• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Volta a Portugal 2013

rodda

Member
Nem compares o Contador com o Rui Sousa
Nesse CRI no tour de 2009, o Contador dá 3 segundos ao campeão do mundo, o grande Cancellara. Muito bife teve de comer para o conseguir...

Quanto ao Rui Sousa, fez um CRI espectacular. O Rui perdeu a volta na sua praia que é a montanha.
 

huppy

Member
A meu ver a volta foi perdida pela Efapel e por culpa da Efapel, em vez de remar tudo para o mesmo lado andavam a brincar aos campeões, atacando-se mutuamente...
Resultado, no final pagaram a fatura, provando que ter uma equipa fantástica não serve de nada caso a estratégia não seja a adequada.
 

plx

New Member
Nesse CRI no tour de 2009, o Contador dá 3 segundos ao campeão do mundo, o grande Cancellara. Muito bife teve de comer para o conseguir...

Quanto ao Rui Sousa, fez um CRI espectacular. O Rui perdeu a volta na sua praia que é a montanha.

Sim mas mesmo sem bife ele não se mexe muito, basta ver o CR do Tour deste ano.
Não estou com isto a dizer que o Rui Sousa perdeu a volta no CR. Óbvio que não, mas com um pouco de trabalho nessa área podia ter feito um melhor CR.
Ate o Andy Schleck era capaz de dar umas aulas de como andar num CR ao Rui Sousa :p
 

rfcarvalho

Active Member
Repórter: "Sente que a sua equipa o apoiou sempre durante a volta?"
Rui Sousa: < pausa de 5 segundos > "... Não queria entrar por aí, desde o inicio sempre foi dito que a estrada ditaria qual seria o vencedor..."

Foi isso, ficaram à espera para ver quem é que a estrada determinava, e se calhar quando descobriram já iam tarde demais. Acho que o Rui era um justo vencedor da volta, esforçou-se imenso.
 

MFMS

New Member
Não vi muita diferença da Efapel deste ano para a do ano passado, tirando que o Blanco na Torre fez a diferença e no CR consolidou-a. O Rui este ano não conseguiu nem num lado nem no outro.

Nos últimos 10 anos, 8 camisolas amarelas foram para espanhóis.
 

mrfo

Active Member
O Rui Sousa perdeu a Volta na montanha, não foi no CRI. Aliás, para um mau contra-relogista, ele ficou em 3º na etapa, deu sem duvida o litro. Agora, nas etapas em que ele tinha que ter procurado fazer diferenças, não o conseguiu e até perdeu tempo na Torre para o Gustavo Veloso. Ele vir dizer que era o mais forte na montanha, não se viu. Viu-se foi a equipa a trabalhar para ele e, quando não houve equipa, andou a chupar roda quase até o topo. A uns 15km do final da etapa da torre, ele ainda tentou atacar sozinho, mas não tinha pernas e ainda reclamou de os outros não o terem ajudado. Mas porque o haviam de fazer?

Para além disso, a Efapel nunca foi uma equipa unida. Nunca percebi bem a tática daquela equipa. Ora andava o Joni em fugas e os colegas a fazerem perseguição, ora tinha tudo para ganhar a etapa em Viana e foi atacado por um colega de equipa, ora vemos um Hernani broco preocupado mais nele que em trabalhar para o "suposto" lider Rui Sousa.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Infelizmente não consegui acompanhar a nossa volta como gostaria...o estar de férias e o horário da praia eram um bocado incompatíveis :p
De qualquer maneira do que fui vendo gostei bastante, temos jovens com valor e que o vão mostrar no futuro certamente...Joni Brandão por exemplo.
Eu se tivesse 1 empresa e patrocinasse uma equipa de ciclismo (apesar da efapel ter sido a grande derrotada da volta) mesmo assim acho que foi destacadamente a equipa +visivel para os seus patrocinadores, quer pelas cores das camisolas quer por terem andado muitas vezes a mexer na corrida...
Em relação aos comentários na RTP (já tinha essa ideia desde o Tour) mas agora confirmei...sem muito mas muito inferiores á eurosport
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Já aqui vi a noticia mas aqui vai na totalidade :

O também vianense César Fonte acompanhará Rui Sousa na saída da equipa por vontade própria.

Rui Sousa, terceiro classificado da Volta a Portugal, assumiu hoje à Lusa estar «indignado» com Carlos Pereira, diretor desportivo da Efapel-Glassdrive, equipa da qual, "de certeza absoluta", deixará de ser ciclista no final da época.

«Tivemos uma reunião no final da etapa e ficou clarificado que, de certeza absoluta, não seria corredor da Efapel-Glassdrive na próxima temporada», começou por dizer à Agência Lusa, garantindo que sai da equipa por vontade própria e que está livre para assinar por qualquer formação.

Rui Sousa confessou-se «indignado» com as declarações que leu nos jornais, nomeadamente as do diretor desportivo Carlos Pereira, que recordou que o espanhol Arkaitz Duran trabalhou para o terceiro classificado na Torre e que foi este que não conseguiu corresponder.

«Percebi que a besta afinal sou eu. Não é ler que a culpa é dele (Carlos Pereira), que está satisfeito com o desempenho de todos os ciclistas e depois, na reunião, ouvir que fui eu o culpado, porque não consegui fazer a diferença», contou.

O ciclista de Barroselas defendeu que Carlos Pereira criou «um monstro», ao nunca assumir quem seria o líder da equipa e que, durante a Volta a Portugal, não o conseguiu dominar.

«A equipa andava desunida há muito, muito tempo. Andámos a tapar o sol com a peneira. Não ia dizer que tinha equipa quando não tinha», prosseguiu, indicando que teria «muitas coisas para dizer e de muito baixo nível», mas que, por agora, prefere não revelá-las.

O corredor, de 37 anos, assegurou que não é como outros ciclistas da Efapel-Glassdrive, que só olham para o seu próprio umbigo, mas recusou identificá-los.

Rui Sousa assegurou que o problema foi que ninguém confiava nele para o contrarrelógio e não se escusou a comentar os problemas com o seu colega de equipa Hernâni Broco.

«É muito simples: as pessoas viram que Hernâni ia lá (na subida à Torre). Não devia ser eu a trabalhar para mim, pelo menos devíamos ter trabalhado os dois. Ele foi sempre a poupar-se à espera do contrarrelógio», frisou, referindo-se à não colaboração do colega na subida que decidiu a classificação geral.

O terceiro classificado das últimas duas edições da Volta a Portugal acredita que o seu futuro passará por outra equipa, até porque quer correr mais um ano, mas que não terá problemas em abandonar a modalidade se ninguém o quiser contratar.

«Não é pelo que ganho no ciclismo que vou passar dificuldades. Tenho mãos e posso trabalhar em qualquer outro lado», concluiu o também candidato à junta de freguesia de Barroselas, revelando que ainda está convocado para correr em Alcobaça, terça-feira, com as cores da Efapel-Glassdrive.

O também vianense César Fonte acompanhará Rui Sousa na saída da equipa por vontade própria.


Noticia em :

http://desporto.sapo.pt/ciclismo/ar...194515478":"og.recommends"}&action_ref_map=[]
 

otreblig

Member
No ano passado percebeu-se perfeitamente que se o Christopher Froome quisesse ganhava o Tour, mas ele tinha que respeitar um líder.
Se na Efapel houvesse coragem para definir um chefe de fila, não estaríamos a ter estas conversas.
 

duchene

Well-Known Member
px94.jpg


in Jornal de Notícias de 20.08.2012
 

Bruso

Well-Known Member
Pratoni cada um tem o seu desporto de eleição. O que eu acho é que os clube deviam investir mais neste desporto. Se abrissem uma secção de ciclismo seria bom para a modalidade e aumentaria o interesse da localidade pelo ciclismo (nem que fosse os familiares e amigos dos ciclistas).
Aqui na Madeira existe clubes que apenas dão o equipamento, as bicicletas são as dos próprios atletas. Não acho que isto importe custos muito elevados.

Claro que serão sempre equipas amadoras mas que podem desenvolver projetos engraçados.
 
Top