• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Como treinam?

DaniCarmo

Well-Known Member
Ainda não. As adaptações são apenas feitas tendo em conta o teu RPE. O sistema ainda não analisa "unplanned rides" isto é, voltas que não tenhas seguido um treino estruturado. Estão em fase de testes internamente mas ainda não há data para passar a beta.
Se falhares um treino também haverá adaptações.
Quando se cria um plano de treinos dá para escolher os dias de treino e também as zonas a treinar. Eu tenho feito o High VOlume e tenho 1 ou 2 folgas por semana (normalmente segunda e sexta mas podes mudar).

Se não tiveres tempo para fazer o treino prescrito podes também mudar para um treino de dificuldade semelhante mas mais curto.

Eu uso o TR há dois anos e vou continuar. Melhor que muitos treinadores que andam por aí que apenas prescrevem treinos e nem querem saber de feedback dos atletas.
Já agora para quem usa treinador. Percam um pouco de tempo a dar feedback - há muitos treinadores que não ligam a perguntar mas vão ao training peaks ver se o atleta deixou algum comentário no treino.
Tu sabes quem é o melhor treinador nesta matéria de amadores e de adaptações de treino em caso de quem tem uma vida para além da bike, não estás é preparado para admitir! :p:p:p
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Não duvido que o plano ajuda e o facto de pagar ainda dá mais responsabilidade de cumprir. Eu não sofro muito de falta de motivação para treinar quando tenho tempo. O meu problema é basicamente conseguir espaço na agenda diária para o treino.

Mas basicamente o que queria dizer é que se não houver "tempo" para treinar um treinador por muito bom que seja, não faz com que vamos evoluir.
@s0me0ne permite-me que discorde da tua última frase...
Eu também não tenho esse "tempo" para treinar, sou daqueles que treino às 6h30/7h00, depois de no dia anterior ter o dia completamente agitado. O meu trabalho ocupa-me bem mais que as habituais 8h diárias, tenho um pequeno cá em casa que tenho de ter tempo para ele, fazer jantar e os restantes afazeres cá de casa, depois mais a mulher que também tem de ter a minha atenção senão.....

Com isto quero dizer que o treinador pode de facto ser aquilo que falta para a nossa evolução, porque mais que tudo vai passar haver um compromisso, como já alguém referiu acima, e acredita que é aqui que eu não quero falhar. Havendo compromisso dia após dia, semana após semana, mês após mês vai haver evolução sim, então se for um treinador que consiga ler a tua disponibilidade, ajustar os teus treinos à tua vida do dia a dia, ser compreensivo que queres evoluir sim mas não queres ser o Rei dos Granfondo vais ver que vai ser como da água para o vinho.

Desde há exactamente um ano para cá venho evoluindo consideravelmente, para o tipo de vida que tenho, aumentando o FTP, perdendo peso (foram 12.5kg à vida), fazer voltas já habituais mais rápido sem chegar morto e acima de tudo e isso para mim o mais importante, sem nunca perder o prazer de andar de bicicleta!
(Ainda assim não ando um charuto comparando com certas máquinas aqui do tasco)
Portanto um treinador pode ser sim uma boa orientação para evolução mas o mais importante do que APPS, Ferramentas de treino, treinadores... É COMPROMISSO!

Grande Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Tu sabes quem é o melhor treinador nesta matéria de amadores e de adaptações de treino em caso de quem tem uma vida para além da bike, não estás é preparado para admitir! :p:p:p
Eu admito mas ele não gosta de relações à distância e para além disso o algoritmo não é tão chato
 

elchocollat

Well-Known Member
Basicamente durante a semana para treinar tem de ser até às 6.50 da manhã (já com banho tomado), depois dessa hora começam as obrigações familiares e trabalho, que normalmente se perlongam até perto das 21:00.
Algumas vezes consigo acordar para fazer um treino, mas a quando chega ao 2/3 dia já fica mais complicado. A altura em que era mais consistente foi quando treinava à noite, por volta das 21:00, mas os treinos a essa hora afetam muito negativamente o sono.
...
Eu também não tenho esse "tempo" para treinar, sou daqueles que treino às 6h30/7h00,

Penso que a chave é compreender o que foi dito.
O limite de fim de treino (e não de começo) é 6h50. Vamos admitir que é às 7h. Já com banho tomado o que e imagino seja também estar já pronto (vestido e pronto a fazer coisas).

Agora é começar a descascar em camadas:
Para 1h de treino, se o limite é terminar às 7h, significa que se tem que começar às 5h45. O que implica levantar às 5h15 - comer, equipar, ligar o zwift, etc terminar às 6h45, e em 15min tomar banho e ficar vestido.

Para se aproveitar cada noite de sono a 7h, começar a dormir às 22h15 e ir para a cama às 21h45.

É uma questão de verem :)
 

s0me0ne

Well-Known Member
Penso que a chave é compreender o que foi dito.
O limite de fim de treino (e não de começo) é 6h50. Vamos admitir que é às 7h. Já com banho tomado o que e imagino seja também estar já pronto (vestido e pronto a fazer coisas).

Agora é começar a descascar em camadas:
Para 1h de treino, se o limite é terminar às 7h, significa que se tem que começar às 5h45. O que implica levantar às 5h15 - comer, equipar, ligar o zwift, etc terminar às 6h45, e em 15min tomar banho e ficar vestido.
É mais ou menos isso, mas eu quando treino a essa hora não como antes do treino. O meu estomago não se dá bem com comer antes do treino, nem mesmo café.

Como é um treino super curto, nem sinto falta de energia. Por norma faço um reforço no dia anterior antes de ir para a cama.


Portanto um treinador pode ser sim uma boa orientação para evolução mas o mais importante do que APPS, Ferramentas de treino, treinadores... É COMPROMISSO!
Se reparares eu concordo contigo, eu começo a dizer "Não duvido que o plano ajuda e o facto de pagar ainda dá mais responsabilidade de cumprir.".
Tirando a parte do compromisso e a motivação, a minha opinião é que quem treina max entre 7/9 horas semanais , o facto de ter plano de treino não trás evolução que compense o valor, mas isso lá está é a minha opinião. Se tivesse a oportunidade de escolher um parceiro de treino com o nível idêntico ou um treinador, escolhia sem dúvida o parceiro!
 

Presbítero

Active Member
Se chover vou correr cerca de 20km, se ñ vou pedalar sempre pouco mais de 100km. Para pedalar tento altetar entre percurso plano e montanha (média...!!!). Tento fazer isto dia sim dia ñ se a minha vida permitir. O meu objectivo é lazer.
 

bito94

Member
Estou a usar o Join desde Junho, se precisares de alguma ajuda diz qq coisa. Passo-a-passo básico:

A melhor promo para iniciar, não anunciada (acho que só é anunciado no podcast em Holandês) mas funciona é, paga 4 meses, recebe 2 grátis na página do podcast:


link direto para a promo:


Depois,

- Preenches o teu perfil
- Escolhes o teu plano de treino, podes escolher uma data para um evento próximo, explicar +/- o evento e ele cria um plano até ao dia do evento, foi o que fiz quando comecei, a outra opção se por exemplo não tiveres nada especifico próximo é escolher um dos planos deles, o que aconselham para os primeiros 3 meses de Base é o Stamina Builder que é o que vou começar daqui a 1 mês

Depois e aqui é que quanto a mim o Join é forte é que é muito fléxivel e adapta o plano À tua disponibilidade.

Ele cria-te um plano em background de 3 meses mas só te mostra os treinos dos próximos 7 dias, mas podes ver o plano completo clicando em "your plan"

de002a2696d83c2e909b9cb0f4b658606ffd33eb.jpeg


Onde mostra as semanas até ao fim do plano

2af779ffe5ae9415082379f48bb5bf50f649f509_2_230x500.jpeg


Se usares o adjust availability podes mudar a tua definição semanal ou de um dia especifico dos próximos 7 dias (o dia que estiver selecionado quando clicares no adjust availability) e o join adaptará todo o plano após a tua alteração. Aqui o melhor é testares para aprenderes a jogar com o AI porque o resultado será sempre dependente do teu input.

O que aprendi foi que no meu caso, não sei se derivado do meu perfil, idade etc... ele não gosta que eu treine mais de 3 dias seguidos, em contrapartida é raríssimo ter rest weeks, acho que a teoria deles é que os micro rests de 3 em 3 ou 2 em 2 dias são suficiente e após isso não são necessárias muitas rest weeks, podes trocar os treinos prescritos se não gostares ou não se adaptarem ao percurso que fores fazer ou simplesmente indicares que em certo dia vais fazzer algo especifico,
2a8e61019eaf5d77e7e53bda913a05290323155d_2_230x500.jpeg

e02ed4188cec8966e309cb152c04acc3b1e43665_2_230x500.jpeg


Eu nunca usei um app de treino porque para mim não fazia sentido visto que os planos não se adaptavam à minha disponibilidade ou quando se adaptavam era de uma forma muito crude e que para aa minha maneira de pensar não fazia sentido nenhum, mas desde 2022 que andava com vontade de experimentar o Join porque parecia ter tudo o que eu precisava e estou bastante satisfeito.

Eu faço quase todos os treinos na rua e estes são simples o suficiente para eu me lembrar do que preciso fazer, a app entretanto ganhou uns players de treino tanto para apple como android mas nunca experimentei.

Quanto à filosofia deles, gostam de polarized mas é um pouco um engano, os treinos de endurance tem muitos intervalos no limiar da Z2, low tempo, não são puros 2, diria que parece com o que se vê o pessoal da UAE a fazer, e o plano que estou agora, Short climbs, varia entre 2 e 3 treinos de intensidade por semana, é agressivo, mas também é um plano mais para build/race specific.

De certeza que me falta falar de muita coisa e como o interface da app não é do mais intuitivo que existe se alguem tiver duvidas pergunte

Olá, antes de mais obrigado pela partilha de informação e dicas a cerca do join.
Quanto a este, aderi ao join este sabado. Mas surgiram algumas duvidas sobre qual treino escolher...
Eu escolhi o plano indoor que dura 3 meses, nao sei se fiz bem ou nao, que planos sugeres? ou que plano fizeste e gostaste?
Outra questão, estive parado cerca de 15 dias. Então programei em andar com um grupo no domingo como tal sabado a noite fiz um treino a rolar, mais para acordar as pernas. Domingo puxei bastante e fiz o update da atividade no join, é normal ele me mandar ficar off da bike tipo 3 dias seguidos?

Grande abraço
 

np10

Well-Known Member
Olá, antes de mais obrigado pela partilha de informação e dicas a cerca do join.
Quanto a este, aderi ao join este sabado. Mas surgiram algumas duvidas sobre qual treino escolher...
Eu escolhi o plano indoor que dura 3 meses, nao sei se fiz bem ou nao, que planos sugeres? ou que plano fizeste e gostaste?
Outra questão, estive parado cerca de 15 dias. Então programei em andar com um grupo no domingo como tal sabado a noite fiz um treino a rolar, mais para acordar as pernas. Domingo puxei bastante e fiz o update da atividade no join, é normal ele me mandar ficar off da bike tipo 3 dias seguidos?

Grande abraço
"é normal ele me mandar ficar off da bike tipo 3 dias seguidos" - o próprio garmin também te diz isso em termos de horas de repouso.. como abusaste, é normal te dizer para descansar.. atenção que às vezes o descansar não é ficar mesmo off, mas fazer tipo só recovery..
 

bito94

Member
"é normal ele me mandar ficar off da bike tipo 3 dias seguidos" - o próprio garmin também te diz isso em termos de horas de repouso.. como abusaste, é normal te dizer para descansar.. atenção que às vezes o descansar não é ficar mesmo off, mas fazer tipo só recovery..
Olá, Obrigado pela dica :)
 

cenazia

Well-Known Member
Olá, antes de mais obrigado pela partilha de informação e dicas a cerca do join.
Quanto a este, aderi ao join este sabado. Mas surgiram algumas duvidas sobre qual treino escolher...
Eu escolhi o plano indoor que dura 3 meses, nao sei se fiz bem ou nao, que planos sugeres? ou que plano fizeste e gostaste?
Outra questão, estive parado cerca de 15 dias. Então programei em andar com um grupo no domingo como tal sabado a noite fiz um treino a rolar, mais para acordar as pernas. Domingo puxei bastante e fiz o update da atividade no join, é normal ele me mandar ficar off da bike tipo 3 dias seguidos?

Grande abraço
Podes brincar um pouco aqui com o training selector deles:


Quanto ao plano, a info que os criadores do Join passaram é de que o plano indoor foi criado a pensar em quem é obrigado a passar 3 meses agarrado ao trainer sem poder ir para a rua. Se continuas a treinar na rua regularmente no Inverno eu não escolheria o plano indoor, escolheria outro e nos dias que fosse fazer indoor indicava a minha disponibilização de tempo ao Join desses dias (no meu caso limito os indoors a 60m/90m)
Eu fiz um plano em que indiquei uma prova numa certa data e o Join criou o plano que achou melhor (nestes casos não usa um dos predefinidos, cria um plano novo só para o teu evento e o tempo que falta) depois disso experimentei o short climbs e gostei bastante, mas este é um plano de build/peak.

Agora na semana que vem vou começar a base season, que me parece o mesmo que tu visto que estiveste parado 15 dias, eu vou fazer 2 planos de base (indicados como tale pelo Join) e depois logo vejo o que faço:

3 meses de Stamina Builder
3 meses de FTP Builder

Outra opção como base seria o LFRS que indicam como uma base/build mais avançada, portanto qualquer coisa como a combinação acima ou

3 meses de Stamina Builder + 3 meses de LFRS ou 3 meses de FTP Builder + 3 meses de LFRS

Devem ser ss melhores opções de 6 meses de base no Join

Se só quiseres fazer 3 meses, escolhe um dos 3 supostamente do mais básico para o mais avançado: Stamina, FTP, LFRS

Quanto à adaptação do plano é isso mesmo que o Join faz, no meu caso se fizesse o que tu fizeste ele se calhar só me prescrevia um dia de descanso ou simplesmente mudava apenas alguns dos treinos seguintes, mas eu venho de alguns meses consistentes e com volume razoável, no teu caso se tiveres linkado o teu strava o Join vai ver 15 dias sem treinos e pimba um treino a bombar se calhar com uma boa duração, acho normal o Join achar que fizeste mais do que devias e precisas de recuperar como deve de ser desse esforço

Se tiveres mais duvidas é só perguntares que eu tento responder com o que souber

Um abraço
 

CarlosSilva

Active Member
Obrigado pela informação.

Quanto ao treino com muita base em z2, penso que deve implicar muita disponibilidade de tempo.
Quantas horas o "join" aconselha por semana?
Só para complementar o que já aqui foi dito, uma época assente num treino com pouco Z2 vai dar-te um pico de forma muito curto. Eu lembro-me de quando era puto e treinava a sério, havia malta que no Inverno não queria treinar e depois na Primavera começavam a fazer treino intervalado "out of the blue", faziam um mês ou dois de competição e depois estoiravam.
 

Bernalve

Well-Known Member
Vou dar os meu 2 centimos.

Acho que só vale a pena ter treinador, se realmente queremos dar uma salto muito grande em termos de rendimento. Diria que treinadores que têm esse conhecimento deverão ser poucos e caros.
No ciclismo, vou estar a ser um pouco simplista, mas vou resumir desta forma.
Depois de já termos uma certa experiência, um endurance considerável, massa muscular necessária, demora por volta de uns 7 anos a pedalar de forma consistente para atingir isto, resta pouco para melhorar, mas dá para dar o salto, mesmo de forma legal :p

Um treinador tem de saber como estimular a produção de hormonas com o treino, diria principalmente a testosterona e hormona de crescimento. Melhorar a velocidade do nosso corpo a eliminar o lactato (nem sei se é o termo mais correcto) e aumentar a produção de glóbulos vermelhos (treino em altitude).

Diria que basta perguntar ao treinador como ele pode ajudar-me a obter isto, e dará logo se ele percebe da coisa. Senão mais vale treinar sozinho e seguir treinos por app ou pela que a nossa experiência diz.

Outra coisa importante para quem consegue pelo menos treinar mais 10h por semana. É saber controlar o peso e fazer ginásio. Ciclismo deixa qualquer atleta em défice calórico e se ficarmos muito magros não é assim tão bom. Numa altura da época que supostamente estamos atingir o peso ideal e gordura em excesso já foi quase toda, a nutrição torna-se muito importante.
 

Bruso

Well-Known Member
Esqueceste-te de um pormenor: Objetivos.
Se não há objetivos e apenas queremos ter a melhor forma possivel durante o ano inteiro esqueçam o treinador. É fazer 1 treino por semana para cada zona e ao fim de semana ir testar as pernas numa volta de grupo. Sempre com atenção há alimentação.

Se há objetivos no calendário, é preciso ter atenção à periodização do treino de forma a atingir o pico de forma na altura certa. Depois também enquadrar os requisitos da prova no treino (treinar para um granfondo é diferente de treinar para um crit, treinar para o GF da Serra da Estrela é diferente de treinar para o GF de Coimbra ou a Aveiro Spring Classic). É aqui que dá jeito ter um treinador. Mas isto na minha opinião, já é para quem anda lá na frente e vai para um GF para ir no vermelho. Mas normalmente quem perde tempo a treinar a sério vai com um objetivo para uma prova.
 

xtpo

Member
E treinos sem ser em cima da bicicleta? Treinos de core ou ginásios virados para o ciclismo. Alguém tem algum sítio onde se orienta para tal?
 

invoid

Active Member
E treinos sem ser em cima da bicicleta? Treinos de core ou ginásios virados para o ciclismo. Alguém tem algum sítio onde se orienta para tal?
Ginásio não gosto. mas faço em casa alguns exercícios, de fortalecimento, e não tanto por causa da bicicleta, mas por ordem médica, tinha pouca mobilidade, e com alguma regularidade faço ioga, e não com tanta uns hits.. senti que a flexibilidade "extra" me permite manter posições mais extremas durante mais tempo
 
Top