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Spartacus - 10 mil km depois

Reis

Well-Known Member
Por acaso á uns dias falei com o mecânico sobre se havia de trocar de corrente, ela está com 7000 km.

O que ele me disse se ela for bem tratada pode muito bem fazer vinte e tal mil km, e ai nessa altura então convém trocar tudo, no entanto
ele têm pessoal que trocam de corrente por volta dos 1000 km a 2000km. Ele acha que é um abuso mas como eles querem, é assim que se faz.

Eu enquanto não notar nada de anormal vou aguentando com a mesma.
 

João Lopes

Active Member
Eu troco no máximo com 2 mil kms, com o objectivo de prevenir o desgaste da cassete e dos pratos. Se é realmente eficaz ou não nunca consegui comprovar, porque ainda só troquei correntes e comprei uma cassete para um segundo par de rodas. Na eventualidade de prolongar o uso da transmissão, não me custa dar 20 euros anualmente (corrente nova).
 

Presbítero

Active Member
Eu vou intercalando 2 correntes a cada 3000km. A última transmissão durou-me cerca de 45000km até uma das correntes começar a saltar em algumas mudanças. Depois troquei cassete, prato 50D e corrente (2x para ir intercalando na mesma a cada 3000km).Isto para material Sora.
 

Bruso

Well-Known Member
Se tiverem a ferramenta de medição de enlongamento não há ciência. Quando. 75 entrar está na hora de encomendar corrente. Enquanto não entrar deixa andar que não vai provocar desgaste excessivo na transmissão. Isto só acontece quando os links da corrente já não casam perfeitamente com a cassete e pedaleira (o tal enlogamento).
 

pemartins

Well-Known Member
Eu troco no máximo com 2 mil kms, com o objectivo de prevenir o desgaste da cassete e dos pratos. Se é realmente eficaz ou não nunca consegui comprovar, porque ainda só troquei correntes e comprei uma cassete para um segundo par de rodas. Na eventualidade de prolongar o uso da transmissão, não me custa dar 20 euros anualmente (corrente nova).
Só fazes 2mil km por ano? Essas correntes provavelmente ainda estão novas e é um desperdício de dinheiro e de material.
 

Mafioso

Well-Known Member
Eu troco no máximo com 2 mil kms, com o objectivo de prevenir o desgaste da cassete e dos pratos. Se é realmente eficaz ou não nunca consegui comprovar, porque ainda só troquei correntes e comprei uma cassete para um segundo par de rodas. Na eventualidade de prolongar o uso da transmissão, não me custa dar 20 euros anualmente (corrente nova).
Conheço muito boa gente que faz 2mil km num mês. Vão trocar de corrente todos os meses ? Não me leves a mal mas isso não faz qualquer sentido. Tem na decatlhon a ferramenta de medição de desgaste de corrente por 3/4 euros.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Aproveitando aqui a conversa das correntes...
Deixei a minha bicicleta no mecânico com um pedido de revisão/lubrificação geral. Fui lá principalmente por causa da roda da frente que fazia muito barulho a rolar (rolamentos gripados :/ ).

Ontem fui lá buscá-la e dizem-me que mudaram a corrente. Precisava de uma pelos vistos.
No Strava tenho a bicicleta com 6133Kms (corrente original). Nada em rolo, algum gravel... limpeza e lubrificação com alguma regularidade. Pensei que durasse mais mas também não fiquei chocado com a notícia.
Estranho é pessoal a dizer que fazem tantos milhares com a mesma (dobro, triplo ou até mais que a minha)... Mas depois também há a questão do rolo que deve fazer uma enorme diferença. Zero sujidade por vezes meses a fio (inverno).
Ah e marca nem faço ideia da original nem desta agora.
 

petrix

Well-Known Member
Aproveitando aqui a conversa das correntes...
Deixei a minha bicicleta no mecânico com um pedido de revisão/lubrificação geral. Fui lá principalmente por causa da roda da frente que fazia muito barulho a rolar (rolamentos gripados :/ ).

Ontem fui lá buscá-la e dizem-me que mudaram a corrente. Precisava de uma pelos vistos.
No Strava tenho a bicicleta com 6133Kms (corrente original). Nada em rolo, algum gravel... limpeza e lubrificação com alguma regularidade. Pensei que durasse mais mas também não fiquei chocado com a notícia.
Estranho é pessoal a dizer que fazem tantos milhares com a mesma (dobro, triplo ou até mais que a minha)... Mas depois também há a questão do rolo que deve fazer uma enorme diferença. Zero sujidade por vezes meses a fio (inverno).
Ah e marca nem faço ideia da original nem desta agora.
Quando usava Shimano as minhas correntes também duravam mais ou menos isso, agora com Sram como disse num post atrás, a minha corrente durou-me 15000km... sempre nas mesmas condições em termos de tratamento e uso.
 

pemartins

Well-Known Member
Aproveitando aqui a conversa das correntes...
Deixei a minha bicicleta no mecânico com um pedido de revisão/lubrificação geral. Fui lá principalmente por causa da roda da frente que fazia muito barulho a rolar (rolamentos gripados :/ ).

Ontem fui lá buscá-la e dizem-me que mudaram a corrente. Precisava de uma pelos vistos.
No Strava tenho a bicicleta com 6133Kms (corrente original). Nada em rolo, algum gravel... limpeza e lubrificação com alguma regularidade. Pensei que durasse mais mas também não fiquei chocado com a notícia.
Estranho é pessoal a dizer que fazem tantos milhares com a mesma (dobro, triplo ou até mais que a minha)... Mas depois também há a questão do rolo que deve fazer uma enorme diferença. Zero sujidade por vezes meses a fio (inverno).
Ah e marca nem faço ideia da original nem desta agora.
É um valor aceitável mas também depende do logista, eles estão lá é para ganhar dinheiro. Não chegaste a medir o desgaste com a ferramenta adequada?
 

antunesfilipee

Well-Known Member
É um valor aceitável mas também depende do logista, eles estão lá é para ganhar dinheiro. Não chegaste a medir o desgaste com a ferramenta adequada?
Claro que estão lá para fazer dinheiro.
Andei a ver para comprar essa ferramenta mas ainda não o cheguei a fazer. Não estava com pressa porque nem pensei nessa troca para esta revisão.
Por não tê-la, não posso dizer se realmente precisava ou não. Só tenho a palavra do logista.
 

João Lopes

Active Member
Só fazes 2mil km por ano? Essas correntes provavelmente ainda estão novas e é um desperdício de dinheiro e de material.


Conheço muito boa gente que faz 2mil km num mês. Vão trocar de corrente todos os meses ? Não me leves a mal mas isso não faz qualquer sentido. Tem na decatlhon a ferramenta de medição de desgaste de corrente por 3/4 euros.

Eu tenho a ferramenta de medição, geralmente entra qualquer coisa quando troco as correntes com cerca de 2000km.

Possivelmente faço 2mil ou mais qualquer coisa num ano.... Tenho ideia que no conjunto com a de btt pouco passo dos 5mil kms.

Eu sei que é desperdício, mas é algo que não me custa fazer (20€ 30€ por ano +/-).... Quem faz mais kms tem que ajustar à sua realidade.
 

João Lopes

Active Member
Até fui confirmar.

Em duas bicicletas, e aqui está incluída a N2, de facto ando pouco.

d98UFhv.jpg
 

cafigueira

Well-Known Member
Eu na de estrada troco por volta dos 8k km a corrente, não sou muito cuidadoso com elas e uso muito a corrente cruzada a subir de taleiga, óleo 1x por semana, e lavagem geral 1x por mês ou mês e meio.
Na de BTT já sou um pouco mais cuidadoso que fica mais cara a brincadeira, corrente a cada 2/2,5k km e cera sempre que ando, aqui faço 3 correntes para uma cassete.
Na de estrada faço 4 correntes para uma cassete sendo que também uso no rolo.
 

newb

Well-Known Member
[
Eu tenho a ferramenta de medição, geralmente entra qualquer coisa quando troco as correntes com cerca de 2000km.

Possivelmente faço 2mil ou mais qualquer coisa num ano.... Tenho ideia que no conjunto com a de btt pouco passo dos 5mil kms.

Eu sei que é desperdício, mas é algo que não me custa fazer (20€ 30€ por ano +/-).... Quem faz mais kms tem que ajustar à sua realidade.
Tenho ideia que faz na boa 5000. A minha corrente que tive este ano fez isso, e só se desgastou porque tratei-a muito mal. Esta nova já vai com tantos e está ainda em estado aceitável.
Supostamente tanto pneus como corrente tem que dar para 5.000 klkm, caso contrário é só despesa (para quem anda muito, fica uma renda em despesa). Já estes pneus vão ao limite (dentro de segurança relativa) , não vou trocar como fiz com os outros ( que ainda rolavam muito).
 

pemartins

Well-Known Member
Após longa ausência, passo por aqui para solicitar a vossa ajuda. Em primeiro lugar espero que esteja tudo bem com todos. A Spartacus não tem andado praticamente nada, depois de alguns problemas de saúde, tive necessidade de abrandar no entanto estava tentar voltar aos poucos.
Passando ao verdadeiro assunto que me trouxe cá. O cabo do desviador traseiro partiu dentro do quadro, a bicicleta esteve muito tempo parada, provavelmente tinha humidade no interior e o cabo apresentava corrosão o que levou à quebra. O pior é que agora ao meter um novo, ele não passa na escora, tem algo a obstruir a passagem. Não consigo perceber o que seja até porque mesmo fazendo força, aquilo não cede. Alguém já passou por algo parecido? Soluções? O mecânico já me disse que o ideal é abrir a escora, substituir a guia e reparar a escora novamente.
Este trabalho não irá afetar a integridade do quadro, terei problemas no uso do quadro no rolo devido a estar com as escoras presas?
Neste momento procuro uma loja que efetue este tipo de trabalho, encontrei uma em Barcelos:
Alguém tem feedback desta loja? Tem outra sugestão?
Desde já obrigado pela vossa ajuda
 
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