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Powermeter (o aparelhinho da discórdia)

DMA

Well-Known Member
SOIGNEUR
Dois milímetros. Praticamente nada no q-factor e se o TOC for forte, toquezinho no cleat para compensar ;)
É verdade, tens razão ... a diferença é muito pequena. Mas acho sempre bom termos a informação; saber não ocupa lugar :D

No fundo passa de 73mm para 74mm "de cada lado" do eixo central da bike.

Se calhar, ao instalar o pedal na biela esquerda, basta usar uma anilha de 1mm.
 

lfgaspar

Active Member
SOIGNEUR
Boas,
A ver se alguém me sabe ajudar.
Sou utilizador de uns Favero Assioma Uno. Na última volta, no pedal esquerdo ia a ouvir estalidos e barulhos fora do comum. Inicialmente, achei que poderia ser os cleats gastos e a provocar movimento no pé e consequente barulho. Mas no final da volta, olho para o pedal e vejo "limanha" no crank proximo do aperto do pedal, algum pó/sujeira escura. O pedal mal rodava e ao rodar era percetível barulhos internos e "areias".
Conclusão, hoje lá consegui abrir o pedal e tenho rolamentos que ficaram desfeitos e outra peça (acho que o vedante do óleo) também comido. Parece-me ter o eixo integro, graças a Deus!
A minha dúvida é: dá para desenrascar isto numa drogaria, tendo os tamanhos correctos das peças ou é preferível comprar o bearing kit que custa uns 40 paus?
 

gfrmartins

Well-Known Member
SOIGNEUR
Se tudo o resto está bom apenas os rolamentos estão desfeitos, podes comprar os rolamentos em outro lado, apenas garante que compras de uma marca boa

SKF ou NSK por exemplo.

Agora se a drogaria tem Rolamentos desse tamanho é que não sei, se não podes mandar vir de outro lado, basta ser do mesmo tamanho e boa qualidade

Se não me engano leva:
4 rolamentos 6700zz
2 Rolamentos 686zz
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Eu sei que existem e é a esses que me refiro. Mas pagar 40€ por uns rolamentos, acho um assalto.
Há quem pague fortunas por rolamentos cerâmicos e não se queixam, nos próximos vai fazendo manutenção ou então compra Shimano que é comprar, usar e esquecer
Pela imagem também não é só os rolamentos
 

xtpo

Member
Eu sei que existem e é a esses que me refiro. Mas pagar 40€ por uns rolamentos, acho um assalto.
Depende do rolamento, um rolamento chinês anda pelos 2/3€. Se quiseres algo bom e for umas medidas normais não arranjas por menos de 5€ cada um.
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
Mais vale o kit. Quantos KMS tem e em que condições? Alguma vez abriste para limpeza e massa? Derreter assim os rolamentos não é comum.
 

lfgaspar

Active Member
SOIGNEUR
Mais vale o kit. Quantos KMS tem e em que condições? Alguma vez abriste para limpeza e massa? Derreter assim os rolamentos não é comum.
Já encomendei o Kit entretanto :)
Devem ter uns 30.000km sensivelmente. Não é muito, mas realmente nunca os abri para fazer qualquer manutenção. Erro meu, pois pensei que era apenas andar. Aprendi com o erro.
Qual seria o timming/kms adequados para fazer manutenção?
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já encomendei o Kit entretanto :)
Devem ter uns 30.000km sensivelmente. Não é muito, mas realmente nunca os abri para fazer qualquer manutenção. Erro meu, pois pensei que era apenas andar. Aprendi com o erro.
Qual seria o timming/kms adequados para fazer manutenção?

Pois. E imagino que umas lavagens á pressão, alguns dias de chuva...nesses KMS todos abre pelos menos isso aos 10k para limpeza.
Os meus duo estão quase nos 10k, sem folgas e ruídos no entanto vou abrir e fazer manutenção por descargo de consciência.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Mais vale o kit. Quantos KMS tem e em que condições? Alguma vez abriste para limpeza e massa? Derreter assim os rolamentos não é comum.

Pois. E imagino que umas lavagens á pressão, alguns dias de chuva...nesses KMS todos abre pelos menos isso aos 10k para limpeza.
Os meus duo estão quase nos 10k, sem folgas e ruídos no entanto vou abrir e fazer manutenção por descargo de consciência.
Também está na minha to-do list. Provavelmente no próximo mês.
 

lfgaspar

Active Member
SOIGNEUR
Pois. E imagino que umas lavagens á pressão, alguns dias de chuva...nesses KMS todos abre pelos menos isso aos 10k para limpeza.
Os meus duo estão quase nos 10k, sem folgas e ruídos no entanto vou abrir e fazer manutenção por descargo de consciência.
Nunca lavo à pressão. Mas sim, neste último ano andei várias vezes à chuva.
Obrigado pelas dicas!
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já encomendei o Kit entretanto :)
Devem ter uns 30.000km sensivelmente. Não é muito, mas realmente nunca os abri para fazer qualquer manutenção. Erro meu, pois pensei que era apenas andar. Aprendi com o erro.
Qual seria o timming/kms adequados para fazer manutenção?
Os meus troquei-os com 50.000km e ainda estavam bons, convém fazer manutenção para limpar e meter massa com regularidade especialmente no inverno.
 

Cláudio

Well-Known Member
Alguém aqui tem opinião e experiência com o PES P505 da Magene?
Parece ser o que anda mais em conta no mercado a nível de powermeters.

Se fossem comprar um powermeter sem querer gastar muito dinheiro qual seria a vossa opção?
 

jppina

Well-Known Member
Não conheço esse, nem sei quanto custa, mas se fosse eu a comprar iria para um 4iiii 105, dos mais baratos e fiáveis que há. Houve uma altura que em promoção se arranjava a pouco mais de 200€
 

gfrmartins

Well-Known Member
SOIGNEUR
Favero assioma UNO

Algumas razões porque digo isto:

- Comprei em 2017 e continuam impecáveis, fiáveis e precisos como quando os comprei novos
- Sâo usados no exterior, no Turbo trainer, etc e continuam como novos

Não custam são 200 mas são na minha opinião ( e pelo que tenho lido e estudado) dos melhores que se podem comprar, nunca deram problemas, forem recebendo actualizações mas acima de tudo são de colocar na bike e esquecer, é carregar a bateria e pronto, vão ser fiáveis e precisos, é montar e esquecer (só carregar de vez em quando claro)
 
Last edited:

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Alguém aqui tem opinião e experiência com o PES P505 da Magene?
Parece ser o que anda mais em conta no mercado a nível de powermeters.

Se fossem comprar um powermeter sem querer gastar muito dinheiro qual seria a vossa opção?

Sem dúvida os Favero. Os Magene têm boas reviews e tal, mas sem dúvida optaria pelo UNO. (eu tenho os Duo na minha bicicleta de estrada há 4 anos e até agora 0 problemas).
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Mais um que usa Favero já há 4 anos e estou satisfeito.
O problema dos outros que usam pilha, é que com o tempo começa a entrar humidade através do compartimento da pilha e depois vêm os problemas...
 
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