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UCI WorldTour & ProSeries 2024

nunokas

Well-Known Member
Não te fies mto nesses testes...
Umas bicicletas testam com rodas de perfil de 50mm+, outras com perfil de 30mm-...
Valem o que valem esses testes... Ou seja, praticamente nada...

E no entanto, tenho ideia que apresentam os resultados com as rodas OEM e depois com Zipp 404FC.
 

el-solitario

Well-Known Member
Diria que não se pode tornar, já é um dos grandes players de mercado pelo que vendem.

Já o disse por aqui o problema é não haver uma uniformização da marca, continuam com várias marcas diferentes para ciclismo, Marca triban, marca Decathlon, Marca Rockrider, Marca Van Rysel, etc

Mas continuam a dar passos importantes para além de venderem muito na gama média e baixa, aumentar o reconhecimento da marca como tendo qualidade (não quer dizer que não tivesse) e já não ser só o preço.

Claro que isso significa que os preços também vão aumentar, claro que abaixo de outras marcas mas já com outra gama de preços não normal na Dechatlon
Sinceramente nem sei se estão a fazer bem ou mal segmentar o sector em varias marcas. Para a decathlon, é mais facil comunicar com o consumidor qual o fim que se destina uma certa marca (performance/lazer/commute/etc.). Por outro lado, uma specialized faz o "mesmo", chama specialized a tudo, desde o trambolho de btt 3x8v até a "quase" alta performance. E digo "quase", pois nas bicicletas de alta performance "prós" eles metem o logotipo s-works. A giant, cataloga as femininas como "liv". As outras marcas na generalidade acabam por ir pelo mesmo logotipo em toda a gama.

Como não sou perito em markting nem finanças empresariais, não sei qual melhor estratégia para a decathlon, se criar uma submarca para cada propósito ou uma marca uniforme e global .
 

Trizade

Well-Known Member
E no entanto, tenho ideia que apresentam os resultados com as rodas OEM e depois com Zipp 404FC.

Do que vi, testam sempre com as rodas que vêm de origem com as bikes.
Para os resultados serem fidedignos todas as variáveis do teste teriam de ser iguais. E infelizmente não é isso que eles fazem. Daí o teste não ter validade...
 

nunokas

Well-Known Member
Do que vi, testam sempre com as rodas que vêm de origem com as bikes.
Para os resultados serem fidedignos todas as variáveis do teste teriam de ser iguais. E infelizmente não é isso que eles fazem. Daí o teste não ter validade...

Confesso que vou acompanhando as actualizações e traduções nos WW e como eles são um bando de "preciosistas" e vão levando aquilo como a referência... No início mudavam as rodas e usam método de meio manequim (só pernas), agora penso que usam as dt swiss de 60mm como referência...mas lá está, há sempre incongruências e detalhes...
 

Bruso

Well-Known Member
Do que vi, testam sempre com as rodas que vêm de origem com as bikes.
Para os resultados serem fidedignos todas as variáveis do teste teriam de ser iguais. E infelizmente não é isso que eles fazem. Daí o teste não ter validade...
Por mais que queiras não podes testar com o mesmo equipamento. Certos fabricantes de quadros optimizam o quadro para determinada roda e largura de pneu.

Neste caso os testes têm de ser feitos com a montagem que será usada. Tu estás a pensar no quadro da bike apenas mas tens de pensar na montagem que será usada ou como é vendida.
 

topoman

Active Member
Por acaso concordo. Este tipo de testes nem faz muito sentido ser exactamente com o mesmo material. Mas sim a bicicleta como ela é.
Ou seja não me vale de nada dizer que a bicicleta X é mais aerodinâmica que a bicicleta Y, quando para ter a bicicleta do teste na bicicleta X compro a bicicleta e gasto outro tanto em trocas e a bicicleta Y foi testada como a compro directamente... Digo eu...
 

Trizade

Well-Known Member
Se o intuito do teste é mostrar qual é o quadro mais rápido (e é este o intuito do teste...) então as variáveis têm de ser todas iguais para todos os quadros, independentemente do que o fabricante pensou quando desenhou o quadro... Se o fabricante A pensou/desenhou o quadro especificamente para as Rodas "xpto", isso não tem influência no que é suposto ser o objetivo do teste. Que é mostrar qual o quadro mais aerodinâmico... Para isso, só se consegue resultados fiáveis usando sempre as mesmas rodas, sempre os mesmos pedais,etc,etc...
E neste teste específico da revista então entra-se no absurdo quando se compara quadros equipados com rodas de perfil de 60mm vs quadros equipados com rodas de perfil 30mm... Como é que isto pode dar resultados fidedignos?
Daí eu dizer que este teste vale o que vale, que é nada... Então para nós amadores, a diferença entre um quadro ou outro é literalmente indiferente... Aposto que 99,9% dos utilizadores deste fórum nem conseguem andar mais do que 5 mins numa posição aerodinâmica em cima da bicicleta, por isso de que serve ter o quadro mais aerodinâmico do mundo quando não se consegue adoptar uma postura aerodinâmica em cima do mesmo?
Mas isso é um outro debate hehe...
 

Bruso

Well-Known Member
Se o intuito do teste é mostrar qual é o quadro mais rápido (e é este o intuito do teste...) então as variáveis têm de ser todas iguais para todos os quadros, independentemente do que o fabricante pensou quando desenhou o quadro... Se o fabricante A pensou/desenhou o quadro especificamente para as Rodas "xpto", isso não tem influência no que é suposto ser o objetivo do teste. Que é mostrar qual o quadro mais aerodinâmico... Para isso, só se consegue resultados fiáveis usando sempre as mesmas rodas, sempre os mesmos pedais,etc,etc...
E neste teste específico da revista então entra-se no absurdo quando se compara quadros equipados com rodas de perfil de 60mm vs quadros equipados com rodas de perfil 30mm... Como é que isto pode dar resultados fidedignos?
Daí eu dizer que este teste vale o que vale, que é nada... Então para nós amadores, a diferença entre um quadro ou outro é literalmente indiferente... Aposto que 99,9% dos utilizadores deste fórum nem conseguem andar mais do que 5 mins numa posição aerodinâmica em cima da bicicleta, por isso de que serve ter o quadro mais aerodinâmico do mundo quando não se consegue adoptar uma postura aerodinâmica em cima do mesmo?
Mas isso é um outro debate hehe...
Eu não conheço o site em questão mas deixo a pergunta. Eles estão a testar quadros ou bicicletas completas? Se quiserem testar só o quadro deve haver maneira de o fazer sem colocar periféricos (eu sei, não faz sentido nenhum).

Lá está tens de usar o equipamento para o qual o quadro foi optimizado. No máximo a bike é testada como vem de origem, caso o fabricante não publique informação sobre a optimização do quadro.

99.9% e 5min parece bem exagerado.
 

Ajmg

Member
... Então para nós amadores, a diferença entre um quadro ou outro é literalmente indiferente... Aposto que 99,9% dos utilizadores deste fórum nem conseguem andar mais do que 5 mins numa posição aerodinâmica em cima da bicicleta, por isso de que serve ter o quadro mais aerodinâmico do mundo quando não se consegue adoptar uma postura aerodinâmica em cima do mesmo?
Mas isso é um outro debate hehe...
Mas ficam lindas nas fotos e nas esplanadas dos cafés. Alem disso os Osteopatas e ortopedistas agradecem....
 

Trizade

Well-Known Member
Eu não conheço o site em questão mas deixo a pergunta. Eles estão a testar quadros ou bicicletas completas? Se quiserem testar só o quadro deve haver maneira de o fazer sem colocar periféricos (eu sei, não faz sentido nenhum).
O intuito é mostrar qual o quadro mais aerodinâmico. Daí eu dizer que é ridículo testarem da maneira como eles testam, com os componentes todos diferentes.
99.9% e 5min parece bem exagerado.

Estava apenas a dar um exemplo. ;)
 

Bruso

Well-Known Member
O intuito é mostrar qual o quadro mais aerodinâmico. Daí eu dizer que é ridículo testarem da maneira como eles testam, com os componentes todos diferentes.


Estava apenas a dar um exemplo. ;)
Se é só o quadro então os componentes nem deviam lá estar. Mesmo que sejam os mesmos componentes o resultado final não é comparável.
 

nunokas

Well-Known Member
Para o mal ou bem, a Tour ainda é a única que vai fazendo uns testes com o suposto "jornalismo isento". São pelo menos honestos a avisar as características das rodas com que testam e guiadores (integrado ou não) e pneus. Depois é darmos ou não, a importância que queremos aos valores que sacam.
É melhor olhar para aquilo só como estimativas sem serem muito exactas. As rodas e pneus contam imenso e são sempre variáveis (OEM ou rodas iguais para todas?).

Exemplo recente da sl8: https://www.tour-magazin.de/rennraeder/aero/specialized-tarmac-sl8-best-road-bike-in-the-world/

Fotos com as roval mas não se percebe bem se usam outras rodas para o teste no vídeo...
 

gfrmartins

Well-Known Member

TotalEnergies Pro Cycling Team com bikes Enve

TOTAL-ENERGIES-MELEE-SHIMANO-BLACK_1024x1024.jpg

 

nunokas

Well-Known Member

TotalEnergies Pro Cycling Team com bikes Enve

TOTAL-ENERGIES-MELEE-SHIMANO-BLACK_1024x1024.jpg


Parece o quadro "Melee da Enve.

Aah, já vi que é! Falta o quadro para TT.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Parece o quadro "Melee da Enve.

Aah, já vi que é! Falta o quadro para TT.

Para mim é uma das movimentações mais estranhas do ano.

Uma marca que não tem tradição em Bikes, é mais em rodas e componentes, em que os quadros que parecem feitos num molde OEM e só vendidos em algumas lojas nos EUA, se associam a uma equipa francesa?

Para quê?
 

nunokas

Well-Known Member
Para mim é uma das movimentações mais estranhas do ano.

Uma marca que não tem tradição em Bikes, é mais em rodas e componentes, em que os quadros que parecem feitos num molde OEM e só vendidos em algumas lojas nos EUA, se associam a uma equipa francesa?

Para quê?

O mais estranho é usarem um modelo de bike com geometria mais "relaxada"...parecem decisões feitas à pressa (quanto à qualidade de contrução é bem acima da média).

 

Bruso

Well-Known Member
Para mim é uma das movimentações mais estranhas do ano.

Uma marca que não tem tradição em Bikes, é mais em rodas e componentes, em que os quadros que parecem feitos num molde OEM e só vendidos em algumas lojas nos EUA, se associam a uma equipa francesa?

Para quê?
A Custom Build deles é feita nos EUA mas esta acho que é feita na China também. Devem estar a investir forte e não esquecer que a Specialized não tinha grande interesse em ficar na Direct Energies sem o Sagan lá.

O pior para mim é mesmo escolher uma marca que não tem bikes de TT. Vão ficar com as S'Works Shiv's do ano passado.
PS. Mas a EOLO Kometa também é igual. A Aurum não tem bikes de TT também.
 

nunokas

Well-Known Member
A Custom Build deles é feita nos EUA mas esta acho que é feita na China também. Devem estar a investir forte e não esquecer que a Specialized não tinha grande interesse em ficar na Direct Energies sem o Sagan lá.

O pior para mim é mesmo escolher uma marca que não tem bikes de TT. Vão ficar com as S'Works Shiv's do ano passado.
PS. Mas a EOLO Kometa também é igual. A Aurum não tem bikes de TT também.


Na EOLO usam quadro Ultra TT da Ribble descaracterizado. Nem sei se o Contador vai investir num molde novo TT tendo em conta a marca de nicho que é. Acredito que há bem mais quadros Enve na rua (especialmente nos EUA) do que Aurum.
 

Velhadas

Well-Known Member

TotalEnergies Pro Cycling Team com bikes Enve

TOTAL-ENERGIES-MELEE-SHIMANO-BLACK_1024x1024.jpg

tao linda que mete nojo
 

Bruso

Well-Known Member
Na EOLO usam quadro Ultra TT da Ribble descaracterizado. Nem sei se o Contador vai investir num molde novo TT tendo em conta a marca de nicho que é. Acredito que há bem mais quadros Enve na rua (especialmente nos EUA) do que Aurum.
Não faz sentido nenhum investir nisso. Principalmente sendo uma marca espanhola com ligações a Itália. Nenhum dos países com grande tradição em TT fora das equipas profissionais. A Ribble por exemplo tem quadro TT porque os ingleses historicamente são loucos por TT's - até têm uma associação para provas TT.
 
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