• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rosca a rodar no quadro. Solução?

undernardo

Active Member
Surgiu-me aqui uma duvida mecânica e queria recolher algumas opiniões antes de avançar com o que quer que seja.

Comprei um novo suporte de bidão para instalar na bicicleta e quando estava a remover o parafuso da rosca do quadro reparei que o parafuso estava meio perro. Na minha inocência, e porque tinha pouco tempo na altura, decidi avançar e forçar o movimento com a chave sextavada. O que aconteceu é que o parafuso continuou dentro da rosca e agora a rosca está a rodar no próprio quadro.

Alguém tem alguma solução?

Serro o parafuso e tento remover a rosca do quadro, aplicando uma nova rosca de seguida, ou é melhor levar isto a alguém mais especializado do que eu não vá o quadro ficar danificado?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ainda há uns tempos, falei aqui disso... Parafusos grade de Bidon, tem que ser montados sempre com massa, ou compound e devido ao ângulo com que estamos a apertar, torna a coisa perigosa... Ou seja, se não entrar logo, não, forçar.... Tirar fora e começar o processo novamente desde o início até elas estarem lá dentro sem grande aperto... Foi a rosca a vida... Agora tens que levar isso a alguém, e não sei se te resolvem o problema...

Pelo que falas deve ser um quadro de aluminium.... Se fosse de carbono, o mais provável era já estar partido por aí...

Grande abraço....
 

undernardo

Active Member
O material tem sempre razão. O erro foi inteiramente meu. :rolleyes:

Sim, o quadro é de alumínio e a aplicação da rosca é aparentemente fácil, segundo estive a ver no Youtube. A minha dúvida é se a remoção da rosca é fazível em casa ou se carece de material apropriado. Não danificar o quadro é a prioridade principal.
 

Duke

Well-Known Member
eu numa situação dessas nao inventava e ia a uma oficina em condições e "pagava para ver".

é que se correr mal o quadro pode ir a vida ou pelo menos ficas sem grade bidon

boas pedaladas
 

thebuny

New Member
Se é um quadro de aluminio o que se passa é que muitos quadro têm uma porca rebitada.
http://www.bralo.com/pt/produtos/porcas-de-rebitar/porcas-lisa

Ao forçares o parafuso abriste um pouco as abas e deixou de ter fixação, daí rodar.
A única solução é conseguires segurar nela e ires abrindo o furo com uma broca gradualmente. Vais acabar por destruir a parede da porca e sai metade por baixo e metade por cima. Depois é cravar uma nova com cola para que não se volte a repetir.

Tens aí uma trabalheira...
 

undernardo

Active Member
Confere. É rebitada ou, como dizem os ingleses, rivet nut.

Apesar de ser adepto do do it yourself acho que vou seguir os conselhos anteriores e não vou inventar. A solução, segundo consegui apurar, é exactamente essa que falas thebuny - furar a porca - mas vou jogar pelo seguro. Resta me encontrar um sítio no Algarve que me faça isto.
 

thebuny

New Member
Outra hipotese e que se calhar é um pouco mais prática(dentro do possível) é como uma dremmel vais desbastando a cabeça que está acima do tubo. O resto cairá para dentro do quadro assim que a aba superior desaparecer. Isola em redor com fita de electricista e vai desbastando com muita calma que chegas lá.
 

undernardo

Active Member
Obrigado pelas sugestões thebuny. Para começar vou ver se consigo arranjar alguém que me faça isto. Se não conseguir, e com bastante mais jeitinho do que a primeira vez, vou tentar remover a porca do quadro.
 

shelltox

Member
Eu já tive uma situação idêntica e após uma pesquisa até foi bem simples reparar. Consegui tirar o parafuso com wd40 no parafuso e no dia seguinte fazendo pressão no suporte de bidon lá consegui desenroscar o parafuso até ter folga para aplicar alicate de pontas no rebite e retirar o parafuso completamente. Depois peguei em um parafuso M5 mais comprido com uma porca e anilha enrosquei no rebite cerca de 1cm encostei a anilha ao rebite e depois com o parafuso 'travado' com a chave apertei a porca contra o rebite (basicamente dar aperto ao rebite) ficou como novo.
 

undernardo

Active Member
Um dos meus problemas é mesmo retirar o parafuso. Quando a porca ainda estava fixa no quadro, o parafuso já custava a rodar quanto mais agora que a própria porca está solta. Sejamos sinceros, é um parafuso sem futuro lol Apliquei WD40 na altura e o parafuso teme em não rodar.

Por isso é que andava à procura de uma solução mais extrema que passasse pela remoção completa da porca. Depois era só aplicar uma nova e apertar usando esse 'método' que disseste. As duas sugestões do thebuny são boas sugestões e, se eu não tivesse tanto amor pelo quadro, até era capaz de meter mãos à obra mas não queria mesmo danifica-lo.

De qualquer das formas foi bom ouvir outras opiniões/sugestões. :cool: Pode ser que ajude alguém no futuro.
 

grouk

Active Member
entao e porque nao proteges o quadro com fita agarras o parafuso com um alicate de pontas e cortas a cabeça com uma rebarbadora com um disco ou de corte dos fininhos ou com um disco de desbaste e depois deixas cair o resto para dentro do quadro e sai pelo espigao
 

undernardo

Active Member
Foi essa a sugestão que o thebuny deu. Ainda assim, preferia levá-la a um sítio onde me fizessem isso do que ser eu a fazer. Não sou propriamente hábil com esse tipo de engenharia eheh
 
Top