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Ultegra Crankset R8000 estalou?

el-solitario

Well-Known Member
Literalmente de ontem para hoje comecei a ouvir um ranger que me parecia vir da pedaleira, do lado direito da bike. Na volta de ontem estava tudo bem, hoje logo nas primeiras pedaladas notei algo de estranho. Que me tenha apercebido, não bati com a bike ou fiz algo de diferente. De modo a tentar perceber de onde vinha o barulho, comecei pelos pedais, depois tirei a pedaleira fora, lubrifiquei e voltei a apertar com torquimetro e no fim tirei a cassete fora, meti massa no cubo e testei novamente. O barulho persistia. Fiz sempre na base da tentativa teste para perceber isoladamente de onde vinha o problema. So nao fiz o teste do bottom braket pois é pressfit e não tenho ferramentas.

No entanto, reparei neste pequeno problema no crank do lado direito. Tem uma ligeira rachadela e junto a ela, toda a união lateral desse lado tem um relevo, como se tivesse "descolado". Quase a 99% que o barulho deve vir dali. Apedaleira veio de origem com a bike, tem 4 anos de uso e 16.000Km, portanto já não tem garantia oficial. Sei que houveram problemas com cranks ultegra, era este tipo de problemas? Será seguro continuar a usar a bicicleta?

 

el-solitario

Well-Known Member
Na minha pesquisa pela net encontrei esta foto que me parece ser bastante idêntica ao problema do meu, se bem que já um pouco mais avançado.
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jocarreira

Well-Known Member
Parece ser mesmo isso. Se acontecesse comigo eu não voltaria a pedalar com esse crank e mesmo sem garantia ia à loja (se compraste em loja física) para ver se há alguma atenção que a marca possa fazer na compra de um crank novo, até porque é um problema já bastante conhecido com estes cranks Hollowtech.
 

el-solitario

Well-Known Member
Foi na decathlon, é uma btwin. Eu sei que eles tem um atendimento bom, mas com 4 anos não sei, vou atirar o barro a parede.o

Sim, não me sinto com segurança a andar, aquilo se parte numa puxada pode ser uma queda feia. Em principio, se não tiver garantia vou optar por fazer um downgrade e ir pelo crank 105 r7000. Pelo que percebi, é hollowtech, mas não é hollowglide, que parece ser dai o problema.

Não tenho confiança para ir para outro igual, alem de que, até final do ano é capaz de para vir cá para casa uma nova com discos e não vou estar com grandes investimentos.

lá vão 100€ a voar.
 

tuga

Well-Known Member
Foi na decathlon, é uma btwin. Eu sei que eles tem um atendimento bom, mas com 4 anos não sei, vou atirar o barro a parede.o

Sim, não me sinto com segurança a andar, aquilo se parte numa puxada pode ser uma queda feia. Em principio, se não tiver garantia vou optar por fazer um downgrade e ir pelo crank 105 r7000. Pelo que percebi, é hollowtech, mas não é hollowglide, que parece ser dai o problema.

Não tenho confiança para ir para outro igual, alem de que, até final do ano é capaz de para vir cá para casa uma nova com discos e não vou estar com grandes investimentos.

lá vão 100€ a voar.
já pensaste em procurar usadas e bom estado na net/ebay/olx etc?
Uma vez que estás prestes a investir numa bike nova, faria mais sentido.
 

el-solitario

Well-Known Member
já pensaste em procurar usadas e bom estado na net/ebay/olx etc?
Uma vez que estás prestes a investir numa bike nova, faria mais sentido.
sim, já fui dar uma vista de olhos, mas não sei até que ponto vale a pena arriscar nesta peça (nunca vou saber ao certo o estado estrutural delas no interior). Os preços que pedem são abusados, não tenho nenhuma oferta perto de casa e algumas estão em mau estado visual. A partida vou aproveitar os 6% de iva da amazon.es e comprar um novo. Fica a 108€ o 105. Aproveito e troco para 50/34. O meu veio com 52/36, o que casado com uma cassete 11-28 ficava complicado em algumas subidas. Já era uma ideia que tinha, reduzir na frente ou aumentar atras, mas como vou trocar de bike, deixei de lado a ideia para a próxima bike. Acho que ainda vai ser nesta.

Devo ficar com esta bicicleta na mesma, vai ficar como bicicleta para ir para o trabalho, são só 100€, não é um investimento muito pesado. Caso contrario, arranjava mesmo usado e despachava-a.

Pelas fotos que tenho visto pela net de cranks shimano partidos diria que não pedalava nem mais um metro com essa pedaleira montada na bicicleta...
sim, pelas fotos que vi, não volta a sair da garagem neste estado. Não vou arriscar a minha segurança.
 

el-solitario

Well-Known Member
Vê lá se não convém também trocar a corrente e, eventualmente, a cassete...
Tenho estado atento ao desgaste da corrente e troco sempre por volta dos 6000km, mesmo sem ter o desgaste dos 0.75 do medidor. Vai na 3ª corrente, contava trocar em breve, daqui a 1000km. A cassete não estou a contar trocar.

Caso tenha "problemas", pela nova pedaleira ser nova e não casar com o resto do material velho, aproveito o core da pedaleira 105 e mantenho os pratos 52-36 que tenho. penso ser compatível a serie r7000 com a r8000. Depois conservo os pratos 50-34 para mais tarde ou vendo-os no olx de modo a abater a parcela. Só os pratos, principalmente o 50 ainda são caros.
 

Duke

Well-Known Member
Isso parece ser defeito de fabrico por vezes as marcas assumem o problema e dão um componente novo.
Recolhem estes cranks para estudar o problema e melhorar no futuro.
Tenta entrar em contacto com a loja ou com o fabricante.
 

tuga

Well-Known Member
Tenho estado atento ao desgaste da corrente e troco sempre por volta dos 6000km, mesmo sem ter o desgaste dos 0.75 do medidor. Vai na 3ª corrente, contava trocar em breve, daqui a 1000km. A cassete não estou a contar trocar.

Caso tenha "problemas", pela nova pedaleira ser nova e não casar com o resto do material velho, aproveito o core da pedaleira 105 e mantenho os pratos 52-36 que tenho. penso ser compatível a serie r7000 com a r8000. Depois conservo os pratos 50-34 para mais tarde ou vendo-os no olx de modo a abater a parcela. Só os pratos, principalmente o 50 ainda são caros.
Não vais ter problemas:

R7000 & R8000 chainrings are a 'B' match, that is different materials but compatible. With a 50/34 compact, then the rings are 'MS' pattern.
 

el-solitario

Well-Known Member
Isso parece ser defeito de fabrico por vezes as marcas assumem o problema e dão um componente novo.
Recolhem estes cranks para estudar o problema e melhorar no futuro.
Tenta entrar em contacto com a loja ou com o fabricante.
Já fiz, mandei mail para a decathlon, para uma loja shimano service mais perto de casa e para a svouga (no site da shimano é o contacto que eles dão como representante). Aguardo email de algum deles.
Não vais ter problemas:

R7000 & R8000 chainrings are a 'B' match, that is different materials but compatible. With a 50/34 compact, then the rings are 'MS' pattern.
Melhor assim :cool:
 

el-solitario

Well-Known Member
No caso da decalthon não será mais facil e rapido ires logo diretamente a uma loja com a bicicleta ? Até te podem resolver na hora,
A loja que tenho mais perto não tem departamento de reparação de bicicletas. Amanhã devo la conseguir passar e mostro-lhe a foto. Já me devem saber dizer alguma coisa. Mas no que toca a ciclismo, não são grande coisa, não vou com grandes esperanças. Ou se calhar fui eu que tive azar com quem me atendeu.
 

el-solitario

Well-Known Member
Feedback do processo.

A decathlon em loja declinou a garantia, nada que não estivesse a espera.

A decathlon "online" nem se deu ao trabalho de responder ao email.

A loja shimano service não me respondeu ao email.

A SVouga não me respondeu ao email.

Mandei vir o 105 por 110€ na mesma medida de cranks, 172,5, mas 50-34 ao invés do 52-36 que tenho. À partida vou continuar com os mesmos pratos. Vou guardar estes 50-34 para mais tarde, quando precisar de trocar a cassete.

Conformado pois já estava fora da garantia. Aborrecido pois senti-me "ignorado".
 

ernez

Member
Aconteceu comigo também, tinha na véspera trocado os pedais da bicicleta, tinha uns Look e fui testar uns Exustar com eixo em titânio, no dia seguinte dei por essa rachadela, (pode ser coincidência a troca de pedais), mas uma coisa é certa, na véspera o crank estava bom.
 

joseruivo

Well-Known Member
Feedback do processo.

A decathlon em loja declinou a garantia, nada que não estivesse a espera.

A decathlon "online" nem se deu ao trabalho de responder ao email.

A loja shimano service não me respondeu ao email.

A SVouga não me respondeu ao email.

Mandei vir o 105 por 110€ na mesma medida de cranks, 172,5, mas 50-34 ao invés do 52-36 que tenho. À partida vou continuar com os mesmos pratos. Vou guardar estes 50-34 para mais tarde, quando precisar de trocar a cassete.

Conformado pois já estava fora da garantia. Aborrecido pois senti-me "ignorado".
Acho feio é o facto de sendo este um problema conhecido com esta série de cranques, a Shimano não assumir a troca de todas as unidades apresentadas com defeito - já para não falar num "recall" para evitar que alguém se magoe por causa disto.

PS - Ou pelo menos vender uma unidade nova, de outra série, ou mesmo de outra gama, a um preço simbólico.
PS 2 - A marca do me carro mandou-me carta, por três vezes, para eu levar o carro à oficina para trocar peças com defeito, que eu nunca teria imaginado que tinham algum defeito.. até um dia.. que poderia ser depois da garantia terminar.
 

jppina

Well-Known Member
Tenho estado atento ao desgaste da corrente e troco sempre por volta dos 6000km, mesmo sem ter o desgaste dos 0.75 do medidor. Vai na 3ª corrente, contava trocar em breve, daqui a 1000km. A cassete não estou a contar trocar.

Caso tenha "problemas", pela nova pedaleira ser nova e não casar com o resto do material velho, aproveito o core da pedaleira 105 e mantenho os pratos 52-36 que tenho. penso ser compatível a serie r7000 com a r8000. Depois conservo os pratos 50-34 para mais tarde ou vendo-os no olx de modo a abater a parcela. Só os pratos, principalmente o 50 ainda são caros.

As correntes de 11 e 12v são para ser trocadas nos 0,5 e não nos 0,75... se reparares as ferramentas de medição mais recentes começam nos 0,5 e não nos 0,75 das mais antigas (as que se usavam com 9 e 10v).

Ao trocares a corrente nos 6000km, podes estar a deitar dinheiro à rua (ou não, já podia estar nos 0,5).
 

el-solitario

Well-Known Member
Aconteceu comigo também, tinha na véspera trocado os pedais da bicicleta, tinha uns Look e fui testar uns Exustar com eixo em titânio, no dia seguinte dei por essa rachadela, (pode ser coincidência a troca de pedais), mas uma coisa é certa, na véspera o crank estava bom.
comigo foi mesmo isso. ontem não fez barulho, hoje começou a fazer ao km0. Não percebi.
Acho feio é o facto de sendo este um problema conhecido com esta série de cranques, a Shimano não assumir a troca de todas as unidades apresentadas com defeito - já para não falar num "recall" para evitar que alguém se magoe por causa disto.

PS - Ou pelo menos vender uma unidade nova, de outra série, ou mesmo de outra gama, a um preço simbólico.
PS 2 - A marca do me carro mandou-me carta, por três vezes, para eu levar o carro à oficina para trocar peças com defeito, que eu nunca teria imaginado que tinham algum defeito.. até um dia.. que poderia ser depois da garantia terminar.
Se calhar só não deu grande raia, pois é preciso tempo e uso para aquilo ceder. Se calhar, grande parte dos cranks ultegras/dura-ace não chegam a ter o uso suficiente para ceder e ter uma visibilidade significativas. Vi um video onde mostrava alguma corrosão nas zonas afetadas, provavelmente suor/agua também deve ajudar a acelerar o processo. A minha "quebrou" aos 4 anos/16.000km.

As correntes de 11 e 12v são para ser trocadas nos 0,5 e não nos 0,75... se reparares as ferramentas de medição mais recentes começam nos 0,5 e não nos 0,75 das mais antigas (as que se usavam com 9 e 10v).

Ao trocares a corrente nos 6000km, podes estar a deitar dinheiro à rua (ou não, já podia estar nos 0,5).
Tenho um dos "chineses" idêntico ao da decathlon, sempre pensei nos .75. Mesmo assim, vou na terceira corrente. A minha ideia é fazer a quarta até aos .75 e depois reutilizar as 3 antigas até estas atingirem os .75. Ai, com cerca de 30.000km trocar cassete, chainrings e corrente.

Chainrings agora já tenho guardadas (vou continuar com as chainrings da ultegra, já percebi o que eles querem dizer com "B" match), só falta depois comprar cassete e corrente. Nem será uma grande despesa depois de 30.000km.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
A minha vai com 21000km e mudei 1 vez a corrente, nem sei aos quantos, ainda deve fazer mais uns milhares de km, não tem mais porque os últimos 3 anos têm sido a poupar material e pernas, daqui a pouco nem sei andar
 
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