• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Um alentejano... perdido no ciclismo

iMiguel

Active Member
Boas.

Desencontramo-nos... Eu no sábado pedalei, mas foi de tarde, senão tínhamos cruzado na estrada (andei nessa entre Mértola e a Mina). Mas ainda não me aventuro nas "longas" tiradas... Há que me ambientar mais à bike para poder passar a barreira dos 2 dígitos e entrar na de 3 dígitos :)

@Morg, se calhar conheces aqui o Fernando de S. João (é guarda prisional em Beja e vai sempre de bike pro trabalho). Logo tem mais km nas pernas que o meu carro tem nas rodas :p
 

Morg

Well-Known Member
Estou em Beja há uns anos mas não sou de cá. Não conheço muita gente.
Ando sempre sozinho :)
Qualquer dia bebemos um café em Mértola.
 

iMiguel

Active Member
Boas.

No fim de semana pedalei na irmão mais velha da "estradista alentejana", a de BTT. Fiz um Raid das Minas S. Domingos até Vila Real St. António (posso deixar aqui algumas fotos para abrir o apetite se quiserem).

Sobre a estradista, foi ao médico... Mudança de temperatura, ficou constipada. Ao pedalar, ouvia-se um barulho vindo do eixo pedaleiro (tipo ferro a bater em ferro). Vamos ver o que é que o mecânico diz. Espero não ser nada de grave. Agora só para a semana é que a tenho.
 

iMiguel

Active Member
Seguem as fotos do raid de BTT. Deixo os comentarios para vocês:

dws3yf.jpg

2wn8lnd.jpg

eb8p4z.jpg

330heo0.jpg

2wbzspw.jpg

152yngo.jpg

apepg5.jpg

35mje5k.jpg

7163rs.jpg

5ttmk4.jpg

2zflq9w.jpg

azge3o.jpg

azge3o.jpg

futfyw.jpg

a1s946.jpg

2vvrpk1.jpg

3008cc4.jpg

2ut5474.jpg

2u557ac.jpg



Espero que tenham gostado, tanto como eu :)
 

iMiguel

Active Member
Já tenho a estradista alentejana curada. Tinha um rolamento gripado, mas só a posso ir buscar na próxima segunda :(
 

iMiguel

Active Member
Ao pedalar ouvia-se um barulho do tipo ferro a bater no ferro. Imagina uma carta de um baralho a bater constantemente nos raios. O barulho era desse tipo. Levei a bike para a oficina na segunda, hoje estava pronta, mas como tenho que estudar para varias frequencias, só pra semana a posso ir buscar :(
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Hoje vou para o algarve e amanha tenho a estradista de volta. Alguém na zona de Vila Real St António que queira ir dar uma volta amanhã/domingo?
 

JoséPereira

New Member
Boas.

Se chegares a vir para os lados de Odemira/Milfontes avisa que sou de Milfontes e há cá malta que gosta de fazer alguns kms!
 

iMiguel

Active Member
#4 Volta solitária por Terras Algarvias​


Há muito tempo que não pedalava na estradista devido a um pequeníssimo problema que ela teve (o eixo pedaleiro foi-se).

Aproveitando um fim de semana prolongado, lá rumei eu para Vila Real St António afim de gozar o bem dito fim de semana e descansar um pouco da rotina/stress do dia-a-dia. Ontem fui buscar a bicicleta à oficina e hoje, rumei pelas estradas algarvias afim de testar a(s) máquina(s).

Como sabem, aqui o Algarve é quase todo plano, quase porque de carro não se sente a inclinação :p Saí de Vila Real em direção a Monte Gordo, uma longa reta deu para aquecer um pouco nesta manhã de vento e fresco :) Chegado a Monte Gordo, dei uma voltinha por dentro da localidade para ver o ambiente e treinar os S's, pois com tanta gente na rua dá para treinar o equilibrio em desequilíbrio :p

Voltei novamente para trás, para Vila Real e segui direção a Castro Marim. Se em Monte Gordo havia muita gente, aqui, não se via viva alma... Desconfio que tivessem ido todos à praia a Monte Gordo :p
Pedalada em Pedalada, meti-me naquilo que é a entrada do Algarve profundo. Passei pelas salinas de Castro Marim, e ainda antes de chegar a S. Bartolomeu virei no cruzamento para Rio Seco. Entretanto a temperatura ambiente ia subindo, e entre o cruzamento de S. Bartolomeu e o Rio Seco, dava para sentir uma pequenina amostra do calor. Por momento pensei que estava a pedalar no meu Alentejo, pois o ambiente envolvente era de pasto (erva seca e de tons amarelados), sentia-se um pouco o calor e não encontrei um único carro nem pessoas... NADA!! Minto, vi um senhor de bicicleta que prontamente cumprimentei com um "Bom dia!", ao que o senhor, muito timidamente e lentamente olhou para mim e respondeu.

Cheguei a Rio Seco pensei em parar para me refrescar por dentro, mas assim que vi um rafeiro alentejano dentro de uma herdade a correr ao meu lado, mas do outro lado da cerca, "oohhh pernas para que te quero", tive que sprintar, não fosse o portão estar aberto! Como não parei segui viagem, de volta a Castro Marim, no meio deu para me ir hidratando.

Chegando à reta final (reta entre Castro Marim e Vila Real St António) foi a "seção" que mais me custou... O vento ora estava de frente ora estava de lado, fez com que, conjugando a cadencia elevada com o esforço de manter-me direito me esgotasse as energias. Pode parecer coisa pouca, mas devo referir que esta reta tem muito trafego, pois é o caminho mais direto entre estas 2 localidades.

Devo dizer que gostei da volta, de reparar o contraste populacional entre as terras por onde passei, deu para descomprimir do stress do dia-a-dia, de pensar em outras coisas, de arejar as ideias. Peço desculpa pela ausência de fotos, mas esqueci-me de levar máquina e o telemovel não tinha a bateria nas melhores condições, não quis abusar dele não fosse depois precisar e não tinha. Nunca pensei obter estes dados.



Até à próxima.
Miguel



--------------------------------
Resumo das crónicas:
#1 Apresentação
#2 Volta de Batismo da bicicleta (estradista alentejana)
#3 Volta da "Peregrinação"
 

iMiguel

Active Member
Finalmente tenho a estradista no Alentejo novamente, após umas férias no Algarve.

Recentemente descobri que o meu Edge500 tinha a função de Virtual Partner, função essa que irei amanha de manhã testar. Não vou pedalar já hoje que o dia aqui ta com um calor infernal (mas que já tinha saudades destes dias de calor abrasador, ja tinha :D ).
 

iMiguel

Active Member
#5 "Race against Myself" & Passeata em estrada​


Oi pessoal.
A volta de hoje foi dividida em 2 partes: uma competição "interna" (contra mim mesmo) e uma para descomprimir, um passeio aqui nas redondezas.

Durante a semana, ao mexer no meu Edge500 vi que o mesmo tinha a função de Virtual Partner, função esta que permite competir com um atleta virtual, ou seja, no site da Garmin, nós criamos um percurso (ou definimos um ja existente) com um tempo total de volta, velocidade média, transferimos para o aparelho e depois percorremos o trajecto. No visor surgem 2 pontos que representa o atleta virtual e nós. Aquilo é engraçado, pois não só nos diz o nosso tempo, como nos diz o tempo que vamos a frente (ou atrás, depende), a distância que temos do outro atleta.
Com esta brincadeira deu para fazer entre 20 a 30km. Sei que foi pequeno o trajecto, mas para testar a função foi o suficiente. Deu para "vencer" com uma distância de 5km :D Aqui está um incentivo para os "treinos" futuros.

A volta em si foi feita sem nenhum stress de maior, saí de casa já tarde (eram quase 9 da manhã), quase perto da saída da vila, ouço apitar um carro e a reduzir a marcha (até parar) ao meu lado, quando olho reparo que é o pessoal com quem costumo dar as voltas domingueiras de BTT. 2 dedos de conversa rápidos, e seguimos as nossas rotas. A manhã sentia-se ligeiramente fresca, mas com o passar dos km's comecei a notar que isso era para durar pouco, pois quando terminei esta "prova" o termoestado humano já ia acusando uma manhã infernal.


... Depois de uma prova, vem o descanso...

Com a dita "prova" terminado em pouco mais de 45min, segui viagem, mais calmamente para esticar um pouco as pernas. A volta foi a habitual, mas desta vez fui até Santana de Cambas para um ligeiro abastecimento. Cheguei à dita localidade, no café onde costumo parar agora tem nova gerência... Tal não é o meu espanto que a nova gerência é pessoal que conheço e que em tempos trabalhamos juntos numa escola. Fiz o meu abastecimento, mais uns minutinhos largos de conversa. Entretanto, lá fora do café, a temperatura ia aumentando com o passar dos minutos. Iniciei o meu regresso já debaixo de um calor abrasador, olhei ao relógio o mesmo marcava 11H da manhã. Pedalada em pedalada comecei a sentir o calor vindo do alcatrão e foi nesse momento que abri os olhos (como se costuma dizer) que fazer estrada no verão em pleno Alentejo não será a melhor combinação. Mas pronto, adiante. Já perto de outra localidade, nos Corvos, debaixo de uma pequenina sombra, fiz nova pausa para me hidratar novamente e comer uma peça de fruta. Diga-se de passagem que o calor já estava a fazer estragos.

Saí dos Corvos, comecei a subir, subida essa que fui aos zig-zag não só por falta de forças, mas também pela inclinação. Peguei na restante água que trazia no bidon e refresquei-me por fora. o calor já queimava. Entrei na estrada principal e comecei a aumentar o ritmo, pois sabia que quanto mais tempo levasse a chegar a casa, mais calor apanhava, logo temos que prever isso tudo... Cheguei à vila, ainda fui ao campo da bola espreitar um torneio dos miudos do clube de futebol da terra, que conta com a participação de várias equipas de escolinhas, como do Sporting e do Benfica.

Chegando a casa e transferindo os dados para o Strava e Garmin Connect, reparei que a temperatura média foi de 32ºC e a máxima nada mais nada menos do que 39ºC (isto durante a manhã, bem podem imaginar durante a tarde eheh).

Durante as 2 voltas, fiz-me acompanhar de uma banda sonora interessante, 3 set's de psyTrance mixados por jovens portugueses (maioritariamente algarvios) :D Fiz um outro exercício que era o tira/mete um phone na orelha. Eu metia, o vento tirava, passado uns largos minutos voltava a colocar, o vento tirava... levei nisto a volta inteira eheh


assim me despeço, pedindo novamente desculpas pela ausência de fotos, mas não tenho máquina fotográfica e o telemóvel tem uma câmara de 1.3mp não dá para nada. Espero, contudo, que quando receber o IRS compre uma dessas maquinas digitais baratuxas para me acompanhar também nas voltas. Deixo aqui também o resumo da volta.

Até à próxima.



--------------------------------
Resumo das crónicas:
#1 Apresentação
#2 Volta de Batismo da bicicleta (estradista alentejana)
#3 Volta da "Peregrinação"
#4 Volta solitária por Terras Algarvias
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Tenho andado aqui umas voltinhas na minha zona, no entanto nao tenho feito nenhum rescaldo, pois as voltas sao quase sempre ao mesmo sitio. Posso dizer que estas ultimas voltas, saindo as 8.30 já estava a ficar um calor infernal, daí as voltas terem uns boms km's a menos. O calor no profundo Alentejo não perdoa, mesmo na volta, o calor queima, o ar torna-se irrespirável, ficamos sem energia rapidamente, nem refrescando por dentro e por fora ganhamos animos "frescos"... So pensamos em terminar a volta o mais rapido possível :p
 
Top