• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Problema com pedal de Encaixe

Ricardo93

Active Member
Boa tarde a todos,

Há uns tempos estive a acertar os meus cleats conforme sugeria um vídeo do GCN, aquilo ficou bom, no entanto no sapato esquerdo por vezes os parafusos que apertam o cleat ao sapato desapertam sozinhos, o que é muito chato, pois para além de ficar fora do sítio ainda custa a desencaixar, para ser sincero ainda não sei como não caí devido a essa situação.

Eu inclusive já desmontei tudo e não me parece que o parafuso ou o sitio onde o parafuso enrosca estejam moídos o que é certo é que por muito que eu os aperte eles acabam sempre por desapertar sozinhos.

Deixo aqui algumas fotos, pois talvez ajude:

DSC_00741_zps361dd214.jpg


DSC_00791_zps7a4d1eb5.jpg


DSC_00801_zpsd776e8de.jpg


DSC_00811_zps68c45b39.jpg


Já agora os que desapertam são sempre os mesmos, o parafuso de cima e o parafuso da direita (na primeira foto), o parafuso da esquerda nunca desaperta.

Alguma ajuda?
 

paradawt

Moderador
Sim.

É um produto que é usado nas roscas dos parafusos da Loctite de forma a que o mesmo não desaperte.

Muitos parafusos de material de bicicleta vem com essa matéria azul. Nunca reparaste?
 

pratoni

Well-Known Member
ou isso ou o(s) parafuso(s) não é(são) suficientemente comprido(s) para ficar(em) bem seguro(s)...
 

Ricardo93

Active Member
ou isso ou o(s) parafuso(s) não é(são) suficientemente comprido(s) para ficar(em) bem seguro(s)...

Isso não me parece, porque é só no sapato esquerdo, e não é em todos os parafusos, e como se vê na foto os parafusos são rigorosamente iguais
 

grouk

Active Member
ou isso ou o(s) parafuso(s) não é(são) suficientemente comprido(s) para ficar(em) bem seguro(s)...

era mesmo isso que ia dizer, olhando para os parafusos parecem me curtos, fica mais barato comprares parafusos mais compridos que o loctite
 

duchene

Well-Known Member
Os parafusos parecem-me de medida mais que suficiente. Mais compridos e ficam salientes na palmilha o que irá ser muito pouco interessante ao pedalar.

Junto à cabeça do parafuso há uma secção não roscada que serve precisamente para fazer a altura do cleat. O restante da rosca é praticamente toda aproveitada no sapato.

Podes existir aí alguma diferença de tolerância nas roscas que provoque o desapertar. Cleats apertados a 5Nm e reapertados no final da primeira volta nunca me deram problemas.

Experimenta passar numa drogaria e comprar um rolo de fita de teflon, a fita usada para colocar nas roscas das canalizações. Passa umas voltas bem apertadas no parafuso problemático sem criar volume excessivo, aperta e testa. Em princípio resolverá.
 

Ricardo93

Active Member
Vou experimentar a sugestão do Duchene, pois tenho teflon lá em casa, se não resultar experimento a sugestão do paradawt, desde já muito obrigado a todos pela ajuda, depois venho cá dizer como correu.
 

vaspsy

New Member
Como já foi dito o melhor é usar a dita matéria azul que é chamada de thread lock e há da marca loctite e de outras marcas...
Geralmente quando compras os cleats eles já trazem parafusos com a pasta seca. Na minha opinião devia ir a uma qualquer loja de bikes que eles arranjam-te isso e afinam-te os cleats numa maquineta própria, ninguém se vai cobrar por isso.

Cumps,
 

Ricardo93

Active Member
Desculpem voltar a chatear, pelo que vi a Loctite que preciso é a 248. Contudo eu não consigo encontrar nas grandes superfícies, alguém sabe onde posso comprar?
 

Ricardo93

Active Member
Bem aproveito este tópico, que por acaso até fui eu a iniciar, para colocar a minha questão. Por vezes dizem que mais vale prevenir que remediar e é bem verdade. Estive à procura da Loctite 248 e não encontrei, entretanto fui deixando passar e eis que perco o parafuso. Ele ia alargando e eu ia apertando e colocando o cleat no sitio, até que no outro dia ia para repetir o processo e não estava lá o parafuso. Assim gostaria de saber se e onde é possível comprar um parafuso igual a este:

af8a4428-5dfd-481c-8527-2f335d82e32b_zps584f6677.jpg


af59b466-ff9a-4f90-89bb-3b0d7c2fd656_zps81b25b73.jpg


Eu já estive numa drogaria de uma aldeia vizinha e eles não tinham lá.
 

Lyp

Active Member
Grouk, depois diz se o desenrascaste. Eu tambem penso que tenho isso lá para a garagem.
Caso seja necessario, envio-te isso.
 

Ricardo93

Active Member
Desde já agradeço-vos, mas se fosse possível comprar a granel numa casa cá por Portugal seria melhor porque assim comprava logo uns quantos. Sabem onde se vende?
 
Top