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Roda treme

fjota

Member
Penso que o problema do Vgal, não tem nada a ver com isso, mas também não sei a razão.

Penso que seja o problema, que já aconteceu comigo, da direcção tremer quando por exemplo tiramos as mãos do guiador, sobretudo a descer. Já coloquei essa questão a vários mecânicos e nunca nenhum me soube dar a solução nem a origem do problema.

Tenho um amigo que por pouco não caíu, porque "o fenómeno" começa de devagar e vai aumentando a oscilação. Felizmente que há já muito tempo não tenho esse problema, mas ainda há dias peguei numa pasteleira lá de casa e aconteceu.

De referir que a tal pasteleira tem tudo em ordem, nada de folgas nem rodas e pneus empenadas ou mal colocadas.

Sei quem tinha este problema, e ficou resolvido pelo mecanico, com a troca da caixa de direção.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Pode ser disso ... mas já tive uma situação de bicones desapertados e numa descida a 60km/h a coisa esteve mesmo feia ... por acaso não fui ao chão ... mas a roda da frente parecia uma bailarina ... passei no Julinho (regalheiras) e abriu o cubo ... concertou as esferas ... apertou ... não estava bem desapertou outra vez ... e outra vez ... e depois ficou fino ...
Há detalhes de mecânica que um leigo não consegue resolver ...
 

fjota

Member
Pode ser disso ... mas já tive uma situação de bicones desapertados e numa descida a 60km/h a coisa esteve mesmo feia ... por acaso não fui ao chão ... mas a roda da frente parecia uma bailarina ... passei no Julinho (regalheiras) e abriu o cubo ... concertou as esferas ... apertou ... não estava bem desapertou outra vez ... e outra vez ... e depois ficou fino ...
Há detalhes de mecânica que um leigo não consegue resolver ...


Sim sem duvida nenhuma... por isso mesmo é que aqui só há ''palpites'' e apenas serve para nos poder-mos orientar em relação ao problema, se bem que muitas vezes só nos vai por pior da cabeça porque ''entramos'' aqui a pensar num só ''problema'' e ''saimos'' a pensar em 20 :)... ou resolvido tambem é verdade
 

SLB4EVER

Member
Boas,

Efectuada verificação completa e o problema persiste, sem que qualquer anomalia tivesse sido identificada...começo a desconfiar que o problema poderá estar relacionado com a geometria do quadro ou com a minha posição na bike.
Esta situação só me acontece com a bicicleta que é a BMC GF 02, equipada com ultegra DI2, rodas Dura-ace C24 e pneu Continental Ultra Super 25mm.
Sinceramente custa-me a crer que este quadro não esteja preparado para estas velocidades, mas o facto de se tratar de um quadro talhado para o conforto poderá ter muita influência, pois a posição de condução é menos racing...
Poderão também estas rodas não serem "compatíveis" com o quadro..
Tenho muitas dúvidas e o facto é que cada vez me sinto com menos confiança a descer...
Vamos ver :(

Boas pedaladas
 

pratoni

Well-Known Member
a caixa de direcção está bem montada? Assenta tudo na perfeição?

Se for caixa integrada verificaram se as pistas dos rolamentos no quadro estão perfeitas e não têm desgaste?
 
Boas,

Efectuada verificação completa e o problema persiste, sem que qualquer anomalia tivesse sido identificada...começo a desconfiar que o problema poderá estar relacionado com a geometria do quadro ou com a minha posição na bike.
Esta situação só me acontece com a bicicleta que é a BMC GF 02, equipada com ultegra DI2, rodas Dura-ace C24 e pneu Continental Ultra Super 25mm.
Sinceramente custa-me a crer que este quadro não esteja preparado para estas velocidades, mas o facto de se tratar de um quadro talhado para o conforto poderá ter muita influência, pois a posição de condução é menos racing...
Poderão também estas rodas não serem "compatíveis" com o quadro..
Tenho muitas dúvidas e o facto é que cada vez me sinto com menos confiança a descer...
Vamos ver :(

Boas pedaladas

Boa tarde SLB.....gosto destes quebra cabeças de origem mecanica:)))....a mecanica é uma scienza esatta onde a logica está na base:))..

As causa podem ser varias...forqueta, rodas, travões, calços....mas vamos para um short cut muito eficaz para escluir as rodas!!.

Se tens outras rodas ( ou pedes emprestadas ) troca e esperimenta..ovvio que se a vibração desaparece o problema está nas rodas ( rolamentos "cuzidos",cubo mal centrado com o aro etc etc) e deve ser resolvidos esaminando os varios componentes.

Se o problema não é resolvido...então:

desmonta o sistema direção....desaperta o avanço e controlla a carga do spider/aranha(?) e depois volta a serrar o avanço ( serrar sempre o spider antes do avanço).

Os travões podem inescar vibrações bem altas quando por exemplo:
o sistema estã mal serrado..por tanto há "jogo" no eixo principal e todo o sistema mesce quando travas...mas tambem o problema pode estar nos calços! Sim porqué para ter uma travagem correta os calços devem ser "convergentes", osejea as pontas dianteras dos calços devem ficar mais proxima do aro de 1mm mais o meno...convergente no sentido de marcia ok? controlla este aspecto tambem....85km/h é bastante velocidade e qualquer pequeno pormenor mal calibrato pode ser causa disto!!:)....gordura nos aros pode ser causa disso
Não lembro outras coisas por enquanto....diz lá se resolve o problema!!:).

ciao
 

SLB4EVER

Member
Boa noite,

Antes de mais o meu muito obrigado ao Pratoni, ao Lo Scalatore e a todo o pessoal do forum que me tem tentado ajudar a desvendar esta suposta anomalia.
Na última volta, substitui a roda da frente por uma Mavic CXP22 com pneu continental ultra sport de 23mm.
Foi uma volta com cerca de 75 km, aqui ficam as primeiras impressões:
Ao tirar as mãos do guiador "aparentemente" sinto a bicicleta mais estável/firme, a velocidade máxima que atingi foi 66,00km/h não tendo sentido qq anomalia, mas é necessário atingir mais velocidade para efectuar uma melhor comparação.
Efectivamente sinto que estou muito mais agarrado à estrada tanto a subir como a descer (nunca pensei que apenas a troca da roda da frente vosso baixar tanto o desempenho).
A prova dos 9 vai ser na tal descida onde "facilmente" chego aos 80km/h, mas o tempo tem estado mau com muito vento frontal/lateral e enquanto não mudar, não vou lá arriscar.

A questão dos travões referida pelo Scalatore deixou-me pensativo, mas não creio que o problema esteja ai, pois lembro-me de depois de travar ela começar a tremer, depois baixei um pouco a velocidade e quando voltei a acelerar (sem travar) ela fez a mesma brincadeira...nesta revisão foi desmontado o sistema de direcção e o cubo da roda da frente sem qq anomalia detectada.
Vou tentar acelerar um pouco amanhã se o tempo deixar e no domingo tenho de voltar a colocar a roda Dura-Ace C24 caso contrário tenho de pedalar muito mais para acompanhar o pessoal ;)

Vou dando noticias.

Obrigado e boas pedaladas
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boa noite,

Antes de mais o meu muito obrigado ao Pratoni, ao Lo Scalatore e a todo o pessoal do forum que me tem tentado ajudar a desvendar esta suposta anomalia.
Na última volta, substitui a roda da frente por uma Mavic CXP22 com pneu continental ultra sport de 23mm.
Foi uma volta com cerca de 75 km, aqui ficam as primeiras impressões:
Ao tirar as mãos do guiador "aparentemente" sinto a bicicleta mais estável/firme, a velocidade máxima que atingi foi 66,00km/h não tendo sentido qq anomalia, mas é necessário atingir mais velocidade para efectuar uma melhor comparação.
Efectivamente sinto que estou muito mais agarrado à estrada tanto a subir como a descer (nunca pensei que apenas a troca da roda da frente vosso baixar tanto o desempenho).
A prova dos 9 vai ser na tal descida onde "facilmente" chego aos 80km/h, mas o tempo tem estado mau com muito vento frontal/lateral e enquanto não mudar, não vou lá arriscar.

A questão dos travões referida pelo Scalatore deixou-me pensativo, mas não creio que o problema esteja ai, pois lembro-me de depois de travar ela começar a tremer, depois baixei um pouco a velocidade e quando voltei a acelerar (sem travar) ela fez a mesma brincadeira...nesta revisão foi desmontado o sistema de direcção e o cubo da roda da frente sem qq anomalia detectada.
Vou tentar acelerar um pouco amanhã se o tempo deixar e no domingo tenho de voltar a colocar a roda Dura-Ace C24 caso contrário tenho de pedalar muito mais para acompanhar o pessoal ;)

Vou dando noticias.

Obrigado e boas pedaladas

Bom dia,
como disse L'italiano ... :eek:
off-topic
https://www.youtube.com/watch?v=zRDVQT_MT-o

(desculpa a brincadeira ...) ;) ... já pareço o DJ do norte residente na terra de sua majestade :cool:
( eu gosto é mesmo destas respostas em que meto tudo ao barulho ...)
back-to-topic

por exclusão de partes quase de certeza que tens um problema no cubo dianteiro ... mas isso só pegando na roda ... com las unhas ... rodando e falando com ela ...

Essas tecnicas são coisas que se aprendem a ver "os vervadeiros mecânicos" a mexer na coisa ...

Na ocasião em que tive a roda da frente a bambear ... foi um cumulo de descida e piso danificado ... o que se percebe induz mais vibração no sistema ... obvio que as rodas devem ser abertas e revistas de tempos em tempos ... chama-lhe revisão se quiseres ...

Agora com uma caixa de ferramenta completa ... vou montar uma transmissão para rolar na costa e vou ter mais cuidado com o material ... tenho descurado bastante na limpeza ...
 

Skyforger

Active Member
Muito recentemente andei com o mesmo problema na bicicleta de BTT, ao ponto de não conduzir equilibrar a direcção quando tirava as mãos do guiador. Sentia a roda da frente fugir e tremer quando em velocidades mais elevadas. Desmontou-se todo o sistema de direcção, limpou-se, lubrificou-se, apertou-se e problema resolvido.

Pelo que percebo, já descartaste a hipótese de ser um problema da caixa de direcção. Assim sendo, também sou dos que aposta em algo relacionado com a própria roda.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bom dia,
como disse L'italiano ... :eek:
off-topic
https://www.youtube.com/watch?v=zRDVQT_MT-o

(desculpa a brincadeira ...) ;) ... já pareço o DJ do norte residente na terra de sua majestade :cool:
( eu gosto é mesmo destas respostas em que meto tudo ao barulho ...)
back-to-topic[/U...


Pessoalmente... A minha preferida é esta...;)

https://m.youtube.com/watch?v=udvvVJYNpTk

Esta é italia.., esta é o ciclismo!!! ;)

Quanto ao assunto do tópico... Sei o que se passa aí...

Mas honestamente não vou comentar... Esta verdade...está e fica escondida como as leituras do Vaticano.... Não estão preparados para a ouvir...

Desculpa mas não posso..... Está aqui então, era para matar...lol

Mas boa sorte em resolver o problema...Caso a resolução exista... Que eu duvido...

A minha opinião...slb... Se a quiseres, pois já nos conhecemos, sei que tipo de bicicleta tens e por respeito a ti, darte-ei, mas por privado...

Grande abraço...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Muito recentemente andei com o mesmo problema na bicicleta de BTT, ao ponto de não conduzir equilibrar a direcção quando tirava as mãos do guiador. Sentia a roda da frente fugir e tremer quando em velocidades mais elevadas. Desmontou-se todo o sistema de direcção, limpou-se, lubrificou-se, apertou-se e problema resolvido.

Pelo que percebo, já descartaste a hipótese de ser um problema da caixa de direcção. Assim sendo, também sou dos que aposta em algo relacionado com a própria roda.

Bom dia Ricardo,

percebo o problema comum no BTT ... vibrações à farta ... e nesse campo nem se coloca a questão das rodas, uma vez que têm rolamentos ... e nem é habitual altas velocidades ... no BTT ... acima dos 60km/h ...

Também não posso aferir que a questão seja das rodas ou da direcção ... mas se a simples troca de roda da frente dá uma sensibilidade diferente ... fico inclinado para o cubo da roda ( onde reside o problema) ... e sim como alguém já escreveu XXXIIIIIIMMMMMANNNO
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Eu tenho ido à missa e só não me confesso desde mil nove e vinte! Não haverá Sacerdote que aguente tanto pecado...

Com esse par de rodas (XXIIIIMMANNNOOOOOO) se estiverem em aparente bom estado de conservação e uso, o que praticamente se vê a km's, e despistando a ligação do quadro à forqueta (caixa de direção), bem pode sentar no banco dos réus o quadro BMC, é do quadro, é do quadro!!! Ou melhor da sua aerodinâmica, ou da sua ausência...

Mas pode haver solução: passar no Tio Valdemiro e pedir-lhe que instale estes flap's: https://www.google.pt/url?sa=i&rct=...YxnjtD454tAYkFbSkjujYlrA&ust=1455361278214197

Cumprimentos,
 

Morg

Well-Known Member
Há umas semanas resolvi (pelo menos o dono ainda não se voltou a queixar) um problema desse tipo.
O meu colega de bike queixava-se que a roda da frente tremia, nesse dia até colocou as rodas noutra bike para testar e continuava a tremer por isso o problema era da roda. Mavic R-SYS.

Experimentei na minha bike, quando as retirei da bike dele a única coisa que fiz foi aliviar as tampas dos cubos e voltar a ajustar. Na minha bike não tremeu e quando voltei a colocar na dele também não voltou a tremer.
 

SLB4EVER

Member
Pessoalmente... A minha preferida é esta...;)

https://m.youtube.com/watch?v=udvvVJYNpTk

Esta é italia.., esta é o ciclismo!!! ;)

Quanto ao assunto do tópico... Sei o que se passa aí...

Mas honestamente não vou comentar... Esta verdade...está e fica escondida como as leituras do Vaticano.... Não estão preparados para a ouvir...

Desculpa mas não posso..... Está aqui então, era para matar...lol

Mas boa sorte em resolver o problema...Caso a resolução exista... Que eu duvido...

A minha opinião...slb... Se a quiseres, pois já nos conhecemos, sei que tipo de bicicleta tens e por respeito a ti, darte-ei, mas por privado...

Grande abraço...


Olá albertosemcontador,

Tu foste um dos principais impulsionadores pela aquisição da minha nova bike, BMC; Cannondale; Pinarello; De La Rosa ...
Eu não sou, nem nunca fui um ciclista profissional ou algo do género, eu simplesmente gosto de dar umas "boas pedaladas", acima de tudo como tu sabes preservo o conforto e dai a minha opção pela BMC GF02, ainda hoje a volta foi esta e nem chegou aos 23 km/h de média: https://www.strava.com/activities/494054174
Resultado final: volta fora de série sem qualquer dor na cervical e afins ;) (normalmente após 3 horas a pedalar na Rose a dor aparecia).
Eu acho que sei qual é o teu diagnóstico, sinceramente apesar de já nos conhecermos e respeitar muito a tua opinião acho que o teu veredicto deve ser partilhado ... até desconfio qual é ;) mais uma vez digo que não sou ciclista, apenas gosto de dar umas boas voltas e se possível fazer um bom desempenho dentro das minhas modestas possibilidades :)

Boas pedaladas,
 

Fredsalvado

New Member
Viva,
Infelizmente acho que o Alberto não te vai responder.
Houve aí umas situações desagradáveis e ele optou ( com muita pena minha) por abandonar o fórum.
Não és o único que ficou a perder. Mesmo os que em coro se revoltaram e saíram da toca ficam a perder com a sua retirada. Sim, mesmo que achem que não.

Espero que consigas resolver o problema.

Grande abraço ( sim tal e qual ele diz) e boas pedaladas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Há umas semanas resolvi (pelo menos o dono ainda não se voltou a queixar) um problema desse tipo.
O meu colega de bike queixava-se que a roda da frente tremia, nesse dia até colocou as rodas noutra bike para testar e continuava a tremer por isso o problema era da roda. Mavic R-SYS.

Experimentei na minha bike, quando as retirei da bike dele a única coisa que fiz foi aliviar as tampas dos cubos e voltar a ajustar. Na minha bike não tremeu e quando voltei a colocar na dele também não voltou a tremer.

Boas @Morg
foi o que disse desde inicio ... mas também não é tão simples assim de abrir e fechar ... tem uma nuance de mecânica que não cheguei ainda a retirar ... não sei se ajeitar as esferas ou coisa do género.

Por acaso andei à procura de video no youtubi e encontrei isto ... não é sobre um cubo marado ... é mais quase bloqueado ... mas é a reconstrução do cubo RS10 ...
[video=youtube;Bgo9RWUiqt8]https://www.youtube.com/watch?v=Bgo9RWUiqt8[/video]
fica a dika ... não quer dizer que seja mesmo isto ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
... já agora ... para o eterno amuado ...

fica o video para medir quadros :eek:
[video=youtube;DsepwlfQcDA]https://www.youtube.com/watch?v=DsepwlfQcDA[/video]
 
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