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Câmara de ar para substituir tubeless

nunokas

Well-Known Member
Eu não entro para essa discussão...
Ainda ontem acrescentei mais 30ml de "nhanha" nos pneus (passo a publicidade mas a nhanha da X-sauce funciona muito bem), já são uns milhares valentes de km com tubeless na estrada e tenho-me dado muito bem.

Para todos os problemas da vida... eu digo: "mete tubeless" :p:p
 

tuga

Well-Known Member
Eu não entro para essa discussão...
Ainda ontem acrescentei mais 30ml de "nhanha" nos pneus (passo a publicidade mas a nhanha da X-sauce funciona muito bem), já são uns milhares valentes de km com tubeless na estrada e tenho-me dado muito bem.

Para todos os problemas da vida... eu digo: "mete tubeless" :p:p
Eu redijo, para utilização em estrada: usa jantes largas, pneus "clincher" de gama alta e tubos TPU/latex. Os ganhos em termos de peso, custo, comforto e facilidade de manuseamento são maiores em relação a tubecoiso

Se for a ter em conta as temperaturas que fazem onde eu vivo... esquece
 

Ajmg

Member
Eu redijo, para utilização em estrada: usa jantes largas, pneus "clincher" de gama alta e tubos TPU/latex. Os ganhos em termos de peso, custo, comforto e facilidade de manuseamento são maiores em relação a tubecoiso

Se for a ter em conta as temperaturas que fazem onde eu vivo... esquece
Eu instalei as Ridenow 36gms no fim de semana nos GP5000 mas ainda não experimentei porque este fim de semana não me apeteceu apanhar chuva. Estou curioso para ver se sinto alguma diferença para as Continental race Light que tinha lá (para além dos 40gms de peso de cada tube/roda).
 

gfrmartins

Well-Known Member
Eu instalei as Ridenow 36gms no fim de semana nos GP5000 mas ainda não experimentei porque este fim de semana não me apeteceu apanhar chuva. Estou curioso para ver se sinto alguma diferença para as Continental race Light que tinha lá (para além dos 40gms de peso de cada tube/roda).

Vais sentir o efeito placebo :)
 

nunokas

Well-Known Member
Eu redijo, para utilização em estrada: usa jantes largas, pneus "clincher" de gama alta e tubos TPU/latex. Os ganhos em termos de peso, custo, comforto e facilidade de manuseamento são maiores em relação a tubecoiso

Se for a ter em conta as temperaturas que fazem onde eu vivo... esquece

Três em três meses, acrescento um pouco pela vávula com um injector. São cinco minutos da minha vida como "manutenção". Sem furos, mais tacto, grip e conforto...sei lá... só vejo vantagens...mas eu sou um "acólito" do tubeless desde o BTT, na altura em que "inventávamos tubeless em aros não preparados para tal :p

Fome em África? Tubeless.
A mulher largou-me? Tubeless.
Pizza com ananás? Tubeless.
 

joseruivo

Well-Known Member
Três em três meses, acrescento um pouco pela vávula com um injector. São cinco minutos da minha vida como "manutenção". Sem furos, mais tacto, grip e conforto...sei lá... só vejo vantagens...mas eu sou um "acólito" do tubeless desde o BTT, na altura em que "inventávamos tubeless em aros não preparados para tal :p

Fome em África? Tubeless.
A mulher largou-me? Tubeless.
Pizza com ananás? Tubeless.
Os 5 minutos de tempo "perdido" não me fazem diferença, agora estar a acrescentar peso a cada x meses é que é mais difícil de engolir. Só se ganhar muito conforto, e perder alguma resistência de rolamento...
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Olhando para a de BTT que é o que tenho em tubless, é que nem penso duas vezes, em 12 anos devo de ter tido problemas não resolvidos por ele umas 2 ou 3 vezes, sendo uma delas por falta de líquido
Sem tubless acho que as duas mãos não chegam para contar os problemas durante uns 2 anos

Se na de estrada for semelhante, quando mudar nem penso duas vezes, eu nem me importo de comer a sopa morna por chegar 2 minutos mais tarde ao almoço, só para trocar a câmara será mais que isso
 

nunokas

Well-Known Member
Os 5 minutos de tempo "perdido" não me fazem diferença, agora estar a acrescentar peso a cada x meses é que é mais difícil de engolir. Só se ganhar muito conforto, e perder alguma resistência de rolamento...

Em tempos vi uma foto dos restos de látex pesados. Eram restos provenientes da limpeza de um pneu de estrada com X kms e algumas reposições de liquido durante a vida útil do pneu. Imagina a surpresa, que tudo bem raspadinho, era bem menos que 100gr de látex acumulado. Não esquecer que a parte liquida evapora com o tempo por isso os acrescentos não são uma soma simples de ml em ml ;)
Se encontrar logo meto aqui a foto.

Quanto á parte da resistência em rolamento... está mais do que desmistificado que tubeless é sempre superior.

 

Trizade

Well-Known Member
Os 5 minutos de tempo "perdido" não me fazem diferença, agora estar a acrescentar peso a cada x meses é que é mais difícil de engolir. Só se ganhar muito conforto, e perder alguma resistência de rolamento...

Aposto que o "peso acrescido" pelo liquido tubeless ao longo do tempo é bem inferior ao que podes perder tu mesmo, pois a não ser que tenhas a massa gorda nos 5%,etc, de certeza que existem outras coisas que acrescentam mais peso do que esta acumulação de liquido que tal como o @nunokas referiu é praticamente negligenciável...
E acredita que eu tenho entre 4 a 6% de massa gorda e uso tubeless e náo é por usar tubeless que ando mais devagar, pelo contrário até...
 

joseruivo

Well-Known Member
Em tempos vi uma foto dos restos de látex pesados. Eram restos provenientes da limpeza de um pneu de estrada com X kms e algumas reposições de liquido durante a vida útil do pneu. Imagina a surpresa, que tudo bem raspadinho, era bem menos que 100gr de látex acumulado. Não esquecer que a parte liquida evapora com o tempo por isso os acrescentos não são uma soma simples de ml em ml ;)
Se encontrar logo meto aqui a foto.

Quanto á parte da resistência em rolamento... está mais do que desmistificado que tubeless é sempre superior.

Eu sei que uma boa parte do peso do selante evapora-se, daí ser necessário repor. Agora imagina, a malta escolhe este pneu em vez de aquele, porque este é 50 gm mais leve, e depois vai acrescentado peso ao longo do tempo... Já sei que 100 gramas - frente + trás - se calhar não fazem grande diferença, mas ainda soa estranho acrescentar peso...

Só o conforto me poderá tentar. O preço também não ajuda :-(
 

nunokas

Well-Known Member
Eu sei que uma boa parte do peso do selante evapora-se, daí ser necessário repor. Agora imagina, a malta escolhe este pneu em vez de aquele, porque este é 50 gm mais leve, e depois vai acrescentado peso ao longo do tempo... Já sei que 100 gramas - frente + trás - se calhar não fazem grande diferença, mas ainda soa estranho acrescentar peso...

Só o conforto me poderá tentar. O preço também não ajuda :-(

Sim, o peso é um lado da moeda. Pneu tubeless ready será sempre um pouco mais pesado que um clincher. Por acaso adopto o sistema não pelo peso mas pelo binómio eficácia/resistência ao furo. Peso corto noutros lados (em mim já não dá que sou peso pluma:D).
 

jppina

Well-Known Member
Se não querem acrescentar líquido isso é fácil de resolver, é pedalar mais. Se fizerem muitos km em pouco tempo, gastam primeiro o pneu antes de ser preciso repor o líquido ;) (pelo menos no traseiro, no da frente é mesmo preciso fazer muiiiitttoooosss km...).

Eu já não quero outra coisa senão tubeless e não compro pneus olhando para o peso, apenas o preço... da última vez veio um GP5000, era o que estava mais barato (tirando aquele Schwalbe que se compra a 30 e poucos...), mas parece-me que vai fazer menos km do que o Pirelli P Zero...
 

nunokas

Well-Known Member
Se não querem acrescentar líquido isso é fácil de resolver, é pedalar mais. Se fizerem muitos km em pouco tempo, gastam primeiro o pneu antes de ser preciso repor o líquido ;) (pelo menos no traseiro, no da frente é mesmo preciso fazer muiiiitttoooosss km...).

Eu já não quero outra coisa senão tubeless e não compro pneus olhando para o peso, apenas o preço... da última vez veio um GP5000, era o que estava mais barato (tirando aquele Schwalbe que se compra a 30 e poucos...), mas parece-me que vai fazer menos km do que o Pirelli P Zero...


Vou no segundo set de Pirelli P Zero race. Para já não quero outra coisa.
 

joseruivo

Well-Known Member
Se não querem acrescentar líquido isso é fácil de resolver, é pedalar mais. Se fizerem muitos km em pouco tempo, gastam primeiro o pneu antes de ser preciso repor o líquido ;) (pelo menos no traseiro, no da frente é mesmo preciso fazer muiiiitttoooosss km...).

Eu já não quero outra coisa senão tubeless e não compro pneus olhando para o peso, apenas o preço... da última vez veio um GP5000, era o que estava mais barato (tirando aquele Schwalbe que se compra a 30 e poucos...), mas parece-me que vai fazer menos km do que o Pirelli P Zero...
Que mal tem, qual schwalbe?
 

joseruivo

Well-Known Member
Se não querem acrescentar líquido isso é fácil de resolver, é pedalar mais. Se fizerem muitos km em pouco tempo, gastam primeiro o pneu antes de ser preciso repor o líquido ;) (pelo menos no traseiro, no da frente é mesmo preciso fazer muiiiitttoooosss km...).

Eu já não quero outra coisa senão tubeless e não compro pneus olhando para o peso, apenas o preço... da última vez veio um GP5000, era o que estava mais barato (tirando aquele Schwalbe que se compra a 30 e poucos...), mas parece-me que vai fazer menos km do que o Pirelli P Zero...
Em 2023 fiz 3000 e tal km (de estrada). Imagino que possa não chegar para gastar o pneu...
 

Ajmg

Member
Se não querem acrescentar líquido isso é fácil de resolver, é pedalar mais. Se fizerem muitos km em pouco tempo, gastam primeiro o pneu antes de ser preciso repor o líquido ;) (pelo menos no traseiro, no da frente é mesmo preciso fazer muiiiitttoooosss km...).

Eu já não quero outra coisa senão tubeless e não compro pneus olhando para o peso, apenas o preço... da última vez veio um GP5000, era o que estava mais barato (tirando aquele Schwalbe que se compra a 30 e poucos...), mas parece-me que vai fazer menos km do que o Pirelli P Zero...
Entre o GP5000 e o Pirelli P Zero preferes o Pirelli?
 
Vou deixar aqui 2$50 para a conversa : tenho tubeless na BTT e com o me aconteceu, por duas vezes, a baixa velocidade no BTT deu-me que pensar na instalação de tubeless na de estrada: por um motivo ainda pouco esclarecido, até pelo mecânico, no meio de uma pequena descida em BTT, oiço um pequeno estoiro seguido de um silvo e lá vou eu por cima do guiador. por algum motivo, o pneu descolou do aro e esvaziou de repente. Como estava em prova, fui até ao mecanico que estava na zona de meta, conseguiu encher o pneu e assim acabar a ultima volta. Outra vez, no Monsanto a mesma coisa mas com perda parcial de ar e sem tralho. Tive de encher umas três vezes para poder regressar a Benfica.
Ora estas situações, que podem até ser pouco frequentes, deixaram-me a pensar do que seria em estrada...provavelmente, o cromado ficaria todo riscado. No mínimo ! Sei que existem mousses para estrada que, teoricamente, impedem uma situação destas, que será de considerar até precisar de meter pneus novas na BH. Até lá e como os pneus actuais não são tubeless, vão levar com camara de ar em TPU (ridenow).
 

elpatron

Active Member
Vou deixar aqui 2$50 para a conversa : tenho tubeless na BTT e como me aconteceu, por duas vezes, a baixa velocidade no BTT deu-me que pensar na instalação de tubeless na estrada: por um motivo ainda pouco esclarecido, até pelo , no meio de uma pequena descida em BTT, oiço um pequeno estoiro seguido de um silvo e lá vou eu por cima do guiador. por algum motivo, o pneu descolou do aro e esvaziou de repente. Como estava em prova, fui até o mecânico que estava na zona de meta, consegui encher o pneu e assim acabar na última volta. Outra vez, no Monsanto a mesma coisa mas com perda parcial de ar e sem tralho. Tive de encher umas três vezes para poder regressar ao Benfica.
Ora estas situações, que podem até ser pouco frequentes, deixaram-me pensar do que seria na estrada...provavelmente, o cromado ficaria todo riscado. Não mínimo! Sei que existem mousses para estrada que, teoricamente, impedem uma situação hoje em dia, o que será levado em consideração até a necessidade de medidores de pneus novos em BH. Até lá e como os pneus actuais não são tubeless, vão levar com camara de ar em TPU (ridenow).
E s pneus de BTT eram de tubless ?
 
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