Trek Émonda SL5 2021

kostaviks

Well-Known Member
Comprei esta mesma bicicleta recentemente também, e devo dizer que não tive nenhum desses problemas, deve ser mesmo a tal questão das variações de fábrica. a minha nao faz qualquer tipo de ruídos e a minha primeira impressão até foi de espanto pela qualidade de montagem de todos os componentes... potencialmente terás tido azar, ou então eu ainda nao reparei nos problemas da minha!
Curioso. És a primeira pessoa que diz que a bike não faz ruídos.
Pode, no entanto, terem adicionado espumas anti-ruído à montagem e com isso resolveram algo bem simples que pode tornar o uso da bike um suplício.
 

GUR

New Member
Comprei esta mesma bicicleta recentemente também, e devo dizer que não tive nenhum desses problemas, deve ser mesmo a tal questão das variações de fábrica. a minha nao faz qualquer tipo de ruídos e a minha primeira impressão até foi de espanto pela qualidade de montagem de todos os componentes... potencialmente terás tido azar, ou então eu ainda nao reparei nos problemas da minha!
Eu tenho uma nova igual há 3 semanas e apenas troquei as rodas por umas bontrager aeolus elite 35, e já fiz umas voltas e na zona onde costumo circular até não muitos carros na estrada logo dá para ouvir mais mesmo o rodar etc, mas ruídos desses que falam, até agora não tenho razões de queixa. A única coisa que não gosto na bike é a fita do guiador mas isso facilmente se resolve.
Mas quem sou eu para dizer seja o que for, apenas é a minha experiencia com uma bike igual.
 

el-solitario

Well-Known Member
@kostaviks podes dar algum feedback adicional da bike. Ando a namorar a minha futura bike e ontem vi ao vivo uma emonda sl5 cinzenta e gostei do especto em geral. Os problemas que te incomodaram no inicio já estão ultrapassados?

A bike tem mesmo 9,15kg? a SL6 pesa menos 1kg e a primeira vista é só uma troca de 105 por ultegra. Não tinha ideia de haver tanta diferença entre estes 2 grupos.
 

tuga

Well-Known Member

DMA

Well-Known Member
E o Seatmast também é diferente, Alu VS Carbono.

Tirando a questão do Ultegra vs 105, o seatmast é das diferenças mais importantes entre a SL5 e SL6. Não só pela questão do peso, mas porque o seatmast em carbono deve ser um bocadinho melhor na absorção das irregularidades (especulação da minha parte).

Na altura em que foram lançadas (Outono de 2020 ???), havia uma outra grande diferença, que eram as rodas. A SL6 trazia umas Paradigm que tinham uma boa largura interna do aro e eram razoavelmente leves.

As especificações actuais não estão muito claras, pelo menos no site Pt. Mas pela diferença de peso entre a SL5 e a SL6, arriscaria dizer que continua a haver diferença entre as rodas das 2 versões.
 

kostaviks

Well-Known Member
@kostaviks podes dar algum feedback adicional da bike. Ando a namorar a minha futura bike e ontem vi ao vivo uma emonda sl5 cinzenta e gostei do especto em geral. Os problemas que te incomodaram no inicio já estão ultrapassados?

A bike tem mesmo 9,15kg? a SL6 pesa menos 1kg e a primeira vista é só uma troca de 105 por ultegra. Não tinha ideia de haver tanta diferença entre estes 2 grupos.
Viva.
Só agora vi o teu comentário e peço desculpa por não ter respondido.

A bike pesa mesmo mais de 9kg! A minha não, porque tem material que não é original (selim, rodas, guiador e espigão de selim) mesmo assim a minha está com 8.6kg!
Apesar disso a bike em termos de desempenhos é muito boa. Sobe muitissimo bem, reativa nas acelerações, muito segura a descer e tendo em conta que até tem uma geometria um pouco "race" é bastante confortável. No meu caso, achei melhor deixar todas as anilhas, menos uma de 5mm, por baixo do avanço.

As coisas que acho que devem ser trocadas "obrigatoriamente" são os pneus e havendo t€mpo as rodas.

Os pneus, usar 28mm tal como os originais, mas de kevlar e não wired.

As rodas de origem, pouco andei com elas, mas posso afirmar que são muito pesadas.

O resto dos componentes, é algo que não influencia diretamente o desempenho e como tal considero secundária a sua alteração.

Uma coisa super importante é, pedir antes de comprar, para ser verificado se a bicicleta tem as espumas anti-ruido nas espirais e tubo de travão de trás, no interior do quadro. Se não tiver, "exigir" que sejam montadas. Atenção: de preferência a todo o comprimento do tubo inferior e escoras inclusive! Caso contrário irás andar em cima de um chocalho!!!

Ah, para terminar, não liges ao peso total da bicicleta. Isso cada vez mais é um não assunto! Há muitas condicionantes nesse capitulo e não é o que verdadeiramente determina a qualidade da bicicleta.

Espero ter ajudado. Abraço
 

kostaviks

Well-Known Member
Tirando a questão do Ultegra vs 105, o seatmast é das diferenças mais importantes entre a SL5 e SL6. Não só pela questão do peso, mas porque o seatmast em carbono deve ser um bocadinho melhor na absorção das irregularidades (especulação da minha parte).

Na altura em que foram lançadas (Outono de 2020 ???), havia uma outra grande diferença, que eram as rodas. A SL6 trazia umas Paradigm que tinham uma boa largura interna do aro e eram razoavelmente leves.

As especificações actuais não estão muito claras, pelo menos no site Pt. Mas pela diferença de peso entre a SL5 e a SL6, arriscaria dizer que continua a haver diferença entre as rodas das 2 versões.
O seatmast em alumínio é pesadissimo!
Quanto às rodas, as originais da sl5 têm uma boa largura de aro, mas pesam um bocado mais que 2kg certamente! E estou a ser simpático!
 

kostaviks

Well-Known Member
Com esses pesos para carbono (qualidade?) mais vale considerar a ALR, que é um dos melhores quadros do mundo atualmente. Mas se tem mesmo de ser plástico… depois queixem-se.


Edit: e não tem aquele sistema horrivel de poste de selim.
Do pouco que percebo de bicicletas, não são bicicletas comparáveis!
 

el-solitario

Well-Known Member
Viva.
Só agora vi o teu comentário e peço desculpa por não ter respondido.

A bike pesa mesmo mais de 9kg! A minha não, porque tem material que não é original (selim, rodas, guiador e espigão de selim) mesmo assim a minha está com 8.6kg!
Apesar disso a bike em termos de desempenhos é muito boa. Sobe muitissimo bem, reativa nas acelerações, muito segura a descer e tendo em conta que até tem uma geometria um pouco "race" é bastante confortável. No meu caso, achei melhor deixar todas as anilhas, menos uma de 5mm, por baixo do avanço.

As coisas que acho que devem ser trocadas "obrigatoriamente" são os pneus e havendo t€mpo as rodas.

Os pneus, usar 28mm tal como os originais, mas de kevlar e não wired.

As rodas de origem, pouco andei com elas, mas posso afirmar que são muito pesadas.

O resto dos componentes, é algo que não influencia diretamente o desempenho e como tal considero secundária a sua alteração.

Uma coisa super importante é, pedir antes de comprar, para ser verificado se a bicicleta tem as espumas anti-ruido nas espirais e tubo de travão de trás, no interior do quadro. Se não tiver, "exigir" que sejam montadas. Atenção: de preferência a todo o comprimento do tubo inferior e escoras inclusive! Caso contrário irás andar em cima de um chocalho!!!

Ah, para terminar, não liges ao peso total da bicicleta. Isso cada vez mais é um não assunto! Há muitas condicionantes nesse capitulo e não é o que verdadeiramente determina a qualidade da bicicleta.

Espero ter ajudado. Abraço
Muito obrigado pelo feedback.

A parte da montagem estaria "assegurada" pois seria comprada numa loja onde sou cliente e "amigo" do dono. A minha ideia era mesmo comprar uma boa base (quadro/fork) e trocar logo rodas e pneus (a minha ideia até é no momento do negocio tentar vir ja com rodas decentes).

Da maneira que falas, trocar as rodas de 2kg com pneus de arame por umas rodas sub 1,6kg com pneus de 250g, facilmente se tira 0,5kg. Fica logo uma bicicleta de 8,7kg, já foge do assustador numero 9 :p

A questão do espigão de carbono/aluminio também seria algo a "negociar".

Mais uma vez, obrigado. Nada melhor que ouvir feedbacks reais e honestos sobre as coisas, do que, reviews pagas na net.
 

Joao_P

Active Member
Boas, aproveitando o tópico sobre a SL5 há alguma solução para substituir aquele seatpost horrível que vem com a bike sem ser a alternativa em carbono da bontrager?
Desde já obrigado.
 

kostaviks

Well-Known Member
Boas, aproveitando o tópico sobre a SL5 há alguma solução para substituir aquele seatpost horrível que vem com a bike sem ser a alternativa em carbono da bontrager?
Desde já obrigado.
Hummm... então se não houver alternativa, a bicicleta deixa de ser uma boa opção?
Acho demasiado redutor...
 

Joao_P

Active Member
Hummm... então se não houver alternativa, a bicicleta deixa de ser uma boa opção?
Acho demasiado redutor...
Tanto é uma boa opção que eu tenho uma e só lhe mudei as rodas, a única coisa que não gosto esteticamente é o seat post, um sistema mais tradicional ficava mais "limpo" de resto adoro a bike, sobe bem desce bem também e é das mais bonitas que andam aí.
Cumprimentos
 

kostaviks

Well-Known Member
Tanto é uma boa opção que eu tenho uma e só lhe mudei as rodas, a única coisa que não gosto esteticamente é o seat post, um sistema mais tradicional ficava mais "limpo" de resto adoro a bike, sobe bem desce bem também e é das mais bonitas que andam aí.
Cumprimentos
Inicialmente não gostei de alguns aspectos da bicicleta, mas todos eles se prendiam com pormenores de montagem mal conseguidos. Fiz eu as alterações que me pareceram necessárias e neste momento estou bastante satisfeito com ela.
O espigão não é algo que adore, mas também não detesto. Parece-me no entanto que no que ao peso diz respeito, estão muito bem conseguidos.
Cumprimentos.
 

DMA

Well-Known Member
O seatmast em alumínio é pesadissimo!
Quanto às rodas, as originais da sl5 têm uma boa largura de aro, mas pesam um bocado mais que 2kg certamente! E estou a ser simpático!

Fonix mais de 2kg é abuso :p

Em relação às mudanças, estás satisfeito? Durabilidade dos cabos da transmissão?

É que sistemas mecânicos com os cabos todos escondidos parecem uma receita para problemas (por teres tantas curvas com ângulos agressivos), daí a minha pergunta.
 

DMA

Well-Known Member
Muito obrigado pelo feedback.

A parte da montagem estaria "assegurada" pois seria comprada numa loja onde sou cliente e "amigo" do dono. A minha ideia era mesmo comprar uma boa base (quadro/fork) e trocar logo rodas e pneus (a minha ideia até é no momento do negocio tentar vir ja com rodas decentes).

Da maneira que falas, trocar as rodas de 2kg com pneus de arame por umas rodas sub 1,6kg com pneus de 250g, facilmente se tira 0,5kg. Fica logo uma bicicleta de 8,7kg, já foge do assustador numero 9 :p

A questão do espigão de carbono/aluminio também seria algo a "negociar".

Mais uma vez, obrigado. Nada melhor que ouvir feedbacks reais e honestos sobre as coisas, do que, reviews pagas na net.

A SL5 com as Aeolus Pro 37 e uns Continental 5000 deve ficar um mimo ;)
 

kostaviks

Well-Known Member
Fonix mais de 2kg é abuso :p

Em relação às mudanças, estás satisfeito? Durabilidade dos cabos da transmissão?

É que sistemas mecânicos com os cabos todos escondidos parecem uma receita para problemas (por teres tantas curvas com ângulos agressivos), daí a minha pergunta.
Sim, as mudanças funcionam perfeitamente. O facto de serem com espirais das manetes é óptimo. Só melhora ;)
 
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