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Specialized Tarmac Comp

RJLA

New Member
Ora viva!
Surgiu a oportunidade de comprar uma Specialized Tarmac Comp Quickstep de 2010 usada mas em excelente estado. É igual a esta, mas em vez do branco, tem o vermelho:
http://www.specialized.pt/?sc=010102&id=1189

Qual a vossa opinião sobre esta bike? Acham uma escolha acertada? O preço (1400€) agradou-me, mas receio tomar uma decisão precipitada.

Aceitam-se sugestões e opiniões.
 

Helder Pereira

New Member
Caro RJLA,

Primeiro depende da finalidade para que queres a bicicleta e segundo se vais comprar em 2ª mão convém ou conhecer muito bem o vendedor/utilizador anterior para saber o estado da máquina caso não sejas muito entendido na matéria.

Se o objectivo é rodar já um bom bocado e dar-lhe uma utilização onde meta subidas pelo meio então sim este é um bom quadro pois para além de ser em carbono, é leve e dá uma muito bom absorção do asfalto quando andas voltas acima dos 60/80 kms de distância.

Relativamente à compra da bicla em 2ª mão perceber se os periféricos e tudi o que esteja ligado à trnsmissão como está, isto é, estado da pedaleira, verificar o desgaste dos dentes dos pratos, corrente e o seu desgaste, desviador dianteiro e traseiro, roldanas, como estão os cepos/cubos das rodas, enfim um manacial de coisas que se deve ter em atenção.

Por ultimo e tão importante, a Specialized saiu com esse modelo quando patrocinava a equipa profissional Quick Step em 2008, como podes ver em
http://www.specialized.pt/?sc=01080103&id=13&tab=technical

Em 2010 a Quick Step foi patrocinada pelas bicicletas do Eddy Merckx.

Eu tenho um quadro desses que comprei em 2ª mão em 2009, onde tenho montado Ultegra 6600 e umas rodas Mavic Cosmic Elite, e estou bastante satisfeito com ela. Mas logicamente sou suspeito.

Sobre o preço, pode ser apetecivel dependendo do uso que a bicicleta de 2 anos tem.

Boas pedaladas
Helder Pereira
 

fogueteiro

Active Member
RJLA

pelo que vi no preço de tabela, me parece ser bom negócio...

Já foste avisado que tivesses muito cuidado com o desgaste dos componentes. Olhos bem atentos e treinados conseguem ver coisas mais escondidas, mas mesmo que não tenhas essa prática, se olhares por exemplo para os dentes da pedaleira já ficas mais esclarecido. Por vezes os dentes estão bons mas a corrente gasta. Como podes ver isso? Muito fácil. Com um pé em cima do pedal fazes força, e vês na pedaleira se a corrente tem folga. Se estiver justa ok, está boa senão terás que a trocar.

Vê os calços de travão... o desgaste, embora por vezes ilusório, poderá dar uma ideia do desgaste geral. Os pneus se estão ressequidos, se as rodas estão amassadas, que é diferente de empenadas e por fim o quadro se tem estaladelas ou não.

Por fim boa sorte, meu amigo...
 

RJLA

New Member
Muito obrigado pelas dicas. De facto tenho de analisar mais ao pormenor a bicicleta, mas a uma primeira vista pareceu-me estar muito boa e com cerca de 1000€ a menos que o preço de tabela é de ficar tentado! Ainda mais tentado fico porque o negócio envolve retomas de duas bikes e acabo por não ter de dar muito dinheiro "vivo". Mas não quero tomar uma decisão precipitada, principalmente porque o meu olho clínico para estas coisas ainda não é grande coisa. Vou avaliar melhor o quadro, bem como o desgaste da corrente e pedaleira. O selim e a fita de guiador também aparentam ter um desgaste muito superior aos poucos meses de uso que a bike supostamente tem, o que me deixa um pouco apreensivo.
De qualquer das formas, mesmo que alguns componentes tenha de vir a trocar dentro de algum tempo, a minha maior dúvida é em relação ao quadro, se realmente é um bom quadro de carbono e se me proporcionará o conforto e fiabilidade esperada. É que nunca tive quadros de carbono. Para além disso tenho algumas dúvidas se não conseguirei arranjar pelo mesmo preço uma bicicleta nova igualmente equipada com 105. Pelo que vi na net até consigo, mas os quadros são em aluminio.

Enfim, reina a confusão. Aceitam-se sugestões.
 

J.P.

New Member
RJLA - Não vou opinar acerca da bike, apenas lembrar-te que com o aproximar do final do ano quase todas as marcas (incluindo a Specialized) fazem descontos grandes nas bikes do ano corrente por terem novas colecções para apresentar.Se os vendedores Specialized já fazem por norma descontos de 10 ou 15% sobre o preço de tabela durante o ano a partir de agora os descontos ainda são maiores. Tem havido anos em que este desconto chega aos 30%. Informa-te até porque normalmente estas bikes "voam" rápido.
ABR
 

RJLA

New Member
RJLA - Não vou opinar acerca da bike, apenas lembrar-te que com o aproximar do final do ano quase todas as marcas (incluindo a Specialized) fazem descontos grandes nas bikes do ano corrente por terem novas colecções para apresentar.Se os vendedores Specialized já fazem por norma descontos de 10 ou 15% sobre o preço de tabela durante o ano a partir de agora os descontos ainda são maiores. Tem havido anos em que este desconto chega aos 30%. Informa-te até porque normalmente estas bikes "voam" rápido.
ABR

Bem sei que nesta altura do ano encontram-se bons negócios. Por acaso esta mesma bicicleta encontra-se nova com um bom desconto numa loja nacional. Fica em 1890€. Se eu tivesse esse valor na mão, ou mesmo os 1400€ que me pedem pela usada, provavelmente não compraria esta bicicleta. Encontrei por exemplo umas Cube novas com bom equipamento por menos desse valor, com os tais 30% de desconto por serem modelos de 2010. A questão é que o que me faz parecer o negócio mais vantajoso é a questão das retomas, pois dificilmente terei oportunidade de me desfazer de duas bicicletas por um valor razoável. Envolvendo as retomas, não terei de dar muito dinheiro, o que neste momento é uma ideia que me agrada.

Já agora também estou curioso quanto à questão do carbono 8r vs. 6r. É que o quadro é em carbono 6r.
 
Last edited:

J.P.

New Member
6r é a rigidez do quadro (carbono). O máximo que a Specialized utiliza penso que é 11r nos modelos S-Works.
os quadros Tarmac de 2010 além de sofrerem um melhoramento na rigidez por via das fibras de carbono (6r para 8r) também a sofreram por via da alteração do diâmetro do tubo do selim e do sobredimencionamento da caixa de direcção. Mas numa loja Specialized tiram-te melhor estas dúvidas.
Eu pessoalmente também não iria para a Specialized mas se te fazem a retoma de duas bikes é realmente de pensar.
Boa escolha
 

RJLA

New Member
Quer dizer então que um quadro 6r terá pouca rigidez e poderá dar mais problemas, sendo mais sensivel?

Já agora, só para baralhar mais um pouco. Dentro dos mesmos valores arranjo uma Focus Variado nova equipada com 105, mas com quadro em aluminio, bem como equipada com Tiagra por cerca de 1000€. Acham melhor opção que a Specialized?
 

J.P.

New Member
Quer dizer então que um quadro 6r terá pouca rigidez e poderá dar mais problemas, sendo mais sensivel?

Não quer dizer que tenha pouca rigidez. Claro que tem menos que um 8r mas 6r até pode ser suficiente para a utilização que fazes...não sei. Penso que antes o topo de gama da tarmac (S-Works) tinha 6r e era considera bom.
A rigidez tem a ver com aproveitamento de tracção. Não é por um quadro ter menos rigidez que te vai dar mais problemas, pode é não ter tanta performance e pode (ou não) ter mais conforto
O quadro 8r em questão, alem de ter mais rigidez é mais evoluido e tem mais valor comercial numa futura troca ou venda.
 

Helder Pereira

New Member
Ora ai está um assunto com o qual me posso identificar.
Em 2008 comprei um quadro em alumino da Scott que era hidroformado (sem uniões da tubagem na zona da testa do quadro) e com forqueta em carbono que equipava as CR1 e as Addict.
Em 2009 troquei esse quadro (que até me sentia bem) por este famoso Tarmac 08 Comp Quick Step e não tem nada a ver.
Efectivamente a absorção às irregularidades do asfalto é muito superior, a nivel de mobilidade para subir tb é muito bom, como exemplo este ano subi a Serra da Estrela e ajudou-me imenso, pois as pernas cedo eclipsaram-se e a bicla muito facilitou a ascenção.
Se o 6r tem um nivel de rigidez menor quererá dizer que o mesmo é mais flexivel às irregularidades do terreno que o 8 ou o 10r?
Logicamente quem espeta por semana 500 ou mais km num sobe e desce constante e a dar tareia nos quadros, poderei pensar que o 6r poderá ser "mais frágil", mas para o uso que lhe dou, basicamente ao fim de semana e para ai 100km a ritmos mais ou menos de passeio penso que chega.

Ao RLJA, penso que deve pensar que uso vai fazer à bicicleta para depois decidir.

Para terminar e apesar de se falar de o 6r ser manifestamente inferior ao 8r e ao 10r, a minha pergunta é: Sabem de alguém que teve problemas com este quadro, se o partiu, rachou ou outra coisa mais complicada?

Boas pedaladas
Helder Pereira
 

RJLA

New Member
A utilização que darei à bicicleta será muito semelhante à tua, ou seja, umas voltas calmas quando a disponibilidade permite. Em média faço 300 a 400 km por mês, em bom piso e sem grandes aventuras. Simplesmente procuro uma bicicleta mais leve, mais flexível, que absorva melhor as irregularidades do terreno e que me dê o conforto que não tenho na actual.

Quanto à questão que coloquei atrás, acham que seria melhor opção optar por um quadro novo em aluminio equipada com 105 ou justifica-se a opção por esta Tarmac, mesmo sendo usada?
 

joaoosilva

New Member
Para quem procura conforto não é certamente num quadro de aluminio que o vai ter! Na minha opinião que vale o vale claro, um bicicleta é o quadro e as rodas! Portanto quem tem um bom quadro e umas boas rodas tem sempre uma boa bike!Os componentes pode sempre ir actualizando conforme o seu gosto!Em relação ao carbono , na specialized o indice de rigidez é 6, 8, 9, 10, 11 ou seja quanto maior for o indice de rigidez menor o conforto maior a " performance" e resposta da bike, isto a falar de uma tarmac, mas para o seu caso, poderia pensar numa roubaix, terá sempre mais conforto!Agora um quadro com indice de rigidez 6 não é um mau quadro, as fibras de carbono é que são mais maleaveis, logo é sempre um carbono mais " confortável" se assim se pode dizer, mas a geometria da bike está lá toda!
 

crockett

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o conforto numa bicicleta, segundo o que tenho lido, pouco tem a ver com o material do quadro em si, mas sim com aspectos como: geometria, pressão dos pneus, tipo de roda (carbono ou alumínio), tamanho do quadro,etc.

pessoalmente tenho 2 bikes uma trek de carbono que serve para treino para um caad9 que serve para competir e voltas mais "competitivas" com o pessoal, e posso garantir sem margem para duvidas, que me sinto melhor no caad9 do que no trek, sendo as duas do mesmo tamanho, tendo feito o teste com as mesmas rodas.
Já fiz cerca de 160km no caad9 sem problemas de conforto...

neste caso, uma bicicleta com fibras 6r, 8r ou mais, com o mesmo material terá o mesmo "nível" de conforto já que a geometria é a mesma, o que muda, como aqui foi bem explicado é a qualidade por assim dizer das fibras.

cumps
 
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J.P.

New Member
Não existem fibras 6r ou 8r.
6r, 8r etc é uma nomenclatura que quantifica a rigidez e tanto quanto sei só utilizada pela Specialized.
Em quadros 6r ou 8 r ou sei lá quantos-r as fibras utilizadas podem ser ou não iguais, isto é a diferença de rigidez pode ser obtida á custa de fibras diferentes ou de fibras iguais mas colocadas de forma diferente ou em mais ou menos quantidade etc etc
Dizer que um quadro mais rígido é menos confortável é muito redutor e pode não ser verdade. Cada vez mais as tecnologias empregues permitem ter quadros de grande desempenho e rigidez com um elevado conforto. Consegue-se isto através da colocação das telas de fibra de maneira a que haja uma elevada rigidez lateral e uma mais baixa rigidez vertical. A geometria do quadro também tem um papel fundamental neste assunto, caixas de pedaleiro e direcção sobredimensionadas aumentam a rigidez de um quadro sem lhe tirarem conforto.
Portanto ver a coisa só pelos "r" não é correcto nem serve de nada.
Um exemplo disto é o modelo Roubaix da Specialized que no topo de gama tem 10r mas uma elevado conforto.
 

RJLA

New Member
Bem, com mais "r" ou menos "r" lá me decidi e fechei negócio pela Tarmac! O que procuro essencialmente é conforto e acho que nesse aspecto ficarei bem servido. Tendo em conta todas as condições que envolviam o negócio, principalmente ao nível das retomas, não o podia deixar fugir. Amanhã já a irei buscar e hei-de deixar por aqui algum feedback.

Obrigado pelas importantes dicas que me deram!
 
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