• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

UCI WorldTour & ProSeries 2021

NULL

Moderador
Staff member
Qual é o benefício de ter travões de aro?
Não vejo nenhum, nem a subir, nem a descer.

A questão do peso é tanga. Com o peso mínimo da UCI em 6.8kg, difícil para essas equipas deve ser não ficar abaixo desse valor. Com ou sem travões de disco.

Olha que nas Pinarello (F10/F12) parece que não é bem assim… há dois anos trocaram as rodas DA para Lightweight para baixarem o peso das bikes…
 

Jazz

Well-Known Member
Olha que nas Pinarello (F10/F12) parece que não é bem assim… há dois anos trocaram as rodas DA para Lightweight para baixarem o peso das bikes…
Se dizes, acredito. Vocês estão mais informados do que eu. Mas caramba, numa equipa pro-tour?

Pela breve pesquisa que fiz, há uma diferença de aproxidamente 200g (2018) no sistema dura-ace.
Para profissionais, é peso, mas 6.8kg não parecem ser assim tão difíceis de atingir.

Até me lembro de ler há alguns anos que algumas equipas metiam pesos dentro do quadro para chegar ao peso mínimo.

Quanto pesam as vossas bikes de estrada? 7.5kg?
 

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Moderador
Staff member
Se dizes, acredito. Vocês estão mais informados do que eu. Mas caramba, numa equipa pro-tour?

Pela breve pesquisa que fiz, há uma diferença de aproxidamente 200g (2018) no sistema dura-ace.
Para profissionais, é peso, mas 6.8kg não parecem ser assim tão difíceis de atingir.

Até me lembro de ler há alguns anos que algumas equipas metiam pesos dentro do quadro para chegar ao peso mínimo.

Quanto pesam as vossas bikes de estrada? 7.5kg?

Eu acho que tem a ver com o peso do quadro + pintura. Repara… a Ineos em 2018 corria com DA C40 que pesam cerca de 1500g… ao passarem para as LW que pesam menos de 1000g e continuarem dentro do peso mínimo significa que com as DA estavam, no mínimo, com 7,3kg. Podem no limite terem colocado pesos para andarem no limite com as DA, contudo, é certo que o conjunto estava acima dos 6,8kg com as C64 e rim brakes…
 

NULL

Moderador
Staff member
Por inerência, a Cervélo do Roglic pesa mais do que 6.8kg? As das outras equipas que usam discos, também?

A R5 deve ser dos quadros mais leves do mercado. Já tive o prazer de fazer uma subida à torre numa e fiquei muito impressionado com a qualidade e leveza daquela bike.
 

jocarreira

Well-Known Member
Qual é o benefício de ter travões de aro?

Acho que é por ser mais fácil trocar a roda. Imagina que vão a fazer uma subida, o líder tem um furo e o carro da equipa está lá para trás. Conseguem resolver a situação rapidamente se trocar a roda com um gregário. Já vimos isto acontecer no passado e agora com os travões de disco não é possível porque eles nem andam com chavetas para tirar a roda. E trocar de bicicleta tem sempre o inconveniente de tamanhos diferentes.
 

Jazz

Well-Known Member
Acho que é por ser mais fácil trocar a roda. Imagina que vão a fazer uma subida, o líder tem um furo e o carro da equipa está lá para trás. Conseguem resolver a situação rapidamente se trocar a roda com um gregário. Já vimos isto acontecer no passado e agora com os travões de disco não é possível porque eles nem andam com chavetas para tirar a roda. E trocar de bicicleta tem sempre o inconveniente de tamanhos diferentes.
Faz sentido.
 

el-solitario

Well-Known Member
só por curiosidade, o que conta para se determinar o peso mínimo de 6,8kg? pedais? grades/bidões com agua? Suportes GPS?

Se a bike sem nada pesar 6,8kg, com pedais/bidões e adereços deve subir ai uns 500g, logo o peso da bike são aproximadamente 7,3kg?

É assim que funciona no WT?
 

NULL

Moderador
Staff member
só por curiosidade, o que conta para se determinar o peso mínimo de 6,8kg? pedais? grades/bidões com agua? Suportes GPS?

Se a bike sem nada pesar 6,8kg, com pedais/bidões e adereços deve subir ai uns 500g, logo o peso da bike são aproximadamente 7,3kg?

É assim que funciona no WT?

Com bidão não mas com pedais, grades de bidão e suporte de GPS…
 

Bernalve

Well-Known Member
Tenho ideia queno pelotão pro é usual as bikes pesarem mais que 7kg e não mais que 8. E já não há necessidade de andar a colocar pesos.
 

pratoni

Well-Known Member
só por curiosidade, o que conta para se determinar o peso mínimo de 6,8kg? pedais? grades/bidões com agua? Suportes GPS?

Se a bike sem nada pesar 6,8kg, com pedais/bidões e adereços deve subir ai uns 500g, logo o peso da bike são aproximadamente 7,3kg?

É assim que funciona no WT?
Tudo o que estiver aparafusado ao quadro/bicicleta
 

Jazz

Well-Known Member
Fui procurar um pouco para ter a certeza que não era a minha imaginação a lembrar-se que tinha lido há tempos sobre isso.

"
The 6.8kg weight limit has been questioned, debated, and reconsidered throughout the past thirteen years, but it now seems to be outdated to the point of absurdity. At the Tour de France we noticed many team mechanics adding weight to rider’s bikes in order to meet the minimum weight limit. They would put a couple hundred grams of fishing weights in the seatposts, handlebars, or chainstays to boost the weight up to 6.8kg. And while the bikes were certainly top-end, they weren’t using exotic materials nor trying to be a weightweenies bike.


We asked UCI Technical Collaborator Johan Kucaba if the UCI still believes that a bike lighter than 6.8kg poses a significant safety risk to riders. He explained:

“The rule 1.3.019 has been introduced and has been created as many other rules of the UCI Technical Regulation by an ergonomist expert in cycling. This specialist, with the advice of other experts, has defined that 6,8Kg is the minimum weight acceptable for a bicycle, for an essential reason that is the manoeuvrability of the bicycle. Of course, technical risks related to composites materials have also been considered, but the primary reason of this rule is the manoeuvrability. We therefore believe that bicycles of 5 Kg (for example) pose significant risks of manoeuvrability.”
"



O artigo é de 2013:
https://cyclingtips.com/2013/08/the-6-8kg-limit/
 

gfrmartins

Well-Known Member
Trek Segafredo

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{the_crow}

Well-Known Member
Entretanto o Groenewegen muda da Jumbo para a BikeExchange.. parece-me uma boa escolha... ate pq para o Tour da para levar o Dylan e o Mathews... um puro sprinter.. outro q passa melhor chegadas mais selectivas...
 
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