• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Treino em Rolo

scalator

New Member
Boas
Podiam-me dizer quantos km se fazem em 45/50 min, em ritmo medio/alto, no rolo?
17/18km!! é bom ou menos bom?:)
Abç e obg
Scalator
 

jnap

New Member
Isso para mim é excelente, no máximo aguento 15/20 minutos em cima de um rolo até entrar em desespero e desistir. :)

Agora isso depende do que tenhas "estado" a fazer no rolo, e da resistência imposta no rolo, se tivesses a "subir" a média era excelente, aproximadamente 21.
 

alpha

New Member
Viva.
Creio que o mais importante é o tempo, pelo menos é nessa variável que normalmente são baseadas as sessões.
 

SaintRider

Well-Known Member
Isso depende muito, primeiro do teu grau de empenho (vontade)....o que importa é pedalar e com consistência. O importante é seguires o teu ritmo, pq depende da tua capacidade fisica...Eu ontem fiz um treino mesmo pra rebentar de 30 min, sempre acima dos 43 km/h em que pelo meio meti sprints de 1 min, descanso de 1 min e ia repetindo.....dos 43 subia para os 52 km\h durante um min.......em 30 min fiz pouco mais de 20kms.
 

Tiago Torres

New Member
O maior erro de alguém é treinar em rolos e basear-se no parâmetro mais falacioso, que é a distância e velocidade. Sigam-se pelo tempo, e giram a intensidade. Só tem de jogar com isso. Nunca se esqueçam. Tempo (volume de treino) e carga (intensidade de treino).
 

alpha

New Member
Para treino de rolos é muito importante o conta rotações de pulso, ou melhor, monitor de ritmo cardíaco. Sem esta ferramenta é muito difícil, avaliar a intensidade do treino, ajustá-la e mantê-la.
Há os mais básicos que cumprem prefeitamente o objectivo principal que é medir a bpm's.

Bons treinos
 

SaintRider

Well-Known Member
É dize-lo de uma forma mais bonita.....mas vai dar basicamente ao mesmo, a tua intensidade vai influenciar invariavelmente a distância percorrida em função de determinado tempo e isso é a velocidade. Física básica. Como diz o Alpha, um monitor de ritmo cardiaco, isso sim, muito importante.
 

Tiago Torres

New Member
SaintRider, essa tua afirmação é falaciosa, pois a distância está dependente da resistência que os rolos tiverem, e podes percorrer 30km em 15 minutos, ou podes percorrer 10km em 15 minutos, tudo depende se estás a usufruir da resistencia dos mesmos. É claro que, se tu tiveres sempre a mesma resistencia nos rolos, tudo bem, tens forma de comparar as intensidades. Mas quando aumentas a resistencia já distorceste todos os parametros de medição! Além disso, e como disse e muito bem o alpha, sem cardiofrequencímetro nunca terás forma de avaliar a intensidade do treino que estás a fazer. O ideal seria um potenciómetro, mas isso entende-se que nem todos tem tempo(€) para gastar com isso.

Eu pessoalmente tenho uns rolos que são os Flow da tacx, e é a coisa mais maravilhosa do mundo. Não preciso de nenhum cardiofrequencimetro nem velocimetro nem cadenciómetro para fazer o treino... tenho um monitor a frente que me permite ver os watts que estou a fazer, e alterar a intensidade a partir daí... Aí sim os parâmetros de medição acompanham o aumento da intensidade, pois vais aumentar a potencia realizada (em teoria, se tiveres força para isso claro),e por conseguinte, aumentar a carga de treino. Depois só me guio pelo tempo de treino.
 

SaintRider

Well-Known Member
Bem, depende, eu por acaso não tenho um flow, tenho um elite mag com medidor de potencia tb.

Se calhar nao nos estamos a explicar bem......a questão aqui prende-se com isto...

"O maior erro de alguém é treinar em rolos e basear-se no parâmetro mais falacioso, que é a distância e velocidade"

Ora se eu não tiver potenciometro para me guiar, mas sei que se fizer 10min, a nivel1 de resistencia , a 25km/h e dp rolar durante 20 min, a nivel3 a 18 km/h.....estou-me a guiar pela velocidade e para fazer o meu treino (a minha ref). A essa velocidade corresponde determinada intensidade consoante o nivel de resistencia do rolo, que eu nao sei qual é....Portanto dito isto não estou a ver que sejam parametros falaciosos, cada um trabalha com o que tem. Ao repetir este treino num dia seguinte, se fizer exactamente o mesmo treino mas rolar a uma velocidade de 5km\h superior À do treino anterior, aumentei efectivamente a minha intensidade nesse treino, bem como a distancia.
 

scalator

New Member
Boas
Podiam ser mais claros e darem-me um plano de treino para kem tem um simples ciclometro da Decathlon de 9€ :) que mede a distancia e velocidade percorrida e um simples rolo, para fazer uns treinos nos dias de Inverno q não ultrapassem 45/1h 2 a 3x por semana!
Obrigado e abraço
Scalator
 

Morg

Well-Known Member
Procura o Via simples no forum para plano de treino.
O ideal era teres um pulsómetro, mesmo dos mais baratos.
É mais fácil treinar com base nas pulsações e tempo. Quando queres subir as pulsações sobes a intensidade do rolo.

Podes tentar definir os intervalos apenas com base na intensidade dos rolos mas é mais difícil definir valores mais exatos para o treino.
Falo por mim que sou pulsómetro-dependente.
 

Tiago Torres

New Member
Saint Rider, (Nesta discussão saudável), estás-te a esqiuecer de um pormenor muito importante. Ao aumentares a velocidade do exercício, estás nada mais nada menos do que a fazer um treino de capacidades rápidas. A resistência dos rolos devem sempre aumentar para que faça sentido aumentar a intensidade.

Vou tentar ser mais claro.

A potência é resultado da relação entre a força e a velocidade (FxV), e existe uma relação entre as mesmas. Se aumentas muito na força, vais perder na velocidade, se aumentas muito na velocidade vais perder na força. No entanto, o ciclismo, como já demosntrado cientificamente, é um desporto de potência. aumentar a velocidade, não te vai trazer mais potência, no máximo dos máxiimo estarás a fazer a mesma potência mas de forma mais rápida. (a não ser que aumentes a resistencia dos rolos, aí sim já estás a entrar no trabalho que o ciclista deve ter)

Ao guiares-te pela velocidade, estás a ter uma própria noção errada do esforço que estás a fazer, pois não estás a treinar em potencia. logo, a intensidade do treino é quase sempre a mesma.

É a mesma coisa do que quando um dos meus ciclistas se vira para mim e diz: hoje fiz um treino de 50km. Isso dito assim a mim não me diz nada. 50 km depende do tempo em que foi feito, do percurso etc. Se me falar em tempo de treino, ai sim já dá para ter uma ideia mais real.

De qualquer maneira, e como já foi dito, basta que a pessoa em questão se guie pela FC para controlar a intensidade, e pelo tempo para controlar o volume do treino. Claro que o grau de precisão não é 100%, mas para quem não tem grandes meios, é o aconselhadoo.
 

Morg

Well-Known Member
É curioso que quando encontramos alguém na estrada costumam dizer "Hoje já fiz X km!" mas nunca dizem "Já fiz X km com média de Y!".

Os maiores empenos que tive não foram nas maiores distâncias, nessas voltas estava preparado, foram em percursos médios em que andei acima do que estou habituado.
 

sfajardo

New Member
Normalmente quando falo dos meus treinos menciono sempre os km's, a média e o percurso...
Normalmente só mencionam os km mas como já foi dito isso é muito vago... fazer 100kms em 4h ou em 3h é muito diferente, já para não falar do percurso.
No rolo começo sempre com pouca resistencia para aquecer e depois carga (alternando a resistencia para simular um determinado percurso)!!! Sem resistencia estar a pedalar a 40km/h não trará muitos beneficios, enquanto que se a resistencia for elevada mesmo que seja só a 15km/h quando chegarmos á estrada vamos notar que a afinal já rolamos numa relação mais pesada com maior facilidade (logo uma média superior...)
 

el gato

Member
Eu baseio-me no tempo...os kms percorridos na minha opinião não se aplicam já que não tem em consideração factores como o vento,trânsito,etc...por norma,nunca tento ultrapassar os 45´ ou 60´ numa sessão de treino...utilizo um simples cardiofrequencímetro, e utilizo-o consoante o trabalho específico que eu quero realizar naquela mesma sessão (recuperação/treino aéróbio/anaérobio,etc)...outro item importante na minha opinião é o sensor de cadência...no rolo tento sempre utilizar entre as 85 / 100 rpm`s...li algures que em treino de rolo é importante manter a rotação de pedalada elevada, como tal faço issso e sinto-me confortável nesse aspecto...
abraço

GATO :cool:
 

paradawt

Moderador
Ainda que novato nesta questão de treino em rolo, tenho feito da seguinte forma:

10min de aquecimento, praticamente sem carga e rotação elevada, mas mantendo sempre o ritmo cardíaco à volta das 110-120bpm.

Depois disso começo com períodos de 5min com alguma carga em rotação elevada com o ritmo por volta das 160-170bpm.

Entre cada 5min faço 2 min de carga elevada onde a rotação vai para 175-185bpm.

O tempo ronda entre os 40 e os 60min.

Procuro ainda encontrar o melhor método para mim nos rolos.
 

paradawt

Moderador
Morg,

Para já não tive treinos suficientes para colocar alguma progressividade.

No entanto já fui alertado por um companheiro que este tipo de séries não é o indicado :D

Por isso convém não seguires o exemplo!
 

Morg

Well-Known Member
Quando treino :), que não é o caso actualmente :) costumo seguir o Via simples adaptado ao tempo que tenho disponível.
Só perguntei porque tal como o teu companheiro também estava a achar que não era o mais indicado.
 
Top