark tive que comprar um Kit extra porque não chega e precisa do Nokon desde o Grip Shift até ao desviador traseiro mas tem que se pensar que o que se danifica nas bichas normais ou baratas a longo prazo é o Aço existente nas bichas ficando mais rigidas e por vezes estragam a guia do cabo e passam essa corrosão para o cabo fazendo as mudanças presas, aqui os Guias não se estragam ou danificam devido a serem aluminio e resistente(ao contrario dos Alligator) e o Kit novo da Nokon traz Guia do Cabo suplente que serve para duas bicicletas ou de qualquer maneira pode-se comprar e arranjar mais dessa guia sem problemas.

Bem isto foi tipo como que ler um Livro antes de ir para a cama mas gosto de tirar as duvidas e explicar com exemplos e estou livre para poder-mos falar á vontade aqui ou quando me encontrarem por aí.
 
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