• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Problema com a afinação

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos,

Como não tenho disponibilidade para andar por essas estradas fora toda a semana, decidi comprar uns rolos, nos quais utilizo uma bicicleta antiga que tinha lá em casa. A bicicleta é uma rodaplana e trabalha dentro das limitações da idade bem. Contudo na semana passada comecei a notar que havia algum problema nas mudanças, creio que seja o desviador traseiro, que sempre que eu punha na mudança mais leve ele simplesmente recuava como se fosse uma mola e não punha a mudança, a unica maneira de pôr a mudança era ficar lá com a mão na manete (visto que as mudanças são de quadro).

Ora após ver uns filmes no youtube percebi que tem lá uns parafusos para definir os limites das mudanças, tive lá a desapertar e apertar a ver o que conseguia fazer, mas sem sucesso.

Assim, gostava que caso seja fácil de fazer que me indiquem como, ou caso não o seja (ie, sejam necessárias muitas ferramentas e conhecimentos) que me indiquem uma oficina de bicicletas no centro de Lisboa (Cais do Sodré, Rato, por aí).

Cumprimentos pessoal
 

rcasimoes

Active Member
Olha eu começava por mudar o cabo por um novo, depois vé o manipulo das mudanças que está ok, se precisa de ser limpo e lubrificado depois o mesmo no desviador traseiro bem limpo e lubrificado.

Depois é que começava a afinação das mudanças
 

grouk

Active Member
quase de certeza que tens que afinar o parafuso do limite do prato maior que costuma ser o que esta mais perto do prato pequeno
 

Ricardo93

Active Member
Já surgiram respostas:

Na RodaGira só trabalham com singlespeed, contudo gostei da atitude deles, mais vale dizerem que não sabem do que dizerem que fazem e ficar mal feito.
Mandei também para a Biclas (ali na Baixa) mas pediram-me 15 euros só para afinar as mudanças.

Então a escolhida foi a BinaClinica, que por 5 euros fazem o trabalho.

Amanhã passo lá.
 

Ricardo93

Active Member
Está resolvido, trabalho rápido e bem feito! Já o pude comprovar, vim pelo caminho (de Santa Apolónia até casa [Santos]) a fazer o test drive.

Aparentemente os parafusos que regulam os limites da corrente iam alargando, eles puseram um produto próprio afinaram e ficou bom.
 
J

JAlexandre

Guest
Boas...
Sou novo neste fórum, posteriormente farei apresentação se tal for necessário. De momento precisava de uma resposta urgente ao assunto que aqui coloco por quem entenda da "coisa".
Comprei recentemente um desviador traseiro Shimano Ultegra 6700 SS no e-bay, novo, e quando o recebi, ao fazer-lhe uma "inspecção" apercebi-me que a roda superior, ou seja, aquela que fica no caminho da corrente logo a seguir a cassete, tem uma pequena folga lateral, enquanto que a inferior não tem nenhuma, pelo menos nada que seja perceptível.
A questão que eu coloco é a seguinte:
Aquilo é mesmo assim para facilitar a subida ou descida das velocidades, ou é defeito de fabrico?
 
Top