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Roda trava em esforço

luissilva

Member
Boas. Hoje ao dar uma volta notei que em pé ao fazer esforço a bicicleta trava bastante. Será alguma roda ou defeito do quadro? ( tem o travão traseira por baixo)
 

gfrmartins

Well-Known Member
Boas. Hoje ao dar uma volta notei que em pé ao fazer esforço a bicicleta trava bastante. Será alguma roda ou defeito do quadro? ( tem o travão traseira por baixo)

Assim de repente diria que é a roda a roçar no calço devido à torção.

A roda está bem colocada? Os calços dos travões estão centrados? As pistas de travagem estão afastados dos calços?
 

luissilva

Member
Assim de repente diria que é a roda a roçar no calço devido à torção.

A roda está bem colocada? Os calços dos travões estão centrados? As pistas de travagem estão afastados dos calços?
Ja tentei ver de tudo. Parece tudo bem. Mas não sou especialista. A rolar andar maravilha
 

luissilva

Member
Ja me lembrei que em algumas de btt o "cepo" de vez em quando tinha de ser apertado. Não faço ideia se será o caso. Os calços por baixo apanham a maior zona de torção.
 

NULL

Moderador
Staff member
Quase de certeza que são cedências da roda e que acaba por encostar aos calços. Creio que algumas Foil vieram com esse sistema e deram problemas dessa natureza. Essa não deve fugir a isso..,
 

gfrmartins

Well-Known Member
Ja me lembrei que em algumas de btt o "cepo" de vez em quando tinha de ser apertado. Não faço ideia se será o caso. Os calços por baixo apanham a maior zona de torção.

Não deveria ser preciso.

Quando tens a bike parada e mexes na roda ela mexe muito de um lado para o outro?

Que tipo de Quick releases que tens? Está bem apertado e centrado?
 

luissilva

Member
Não deveria ser preciso.

Quando tens a bike parada e mexes na roda ela mexe muito de um lado para o outro?

Que tipo de Quick releases que tens? Está bem apertado e centrado?
Tenho os da mavic que vieram com as cosmic.

De resto parece-me estar tudo bem. Provavelmente como disse o @NULL é pelo sistema de travagem ser em baixo.
A roda nem folgas nem barulhos.
 
Aconteceu-me faz pouco tempo o mesmo na minha.
Agarra na parte de cima da roda e tenta abanar. qualquer ligeira folga vai-se sentir.
No meu caso era sim folga no aperto dos cones e esferas da roda (que não tinha antes) e nem se sentia só movendo o eixo à mão.
Para resolver demontei o eixo e lubrifiquei de novo, no aperto tive de deixar um pouco mais firme. ligeiramente dificil de rodar à mão.
Se deixar o eixo a rodar facilmente mesmo sem folga vai se refletir ao pedalar podendo mesmo roçar nos calços.
Pode ser desgaste nas esferas (uma proxima vez vou colocar esferas novas.).
 

bullspot

Well-Known Member
Até já abri aquele afinador que afasta os calços e mesmo assim quando torce muito trava bastante
Com as pinças desbloqueadas não podes ter os aros a encostar nos calços, muito menos a "travar bastante". Não terás um desalinhamento qualquer e a roda está a encostar numa das escoras?
Se não for isso, só pode dos travões, vê se não tens o afinador do cabo de tal forma justo que os calços trabalham praticamente encostados ao aro (o mínimo é uns 2 ou 3 mm de folga de cada lado, não é suposto travar mal tocas na manete do travão).
Em relação à colocação da roda, confirma se a mesma está centrada no quadro (orienta-te pela distância entre o aro e as escoras) e só depois confirmas o centramento das pinças: a forma mais simples de o fazer é acionar o travão lentamente e ver se a roda é "puxada" para algum dos lados; se isso acontecer significa que os calços não estão a contactar o aro ao mesmo tempo e portanto a pinça não está centrada em relação ao aro.
 

luissilva

Member
Aconteceu-me faz pouco tempo o mesmo na minha.
Agarra na parte de cima da roda e tenta abanar. qualquer ligeira folga vai-se sentir.
No meu caso era sim folga no aperto dos cones e esferas da roda (que não tinha antes) e nem se sentia só movendo o eixo à mão.
Para resolver demontei o eixo e lubrifiquei de novo, no aperto tive de deixar um pouco mais firme. ligeiramente dificil de rodar à mão.
Se deixar o eixo a rodar facilmente mesmo sem folga vai se refletir ao pedalar podendo mesmo roçar nos calços.
Pode ser desgaste nas esferas (uma proxima vez vou colocar esferas novas.).
Penso que seja isso mesmo
 

luissilva

Member
Com as pinças desbloqueadas não podes ter os aros a encostar nos calços, muito menos a "travar bastante". Não terás um desalinhamento qualquer e a roda está a encostar numa das escoras?
Se não for isso, só pode dos travões, vê se não tens o afinador do cabo de tal forma justo que os calços trabalham praticamente encostados ao aro (o mínimo é uns 2 ou 3 mm de folga de cada lado, não é suposto travar mal tocas na manete do travão).
Em relação à colocação da roda, confirma se a mesma está centrada no quadro (orienta-te pela distância entre o aro e as escoras) e só depois confirmas o centramento das pinças: a forma mais simples de o fazer é acionar o travão lentamente e ver se a roda é "puxada" para algum dos lados; se isso acontecer significa que os calços não estão a contactar o aro ao mesmo tempo e portanto a pinça não está centrada em relação ao aro.
Está tudo centrado.
Hoje andei com tudo desbloqueado ao maximo e nem notei nada.
 

luissilva

Member
Penso que o melhor será mesmo trocar o quadro ja que fica ligeiramente grande.

Agora se alguém daqui me poder ajudar.

Specialized roubaix pro 2018:

Origem vem com discos. Sabem se dará para montar os ultegra convencionais?
 

el-solitario

Well-Known Member
Está tudo centrado.
Hoje andei com tudo desbloqueado ao maximo e nem notei nada.
Tenho uma bicicleta que parece ser igual a tua pela descrição que fazes. Se tiver os calços dos travões ajustadinhos num esforço em subida nas mudanças mais leves, e se estiver a pedalar em pé pior, também dá para ouvir os travões a fazer o seu trabalho. As cosmic devem ter pouca rigidez e torcem com alguma facilidade, mas como nunca tive outras não tenho comparação. A solução foi ir fazendo um ajuste fino até deixar de tocar. Devo ter de espaçamento entre a roda e o calço uns 4milimetros de cada lado.
 
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