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Cranques Shimano a estalar

joseruivo

Well-Known Member

pratoni

Well-Known Member
Este foi um doas assuntos mais importantes que ocorreram durante o shutdown do fórum.

Finalmente a Shimano assumiu um problema que já todos sabiam que existia.
 

el-solitario

Well-Known Member
Em janeiro escrevi aqui no forum que tive esse problema, e "todos" me fizeram um manguito. Shimano, svouga, decathlon. Fui obrigado a comprar outra pedaleira, pois não tive resposta ou foi negada a garantia pelos 3 intervenientes. "Felizmente" guardei a pedaleira aqui por casa e vou tentar activar este recall. Entretanto, após ligar em sequencia para 3 lojas "recomendadas" no site da shimano, tive 3 respostas distintas.
Nota previa: Para algo grande, fizeram-se de desinteressados e não sabiam de nada. Achei estranho, como revendedores oficiais shimano e envolvidos no mercado das bikes deviam ser os primeiros a saber.
Na primeira loja, levei logo com a pergunta, "foi aqui que comprou a bike? Se não foi tem de pagar"
Na segunda loja, "tem de trazer a bicicleta e mandamos a peça para a shimano, se for autorizada a troca só paga a instalação"
Na terceira loja, "ainda não temos grande informação, mas se lhe for mais conveniente, traga só o crank"

Penso que já sabem por que loja vou optar. Pena ser um pouco longe, vou ver se arranjo alguma mais perto.
 

106speed

Active Member
Alguém me ajuda mais uma vez?
Agora estou com dúvidas nas medidas do eixo Pedaleira!
A minha Pedaleira inda é ponta quadrada,quero trocar para integrada…
Minha grande dúvida as medidas ,alguém por aqui tem essa noção de compatibilidades?
Minha caixa central é de 110mm por 68mm
 

joseruivo

Well-Known Member
Alguém me ajuda mais uma vez?
Agora estou com dúvidas nas medidas do eixo Pedaleira!
A minha Pedaleira inda é ponta quadrada,quero trocar para integrada…
Minha grande dúvida as medidas ,alguém por aqui tem essa noção de compatibilidades?
Minha caixa central é de 110mm por 68mm
Os 68mm entendo, como largura do quadro para o movimento pedaleiro. Os 110 mm vêm de onde?
 

el-solitario

Well-Known Member
Em janeiro escrevi aqui no forum que tive esse problema, e "todos" me fizeram um manguito. Shimano, svouga, decathlon. Fui obrigado a comprar outra pedaleira, pois não tive resposta ou foi negada a garantia pelos 3 intervenientes. "Felizmente" guardei a pedaleira aqui por casa e vou tentar activar este recall. Entretanto, após ligar em sequencia para 3 lojas "recomendadas" no site da shimano, tive 3 respostas distintas.
Nota previa: Para algo grande, fizeram-se de desinteressados e não sabiam de nada. Achei estranho, como revendedores oficiais shimano e envolvidos no mercado das bikes deviam ser os primeiros a saber.
Na primeira loja, levei logo com a pergunta, "foi aqui que comprou a bike? Se não foi tem de pagar"
Na segunda loja, "tem de trazer a bicicleta e mandamos a peça para a shimano, se for autorizada a troca só paga a instalação"
Na terceira loja, "ainda não temos grande informação, mas se lhe for mais conveniente, traga só o crank"

Penso que já sabem por que loja vou optar. Pena ser um pouco longe, vou ver se arranjo alguma mais perto.
Já entreguei o crank numa loja shimano bike service, vou dando feedback agora das novidades.
 

cconst

Well-Known Member
Lembrei-me de um caso (deveria ser o teu @el-solitario ) quando vi no face da loja onde comprei a bike (ATX Cycling, Guerreiro-Loures) a anunciarem isto mesmo e que eles estavam envolvidos. Mas nessa altura o Forum estava em baixo e depois passou...

Espero que te safes!
 

el-solitario

Well-Known Member
Lembrei-me de um caso (deveria ser o teu @el-solitario ) quando vi no face da loja onde comprei a bike (ATX Cycling, Guerreiro-Loures) a anunciarem isto mesmo e que eles estavam envolvidos. Mas nessa altura o Forum estava em baixo e depois passou...

Espero que te safes!
Eu fui na loja bikefix em Algés. Na altura que tive o problema "safei-me" com a compra de um 105 na amazon. Desde então tenho usado o crank 105 com os pratos originais ultegra da defeituosa. Agora como teve de ir a peça integral para garantia, fiquei com um crank 105 "usado" e pratos 105 (50-34) novos em folha. Se alguém estiver a procura de um 105 r7000 (como novo), tenho para venda. Entretanto como já tenho a bike nova (tenho de reabrir o tópico que se foi com o eclipse do forum), vou aguardar pelo novo crank e depois vender a bike "original" full ultegra.
 

JBG

Well-Known Member
Descobri ontem que também estou elegível! A ver se tenho direito a uma nova e deixo de pedalar com os estalidos de "pipoca" constantes.

Só haverá troca se o pedaleiro estiver com danos visiveis derivados do defeito de fabrico.
Eu tenho um pedaleiro de uma das referências e até à data (40K) não tem nenhum problema.
 

JBG

Well-Known Member
Sim foi o que me disseram. Só há troca se estiver com defeito. Se ele já esta com pipocas, já deve estar a dar raia.

Se dessem pedaleiros novos sempre que a transmissão faz barulhos estavam desgraçados.
O que fazem é uma inspecção visual, se não houver sinais de fractura não vão trocar nada.
 

el-solitario

Well-Known Member
Se dessem pedaleiros novos sempre que a transmissão faz barulhos estavam desgraçados.
O que fazem é uma inspecção visual, se não houver sinais de fractura não vão trocar nada.
Que tem a haver barulhos na transmissão com trocas de pedaleira? Barulhos podem vir dos diversos componentes que a constituem.
Neste caso específico, imaginando que os barulhos que o user ouve são idênticos aos que eu ouvia e conseguem-se ver as fracturas no crank, não vejo problema em esperar pela troca da peça como eu estou.

Estamos a falar de um assunto muito específico, 5 cranks da shimano que tem um erro de fabrico. E deviam ser todos trocados, é um item que em caso de falha pode levar a danos físicos. Depois, como em tudo, há uns que dão raia mais cedo que outros. O meu deu raia com 4 anos e 15.000km.

Obviamente que a nível logístico seria uma intervenção gigante e demorada. Compreendo a atitude da shimano em tentar ir resolvendo os problemas “lentamente”. Trocar 3milhoes de cranks em meia dúzia de dias deve ser complicado. Além de que, sejamos honestos, desde 2012, “só” devem restar em circulação uns 1-1,5milhoes? E depois, se o índice de falha for de 25%, só tem de ter uns 300mil cranks para trocar no imediato.
 

bullspot

Well-Known Member
O mais preocupante nesta "brincadeira" é que muito boa gente (eu inclusive) não vai receber cranks novos porque não há indícios de falha. E daqui a 1 ano? E daqui a dois ou três ou quatro...?
E se eu quiser vender a bicicleta e ninguém lhe pegar porque ainda tem cranks deste lote? Simplesmente porque eu tenho uma consciência que me impede de ocultar este risco perante um potencial comprador?

A Shimano vai assumir a responsabilidade enquanto existirem cranks em utilização ou simplesmente fazem a inspeção inicial e depois descartam-se? :rolleyes:
 

el-solitario

Well-Known Member
O mais preocupante nesta "brincadeira" é que muito boa gente (eu inclusive) não vai receber cranks novos porque não há indícios de falha. E daqui a 1 ano? E daqui a dois ou três ou quatro...?
E se eu quiser vender a bicicleta e ninguém lhe pegar porque ainda tem cranks deste lote? Simplesmente porque eu tenho uma consciência que me impede de ocultar este risco perante um potencial comprador?

A Shimano vai assumir a responsabilidade enquanto existirem cranks em utilização ou simplesmente fazem a inspeção inicial e depois descartam-se? :rolleyes:
Eu quero acreditar que este recall se vai manter no tempo. Até tenho o palpite que a shimano esta a testar o mercado. Tentar perceber o “volume” de pedidos de teste de cranks. Tentar perceber um número do que ainda anda por aí. Dar resposta imediata a quem já tem o problema e ter tempo de preparar uma segunda remessa a todos os que foram a loja com os cranks ainda “bons”.

Acima de tudo, que mantenha este programa de trocas sem data para terminar.
 

joseruivo

Well-Known Member
O mais preocupante nesta "brincadeira" é que muito boa gente (eu inclusive) não vai receber cranks novos porque não há indícios de falha. E daqui a 1 ano? E daqui a dois ou três ou quatro...?
E se eu quiser vender a bicicleta e ninguém lhe pegar porque ainda tem cranks deste lote? Simplesmente porque eu tenho uma consciência que me impede de ocultar este risco perante um potencial comprador?

A Shimano vai assumir a responsabilidade enquanto existirem cranks em utilização ou simplesmente fazem a inspeção inicial e depois descartam-se? :rolleyes:
Imagino que a segunda hipótese. E da próxima vez que formos comprar bicicleta se ela trouzer cranques Shimano... compramos na mesma :-(

Resta-nos quando eles partirem (se partirem) comprar novo de outra marca. De preferência com outro tipo de construção, mesmo que seja mais pesado o equivalente uma fração do peso ganho se formos à casa de banho antes de sairmos para pedalar, ou levarmos menos água no(s) bidon/ões.
 

nunokas

Well-Known Member
A Shimano só se pôs a mexer porque as leis do consumidor nos USA são bem mais apertadas que na Europa e ainda vão levar com um grande processo encima (a Sram até esfregas as mãos de contente). Isso mais as falhas catastróficas que se estavam a acumular nos países asiáticos de clima mais húmido (países onde o ciclismo de estrada teve um boom nos últimos anos) e tinham a receita para já não conseguir fugir mais à questão que, pouco habilmente, têm vindo a empurrar para debaixo do tapete.
O problema está na cola usada entre as partes nos cranks ocos. Em climas húmidos ou com salitre, dá-se a famosa corrosão galvânica entre o eixo de aço e o alumínio da aranha.

Eu, se me calhàsse um modelo visado e depois da inspeção não mo trocassem, faria os possíveis para o substituir por outra marca/modelo ;)

E, sem querer ser mauzinho...não teria assim tanta confiança nas novas gamas Ultegra/dura Ace ao que parece, têm o mesmo processo de construção. Eles dizem que melhoraram a cola...ya right, mas o eixo continua a ser de aço e a corrosao galvânica continua a ser possível.
 
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