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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2022

Bruso

Well-Known Member
Ah ok. Uma cena mais social digamos assim... Tens os principais que têm tudo pago digamos assim, e depois tens os "zés da esquina" que pagam cotas e afins, e andam juntos ao fds e coisas do género?
Ok, consigo ver o apelo, ou razão para alguém se juntar a esse tipo de equipas...
Eu como ando sempre sozinho e ainda não participei em nenhuma prova tinha mesmo esta dúvida.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Isso sou eu a dizer e na minha cabeça faz todo o sentido. Se não é assim que funciona digam aos líderes da coisa para aplicarem este modelo. No UK funciona muito bem.
 

kostaviks

Well-Known Member
No próximo evento, juntam-se todos e apanham a roda de uma elétrica. No fim para ser justo, cortam a meta lado a lado e... ganham todos... ou se calhar não :rolleyes:
 

s0me0ne

Well-Known Member
Quando tens um grande motor e só participas em mini fondos ...

Eu não ia por esse lado. Em vários desportos existem várias categorias/distancias e não é por ai que são melhores ou piores atletas.

estou a lembrar-me do atletismo que tens os 100 metros que é provavelmente a prova mais difícil de um atleta ter uma boa classificação.
 

Bruso

Well-Known Member
No próximo evento, juntam-se todos e apanham a roda de uma elétrica. No fim para ser justo, cortam a meta lado a lado e... ganham todos... ou se calhar não :rolleyes:
Estás a defender o indefensável. E é mesmo por isso que sou completamente contra o uso de e'bikes nestas provas.

@Bernalve tu n#ao consegues legislar para permitir o uso destas bikes ao mesmo tempo. Vai haver sempre artistas a se aproveitarem. Numa subida de 5% os 250w extra de uma bike electrica faz toda a diferença. O efeito de draft é enorme.
 

Trizade

Well-Known Member
Eu não ia por esse lado. Em vários desportos existem várias categorias/distancias e não é por ai que são melhores ou piores atletas.

estou a lembrar-me do atletismo que tens os 100 metros que é provavelmente a prova mais difícil de um atleta ter uma boa classificação.

Concordo.
Eu nunca irei participar num granfondo. A participar será no médio.
Não por não ter capacidade, mas por opção. Não tenho interesse pessoal em fazer essa distância em competição, mas acima de tudo porque a participar, há de ser um fds passado com a esposa, e não estou disposto a fazê-la esperar cerca de 5 ou 6 horas enquanto eu estou a curtir em cima da bicicleta.
Por isso não censuro quem só participa no médio ou no mini fondo. As pessoas certamente têm as suas razões para o fazer...
 

Bernalve

Well-Known Member
Ah ok. Uma cena mais social digamos assim... Tens os principais que têm tudo pago digamos assim, e depois tens os "zés da esquina" que pagam cotas e afins, e andam juntos ao fds e coisas do género?
Ok, consigo ver o apelo, ou razão para alguém se juntar a esse tipo de equipas...
Eu como ando sempre sozinho e ainda não participei em nenhuma prova tinha mesmo esta dúvida.
Obrigado pelos esclarecimentos.

Isso é como em qualquer lado. A boa vontade de alguns para criar uma equipa, facilitar inscrições, menos trabalhos logísticos para todos, etc... Divide-se despesas, temos o convívio, a diversão, a experiência, mostra-se a marca da empresa, alguns "patrocínios" etc.. Vive-se e socializa-se! A nível amador o retorno deve ser quase zero, mas isso sabe-se logo à partida, não é essa a questão. Mas acredito que uma marca do equipamento ou de uma loja local, da freguesia etc pode ser importante dar-se a conhecer. E quem anda lá fica a conhecer. Quem não conhece do ciclismo, Vasconha ? Movefree? LoveTiles é uma empresa de cerâmica. Proteu é de produtos de aquecimento interior etc... Freguesia Cardosas ? Senão fosse o ciclismo já tinham ouvido o nome desta freguesia? Seia ? Deve estar ainda em falta alguns mais óbvios. Mas este mercado pequeno ainda mexe.

PS: A malta tb se junta para ir a comícios do PCP, beber uns copos, ir à praia, paddle, futebol, jantares com os amigos etc... E o objectivo não é ter lucro no final do dia.
 

Bernalve

Well-Known Member
Estás a defender o indefensável. E é mesmo por isso que sou completamente contra o uso de e'bikes nestas provas.

@Bernalve tu n#ao consegues legislar para permitir o uso destas bikes ao mesmo tempo. Vai haver sempre artistas a se aproveitarem. Numa subida de 5% os 250w extra de uma bike electrica faz toda a diferença. O efeito de draft é enorme.

Se as E-bikes forem para lá correr contra outras e-bikes não vejo o problema. A minha questão é se estiverem limitada a 25 km/h, em muitas situações ficam para trás e outras para a frente. Por isso a dinâmica de uma prova de E-bikes deverá sempre ser diferente.
Se alguém consegue colar na roda das e-bike e outros não, eu sou da opinião que esses outro tb tivessem conseguido. Depois como é uma "prova" alguém da organização não devia permitir um draft à descarada na frente. Mas isso é que acho estranho uma e-bike de 15kg devia ter dificuldade para rolar com um ciclista em forma numa bike de 8 quilos sem estar chipada. A subir a mais de 6% uma -ebike deixa qualquer um para trás, até o Pogacar. S

Sei que em provas de estrada ainda é caso sério conciliar esta categorias ao mesmo tempo. No BTT funciona relativamente bem não há grande stress.
 

kostaviks

Well-Known Member
Estás a defender o indefensável. E é mesmo por isso que sou completamente contra o uso de e'bikes nestas provas.
Não estou a defender nada. Só tenho uma perspectiva diferente sobre a coisa e sei que ele ganhava na mesma. A malta fala de cor. Ve umas merdas na tv e toca a destilar ódio...
Conhecem as pessoas? Sabem em que circunstâncias estavam na prova? Sabem quanto tempo quem foi na roda de quem?
Eu parece-me é só ver opiniões de malta que se calhar gostava de andar metade.
E com isto não estou a menosprezar ninguém. Cada um anda de bicicleta como quer. Agora, desacreditar alguém que ganhou uma prova de forma categórica só porque um amigo estava com ele nessa mesma prova! Acho mal.
Para além disso, se acham tão mal amadores levarem isto tão a sério e fazerem coisas estranhas para vencer, num evento sem relevo competitivo, porque raio de razão vos faz tanta comichão?
Treinem. Montem na bike, façam os treinos que muitos desses gajos que chamam amadores mas treinam tanto como profissionais fazem. Sofram como eles e então opinem. Ou pensam que é só chegar ali e ganhar a fumar?!
Enfim... Nem me vou alongar mais.
Atenção que não estou a defender ninguém. Eu teria feito a mesma coisa. Se tenho alguém com uma bike eletrica ao pé de mim nao o vou mandar para tras ou ficar para trás para nao ir com ele e nao ferir susceptibilidades. Isso é palhaçada.
O problema é que na cabecinha de muita gente, tudo serve para apontar o dedo.


Se em vez de uma e-bike fosse uma mota ou um carro a tua opinião era a mesma?
Carolina, sempre te tive como uma pessoa ponderada e acredito que realmente o és.
A pergunta que deixo é só esta.
Quantos dos que estão a criticar ganhavam nas mesmas circunstâncias?!

Abraços e paz para todos
 

Bruso

Well-Known Member
desacreditar alguém que ganhou uma prova de forma categórica só porque um amigo estava com ele nessa mesma prova! Acho mal.
A forma categórica foi tendo ajuda de um colega de equipa que ia numa e-bike. Eu gosto de simplificar as coisas. Ele até pode não ter tirado benificios nenhum mas sendo a pessoa experiente que parece ser (currículo vasto) devia perceber logo que ia dar barraca.
 

Carolina

Well-Known Member
Como disse, é irrelevante se ganhava ou não. O que está em questão é a falta de ética do que foi feito. Ainda pior é a situação quando tu afirmas que ele até tem capacidade de ganhar sem este tipo de ajudas. Então porque não teve ajuda de um colega que estivesse em igualdade de circunstâncias? Porque é que o colega tinha de ir de ebike?

Vê também esta situação do ponto de vista dos adversários. E eu nem ligo muito a classificações nestas provas, mas já por mais de uma vez em mediofondos fui ultrapassada em subidas por outras atletas, porque o namorado/marido/amigo as iam a empurrar subida acima. É triste e desonesto. Também já tive quem se oferece-se para empurrar subida acima e recusei. Eu não tenho vergonha do que (não) ando, mas o que não falta aí é pessoal com problemas de ego e que tem de andar com estes esquemas.
 

Filipecbt

Active Member
Por este prisma este ano no Tour o Pogacar pode ir atrás de um carro, mota, ou pedir a um amigo para estar por lá numa e-bike, ele vai ganhar e vai, então pode fazer tudo! E os outros que apontarem essa falta de ética têm é falta de pernas e são invejosos do melhor ciclista do mundo. É ele que está a puxar a bicicleta dele com os próprias pernas, ora essa!

Se por acaso até testar positivo no controlo anti-doping, ignorem isso. O rapaz vai ganhar e vai, invejosos, treinassem mais.
 

tigsst

Member
As partidas foram como as P
Acho que também estão exagerar. A E-bikes devem ter categoria própria e não vejo mal nenhum participarem. Se ajudam momentaneamente alguém numa bike normal foi devido à circunstância da corrida, desde que não desvirtue completamente a classificação e o faça com esse propósito.

Agora as E-bike deviam estar sempre limitadas aos 25km/h para contarem para as classificações. E acho que isso as organizações continuam ignorar esse "pormenor". No BTT e estrada, uma e-bike não deveria chegar na frente dos primeiros se tiver limitada. Só se tivermos a a falar de percursos com muito acumulado e descidas, onde zonas rolantes, falsos-planos quase que não existem.

Mesmo limitade podem chegar na frente. os 25 kmh é o limite assistido. Se derem ao pedal vão à velocidade querem.
 

Jazz

Well-Known Member
@kostaviks , já percebemos que conheces a pessoa em questão, ou são amigos, ou qualquer coisa do género.

Não é preciso insinuares que quem está a criticar tem inveja de quem anda na frente. Não faz sentido nenhum. Senão ninguém podia comentar nada.

Vou comentar pelo que li aqui, não fui à prova (esqueci-me) e não tive pachorra para ver na TV.


Pelo que aqui li, o indivíduo com a e-bike é da mesma equipa do vencedor.
Também li aqui que o indivíduo da e-bike comentou no fim que aquilo já estava planeado e que o objectivo dele era ajudar o colega.


Independentemente de a pessoa em questão andar muito, fica o dilema moral.
Planeou ter um colega para o rebocar subida acima? Acreditando no que aqui se diz, sim, foi premeditado.

Sendo assim, é censurável.


Tu não te cansas de mandar bocas de doping no tópico UCI, de cada vez que alguém ganha. Então se for o Pogacar, é certinho. Não há comentário teu naquele tópico que não fale de doping.


Mas agora já achas esta situação normal? O que muda?
 

jocarreira

Well-Known Member
Pessoal, encontrei a solução para este problema. Está no regulamento:
1.2. Este evento desportivo não terá carácter competitivo, pelo que será um evento de lazer e de interesse turístico, cultural e social.
:D:D:D:D:D

Todos os granfondos têm este ponto, "ah e tal isto é um evento de lazer sem carácter competitivo", mas depois existe uma classificação e entrega de troféus.

Vamos ao que interessa: os abastecimentos eram bons? :p
 
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