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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2022

el-solitario

Well-Known Member
Médiofondo feito em 3h27.
74º na geral / 23º no meu escalão. (Masters B)
No geral correu muito bem. Para quem anda nisto à tão pouco tempo como eu foi um ótimo resultado. Estou extremamente contente com o resultado.
Gostei da prova. Certamente para repetir.
Devo ter andado contigo durante uma parte do percurso, lembro-me de ir na roda de alguém todo equipado de "assos" com um jersey igual ao do teu avatar do forum.

No Geral correu-me bem, acabei ainda com algumas forças, podia ter apertado um pouco mais, mas fui bastante conservador, sempre a controlar as pulsações. Tive bastante receio de passar mal na ultima montanha, dou-me mal com inclinações superiores a 10%. A minha relação veio de origem 36-28 como a mais leve, depois tenho cadencias de 40 na serra magica. Rebenta-me todo. Irei ter em atenção numa próxima bike procurar algo de origem 50-34/11-30 ou coisa parecida.

Ia com a ilusão das +- 5horas caso corre-se bem e tivesse a sorte de apanhar algum grupo, mas mais uma vez, não aperto no inicio para apanhar boleia e depois só vou passando "mortos" numa missão a solo. Acabei por fazer 5h30min que era a minha meta realista. Lá esta, se tivesse apertado um pouco, devia ter tirado uns 10-15 minutos a esse tempo e acabava todo roto :cool:

bem avisaram sobre a descida da serra de santa maria ser uma "autoestrada", foi sempre a cheirar a calços. (foi onde vi o rapaz no chão)
 

Brunosava

Member
Já estou a ver que a malta daqui andou perto todos uns dos outros.
Fiz o mediofondo em 3h24m, 62 da geral, 31 do escalão.
Correu melhor do que eu pensava, sabia que estava bem mas ficar constipado na sexta feira foi algo desmotivador.
Apanhei malta porreira e deve ter sido dos grandfondos que falei mais durante uma prova :-D:-D
 

el-solitario

Well-Known Member
A melhor parte do GF para mim foi (ou a mais WTF???), naquela zona depois da descida da serra de santa maria e o inicio para o terreio das bruxas, um sr já com alguma idade ia a minha frente e numa zona em subida para e começa a olhar para a bicicleta. Pergunto se estava tudo bem, ao qual ele me responde, "vou só trocar a bateria". Comecei a rir para mim mesmo :p O homem levava uma segunda bateria com fitas de velcro acoplado ao toptube. Seguramente mais alguém deve ter passado por este Sr. Não sei se pertencia ao GF ou ao MF.
 

jattamasso

Well-Known Member
A melhor parte do GF para mim foi (ou a mais WTF???), naquela zona depois da descida da serra de santa maria e o inicio para o terreio das bruxas, um sr já com alguma idade ia a minha frente e numa zona em subida para e começa a olhar para a bicicleta. Pergunto se estava tudo bem, ao qual ele me responde, "vou só trocar a bateria". Comecei a rir para mim mesmo :p O homem levava uma segunda bateria com fitas de velcro acoplado ao toptube. Seguramente mais alguém deve ter passado por este Sr. Não sei se pertencia ao GF ou ao MF.
Eu passei logo no inicio! Nao era um que levava um jersey do GF da Serra da Estrela?
 

NULL

Moderador
Staff member
Mas, nas regras do evento não está explícito que é proibido qualquer apoio fora da organização do evento?

Não me parece…

Art. 28.- É estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. As infrações a esta regra poderão ser registadas e comunicadas à organização pelas autoridades e restantes membros de organização. Serão fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova, assegurando o cumprimento do código da Estrada.
 

Bernalve

Well-Known Member
Devo ter andado contigo durante uma parte do percurso, lembro-me de ir na roda de alguém todo equipado de "assos" com um jersey igual ao do teu avatar do forum.

No Geral correu-me bem, acabei ainda com algumas forças, podia ter apertado um pouco mais, mas fui bastante conservador, sempre a controlar as pulsações. Tive bastante receio de passar mal na ultima montanha, dou-me mal com inclinações superiores a 10%. A minha relação veio de origem 36-28 como a mais leve, depois tenho cadencias de 40 na serra magica. Rebenta-me todo. Irei ter em atenção numa próxima bike procurar algo de origem 50-34/11-30 ou coisa parecida.

Ia com a ilusão das +- 5horas caso corre-se bem e tivesse a sorte de apanhar algum grupo, mas mais uma vez, não aperto no inicio para apanhar boleia e depois só vou passando "mortos" numa missão a solo. Acabei por fazer 5h30min que era a minha meta realista. Lá esta, se tivesse apertado um pouco, devia ter tirado uns 10-15 minutos a esse tempo e acabava todo roto :cool:

bem avisaram sobre a descida da serra de santa maria ser uma "autoestrada", foi sempre a cheirar a calços. (foi onde vi o rapaz no chão)

Eu agora tenho uma bike com 50-34 /11-34. Só sinto falta de um 52 em algumas descidas e zonas rolantes onde se ganha muita velocidade em grupo. Mas de resto, qualquer subida faço agora com mais de 80 cadência. Quanto mais leve atrás, nunca é demais.
 
E eles respondem-te: e dp quem é que vem as provas?? :p

Compreendo o que dizes... nao custa nada guardar... sao tao bons e tao pros que ate deviam pedalar de olhos fechados e guardar as embalagens todas na boa e a fumar um cigarrinho :)

Acho é que por exemplo, nas zonas de abastecimento tb devia ser zona obrigatória de recolha/entrega de embalagens vazias

Isto é muito fácil de resolver. Em 2 ou 3 locais que já se sabe que é "normal" os javardos deitarem lixo no chão, colocar lá umas câmara escondidas a filmar.

Depois é excluir das provas (de preferência partilhando os nomes com as outras organizações de GF) e partilhar as filmagens nas redes sociais.
 

pratoni

Well-Known Member
Isto é muito fácil de resolver. Em 2 ou 3 locais que já se sabe que é "normal" os javardos deitarem lixo no chão, colocar lá umas câmara escondidas a filmar.

Depois é excluir das provas (de preferência partilhando os nomes com as outras organizações de GF) e partilhar as filmagens nas redes sociais.
E perder essa receita?...
 

Trizade

Well-Known Member
Devo ter andado contigo durante uma parte do percurso, lembro-me de ir na roda de alguém todo equipado de "assos" com um jersey igual ao do teu avatar do forum.

No Geral correu-me bem, acabei ainda com algumas forças, podia ter apertado um pouco mais, mas fui bastante conservador, sempre a controlar as pulsações. Tive bastante receio de passar mal na ultima montanha, dou-me mal com inclinações superiores a 10%. A minha relação veio de origem 36-28 como a mais leve, depois tenho cadencias de 40 na serra magica. Rebenta-me todo. Irei ter em atenção numa próxima bike procurar algo de origem 50-34/11-30 ou coisa parecida.

Ia com a ilusão das +- 5horas caso corre-se bem e tivesse a sorte de apanhar algum grupo, mas mais uma vez, não aperto no inicio para apanhar boleia e depois só vou passando "mortos" numa missão a solo. Acabei por fazer 5h30min que era a minha meta realista. Lá esta, se tivesse apertado um pouco, devia ter tirado uns 10-15 minutos a esse tempo e acabava todo roto :cool:

bem avisaram sobre a descida da serra de santa maria ser uma "autoestrada", foi sempre a cheirar a calços. (foi onde vi o rapaz no chão)

Como é que ias equipado se não é indiscrição. Só para saber se me lembro de ti. :p
E sim, a descida, principalmente o início em que a estrada estava molhada, era muito perigosa para quem como eu, não a conhecia...
Depois quando ficou seca, até se fez relativamente bem...

Eu agora tenho uma bike com 50-34 /11-34. Só sinto falta de um 52 em algumas descidas e zonas rolantes onde se ganha muita velocidade em grupo. Mas de resto, qualquer subida faço agora com mais de 80 cadência. Quanto mais leve atrás, nunca é demais.

Eu tenho uma relação parecida e sou como tu,(não é 1:1 como tu, mas é quase) subidas sempre acima de 80 de cadência a não ser que seja uma parede de mais de 15% de inclinação e aí tenho de baixar um pouco.
 

jattamasso

Well-Known Member
Não percebi:
Está-se aqui a defender a postura de, ou me deixam atirar as coisas para o chão, ou eu nunca mais entro na prova?

Com estas atitudes, não pode haver contemplações, ponto.

Atenção, que eu também defendo que possa haver zonas específicas de descarga de lixo, desde que estas zonas estejam devidamente assinaladas. Caberia à organização no fim, a limpeza das mesmas;
 

Bruso

Well-Known Member
Não defendo quem faz isso mas cabe à organização limpar o percurso. As câmaras que emitem as licenças deviam colocar uma cláusula sobre esse assunto.

11x34 de 11 velocidades? Isso é loucura na minha opinião. Mas se funciona para vocês força nisso.
 

Trizade

Well-Known Member
Não defendo quem faz isso mas cabe à organização limpar o percurso. As câmaras que emitem as licenças deviam colocar uma cláusula sobre esse assunto.

11x34 de 11 velocidades? Isso é loucura na minha opinião. Mas se funciona para vocês força nisso.
Eu tenho 48-35/10-33 (Sram 12 velocidades)
Chega e sobra para qualquer subida. Só trocava os 48 por um 50 para aquelas descidas em que se pedala bem. Em plano até hoje nunca senti necessidade de mais...
 
Não defendo quem faz isso mas cabe à organização limpar o percurso. As câmaras que emitem as licenças deviam colocar uma cláusula sobre esse assunto.

11x34 de 11 velocidades? Isso é loucura na minha opinião. Mas se funciona para vocês força nisso.

Como é que as organizações conseguem limpar 200 quilómetros de percurso de embalagens de barras?

A única forma de as ver no chão é ir fazer o percurso a pé. Mas basta estar um bocadinho de vento e vão todas parar sabe-se lá aonde.

Se cada pessoa fizer 20 km por dia, são precisas 20 pessoas, mais toda a logística para as colocar nos locais. Ambientalmente é melhor deixar o lixo no chão do que andar com não sei quantos carros para fazer este serviço.

Não há desculpas, nem ses, nem nada. Alguém que em cima de uma bicicleta deita lixo para o chão propositadamente não pode participar nestes eventos.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Como é que as organizações conseguem limpar 200 quilómetros de percurso de embalagens de barras?

A única forma de as ver no chão é ir fazer o percurso a pé. Mas basta estar um bocadinho de vento e vão todas parar sabe-se lá aonde.

Se cada pessoa fizer 20 km por dia, são precisas 20 pessoas, mais toda a logística para as colocar nos locais. Ambientalmente é melhor deixar o lixo no chão do que andar com não sei quantos carros para fazer este serviço.

Não há desculpas, nem ses, nem nada. Alguém que em cima de uma bicicleta deita lixo para o chão propositadamente não pode participar nestes eventos.

E limpar 200 klms de estrada cheias de lixo, porque é só ver malta a mandar lixo fora pelas janelas do carro, ciclistas que não estão em prova a mandar lixo todos os dias lixo fora.

Como se identifica o que foi mandado pelos atletas em prova ou já la estava ou foi depois?

O que tem que haver é sensibilização, civismo mas o Português não tem disso, por isso pode haver penalizações mas não é facil, não dá para ter uma pessoa da organização com cada ciclista.


Definir zonas especificas para deitarem o lixo fora e serem as organizações encarregues de limpar essas zonas faz todo o sentido
 

jpacheco

Well-Known Member
Todos têm que assumir compromissos e fazerem mais. Tanto quem organiza, como quem deixa organizar, como quem participa.

No mais alto nível do ciclismo têm zonas para despejar o lixo, não me parece descabido que nas zonas de abastecimento se possa deitar para o chão em zonas sinalizadas. Que se controle quem atira lixo para o chão e se penalize. É preciso sensibilizar. Ideias como sortear e premiar quem trás lixo para a linha de meta é uma boa iniciativa. Mas é preciso continuar com o mesmo empenho.
 

Davidoff

Well-Known Member
Todos têm que assumir compromissos e fazerem mais. Tanto quem organiza, como quem deixa organizar, como quem participa.

No mais alto nível do ciclismo têm zonas para despejar o lixo, não me parece descabido que nas zonas de abastecimento se possa deitar para o chão em zonas sinalizadas. Que se controle quem atira lixo para o chão e se penalize. É preciso sensibilizar. Ideias como sortear e premiar quem trás lixo para a linha de meta é uma boa iniciativa. Mas é preciso continuar com o mesmo empenho.

Nas zonas de abastecimento tenho visto sempre baldes para colocar lixo. Até me lembro de ver algures uma rede nas bermas da estrada para reter as garrafas de água vazias.

Permitir deitar para o chão é sempre complicado por causa do tipo de lixo, muito leve e que voa com o vento. Mas entre deitar para o chão ou para um caixote aberto, só é preciso reduzir um pouco a velocidade.

Há muitos anos atrás, no Geo-Raid, eram dados autocolantes ao participantes para colar nas barras de demais embalagens. Na partida, era feita uma inspecção aleatória, para verificar se os autocolantes eram colocados. Deixou de haver lixo no chão, excepto as que caiam por acidente (e que davam origem a penalizações em tempo).

Infelizmente isto é muito difícil de aplicar num Granfondo.

Mas estamos em 2022, já não há desculpas. É preciso os organizadores cumprirem os regulamentos que publicam, é a única forma de os a pequena percentagem de participantes javardos terem receio de ser apanhados e pararem de deitar lixo para o chão.

É exactamente como os controlos de velocidade na estrada. Em as pessoas sabendo que podem apanhadas por um radar e multadas, passam a cumprir.
 

Bernalve

Well-Known Member
Não defendo quem faz isso mas cabe à organização limpar o percurso. As câmaras que emitem as licenças deviam colocar uma cláusula sobre esse assunto.

11x34 de 11 velocidades? Isso é loucura na minha opinião. Mas se funciona para vocês força nisso.

Funciona perfeitamente. É necessário um desviador que o faça
 

António Pereira

Active Member
Bem, estamos a falar como se as estradas ficassem inundadas de lixo...
Já fiz 3 Granfondos (medio tejo, serra estrela, l'etape) este ano, ando do meio da tabela bem lá para baixo, logo já vou tipo carro vassoura, , e não vi assim tanto lixo nas estradas, como fazem parecer por esta prova. Estão a falar dum minoria que faz isso, a maior parte do pessoal parece-me que já tem muito mais cuidado em não deitar lixo para o chão. Mas se vemos nas provas pessoal a arrancar feitos parvos, pondo em risco a integridade dos outros ( e a deles...), dos espectadores (no l'etape andavam em cima dos passeios, com pessoas que estavam a assistir), vão-se estar a preocupar com "papeis"? Querem lá bem saber. No Medio Tejo, no arranque piso molhado, estradas estreitas e lá iam eles a "furar" por qualquer lado para chegar um pouco mais à frente. Parece este pessoal que são ciclistas profissionais...se fossem assim tão bons, não andavam no meio dos amadores a fazer minis/medios/granfondos.
 
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