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Transformar bicicleta de estrada em gravel bike

Zé Tó

Member
Olá a todos!!

Tenho uma Trek Domane AL2 com Shimano Claris 2x8. Deixei de utilizar esta bike porque comprei uma máquina melhor, no entanto, não queria ter uma bike a ganhar ferrugem na garagem. Vender não me diz nada porque se me derem 250 euros ou 300 euros por ela já é bom e não é um valor que me faça ter vontade de a vender.
Noutro dia durante uma volta com um dos parceiros do pedal decidimos ir fazer um trechos em sterrato e surgiu-me a ideia ''vou transformar a Trek numa gravel''.

Bem, já me andei a informar e cheguei a algums conclusões e fiquei com algumas dúvidas.

-Tenho o Shimano Claris última, a última versão, e o desviador de trás é para manter de forma a manter as manetes (quero fazer isto de forma económica). Neste momento tenho uma cassete 11-32t, mas esta versão do claris permite usar até 11-34t. Estou disposto a ficar apenas com 8v atrás, isto é só uma brincadeira para se ir fazendo...
A minha dúvida surge mais na parte da frente... Pretendo usar um crank 1x. Aqui na zona tenho muitos terrenos inclinados a nível de gravel, não sou nenhum contador mas também não ando a começar nisto do ciclismo e já estou habituado a levar marretadas pesadas, mas fico na duvida se devo optar por um crank de 30, 32 ou 34. A malta mais experiente em gravel o que acha? Qual seria o crank mais apropriado para uma cassete 11-34?


-RODAS E PNEUS: Tenho umas rodas de estrada Bontrager TLR, alumínio que vem com as gamas baixas de estrada Trek. A minha dúvida é, teoricamente isto suporta até pneus 30 ou 32. Há pneus gravel desse tamanho? Se sim, qual aconselham? Se tiver que trocar as rodas tenho que trocar o rim brake de forma a encaixar um pneu mais largo? (creio que um 35 será o máximo que este quadro suporta, e também queria evitar trocar as rodas para manter isto em modo económico.

Digam coisas sobre este ''projeto''
 

jcca

Well-Known Member
Olá a todos!!

Tenho uma Trek Domane AL2 com Shimano Claris 2x8. Deixei de utilizar esta bike porque comprei uma máquina melhor, no entanto, não queria ter uma bike a ganhar ferrugem na garagem. Vender não me diz nada porque se me derem 250 euros ou 300 euros por ela já é bom e não é um valor que me faça ter vontade de a vender.
Noutro dia durante uma volta com um dos parceiros do pedal decidimos ir fazer um trechos em sterrato e surgiu-me a ideia ''vou transformar a Trek numa gravel''.

Bem, já me andei a informar e cheguei a algums conclusões e fiquei com algumas dúvidas.

-Tenho o Shimano Claris última, a última versão, e o desviador de trás é para manter de forma a manter as manetes (quero fazer isto de forma económica). Neste momento tenho uma cassete 11-32t, mas esta versão do claris permite usar até 11-34t. Estou disposto a ficar apenas com 8v atrás, isto é só uma brincadeira para se ir fazendo...
A minha dúvida surge mais na parte da frente... Pretendo usar um crank 1x. Aqui na zona tenho muitos terrenos inclinados a nível de gravel, não sou nenhum contador mas também não ando a começar nisto do ciclismo e já estou habituado a levar marretadas pesadas, mas fico na duvida se devo optar por um crank de 30, 32 ou 34. A malta mais experiente em gravel o que acha? Qual seria o crank mais apropriado para uma cassete 11-34?


-RODAS E PNEUS: Tenho umas rodas de estrada Bontrager TLR, alumínio que vem com as gamas baixas de estrada Trek. A minha dúvida é, teoricamente isto suporta até pneus 30 ou 32. Há pneus gravel desse tamanho? Se sim, qual aconselham? Se tiver que trocar as rodas tenho que trocar o rim brake de forma a encaixar um pneu mais largo? (creio que um 35 será o máximo que este quadro suporta, e também queria evitar trocar as rodas para manter isto em modo económico.

Digam coisas sobre este ''projeto''
Travões ???? Espaço para entrar o tal 32 tem? se sim talvez converses se não esquece......
 

Zé Tó

Member
Travões ???? Espaço para entrar o tal 32 tem? se sim talvez converses se não esquece......
São travões de ferradura, os caliper brakes, mas se não encaixar não tem problema. Compro uns cantileiver brakes (usado antigamente nas bikes de CX).
 

jcca

Well-Known Member
São travões de ferradura, os caliper brakes, mas se não encaixar não tem problema. Compro uns cantileiver brakes (usado antigamente nas bikes de CX).
E parece-te que o encaixe é igual aos três do cantilever? Força vê se os furos dão e senão derem na ferradura coloca lá uns 32 slick se conseguires eu gosto dos panaracer.
Se queres só um prato e ao contrario das bicicletas de gravell que trazem 40 ou 42, tu queres um 30 ou 32?!?!?
Tu deves querer é dois pratos, pois a essência do gravell é gravilha velocidade, alcatrão o conjunto das três.
Basicamente a minha opinião, tranformar uma de BTT antiga em gravell safaste menos mal, tranformar bicicleta de estrada antiga em gravell duvido., as novas dá pq são disco, mas na caixa de direção e forqueta até pode ter alguns problemas.
 

bullspot

Well-Known Member
Eu converti uma triban 520 de estrada, travões de aro, numa espécie de gravel. Consegui meter pneus 35 (schwalbe land cruiser) graças às pinças de travão “long drop” da btwin.
Transmissão 3x9 shimano sora, só me falta trocar a cassete 12x25 por uma 30 e está feito!
Dá-me um gozo tremendo andar nesta bicicleta, ir em alcatrão a rolar e de repente enfiar-me num trilho qualquer :cool:
 

pratoni

Well-Known Member
São travões de ferradura, os caliper brakes, mas se não encaixar não tem problema. Compro uns cantileiver brakes (usado antigamente nas bikes de CX).
Cantilevers e travões de ferradura são usados em quadros diferentes logo não podes mudar...

Quanto a mim bastaria mudares os pneus.

Até 35c normalmente são os pneus de ciclocross...
 
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