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Salto entre cassetes

Zarb

New Member
Reaproveitei uma bicicleta Bianchi que já estava parada há mais de 3 anos e tive de mudar alguns componentes (corrente, travões, cabos, etc).

Acontece que consegui afinar as mudanças na perfeição mas entre a 3.ª e a 5.ª cassete a corrente tem dificuldade em fixar correctamente. Essa dificuldade ainda por cima torna-se mais grave quando estou a pedalar (por comparação a quando a tenho na "oficina" e apenas rodo os pedais). Essa dificuldade e por vezes impossibilidade (a 4.ª acho que não encaixa de todo, independentemente da pedaleira - pequena ou grande) em que tenho a corrente) é sempre acompanhada de grande ruído, o que contradiz muito o que sucede nas passagem das mudanças altas ou mais baixas.

Será das cassetes (não me parecem ter os dentes gastos)?
Será da corrente (parece estar com a medida certa)?
Será da afinação das mudanças (mas então porque passa tão bem entre as 1, 2 e 3.ª e nas 7.ª, 8.ª e 9.ª)?

Tenho um sistema MIRAGE com 9 v.

Agradeço uma ajuda porque está a tornar-se um problema insupurtável
 

Burning Dogma

New Member
Podem ser esses carretos que já tem algum desgaste e a corrente não assenta neles. Não sabes o historial dessa cassete?

Pode também ser algum problema de fricção dos cabos que esteja a impedir a afinação perfeita do desviador de trás, mas se mudaste os cabos em princípio não será isso.

Outra possibilidade é o drop-out onde encaixa o desviador traseiro, ou o próprio desviador traseiro estarem tortos. Se assim for, convém que numa loja verifiquem isso e endireitem o drop out.
 

Figueiredo

Active Member
Caro Zarb,

Essa afinação não deve ser muito cara, no teu lugar passava numa loja e pedia a opinião de um mecânico, e ficas com a bike afinadinha a 100%, como és de Lisboa fica aqui uma sugestão sem compromisso é tudo pessoal porreiro www.biclas.com
 

MJRocha

New Member
Boas

O problema que tens é que nos sistemas Campagnolo a afinação tem de ser bem feita (isto se não tiveres qualquer problema com a unha ou quadro), e por vezes é preciso ter uma boa dose de paciência para a conseguir, o bom é que geralmente depois de a a conseguires é raro voltares a ter problemas (pelo menos não costuma desafinar tanto como a Shimano).
Em baixo deixo as folhas do meu manual do desviador que falam sobre o assunto para te ajudar. Atenção que quando eles falam em rodar ligeiramente o afinador no desviador tem que ser mesmo pouquinho de cada vez.
Por vezes ficas com as mudanças que dizes afinadas mas depois são as outras que não estão 100%, se tiveres afinadores no quadro é melhor pois podes ir tentando afinar essas mudanças quando tiveres a rodar com elas no carreto e mais uma vez pouco de cada vez para um lado ou para o outro, se não tiveres é um pouco mais chato pois só o consegues através do afinador no desviador e com a corrente nos carretos que parece que saltam. De qualquer das maneiras aviso-te outra vez, é preciso ter um pouco de paciência.
 

Zarb

New Member
Boas

O problema que tens é que nos sistemas Campagnolo a afinação tem de ser bem feita (isto se não tiveres qualquer problema com a unha ou quadro), e por vezes é preciso ter uma boa dose de paciência para a conseguir, o bom é que geralmente depois de a a conseguires é raro voltares a ter problemas (pelo menos não costuma desafinar tanto como a Shimano).
Em baixo deixo as folhas do meu manual do desviador que falam sobre o assunto para te ajudar. Atenção que quando eles falam em rodar ligeiramente o afinador no desviador tem que ser mesmo pouquinho de cada vez.
Por vezes ficas com as mudanças que dizes afinadas mas depois são as outras que não estão 100%, se tiveres afinadores no quadro é melhor pois podes ir tentando afinar essas mudanças quando tiveres a rodar com elas no carreto e mais uma vez pouco de cada vez para um lado ou para o outro, se não tiveres é um pouco mais chato pois só o consegues através do afinador no desviador e com a corrente nos carretos que parece que saltam. De qualquer das maneiras aviso-te outra vez, é preciso ter um pouco de paciência.

Ok, vou tentar isso... amanhã vou sair cedo e deixar a bicla em casa para afinações. Vamos ver é se não desafino todas as outras :S

Se não conseguir vou passar numa oficina para ver se o drop out está mesmo empenado. A olho nú (o meu olho :D) não parece mas é melhor ser visto por quem percebe mesmo disso.

Rocha, obrigado pelas instruções da marca (aprendi a afinar mudanças pelo YOUtube).
 

cipollini

New Member
Esse problema a mim xeira-me a outra coisa. Esses 2 carretos têm mt mais desgaste do que os outros. Isso acontecia-me por exemplo quando punha uma corrente nova e deixava ficar os carretos antigos ou vice versa, pois a corrente e os carretos ja estavam acamados e dilatavam ao mesmo tempo. Quando apanhava uma corrente nova, ja não acentava da mesma maneira nos carretos que ja tinham mais espaço entre dentes e por isso ela saltava.

E acontece-te na estrada e não te acontece quando tas a afinar pois na estrada vai em esforço e salta mais facilmente.

Diz-me uma coisa... a corrente vai aos saltinhos mas nunca sai do mesmo carreto.. ou sai?
 

cipollini

New Member
Acontece-te mais entre o 3º e o 5º carreto pois sao os carretos mais desgastados. Experimenta a mudar so esses carretos e vais ver que isso passa. Ainda por cima como dizes que mudaste a corrente, é certo que é esse o problema.
 
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