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Roda treme

SLB4EVER

Member
Olá a todos, hoje fui ao local do crime com uma roda diferente à frente e definitivamente o problema não está na roda da frente...é difícil perceber o que se passa, pois hoje apenas cheguei aos 60km/h e foi uma termideira louca em toda a bicicleta.... comparo isto a uma situação que me aconteceu quando tive uma honda cb500 e coloquei um vidro por cima da luz da frente... Por volta dos 180 km/h a moto parecia uma cobra... Próximo passo será ir ao local do crime com outra roda diferente atrás...

Boas pedaladas
 
Olá a todos, hoje fui ao local do crime com uma roda diferente à frente e definitivamente o problema não está na roda da frente...é difícil perceber o que se passa, pois hoje apenas cheguei aos 60km/h e foi uma termideira louca em toda a bicicleta.... comparo isto a uma situação que me aconteceu quando tive uma honda cb500 e coloquei um vidro por cima da luz da frente... Por volta dos 180 km/h a moto parecia uma cobra... Próximo passo será ir ao local do crime com outra roda diferente atrás...

Boas pedaladas

Olá SLB,
será que o problema está na tensão dos raios da roda traseira? Verificaste isso?...ou pode ser tambem um difeito mesmo do pneumatico a nível de material em excesso ou difeito em algumas areas e logo não resulta ser equilibrato a forte velocidade...mesmo como acontece nos carros ou motos.

cuidado a dar gas:)

Ps: sei bem o que é ter a forqueta da mota a vibrar aos 180!!!:)) bolas é uma descarga de adrenalina não indifferente..ehehe. A minha tinha falta de olio na forqueta;-)
 

SLB4EVER

Member
Olá Lo Scalatore / olá a todos,

Mudei as 2 rodas e efetivamente embora a situação tenha melhorado o problema persiste...
Ainda hoje a descer com vento forte lateral/traseiro por volta dos 60 km/h a anomalia voltou a acontecer (principalmente a curvar/descer), a bicicleta passa-se completamente ;) parece que entra é modo zombi...ficando muito desequilibrada...é a primeira vez que isto me acontece e logo com a bicicleta melhor e mais cara que já tive...

Agora, o que posso fazer ?


1. Falar com o representante da BMC explicando a situação e tentar algum tipo de solução.

2. Mudar de quadro....

Vamos ver,

Boas pedaladas,

Duarte
 

Bruno Silva

Active Member
Bom dia,
Esse problema aconteceu-me uma vez e posso dizer que me borrei todo! Não percebi bem porque aconteceu, mas depois de algum tempo apercebi-me naquele instante podiam ter sido imensos factores, por isso te coloco as seguintes questões (eliminando já as verificações que fizeste):

-em que posição costumas ir quando te acontece?
-qual o comprimento do teu avanço?

Ambas podem ter influência neste fenómeno pois a essas velocidades a distribuição do teu peso pode provocar essa tremedeira.

Senão, efectivamente o problema pode ser o quadro defeituoso, desalinhado, ou com falta de rigidez em determinados pontos...
 

MigC77

Well-Known Member
Com esse nick não sei se te devia responder ;)

Lembrei-me que tinha visto isto há uns tempos:

[video=youtube;JVgjiB4Y6a0]https://www.youtube.com/watch?v=JVgjiB4Y6a0[/video]
 

SLB4EVER

Member
Olá a todos,
Bruno Silva, na primeira vez que me aconteceu ia quase a 90km/h e a posição que ia era bem aerodinâmica...mas já me aconteceu em posições diferente, inclusive a pouco mais de 50 km/h com vento forte de frente...
Relativamente ao avanço, na altura tinha um de 100 e agora tenho um de 110.
MigC77, este nick é do melhor que há ;)
Há mais de um mês que estou sem a máquina, pois enviei para o importador, recebi hoje a noticia/relatório da BMC que em todos os testes efetuados nada de anormal foi detetado...
Resumindo...estou tramado :(
 

SLB4EVER

Member
Olá de novo,
Após várias reclamações inclusivé para a BMC na Suíça finalmente recebi várias propostas tentadoras na aquisição de outro modelo.
De referir que há cerca de um mês me disponibilizaram uma Roadmachine 01 Ultegra 2018 para testar, adorei a máquina, sem exageros a velocidade máxima que atingi foram 74 km/h a descer com um pouco de vento contra onde a outra me falha com frequência.
Tenho vasculhado a NET à procura de tudo o que escrevem/descrevem da máquina e estava praticamente decidido a arriscar na Roadmachine 01 di2 2018. A seguinte notícia chamou-me a atenção pela positiva "Roadmachine 01 One the best in the test award" verifiquei que a análise foi efetuada com a top de gama e então pensei..."que admiração, poois a bicicleta só custa +- 11,000€", após continuar a ler o review vejo o seguinte:

Weaknesses
– The front end builds speed wobble at high speed
– It’s no longer in our bike shed


Mas o que é isto? Está tudo louco?!
Esta gente sabe o que é passar por um "speed wobble" ??!!

Esta é a única razão por que eu quero trocar a minha e agora vejo este review, sei que vale o que vale, mas o facto é que ninguém desmentiu e a revista até parece ser credível, aqui fica o link http://granfondo-cycling.com/review-bmc-roadmachine-01/

Boas pedaladas,
 

SLB4EVER

Member
Boas,

Afinal a revista é é relativamente recente, acabei por lhes enviar um email na tentativa de esclarecimento sobre o "speed wobble" que passo a citar:

Message Body:
Dear Gran Fond Magazine Manager, Please confirm if this speed wobble at high speed was realy detected ! ! ! ____________ That's exactly the reason why I want to exchange my BMC Granfondo 02 with 2 years, the bike has already gone to BMC for tests and they say that nothing wrong was detected , but the bike already done this to me several times ... the first time was going to 85 km/h I almost died without knowing what to do ... and now I see this comment and even then it is the best bike 2017 ... it's all crazy !?
I am negotiating the exchange for a Roadmachine, but if this is true, BMC never again!


Resposta

Hi Carlos, thanks for reaching out. I think that depends on what you consider a speedwobble as well as your riding style and your weight. The Roadmachine’s front end is a little flexy, so there are more precise bikes out there. Nevertheless this doesn’t influence the confidence and security you feel on the bike – we’ve loved the Roadmachine for its performance, but wanted to mention it (maybe it came across to dramatic) so super aggressive and heavy riders know what they get.
Cheers, Robin


Bem,...vale o que vale...

Quem quiser pode comentar...caso seja um assunto sem interesse digam-no também, assim nem vocês perdem tempo a ler nem eu a escrever.

Boas pedaladas,
 

pratoni

Well-Known Member
Ou seja eles assumem que não sentem muita segurança na bicicleta a altas velocidades mas mesmo assim é a melhor que testaram?

Isso mostra mesmo a mentalidade de quem faz esses testes...
 

jpacheco

Well-Known Member
Revistas com possíveis patrocínios?! É complicado haver testes totalmente independentes, é preciso desconfiar sempre :p É como dizes Carlos @SLB4EVER, vale o que vale... se calhar vais ter que meter um limitador de velocidade no teu GPS.

Esse "wobble" também já fui apanhado...e confesso que apanhei um cagaço que pensava que me ia matar. Foi na descida da torre para manteigas antes de passar o famoso tunel aquilo ali tanto sobe como desce (é inclinado) e ainda por cima com curva. Parece-me a mim que velocidade, estado do piso, estado das rodas e travões tem tudo muita influência para entrar nesse estado de abanico.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
A prescrição exata não sei bem, mas um por dia nem sabe o bem que lhe fazia, à bicla claro!!!
pramipexol_0.jpg
 

SLB4EVER

Member
Bem, não resisti e mandei um segundo email à revista...aparentemente houve um má interpretação na comunicação e não foi na língua de Camões ;)

Meu email:

Dear Robin,

Thanks for your quickly reply, but I´m a bit confused, I have 174 cm high / 66 kg and for me this is speedwobble and my BMC Granfondo made it to many times:

Wintergreen cycling camp speed wobble
www.youtube.com
Wintergreen Steve's speed wobble


Imagine, the last time I was above 60 km/h....

So, the front end of the RM 01 is a little flexy, but did you felt something like in the the video? Did you had to use the breaks or it´s something different that I´n not understanding ?

In the Weaknesses side you also wrote "It’s no longer in our bike shed", can you explain?

I´m a reader of your magazine and I also like the fantastic photos with the reviews, this is my dream bike and I´m so close to buy it that´s why I´m a bit afraid after your review.

Best regards from Portugal

Carlos Duarte

Resposta:

Hi Carlos,
yeah – there are different interpretations of what a Speed Wobble is. In the case of the BMC Roadmachein it's definitely a minor flaw that you can notice at highspeeds but is not even close to anything like in the Youtube video. So in short: you can ride it without any fear or problems; the bike is safe!

Our statement about the bike not being in our shed anymore was just a joke meaning that we are sad that it's not anymore in our office and we can't ride it anymore =)

Hope that helps, Robin
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu tive um problema semelhante na minha Orbea Orca. A bicicleta foi enviada para a marca e pelo que soube foi mudada a caixa de direcção. A partir daí não voltei a sentir nada...
 

ruilebs

Well-Known Member
foooooonix, q cagaço!! o_O
será que é defeito ou feitio?
é das coisas que (sendo feitio) nos deixa com um pé atrás quanto ao modelo.
mesmo que o gajo diga "a minor flaw that you can notice at highspeeds but is not even close to anything like in the Youtube video", fica-se a pensar... :rolleyes:
 

elpatron

Active Member
Boas
Aproveito este topico para vos pedir ajuda tenho uma Roubaix e especialmente a descer sinto uma tremideira na frente da bike e como sou um medroso a descer acabo por ir sempre de mao no travao uma pergunta o avanço é de 80 se aumentar puderei ganhar estabilidade ou perder ?
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Boas
Aproveito este topico para vos pedir ajuda tenho uma Roubaix e especialmente a descer sinto uma tremideira na frente da bike e como sou um medroso a descer acabo por ir sempre de mao no travao uma pergunta o avanço é de 80 se aumentar puderei ganhar estabilidade ou perder ?
Ganhar. Mas tens 80 porquê?
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Boas
@antunesfilipee comprei a bike a relativamente pouco tempo ( 3 meses ) e era o avanço que trazia acho que é o que trazem de origem
Não é muito aconselhado meter menor que 100. A menos que não haja alternativa, como é o caso de uma bicicleta ser demasiado grande para o utilizador.
Meter um avanço maior, mesmo que resolva a tua situação, vai alterar a tua posição na bicicleta e poderá, ou não, pior noutros aspectos.
Mas nem sei se resolve sinceramente. Avanços muito curtos deixam a direcção muito "nervosa" sim. Agora o teu tremer pode ser outra coisa.
 

Carolina

Well-Known Member
Pode ser a caixa de direção mal apertada. Quando travas parece que começa a "soluçar".

Os tamanhos pequenos costumam trazer avanços pequenos, mas isso não é motivo para tremer. O meu avanço tem 75mm e nunca senti a direcção a tremer.

Sem te ver em cima da bike é impossivel saber se deves ou não aumentar o avanço.
 
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