Roda da frente a vibrar

{the_crow}

Well-Known Member
Também já pensei na hipótese de o problema ser daí, mas nesse caso teria de fazer com ambas as rodas que lá montei...a menos que pequenas diferença na pista de travagem possam fazer uma grande diferença... também já me sugeriram experimentar outros calços de travão...

sao rodas de perfil? carbono?

Eu tive uma situaçao que nem apercebi... numa das minhas rodas de perfil em carbono.. uma pequena estaladela na pista de travagem... e fazia-me a roda vibrar...

So naquela....
 

Duke

Well-Known Member
Eu tenho umas Dura Ace C50 Rim Brake
A roda da frente tem um "toque"/ imperfeição na pista e tambem faz uma vibração do caraças.
Já me mentalizei que mais dia menos dia tenho de comprar umas rodas novas mas rodas Rim Brake ja começa a haver pouca oferta
 

joseruivo

Well-Known Member
sao rodas de perfil? carbono?

Eu tive uma situaçao que nem apercebi... numa das minhas rodas de perfil em carbono.. uma pequena estaladela na pista de travagem... e fazia-me a roda vibrar...

So naquela....
Baixo perfil, alumínio. Ainda assim vou procurar alguma coisa na pista de travagem
 

joseruivo

Well-Known Member
Vou experimentar. Afino sempre sem este cuidado, assumo que após algumas travagens fica tudo ajustado, mas vale a pena tentar.
Video muito giro, e a manete da direita da bici deste senhor trava a mesma roda que nas minhas
 

joseruivo

Well-Known Member
Na minha commuter velhinha a roda da frente também vibra (e faz ruído). Já me habituei, mas consigo resolver temporariamente:
a) verificando e retirando folga dos TRAVÕES
b) ajustando o angulo de contacto das pastilhas com o aro (à frente: toe-in).

Havia uma altura em que não vibrava nem fazia barulho... mas também não travava pois os calços não eram apropriados para aros de ferro.

Apenas resolvo temporariamente porque aquilo é velho e ganha folgas a torto e a direito.

Uma coisa que podes tentar ver são folgas nos pontos de fixação do travão ao quadro. E mesmo folga nas zonas articuláveis dos travões. Podes ver o link para a manutenção de uns Shimano Dual Pivot:
https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-RACBR01-02-ENG.pdf
(nota para a página 25 - ajuste do Toe-in e para a 21 - instalação)

Em cima também podes ver como ajustar os calços, nomeadamente o toe-in para mitigar barulhos e vibrações.
Vou investigar as folgas do travão, obrigado
 

joseruivo

Well-Known Member
Está resolvido - pelo menos por agora.. Fiz duas coisas:
1) Trocando a roda velha pela nova, tive especial atenção ao aperto da roda nova no garfo;
2) Ajustei os calços de maneira que a parte da frente do calço toque primeiro no aro - toe-in.

Noto que tenho de fazer mais força nas manetes para travar. Imagino que seja da menor superfície de contacto inicial dos calços. Também imagino que com a continuação do uso a parte da frente dos calços esta vá tento mais desgaste, e o calço todo passe a tocar no aro ao mesmo. E aí, ajusta-se outra vez?
Calços mais duros são menos propensos a este efeito? E um calço mais duro trava sempre pior? E porque razão o efeito se manifesta numa roda (nova) e noutra (velha) não? Uma pista de travagem fará mais atrito do que outra?

A seguir tenho de investigar possíveis folgas no travão em si.

Obrigado a todos!

PS - Para o caso de ser relevante, tenho calços Kool Stop salmão. Acho que travam muito bem!
 
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